5 roteiros de viagem pelo sudeste asiático prontos para usar

Por

Você já mochilou pela América do Sul, viajou pelos Estados Unidos e conhece boa parte da Europa. Se bobear já até encarou viagens para outros cantos do mundo, como Austrália ou África do Sul. Que tal agora encarar uma viagem pelo maior dos continentes? Para te ajudar nisso, montamos cinco roteiros de viagem pelo sudeste asiático prontinhos para usar. E já deixo avisado: o convite também vale para quem nunca esteve em outro país, mas quer começar as viagens bem. A Ásia, meus amigos, é fantástica e encanta até mesmo os marinheiros de primeira viagem.

O que é o sudeste asiático?

É toda a região da Ásia que fica abaixo da China e da Índia, a área amarela no mapa abaixo. Inclui onze países: Tailândia, a queridinha dos turistas na região, Malásia, Cingapura, Camboja, Brunei, Birmânia, também conhecida como Myanmar, Timor Oriental, Indonésia, Laos, Filipinas e Vietnã. É uma área com grande diversidade cultural, onde vivem quase 600 milhões de pessoas. Em alguns casos é fácil viajar entre esses países, em outros nem tanto.

mapa de roteiros de viagem pelo sudeste asiático

Como chegar ao Sudeste Asiático?

Pegue um voo do Brasil, que custa a partir de R$ 2800, que é um preço espetacular, mas nem sempre disponível. Por outro lado, passagens por até R$ 3500 (sem taxas) também não estão caras, principalmente se forem compradas sem antecedência ou na alta temporada. As passagens mais baratas costumam ser para Bangkok, na Tailândia, e Cingapura. Para facilitar a vida, os exemplos de roteiros deste post começam por Bangkok, exatamente pela questão dos preços.

Achou passagens para essas cidades por um preço bom? Compre. Uma vez no sudeste asiático, você pode se locomover por terra, de trem ou ônibus, ou de avião, por empresas aéreas como a Air Asia. E sim, muitas vezes esses voos internos serão necessários, afinal as distâncias não são tão curtas assim e boa parte do sudeste asiático é formado por ilhas, casos da Indonésia e das Filipinas.

A dica para encontrar bons preços é monitorar as tarifas pelo menos para as duas cidades citadas acima: Bangkok e Cingapura. E veja também nosso guia de monções asiáticas – é muito importante não viajar na época errada.

Roteiros de viagem pelo Sudeste Asiático

Tailândia + Malásia + Cingapura: roteiro de cerca de 20 dias

Essa é uma versão parecida com o roteiro que eu fiz, com a ausência da Indonésia. É o roteiro ideal para quem quer conhecer mais de um país, mas nunca esteve na Ásia e está com um pouco de receio de se aventurar pelo maior dos continentes. Por quê? Bem, Cingapura é uma cidade-Estado muito desenvolvida, uma ilha de tecnologia cercada pelo sudeste asiático. Já a Malásia tem problemas típicos de um país em desenvolvimento, mas também cara de lugar moderno e uma baita estrutura, principalmente em Kuala Lumpur. Dos três países, o mais desafiador é a Tailândia, mas nada que você precise se preocupar, te garanto.

Curtiu essa ideia? Então veja só os lugares pelos quais você vai passar nesse roteiro de viagem pelo sudeste asiático: 

Como dito antes, você provavelmente começará sua viagem por Bangkok, já que as passagens mais baratas muitas vezes são para lá. Se esse for o caso, foque em três regiões da Tailândia: Bangkok (pelo menos três dias, mais um dia para visitar Ayutthaya, que fica a uma hora da capital), Chiang Mai (dois dias), no norte, e alguma ilha ou praia (três dias ou bem mais, depende do quanto você quiser relaxar), no sul. Aqui a gente tem algumas sugestões de roteiros de viagem na Tailândia prontinhos pra você copiar.

Dá para fazer o trecho Chiang Mai – Bangkok de trem, numa viagem noturna que dura em torno de 14 horas. Para o deslocamento entre Chiang Mai e Phuket – a ilha de onde você vai para Phi Phi – Krabi, ou Ko Lipe pegue um avião.

Veja também:
Dicas para planejar uma viagem pela Tailândia
Como viajar de trem na Tailândia
Quanto custa uma viagem pela Tailândia?

Buda, Ayutthaya, Tailândia.

