Como é a imigração em Londres

Por

Vai passar pela imigração em Londres? Neste post, exploraremos informações essenciais para viajantes que planejam visitar Londres, focando nos aspectos relacionados à imigração e às exigências dos agentes.

Entender bem os procedimentos e as perguntas comuns na imigração pode ajudá-lo a se preparar adequadamente e garantir uma entrada tranquila no Reino Unido.

Além disso, abordaremos a importância de obter um seguro de viagem e forneceremos dicas úteis para quem enfrenta a barreira do inglês. Ao se familiarizar com esses aspectos, você estará mais bem preparado para aproveitar uma viagem inesquecível a Londres.

Autorização Eletrônica de Viagem (ETA): o novo “visto” para entrar no Reino Unido a partir de 2025

Em 2025, o Reino Unido implementou um novo requisito para entrada de turistas no seu território. O ETA (electronic travel authorisation) é um sistema completamente online, que você deve aplicar no caso de:

Você não precisa do ETA se só estiver passando pelo Reino Unido em trânsito: ou seja, se seu voo só faz uma conexão em Londres e você não vai sair do aeroporto, não precisa do documento.

Lembre-se que TODAS as pessoas que forem viajar precisam pedir o documento, incluindo crianças e bebês.

Como pedir o ETA e quanto custa?

Para pedir o ETA, você vai precisar do passaporte, acesso a um email e uma foto sua (ou das pessoas que você tiver fazendo a aplicação).

O ETA custa 10 libras por pessoa, então você também vai precisar de um método de pagamento que aceite transações internacionais.

Você pode se aplicar usando o aplicativo da ETA (método preferencial segundo o governo para ter uma resposta mais rápida) ou diretamente no site.

O documento costuma sair em até 3 dias, então não deixe para última hora.

A boa notícia é que o ETA tem duração de 2 anos, então, dentro desse período, você não precisa fazer outra aplicação se quiser viajar novamente para o UK.

Como é a imigração em Londres

A primeira coisa que eu quero dizer neste post é bem básica: brasileiro NÃO precisa de visto para entrar em Londres – mas precisa preencher e ser aprovado no ETA, como expliquei no tópico acima.

Dito isso, é importante lembrar que o Reino Unido não faz parte do Acordo de Schengen, que estabelece livre circulação de pessoas na Europa.

Ou seja, mesmo que você já tenha passado por alguma imigração em Madrid, Paris, Lisboa ou outra cidade europeia, vai ter que passar pela imigração em Londres novamente. E vice-versa. Se passou na imigração em Londres quando chegou, tem mais um controle de passaportes te esperando se quiser ir dali para outros do continente.

Além disso, a União Europeia em breve implementará sua autorização de viagem própria, o ETIAS. Com isso, se seus planos de viagem incluem, por exemplo, Irlanda e Inglaterra, você terá que preencher tanto o ETA (já em vigor) quanto o ETIAS (quando esse passar a valer).

Saiba mais: Onde vai ser sua imigração na Europa

Informações básicas dadas, vamos ao que interessa: como é a imigração em Londres? Eu já passei pelo controle de passaportes da capital da Inglaterra diversas vezes, em aeroportos diferentes. O processo em geral é o mesmo, eles fazem algumas perguntas sobre a sua estadia e carimbam seu passaporte.

Uma vez, me pediram para ver o voo de volta. Em outra, me perguntaram sobre os pontos turísticos que eu visitaria durante a viagem e em qual local ficaria hospedada.

Veja também: Onde ficar em Londres, os melhores bairros e Roteiro de 5 dias em Londres

Londres tem cinco aeroportos, Heathrow, Stansted, Gatwik, Luton e London City. Além disso, tem uma estação de trens internacionais, a St. Pancreas.

Se você chegar por qualquer um desses lugares, vindo de fora do Reino Unido, pode ser que a imigração não te pergunte nada, como foi da minha primeira vez, mas pode ser que te questione um monte de coisas, peça documentos como reservas em hotéis, prova de fundos para o tempo da sua viagem, itinerário de passeios. Tenha isso na ponta da lingua.

