
Viver de blog: a vida de um blogueiro de viagens
Como ganhar dinheiro com um blog de viagens
Como ter um blog de viagens profissional
O que faz um blog de viagem ser bom ou ruim?
Isso deveria ser óbvio, mas o mais importante de um blog é o conteúdo que você posta nele. São as atualizações que, dia a dia, vão construir a credibilidade, identidade e popularidade do seu blog. E olha, não está no gibi o que eu vejo de gente que gasta toda a massa encefálica com outras coisas e – perdoem a palavra – caga na hora de escrever os textos. Tem gente que não quer nem se dar ao trabalho de escrever os próprios textos. Se é assim, para quê ter um blog no fim das contas, cara pálida? Esses são, em geral, aqueles que acabam com uma coleção de cópias ou artigos genéricos que têm como único objetivo galgar posições no Google, não informar os leitores (e já aviso que o tio Google não curte esses truques e, mais cedo ou mais tarde, desmascara os impostores). Por sorte, a blogosfera também está cheia de conteúdos incríveis, seja de blogueiros novatos ou de quem está na estrada há anos. Qual desses padrões de qualidade você quer seguir?
Encontre o seu jeitinho
“O mundo não precisa de outro Viaje na Viagem, porque o Viaje na Viagem já existe”. A frase foi dita há muitos e muitos anos, numa galáxia muito distante, quando eu, o Rafa e a Luíza discutíamos a linha editorial do recém-nascido 360meridianos. Eu não me lembro ao certo quem foi o autor dela, ou mesmo se a gente estava apenas citando alguém mais esperto que a gente, mas ter isso em mente ajudou – e ainda ajuda – muito. Não adianta tentar ser o blog X ou Y, copiar fórmulas que deram certo para outras pessoas. Esses lugares já estão ocupados. Eu vejo muitos blogs tentarem desesperadamente ser outros blogs. Parem com isso! Nós mesmos, aqui do 360meridianos, crescemos fazendo muitas coisas que nos disseram para não fazer. E isso é porque a gente precisou criar uma fórmula que fosse só nossa. Com muita tentativa e erro, a gente foi descobrindo que o que funcionava pra gente nem sempre funcionava para os outros.

O Google é o seu melhor amigo
Há exceções, mas acho que é seguro afirmar que a maior fonte de tráfego de blogs e sites em geral é o Google. Só que para você ser encontrado por ele, é preciso que o Google goste de você. E ele é um amigo exigente. Você precisa atender a certos padrões, conhecidos como SEO – Search Engine Optimization -, para cair nas graças do Todo-Poderoso. O lado bom é que SEO não é nenhum bicho de sete cabeças. Como o Ducs Amsterdam, guru dos blogueiros de viagem, já definiu uma vez, SEO é toda aquela prática que ajuda a tornar seu texto mais organizado e fácil para os leitores. Em teoria, basta você escrever seu conteúdo tendo a experiência do usuário sempre em mente que você vai ficar bem. Mas existem algumas dicas práticas para ajudar.

With a little help das redes
Outra importante fonte de tráfego são as redes sociais. Estar presente e ativo nas principais pode ajudar a levar leitores para o seu blog, mas, mais do que isso, elas ajudam a criar uma comunidade em torno da sua marca. E uma comunidade forte e ativa de leitores é fundamental para crescer. Invista na troca com seus seguidores e rapidinho você vai ver seus números aumentarem.Não subestime o poder da comunidade
E por falar em comunidade, entenda que você não está entrando em um terreno desabitado. A blogosfera é uma terra superpopulosa, e interagir com quem já estava aqui há mais tempo ajuda muito a crescer. Depois das nossas famílias e amigos, os primeiros leitores do 360 foram os blogueiros de viagem. E sabe como a gente saiu de não ter nenhum leitor para ter alguns poucos? Quando nossas dicas de viagem para Índia começaram a aparecer no Viajosfera, do Viaje na Viagem (thanks, Boia!). A partir desse momento, nós fomos descobertos por outros blogueiros – como o Michel e a Liliana <3 -, que começaram a comentar aqui e a linkar ali. Isso sem falar nas várias dicas que a gente recebeu só por fazer parte da comunidade de blogueiros no Facebook. Não fossem esses toques de gente mais sabida, a gente podia estar até hoje tentando inventar a roda.Paciência é a chave

É, não é fácil ter um blog! Obrigada pelas dicas! 🙂
Adoro suas dicas! Obrigada pelo super incentivo.
Obrigado por compartilhar suas experiências, Natália!
Estou adorando a série de artigos com dicas para blogueiros. Eu e minha esposa começamos nosso blog de viajante pouco antes de uma grande viagem, que agora é assunto dos nossos próximos textos.
Mas bem antes disso eu já lia blogs de viagem para me ajudar a montar meus roteiros. Foi nesse passado “remoto” que conheci o 360 e o Viaje na Viagem (citado no seu texto), além de outros. Todos esses serviram (e servem, claro) de inspiração e incentivo.
Sei que o caminho é longo e cheio de desafios, mas vou seguir em frente.
Parabéns pelo texto!
Muito bom o texto! Parabéns galera!
Bom, não tenho lá essa experiência toda com blogagem profissional, mas já editei sites importantes, como o http://www.mercadoetico.com.br, q infelizmente deu uma parada depois q saí, e o PSC Online, do Grupo Abril.
O sinto é q no início de um veículo online, o Face vai ser um amigo muito melhor do q o Google. Principalmente se vc pagar a ele. Então, para quem está começando do zero, como eu e o ZOROPEANDO, é importantíssimo investir um pouco mais do q tempo nas redes sociais. Estou falando em colocar dinheiro mesmo. Não precisa ser uma fortuna, mas dispensar uns 10 contos por post e outro pouquinho para divulgar sua página podem fazer alguma diferença.
😉
You rock, 360!!! Essa série está demais, amando acompanhar e ler cada dica.
Bjo!!!
Adoro essa série de vocês de como viver de blog, só aprendo. Parabéns!
Dicas claras e precisas! Ótimo post!
Obrigada pelas dicas! 🙂
Nosso intuito nunca foi sermos “famosos” ou algo do tipo e frequentemente vimos isso que você mencionou, muito blog com a mesma receita…
Para nós, o melhor é conhecer gente com o mesmo espírito e estilo de vida que levamos!
Beijos,
Aline
Adoro essa série de artigos! Obrigada pelas dicas gente, já me ajudaram bastante ♥