Ayutthaya, Tailândia

É nesse ponto que você muda de país: siga para Langkawi, que está para a Malásia assim como Phi Phi está para a Tailândia. Ou seja, estamos falando de dois paraísos na Terra. A forma mais simples de fazer a travessia é de balsa, já que as duas ilhas estão na mesma costa, no Mar de Andamão. Mas atenção: a viagem, que é diária, demora em torno de oito horas, portanto ir de avião também é uma alternativa interessante, o único problema é que o voo pode ter conexão. Se você tiver optado por Ko Lipe lá atrás, é ainda mais fácil, já que a ilha tailandesa fica a apenas 2 horas do paraíso malaio. Você pode fazer a reserva da balsa com antecedência por aqui.

Se você não for do tipo que enjoa e optar pela ferry, chegará em Langkawi, onde pode ficar por mais alguns dias. De lá, pegue outra balsa (essa mais rápida) para a Malásia continental. Do lado do porto haverá uma estação de trem e outra de ônibus, de onde você pode ir para Kuala Lumpur, numa viagem que dura entre seis e oito horas, dependendo do transporte escolhido.

Fique pelo menos três noites em Kuala Lumpur e depois siga de ônibus para Malaca, cidade de colonização portuguesa e que vale muito a visita. O trecho é percorrido em pouco menos de três horas. Você estará na metade do caminho para a parada final, Cingapura, que rende pelo menos mais três dias de viagem. Esse trecho também pode ser feito de ônibus. Pegue novo voo para Bangkok e curta um último dia na capital da Tailândia.

Roteiros de viagem pelo sudeste asiático: Kuala Lumpur

Nos roteiros de viagem pelo sudeste asiático, o viajante tem a oportunidade de transitar entre os contrastes entre modernidade e tradições milenares da região. 

Roteiro Tailândia + Malásia + Cingapura + Indonésia: 25 dias ou mais

Repita todos os passos do roteiro anterior. Chegou em Cingapura? Ótimo! Pegue um voo entre Cingapura e Bali, na Indonésia. Operado por empresas como Air Asia, Jetstar, Singapore Airlines e até KLM, esse voo dura cerca de 2h30 e tem saídas diárias.

Vale lembrar que Jakarta, capital da Indonésia, está bem longe de Bali – a única forma prática de fazer esse trecho é comprando um voo direto de Cingapura para Bali. Caso contrário você terá que pegar uma sequência insana de ônibus, trens e barcos. Portanto, o melhor mesmo é já comprar voos de ida e volta entre Bali e Cingapura.

Nesse roteiro, você vai visitar:

Veja também:
O que fazer em Bali
Como se locomover na Indonésia
O que fazer em Cingapura

Roteiro Tailândia, Camboja e Vietnã: roteiro de 25 dias pelo Sudeste Asiático

Nesse roteiro de viagem pelo sudeste asiático você vai visitar: 

Desça em Bangkok e curta a cidade por alguns dias. Não se esqueça de ir também em Ayutthaya. Tem tempo de sobra? Pegue um voo, ida e volta, para alguma praia da Tailândia, para fugir das multidões de turistas, sugerimos deixar de lado as ilhas mais famosas e se aventurar pelo Parque Nacional de Ko Chang, Trang ou as ilhas paradisíacas do Golfo da Tailândia.

Voltou para Bangkok? Ótimo! Agora é hora de partir para o Camboja. A forma mais fácil de fazer isso é pegando um voo para  Siem Reap. Air Asia, Bangkok Airways e Cambodia Angkor Air operam esse trecho, com o voo durando pouco mais de uma hora. Também dá para ir por terra. Para isso você precisa ir até Aranyaprathet, cidade da Tailândia que fica na fronteira com o Camboja. Esse trecho pode ser feito de ônibus ou trem, mas a maioria dos turistas opta pelo ônibus, que é mais prático. Chegou a hora de cruzar a fronteira, que tem a fama de ser lotada de armadilhas para turistas.