Imigração em Londres: quais documentos são necessários

Não há uma lista oficial de documentos obrigatórios para entrar no Reino Unido. No entanto, o governo britânico dá indicações do que pode ser útil na hora da imigração e o que eles querem saber de você:

1. Passaporte válido

2. ETA Válido

3. Comprovação de vínculo com o Brasil: Com isso, eles querem ter certeza que você está realmente só passeando. Carta do seu empregador em papel timbrado comprovando sua contração na empresa, contra-cheque, declaração de imposto de renda, certificado de matrícula na Universidade, contrato social da sua empresa própria, etc. Se você for uma pessoa sem esse tipo de vínculo, como eu costumava ser, tente comprovar a sua situação como freelancer ou tenha um termo de responsabilidade assinado por algum familiar.

4. Comprovação financeira: eles querem saber se você tem como se sustentar como turista no período que pretende ficar no Reino Unido. O extrato da sua conta mais movimentada nos últimos seis meses, contra-cheque, declaração de imposto de renda, termo de responsabilidade dos pais (e todos os documentos que comprovem a renda deles), cartão de crédito internacional (com o comprovante do limite), além de dinheiro vivo.

5. Comprovação da viagem: passagem de volta, reserva de hotéis ou carta-convite do anfitrião que vai te receber lá, recibos das reservas em passeios feitas pela internet, trocas de emails falando de passeios e outras atividades que pretende fazer na Inglaterra.

Veja também: Modelo de carta-convite para viagem

Tenha todos esses documentos guardados numa pasta e leve com você na mala de mão. Você só encontra com a sua mala despachada depois que passa pela imigração.

Se não souber falar inglês, solicite um intérprete e explique que só está lá de férias. Na hora de responder as perguntas, fique calma(o) e não minta em hipótese alguma! No mais, é só esperar o carimbo e aproveitar a viagem.

Seguro de viagem para o Reino Unido

Não, o seguro viagem para o Reino Unido não é obrigatório. Os países do Reino Unido não fazem parte do Tratado de Schengen, que regula a circulação de pessoas na maior parte da Europa.

Embora não seja obrigatório, a aquisição de um seguro de viagem é altamente recomendada. Embora o Reino Unido tenha um sistema de saúde pública chamado Serviço Nacional de Saúde (NHS), os visitantes estrangeiros geralmente não têm acesso gratuito a tratamento médico, exceto em casos de emergência.

Nós nunca queremos pensar no pior. Só que caso algo aconteça e você precise de um médico, hospital, o melhor é estar coberto. Já pensou ter que pagar uma internação hospitalar em libras? É o típico caso do barato que pode sair muito caro.

Para encontrar o melhor custo benefício, sugerimos o uso de um comparador de seguros, como a Seguros Promo.

Não se esqueça de colocar o cupom de desconto do 360meridianos, para ajudar ainda mais na economia: 360meridianos05, que garante 5% off.

Se você pagar com boleto, são mais 5% de desconto! Ainda, a Seguros Promo oferece cupons extras de até 20% OFF em datas especiais. Confira a disponibilidade! 

Como não ser barrado na imigração de Londres?

Para reduzir as chances de ser barrado na imigração de Londres ou em qualquer outro país, siga as dicas abaixo:

  1. Tenha todos os documentos em mãos. Veja ali em cima a lista com os documentos obrigatórios.
  2. Seja honesto e objetivo na hora de responder as perguntas do oficial de imigração. Fale com clareza e confiança. Eles podem perguntar sobre o propósito da sua visita, quanto tempo você planeja ficar e o que você fará durante a sua estadia.
  3. Esteja preparado para mostrar evidências de vínculos com o seu país de origem, como trabalho, estudos, família e propriedades. Isso ajuda a convencer o oficial de imigração de que você não pretende permanecer ilegalmente no país.
  4. Demonstre conhecimento sobre as regras e regulamentações do país que você está visitando, e mostre respeito pelas leis locais.
  5. Evite levar itens proibidos ou restritos na bagagem. Familiarize-se com as regras de alfândega e itens permitidos antes de viajar.
  6. Mantenha a calma e seja educado durante todo o processo. A cooperação e a cortesia podem ajudá-lo a causar uma boa impressão nos oficiais de imigração.

