Quem não tem uma coleção de fotos estranhas, tiradas por estranhos em viagens, provavelmente nunca pediu para um desconhecido te fotografar em frente a um ponto turístico. A verdade é que sempre que eu levanto esse assunto lá no Instagram (já segue a gente??), sempre chovem de comentários sobre o tema, em geral reclamando também das más experiências.
Eu já escrevi aqui uma vez sobre minhas selfies frustradas, mas resolvi, inspirada num comentário das redes sociais, a me aprofundar no assunto e dar dicas para melhorar as fotos que você tira de pessoas desconhecidas por aí. A ideia foi baseada no comentário do @guilinux:
“Então é assim: todo mundo aqui tira foto boa quando solicitado e o resto do mundo não. Vocês só precisam se encontrar ?”
De fato, faz bastante sentido. Se todo mundo que reclama das fotos de estranhos começar a tirar fotos melhores dos outros, talvez criaremos juntos um ciclo sem fim de fotos melhores! Gentileza gera gentileza e esses segundos a mais que você vai levar se esforçando podem levar a um mundo de boas possibilidades fotográficas – sem contar que vai melhorar suas próprias fotos.
Leia também: 5 reflexões sobre viajar sozinho
De nada adianta você achar que está tirando uma foto linda, se a pessoa queria enquadrar o outro lado. Eu gosto de estranhos que me dizem exatamente qual o fundo que gostariam e qual o enquadramento, mas no caso da pessoa não me dizer, eu pergunto. Já teve gente que me disse: “Esqueça do fundo, o que eu quero é uma foto nossa”.
Um exemplo de boas práticas: meu rosto na luz, o fundo bem enquadrado e sem cortes estranhos
A não ser que a pessoa te diga expressamente para você esquecer o fundo, o que ela quer é uma foto dela naquele lugar. Então, porque diabos você vai cortar a Torre Eiffel em favor dos pés da pessoa? Tenha o cuidado de manter o fundo turístico no quadro e todos sairão felizes.
Quando alguém me pede para eu tirar uma foto, eu já tiro três de uma vez, de forma que já posso dispensar o estranho rápido e também dou mais chances deles gostarem do resultado final. Eu sempre tiro: uma foto na horizontal, uma foto na vertical e uma foto em plano americano (aquela que a pessoa fica enquadrada da cintura para cima).
Se o rosto do estranho estiver na sombra e o fundo no sol, a foto não vai ficar boa. Uma boa solução é sugerir que os indivíduos fotografados dêem um passo em direção à luz. Claro, em situações que os estranhos estiverem totalmente contra a luz, o melhor a fazer é já avisá-los que não vai ficar bom de jeito nenhum.
Um bom exemplo do que não fazer: eu fiquei no escuro, cortada de uma forma esquisita e ainda com uma mulher no fundo que poderia ter sido escondida com a mudança de enquadramento.
Crédito:
CC BY-SA 2.5Às vezes, uma boa ideia para melhorar a fotografia é usar a regra dos terços. Pode usar essa técnica em qualquer foto, não só nas de estranhos. Leia aqui umas dicas mais completas sobre isso. Ao invés de colocar o objeto fotografado no centrão da imagem, você divide mentalmente a cena como se fosse um jogo da velha e posiciona o ponto de destaque da foto (ou seja, o estranho fotografado) num dos quatro pontos de convergência das linhas. Parece complexo, mas o próprio Instagram e algumas câmeras de celular já até fazem essa divisão das grelhas automaticamente.
Exemplo da regra dos terços. Foto tirada por um fotógrafo amigo, o Jérôme Cantalupo
Isso é meio impossível em lugares lotados, mas dá para tentar, vai? Não tem nada pior do que ter uns gatos pingados fazendo photobombing no fundo da sua foto. Você pode esperar a pessoa sair, se ela só estiver passando. Ou se mover, mudando o enquadramento para que o estranho não fotografado desapareça.
Dava para ter esperado a criança sair do quadro, né?
Fios, carros, lixeira e quaisquer outros objetos que não fizerem parte da foto podem e devem ser evitados. Nem sempre isso é possível, mas talvez se você, fotógrafo, der um passo para o lado ou se aproximar um pouco, já conseguirá um melhor resultado no enquadramento.
E vocês, tem mais dicas para tirar melhores fotografias, suas ou de estranhos?
*Por Silvia Paladino No dia 12 de outubro de 2023, eu cheguei ao acampamento base…
– Aí estão vocês, eu estava esperando! Venham!, disse, apontando para um beco que parecia…
Chegar no povoado Marcelino é uma atração à parte na visita aos Lençóis Maranheses. Depois…
A Domestika é uma comunidade criativa e que oferece diferentes categorias de workshops: do desenho…
“Na Pedra Furada, abaixo de um local onde havia pinturas, escavamos tentando encontrar marcas do…
“Muita gente acha que comer saudável é cortar açúcar, por exemplo, entrar num mundo de…
Ver Comentários
Eu sou host, levo muito os guests para passeios pertinho de casa, eu tiro muitas fotos deles e ficam bons! Quando vem casal então ! Ficam felizes de poder sair nas fotos juntinhos! E sempre me ofereço para tirar se vejo alguém precisando, tiro umas 3 posições e ainda uso o zoom da tela.
Amei as dicas!! Lembrando que valem também pra fotos que tiramos dos amigos quando viajamos juntos, assim não temos que pedir pra pessoa tirar varias fotos. Lembro de uma vez que estava em Recife e eu pedia pra minha tia tirar varias vezes a foto e tentar não deixar que estranhos aparecessem, e ela disse que lá não era praia deserta rs. Eu disse ok mas não quero estranhos na foto. Também odeio quando aparecem lixeiras, placas e coisas do tipo. Estragam qualquer foto.
Realmente Vanessa, essas dicas para valem para qualquer foto!!
Otimas dicas!!
Eu viajo muito sozinha e já desisti de querer aparecer nas fotos... outra situação que eu detesto é quando cortam somente meus pés da foto! rs.
hahaha
Você tem que avisar para o fotógrafo: Por favor, não corte os pés nem a cabeça hahahaha
Amei a postagem! Vou seguir as dicas!
Na minha ultima viagem, estranhos tiraram varias fotos para mim e no final eu só guardei duas (além de a pessoa não ter a minha perspectiva , eu sei usar recursos da camera e os outros não).Apesar de ser um Samsung Duos, meu celular tem varios recursos baixados e de fabrica e só eu sei usar, minhas irmãs já tentaram usar sem sucesso!
Um abraço!
haha que ótimo post!! Raramente consigo que um estranho tire uma foto decente minha, viajar sozinha tem dessas