Passe pela imigração e entre em Poipet, cidade já no Camboja – provavelmente não vai ser tão simples quanto escrever isso, mas, bem, muita gente já encarou o percurso. De lá você pode pegar um táxi para  Siem Reap, que está a cerca de 150 quilômetros dali. Muitos viajantes resolvem rachar o táxi, evitando maiores problemas. Outros vão de busão mesmo. Detalhes sobre todo esse procedimento no Travel Fish (em inglês). Sabe o que fica ali pertinho? O Agkor Temple! O blog Vou Contigo te conta tudo que você precisa saber para visitar a maior atração do Camboja.

lugares baratos para viajar

Oi, Camboja (Foto: Dennis Jarvis, Wikimedia Commons)

Do Camboja você pode pegar um voo para Ho Chi Minh City, no Vietnã. Cambodia Angkor Air e Vietnam Air têm voos diários, que duram menos de uma hora. Outra alternativa é ir por terra, de ônibus, aproveitando para passar por Phnom Penh, a capital do país, numa viagem de cerca de seis horas. Os blogs Preciso Viajar e Viaggiando têm posts sobre o que fazer em Phnom Penh.

Mais 300 quilômetros e, veja só, seja bem-vindo ao Vietnã. Você pode passar por outras cidades do país, como Hanói, e depois voltar para Bangkok. O blog Esse Mundo é Nosso tem um roteiro interessante no país.

Roteiro Tailândia, Camboja, Vietnã e Laos: roteiros de 30 ou mais dias pelo Sudeste Asiático

Chegou ao Vietnã e tem tempo? Então bora continuar, que o Laos é logo ali. Nesse roteiro, você vai visitar:

Aproveite para cruzar a fronteira quando você estiver em Hanói – os voos para Luang Prabang duram duas horas e são operados por Vietnam Airlines  e Lao Airlines. Como de costume, o Travel Fish é ótimo para indicar formas para fazer esse trecho por terra, mas também para alertar que isso pode ser uma cilada, Bino. A blogueira Victoria Brewood levou 38 horas para percorrer o trecho, junto com outros mochileiros. Enfim, é por tua conta e risco.

O que fazer no Laos? Os blogs Mochilão Trips e Escapismo Genuíno te ajudam nisso. Vale ler também o post do Quero Viajar Mais, que tem um roteiro diferente pelo Laos.

Mochilão pelo sudeste asiático: de 15 dias ao resto da sua vida

Assim como no caso dos roteiros de viagem pela América do Sul, é fácil perceber que dá para misturar esses roteiros num mochilão gigante, com potencial para durar meses. Por exemplo, dá para fazer toda a rota Tailândia, Camboja, Vietnã e Laos, voltando novamente para a Tailândia. Se não quiser repetir a passagem por Bangkok, pegue um voo para Chiang Mai, a segunda maior cidade do país, que fica no norte e relativamente perto do Laos. A Lao Airlines tem um voo direto, com uma hora de duração e saídas diárias (exceto terças).

De lá você consegue pegar um voo paras ilhas que têm ligações diretas com a Malásia, com Cingapura ou mesmo com Bali. Ou seja, você pode juntar o roteiro 4 com o 2, por exemplo, criando seu supermochilão.

Leia também:
O que fazer em Chiang Mai

Onde ficar em Chiang Mai

Templos de Chiang Mai (Foto:  Panupong Roopyai, Wikimedia Commons)

Outras opções de roteiros de viagem pelo Sudeste Asiático

Você ainda pode ir nas Filipinas. Pode ir ao Timor Oriental. Pode seguir do Sudeste Asiático para gigantes asiáticos, como China ou Índia (vá de avião). Mas a dica mais importante é outra: a não ser que você tenha tempo de sobra, evite correr entre países. Quando eu digo que Bangkok rende pelo menos quatro dias, esse pelo menos é real – daria para ficar bem mais tempo por lá, assim como em Bali, Langkawi, Kuala Lumpur, enfim, em qualquer lugar.

Roteiros de viagem pelo sudeste asiático

Roteiros de viagem pelo Sudeste Asiático costumam ter a Tailândia como uma das bases principais por causa da oferta de voos para o país. 

Se seu tempo é curto, prefira escolher alguns poucos destinos e aproveitá-los bem, por mais que a passagem até a Ásia seja cara e voltar lá passe longe de ser fácil. Vale lembrar também que todos esses países rendem uma viagem isolada. É possível passar 30 dias só na Tailândia e também 30 na Indonésia, por exemplo. Basta incluir cidades diferentes das listadas aqui, que fazem parte do roteiro mais básico para esses países.

E você tem mais dicas de roteiros de viagem pelo sudeste asiático para compartilhar? Deixe nos comentários!