Lembre-se de que a decisão final de permitir ou negar a entrada no país está a critério dos oficiais de imigração. No entanto, seguir essas dicas pode ajudar a aumentar suas chances de passar pela imigração sem problemas.

Quais perguntas podem ser feitas na imigração de Londres?

Durante a imigração em Londres, ou em qualquer outro país, os oficiais de imigração podem fazer uma série de perguntas para determinar se você cumpre os requisitos para entrar no país. Algumas das perguntas comuns incluem:

  1. Qual é o propósito da sua visita?
  2. Quanto tempo você pretende ficar no Reino Unido?
  3. Onde você ficará hospedado durante a sua estadia?
  4. Você tem amigos ou familiares no Reino Unido?
  5. Você já visitou o Reino Unido antes? Se sim, quando e por que motivo?
  6. Qual é a sua ocupação e onde você trabalha atualmente?
  7. Como você financiará sua estadia no Reino Unido? Você tem fundos suficientes para cobrir suas despesas?
  8. Você possui seguro de viagem?
  9. Qual é o seu itinerário de viagem? Quais lugares você planeja visitar?
  10. Você tem uma passagem de volta ou de saída do país?
  11. Quais são seus planos após retornar ao seu país de origem?
  12. Você tem vínculos fortes com seu país de origem, como emprego, família e propriedades?

Essas perguntas podem variar, e o oficial de imigração pode fazer perguntas adicionais, dependendo das circunstâncias específicas.

É importante responder a todas as perguntas com sinceridade e fornecer informações claras e precisas.

Se você estiver bem preparado e tiver todos os documentos necessários em mãos, isso pode ajudar a facilitar o processo de imigração.

Quanto de dinheiro é necessário para entrar em Londres?

Não há um valor fixo de dinheiro que você precisa ter para entrar em Londres ou no Reino Unido, mas é necessário comprovar que você possui recursos financeiros suficientes para cobrir as despesas de sua estadia sem recorrer ao trabalho ilegal ou assistência pública.

O valor necessário dependerá da duração da sua estadia e do custo de vida estimado.

Algumas dicas gerais para determinar quanto dinheiro você deve ter incluem:

  1. Acomodação: Considere o custo da sua acomodação, seja ela um hotel, albergue, casa de família ou amigo. Verifique as tarifas diárias e multiplique pelo número de dias da sua estadia.
  2. Alimentação: Estime o custo das refeições diárias. Londres pode ser uma cidade cara, portanto, considere um orçamento de £10 a £20 por refeição em estabelecimentos de médio porte. É possível encontrar opções mais baratas, mas é sempre bom ter uma margem.
  3. Transporte: Inclua o custo do transporte público, como o metrô (Underground) e ônibus, ou o uso de táxis e aplicativos de transporte, dependendo das suas preferências. Considere adquirir um cartão Oyster ou Travelcard para economizar no transporte público.
  4. Atrações turísticas e atividades: Faça uma lista das atrações que você deseja visitar e verifique os preços de ingressos e taxas de entrada. Algumas atrações em Londres são gratuitas, mas outras podem ter custos significativos.
  5. Despesas extras: Reserve uma quantia para despesas imprevistas, como compras, emergências médicas ou outros incidentes.

É importante ter extratos bancários recentes, cartas do seu banco ou outros documentos que comprovem seus recursos financeiros durante o processo de imigração.

É importante levar algum dinheiro em espécie. Os oficiais podem pedir para ver o dinheiro e os cartões.

Dicas para a imigração em Londres para quem não fala inglês

Se você não fala inglês ou tem habilidades limitadas no idioma, pode ficar um pouco ansioso ao passar pela imigração.

No entanto, você não precisa se preocupar. Lembre-se de que centenas de pessoas passam por ali todos os dias e os oficiais estão acostumados com quem não domina o idioma. Caso eles precisem te questionar sobre alguma coisa, podem chamar um intérprete para ajudar.