5/5 - (1 voto)
Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

Confira todos os posts escritos por

Deixe seu comentário
119 comments

Tudo bem , RAFAEL ?! em primeiro lugar parabéns pelo Blog ! Tenho um roteiro de 32 dias , que se inicia em 31/08/16 , com aéreos > BRASILIA/SÃO PAULO/ADIS ABEBA ( ETIÓPIA )/BANGKOK/KUALA LUMPUR ( MALÁSIA /PHUKET , que ainda estou montando ,podendo esticar a SINGAPURA OU BALI e outros paises proximos , pois as ideias são muitas , o tempo curto e o dinheiro , claro , também..rsrs O que te pergunto , de forma inicial é : ao desembarcar em BANGKOK , passar pela aduana/fiscalização de chegada de turistas , etc…tem algum problema , exigência extra ao me dirigir ao CHEK IN da MALÁSIA AIR LINES , ou simplesmente comparece , faz chek in e embarca normalmente ?
por ora , o meu muitissimo obrigado!

Resposta

Oi, Rafael! O site tem ajudado muito a me programar pro fim do ano de 2016. Devo fazer Bangkok, Laos, Cambodja e Vietnã, com ajuda de uma agente de viagens, porém sem nenhum tipo de excursão, ou seja, algo mais individualizado.
A minha grande questão é: detesto avião pequeno! No deslocamento entre as principais cidades dessa região, só terei a opção em aeronaves menores ou posso contar com Airbus ou Boeings?
Obrigada!!!!

Resposta

alguem saberia me dizer como faço para ir de Ko Phagam ate ko phiphi?? sei que para chegar em phiphi somente por ferry saindo de phuket ou kabri, so que ainda nao sei como posso ir para kabri ou phuket saindo de Ko Phagam

Resposta

oi, quero ir para tailandia e malasia em janeiro de 2016, tenho 16 anos e vou com minha irma de 19, posso me hospedar em hostels com minha irma sem problemas?

Resposta

Olá! estou no início da coleta de infos, e por ora minha dúvida é: Tem alguma lei/regra para mulheres nessa região? o que é proibido pra eles e para nós não? onde posso ver previsão de temporais, tornados, essas coisas? Quero ir pra Tailândia/Laos/Camboja/Bali, SE der tempo, KL. Isso em 20 dias…dá tempo? Que praias são imperdíveis nesse roteiro? Muita pergunta né? rs desculpem aí, mas é a empolgação, bjos 🙂

Resposta

Renata,
Também achei apertado. Acabei de voltar e fiz praticamente o seu roteiro, com exceção de KL, achei meio corrido e usei 52 dias para fazer tudo. Tem muito lugar pra conhecer e vc vai ficar doidinha por ter que pular coisas fantásticas. Que tal explorar um número menor de países? Eu pensaria assim, se for a sua única chance no sudeste asiático e vc não tiver nem previsão de voltar novamente na vida, tenta apertar … mas se achar que pode dividir e voltar em uma próxima viagem … aí eu faria menos e dividiria.
Eu fiz um post e coloquei o numero de dias que fiquei em cada um dos lugares que eu passei na viagem. Não tem tanto detalhamento quando este aqui … ( apaixonada pelo 360 😉 ) mas pode te ajudar um tantinho a ter uma ideia da correria que eu tô falando …

https://viajanderia.com/2016/03/09/roteiro-pelo-sudeste-asiatico-tailandia-laos-vietna-camboja-e-indonesia/

Espero que te ajude!

Bjs

Resposta

Nossa só vi agora sua resposta, obrigada!

Resposta

Estou finalizando roteiro para minha esposa e eu pela Tailandia (talvez Vietnã) também e gostaria da ajuda de vcs.

O roteiro seria:

dia 1 – chegada pela manhã em Bangkok (considero um dia de zumbi)
dia 2 – Bangkok
dia 3 – Bangkok
dia 4 – Bangkok
dia 5 – Bangkok > Chiang Mai (voo pela manhã)
dia 6 – Chiang Mai
dia 7 – Chiang Mai > Siem Reap* (voo fim da tarde)
dia 8 – Siem Reap*
dia 9 – Siem Reap*
dia 10 – Siem Reap* > Krabi (voo pela manhã)
dia 11 – Krabi
dia 12 – Krabi > Phi Phi (barco pela manhã)
dia 13 – Phi Phi
dia 14 – Phi Phi
dia 15 – Phi Phi > Phuket > Cingapura (idéia é chegar por volta do meio dia em Cingapura)
dia 16 – Cingapura
dia 17 – Cingapura (voo meia noite para Brasil)

Minhas dúvidas são:

– De forma geral o roteiro está ok, ou seria melhor tirar alguma cidade para ter mais tranquilidade?
– Entre Siem Reap, Ha Long e Hoi An, qual destino é a melhor escolha?! (ou ainda outra sugestão?!)
– Chiang Mai são dias suficientes ou são poucos?
– Inicialmente em Krabi iria fazer somente conexão, mas mudei para ficar um dia inteiro.
*** – Minha maior dúvida: não curto viajar por agencia, mas tenho receio de perder passeios importantes e lugares bonitos de visitar (para os dias 1 a 9). Portanto a pergunta é: qual a melhor dica, contratar guia? fechar com alguma agencia local? ir por conta, de tuk tuk, com base em dicas? transfer aeroporto hotel aeroporto?

É isso, se puderem contribuir fico muito agradecido!

Resposta

Olá Leonardo, eu fiz minha volta ao mundo entre fevereiro e maio deste ano e te daria as seguintes dicas:fique só um dia inteiro em phi phi, pois o que vc fará lá será o passeio pra conhecer a maya beach pela manhã e à tarde curtir o por do sol no the point…Tire tb um dia de siem reap,pois em um dia vc conhecerá o angkor wat e a noite irá conhecer a pub street com as boates e restaurantes e tb tem o Hard Rock café não muito longe dali,fora isso a cidade não tem nada pra se fazer…use krabi só pra conexão e inclua mais um dia em Singapura, tem muita coisa pra se ver lá, fique em chinatown, lá tem comida barata e é ótimo pra se locomover…tem o ônibus vermelho que vc pode fazer em um dia e conhecer os principais pontos, no outro dia vá conhecer a singapore flyer,veja que horas começa o show de luzes do garden by the bay…Quando vc estiver no ônibus hop on hop off desça no marina bay sands e verifique a que horas é o show pra vc voltar a noite,é imperdivel e de graça…vai por mim, que vc não vai se arrepender…Krabi é sem graça, phi phi é melhor…pra fazer o passeio da maya bay compre em alguma agência de turismo assim que chegar pro dia seguinte…a subida pro the point é bem puxada, eu tive que fazer massagem nos pés quando desci,se puder vá de tênis, de chinelo nunca,a não ser que leve na mochila pra colocar lá, tem que pagar uma entrada pra entrar, mas não é caro…lá tem uma lanchonete pra comer e beber…o pôr do sol é coisa de louco…mas desça antes de escurecer,pois não tem luz pelo caminho,é deserto…a não ser que vc desça com alguém, o que não foi meu caso, boa viagem cara!um abraço, Marcelo.

Resposta

Ah Leonardo, inclua tb mais um dia em Chiang Mai, pois em um dia vc fará o passeio que visitará a aldeia das mulheres girafa e o campo dos elefantes, se vc contratar um tour só pra vc ainda dá pra incluir o templo dos tigres…no outro dia vc poderá conhecer os templos com calma…É isso.

Resposta

Marcelo,
obrigado pelas suas dicas, me foram bastante úteis e fiz algumas alterações. Sobre ko phi phi e Krabi, a idéia é ficar uns dias a mais para dar uma relaxada.
Veja o que acha do novo roteiro:

16/01 – chegada em Bangkok as 9hr. Passeio de leve a pé.
17/01 – Bangkok
18/01 – Bangkok
19/01 – Bangkok>Siem Reap – voo 19:50>21:00
20/01 – Siem Reap
21/01 – Siem Reap
22/01 – Siem Reap>Chiang Mai – voo 17:15>22:45
23/01 – Chiang Mai
24/01 – Chiang Mai
25/01 – Chiang Mai>Krabi – voo 6:25>8:25
26/01 – Krabi>Ko Phi Phi – barco meio dia
27/01 – Ko Phi Phi
28/01 – Ko Phi Phi
29/01 – Ko Phi Phi>Krabi>Cingapura – barco 6hr – voo 10:20>12:55
30/01 – Cingapura
31/01 – Cingapura