Aproveite para seguir estas dicas pode ajudar a tornar o processo mais tranquilo:

  1. Aprenda algumas frases básicas em inglês: Mesmo que você não seja fluente, aprender algumas frases-chave em inglês, como cumprimentos, pedir ajuda e agradecer, pode ser útil durante o processo de imigração e a estadia no Reino Unido.
  2. Tenha todos os seus documentos organizados: Organize seus documentos importantes, como passaporte, visto, passagens de ida e volta, comprovante de acomodação e recursos financeiros, em uma pasta ou bolsa fácil de acessar. Isso facilitará a comunicação com o oficial de imigração, mesmo que você não fale inglês com fluência.
  3. Use um aplicativo de tradução: Instale um aplicativo de tradução, como o Google Tradutor, em seu smartphone. Isso pode ajudá-lo a entender e responder a perguntas em inglês durante o processo de imigração.
  4. Peça ajuda: Se você estiver com dificuldades para entender ou responder a uma pergunta, não hesite em pedir ajuda ou solicitar um intérprete.
  5. Mantenha a calma e seja paciente: Você não precisa temer nada se os motivos da sua viagem forrem legítimos e você tiver preparado bem todos os documentos para a imigração.

Conexão em Londres: vou passar pela imigração?

Se você tem uma conexão em Londres e não planeja sair da área do aeroporto, não precisará passar pela imigração. Você deverá permanecer na área internacional até o seu próximo voo.

Se você tem uma conexão longa e quer aproveitar para conhecer a cidade, aí sim precisará passar pro todo o procedimento de imigração. Na volta, precisará se submeter a todo o procedimento de segurança do aeroporto também. Dessa forma, certifique-se de que o seu tempo é realmente suficiente para tudo isso.

5/5 - (1 voto)
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Confira todos os posts escritos por

Deixe seu comentário
527 comments

Olá Luiza, comprei passagens de ida e volta para Londres e Lisboa em outubro, além de ter reservado um hostel, entretanto estou com receio de ser barrado na imigração em Londres, sou formado em direito mas ainda não sou advogado, trabalho em um escritório de advocacia como assistente jurídico mas não tenho carteira assinada, nem contra cheque. Apesar disso ganho bem, tenho renda, endereço fixo, cartão internacional, tenho chance de ter o visto negado. Ah sim, vou com a minha irmã e um casal de amigos, e todos possuem emprego fixo.

Resposta

Olá Luiza! Obrigada pelo post, muito esclarecedor!

Irei para Londres como turista em setembro, mas confesso que lendo sobre a imigração fiquei bastante receosa. Eu trabalho como freelancer e não tenho nenhuma conta muito movimentada ou algo que comprove uma boa renda. A viagem vai ser um presente dos meus pais, na verdade. Você acha que é válido explicar essa situação na imigração e mostrar comprovante de renda dos meus pais ou isso não faz sentido?

Muito obrigada!!

Resposta

Olá Luiza!
Pretendo fazer intercâmbio em Londres em Junho entretanto estou com receio da imigração. Possuo cidadania italiana, só que eu desejo ficar de 6m a 1 ano em Londres, trabalhando e estudando. Só que não tenho curso ainda pois gostaria de conhecer as opções de Colleges e não queria pegar um curso muito caro. Minha ideia é alugar Aibnb por 3 semanas e depois alugar um quarto e ir vendo. Com esses dados, o que tu aconselha, e o que a imigração poderá implicar?
Obrigada pela atenção

Resposta

Olá Luiza, obrigada pelo post.
Eu e meu esposo estamos indo dia 12/04/2019 para Londres, e dia 15/04/2019 iniciaremos um curso de 4 semanas em Brighton. Os dois primeiros dias passaremos na casa de uma amiga em Londres. Preciso levar algum documento sobre onde irei ficar esses dois dias? Para o restante dos dias temos o comprovante de homestay da escola em Brighton. E você saberia dizer qual o valor para passar na imigração? Somos alunos de doutorado aqui no Brasil e nossa renda é a bolsa de estudo, o extrato bancário serve para comprovar essa renda?
Grata.