Resposta

Oi Leonardo, melhorou bastante teu roteiro…mas ainda insistiria de vc tirar um dia de siem reap pra aumentar um dia em Bangkok, ou ainda deixar siem reap como está e colocar mais um dia em Bangkok…Os passeios imperdiveis são mercado flutuante em um dia, ayuthaia em outro dia e no terceiro dia o grand palace e o templo do Buda reclinado…sugiro que vc se hospede na khao San road, pois é onde o agito acontece e tem tudo o que vc precisa lá sem procurar…o hotel que fiquei 3 estrelas custava 40 dólares por dia com café e tinha piscina no terraço…dê uma olhada nos hotéis da khao San road no booking.com

Resposta

Marcelo,
mudei novamente, pois acabei de fechar o voo e consegui um dia extra na chegada. Em resumo agora ficou:
– Bangkok 3,5d
– Chiang Mai 2,5d
– Siem Reap 2,5d
– Krabi 1,5d
– Ko Phi Phi 2,5d
– Cingapura 2,5d

15 CWB>Bangkok – chegada voo>14:50
16 Bangkok
17 Bangkok
18 Bangkok
19 Bangkok>Chiang Mai – voo 6:35>7:50
20 Chiang Mai
21 Chiang Mai>Siem Reap – voo 16:35>21:00
22 Siem Reap
23 Siem Reap
24 Siem Reap>Bangkok>Krabi – voo 16:05>21:40
25 Krabi
26 Krabi>ko Phi Phi – barco 12hr
27 Ko Phi Phi
28 Ko Phi Phi
29 Ko Phi Phi>Krabi>Cingapura – barco 7hr, voo 10:20>12:55
30 Cingapura
31 Cingapura>CWB – voo>23:45

Olá Marcelo, tudo bem?
Poderia me passar o nome do hotel que se hospedou em khao San road?

Obrigada!

RAFAEL,PEÇO DESCULPAS PELA INTROMISSÃO DE TER RESPONDIDO AO LEONARDO NO SEU SITE, MAS MINHA INTENÇÃO FOI DE AJUDAR, JÁ QUE PASSEI POR ESSAS CIDADES, UM ABRAÇO, MARCELO.

Resposta

Show de bola Leonardo,me deu até vontade de voltar pra Ásia,é uma viagem muito gratificante em todos os sentidos…Eu entendo o que o Rafael falou de não aconselhar de fazer as mulheres girafa, os elefantes e os tigres,mas aí vai de cada um, pense e reflita se para vcs é importante realizar esses passeios ou não,se decidir não fazê-los,procure fazer um bate e volta pra chiang rai, pra conhecer o templo branco,veja se tem air asia partindo de chiang mai…Não deixe de conhecer o mercado de rua e o shopping, caso vc queira comprar eletrônicos como os power bank de celular…É muito barato na Tailândia,um abraço.

Resposta

Oi Rafael,
Tudo bom?
Estou pensando em ir para o Sudeste Asiatico em Janeiro, mas posso ficar apenas 20 dias.
Voce acha que consigo fazer Cingapura, Indonesia e Filipinas?
Ou vou aproveitar mais fazendo apenas Indonesia e Filipinas primeiro?
Com qual pais sugere que comece e mais ou menos quanto tempo em cada um?
Obrigado,

Resposta

Olá Rafael
Estou planejando meu roteiro para Tailandia, estou pensando em passar quase 2 meses por lá. Será que se eu incluir Malasia e Cingapura nesse tempo, eu vou gastar mais ?

Resposta

Pessoal, estou encantada com esse site de vocês: super completo e muito útil!!!

Estou planejando uma viagem em Dezembro e Janeiro por 50 dias e gostaria de tirar algumas dúvidas, por favor, com vocês:
1) o roteiro abaixo é viável? Deveria ficar mais ou menos dias em algum lugar ou substituir algum destes destinos?
2) É seguro viajar sozinha por estes locais?
3) Em algumas regiões não sei se vale a pena ir de avião, porque ganho tempo apesar do preço, ou se há trajetos de barco em que, além de ser mais barato, também vou curtindo o visual. Alguma dica?

Meu roteiro (em planejamento):

– Tailândia, Bangkok – por 3 dias; Ayutthaya – por 1 dia; Koh Phangan, por 2 dias; Koh Samui, por 2 dias; Koh Tao, por 2 dias; Railay Beach (Krabi) por 2 dias; Koh Phi Phi por 2 dias.
– Indonésia – Bali por 6 dias e Gili Trawangan por 2 dias
– Malásia – Kuala Lumpur, por 3 dias ( este estou pensando em tirar, não quero ficar vendo muitos arranha-céus…)
– Vietnã-Ho Chi Ming por 3 dias; Hang-Son-Doong-Cave 2 dias; Hanoi e Halong Bay por 4 dias.
– Cambodia-Siem Reap, por 3 dias; Phnom Penh, por 2 dias e Koh Rong, por 3 dias
– Laos – Luang Prabang, por 2 dias e Vang Vieng, por 2 dias
– Mianmar – Bagan, Yangon e Karen-padaung por um dia cada.

Super mega obrigada desde já e desculpe se fui abusada!

Resposta

Oi Liliam, tb estou querendo ir em dezembro e ficar uns 40 dias Thailandia e indonésia.
Me pareceu bem legal seu roteiro. Queria algumas dicas e informação sobre seu roteiro ?

Podemos conversar ? segue meu email rrcosta81@hotmail.com

Obrigado
Rodrigo

Resposta

Rafael,
Boa Noite!!!

Preciso iniciar minha programação para o Sudeste Asiático!!! E acho que vou precisar contar com a sua ajuda… Vamos lá!!! Infelizmente, não tenho todo o tempo que gostaria… Tenho 19 dias inteiros! Do dia 08/02/2016 à 26/02/2016…

Estou bem perdido, mas gostaria que vc me ajudasse a escolher 03 países entre Tailândia, Vietna, Camboja e Laos (Ou será que consigo encaixar as 4? rs)

Quantos dias vc recomenda em Bangkok? PhiPhi ou alguma outra praia na Tailândia? Como já ouvi que todas são belas e bem genéricas, optarei por conhecer somente uma!!!

Agora é a última pergunta!!! Saindo de Bangkok, qual é o melhor roteiro para otimizar a viagem e quantos dias vc sugere em cada lugar?

Ok! É muita folga né? Mas se puder me ajudar, ficarei muito grato!!!

Rodrigo

Resposta

Tive um dilema parecido. Viajei em 2013 pro sudeste asiático e no final tive que escolher entre Laos e Cambodia. Meu roteiro de cinco semanas ficou assim: Singapura, Indonésia, Tailândia, Cambodia, Vietnã. Laos ficou de fora.
Aconselho pesquisar entre Laos e Cambodia e escolher o que mais te atrai.
Tailândia tem que estar no seu roteiro. E o Vietnã pra mim foi um dos pontos altos da viagem – não deixe de ir a Halong Bay (recomendo ficar no Hanoi Backpackers e fazer o cruise pra Halong Bay com eles. É mais caro que os demais, porém é muito divertido, só mochileiro e o lugar é um dos mais lindos no SE asiático) e claro Hanoi e Ho Chi Minh. Se puder esticar e ir por dentro do Vietnã passe por Sapa, Hué… Conheci mochileiros que compraram motocicleta e cruzaram o país e recomendaram passar por lá. Quem sabe na próxima.

Resposta

Olá Pedro! Estamos no momento de leituras e planejmento. Passagem comprada do RJ/Tailândia e brigas internas familiares para decidirmos o segundo destino. O povo aqui quer Filipinas e eu Vietnã. Você tem algo escrito sobre o Viatnã para me ajudar nessa escolha?

Resposta

Olá Katia. Essa é uma decisão difícil. Dos amigos que foram comigo pra Ásia, alguns passaram pelas Filipinas e adoraram o país. É um dos melhores lugares para fazer uns mergulhos (se ainda não mergulham, recomendo que tirem o open water na Tailândia em Koh Tao, bem barato e excelente visibilidade), praias lindas, snorkel com tubarão baleia etc.Perdi depois a oportunidade de ir às Filipinas pois na época houve um tufão que destruiu muitas cidades.

Quanto ao Vietnã, não tenho relatos escritos até então, mas foi um dos meus preferidos no sudeste asiático. Não vejo a hora de voltar à Ásia.

Comece a curtir sua viagem desde já. Ela começa nesse momento de leituras e planejamentos.

Resposta

Obrigada Pedro! Vou ficar atenta e tentar providnciar para “as crianças” o open water na Tailândia em Koh Tao, como recomendou.
Espero na volta poder compartilhar com todos desse blog MARAVILHA…minhas experiências. Abraço carioca!