Resposta

Olá, td bem? Vou para Londres passar 5 dias e depois vou para outros 3 países (um deles é a Irlanda, onde ficarei 28 dias fazendo um intercâmbio de inglês). Levarei as passagens, a carta da escola, 400 libras em dinheiro e o restante dos euros no cartão de débito n26 (com o extrato). Acha que esta td bem? Ficarei em um Airbnb em Southgate, é so eu levar o comprovante do airbnb? Outra coisa, tenho 21 anos e faço faculdade aqui no Brasil. Devo levar a confirmacao de matricula em portugues ou ingles? E qual documento levar para comprovar o extrato da conta dos meus pais? Perdão por tanta pergunta! Grata desde já 🙂

Resposta

Oi Luiza!
Tudo bem?
Vou para Londres dia 02 de Abril e vou levar minha esposa…
Minha maior dúvida é que ela não trabalha há dois anos e não tem como comprovar renda e vínculos com o Brasil.
Casamos neste mês de Março e gostaria de saber se eles vão pedir algum comprovante de vínculo dela?
Neste caso eu que vou custear a viagem, hotel, passeios e os gastos da viagem.
Teremos passagens de volta, inclusive, na volta desceremos em Portugal e ficaremos 01 dia num hotel em lisboa e depois pegaremos voo para o Brasil.
Temos reservas do hotel em Londres, comprovantes de alguns passeios comprados pela internet e seguro viagem.
Minha dúvida mesmo é em relação aos vínculos dela, que não tem.

Muito Obrigado!!!

Resposta

Muito Obrigado Luiza!!!

Resposta

Ola! Gostaria de saber nos casos que Londres é apenas conexão, a imigração é mais tranquila? Estamos planejando ir pra Dubai e vi passagens com preços ótimos com conexão em Londres … mas to com receios

Resposta

Olá, Luiza! Estou pensando em ir para Inglaterra em agosto fazer Wordpacker até inicio de dezembro em um hostel em Liverpool, também pretendo fazer um mês de curso de inglês. Tenho 20 anos, recebo pensão e faço freela como redatora, junto por mês mais ou menos 570 libras (na cotação de hoje rsrs) e pensei em levar mais mil libras e 2 cartões de crédito de limites não tão altos ( uns 4 mil reais os dois).

Você acha que eu posso encontrar algum problema na imigração por serem mais ou menos 4 meses ou por, na concepção deles, estar indo com pouco dinheiro? Lembrando que esse dinheiro não precisará ser gasto com acomodação…

A minha real intenção é melhorar o meu inglês (por isso o longo período). Pensei em dizer na imigração que esse é o meu objetivo, que farei um mês de curso de inglês e que passarei o restante do tempo passeando e praticando o idioma na cidade (indo a igreja, mercado e socializando no hostel). Para fazer isso, precisarei trancar a minha faculdade e o único vínculo que poderei confirma é o de freelancer de uma empresa de marketing digital. Também terei uma passagem para fora do Reino Unido e uma voltando para o Brasil a partir de Portugal.

Você acha que eu posso ter problemas? É uma boa ideia fazer essa viagem? Tem alguma dica? Obrigada e parabéns pelo post tão informativo! 🙂

Resposta

Olá Luiza, boa tarde.
Minha pergunta se relaciona aos carimbos no passaporte.

1 – Sou brasileiro, e desejo saber se entrar por Londres (saindo da França), se recebe um carimbo ou visto britânico?

2 – E depois, ao sair de Londres com retorno a qualquer outro país do Espaço Schengen, receberei um carimbo de entrada nesses países da UE?

Obs: Gosto de colecionar carimbos de entrada no passaporte, entende.

Resposta

Olá Luiza! Td bem?
Possuo o passaporte válido, certificado de matrícula na Universidade, a passagem de volta, reserva de hotéis e passeios (também sou fluente em inglês). Entretanto, as minhas dúvidas são: não possuo renda ainda e meus pais estão custeando minha viagem (3 dias em Londres e depois Paris), portanto, qual (is) o(s) documento(s) adequados para comprovar a renda deles? Além disso, tenho conta em banco e penso em usar cartão de crédito/débito + levar dinheiro in cash, preciso levar comprovante desta renda também?
Obrigada pela atenção!

Resposta