Onde comer as comidas típicas do Açores, em Portugal: dicas de restaurantes

Um arquipélago no meio do Oceano Atlântico e parte de Portugal. Estive nos Açores, mais exatamente na Ilha de São Miguel, a maior dentre as nove, no final de outubro do ano passado e voltei maravilhada do lugar. Entre as paisagens impressionantes, o clima meio maluco e as pessoas simpáticas, porém incompreensíveis (o português difícil de lá é motivo de piada em Portugal), a gastronomia dali também chama a atenção. É fácil comer bem num lugar que é famoso por suas produções típicas.

Leia também: Onde ficar nos Açores, dicas de hospedagem

Veja agora algumas dicas dos melhores restaurantes para provar as comidas típicas dos Açores.

Cozido das Furnas

Você já pensou em comer uma coisa assada nos calores de um vulcão? Pois é, na Ilha de São Miguel você pode ter essa experiência, digamos, no mínimo inusitada. O prato mais tradicional envolve colocar vários tipos de carne e vegetais numa panela bem grande e vedada, e deixá-la por 6 horas cozinhando no calor da atividade vulcânica abaixo da terra.

Ali, os gases tipo enxofre fazem o trabalho de aquecimento. Além de comer o cozido nos restaurantes da cidade de Furnas, também dá para assistir o momento que o pessoal vai lá içar a panela das caldeiras, ou, ainda, levar o seu panelão para fazer a própria comida (apesar de que você vai precisar de um morador local para te explicar o método correto).

O resultado é uma comida com um sabor bem típico, forte, mas difícil de ser explicado. O prato não é exatamente bonito de se ver: é bem rústico e costuma ter como recheio carne de vaca, de porco, de frango, morcela, chouriço, repolho, batata, inhame, cenoura…

Convém ligar para o restaurante na cidade de Furnas pelo menos algumas horas (ou até mesmo um dia antes) e reservar o seu prato. Depois de muito pesquisar, segui a indicação do meu hotel e fui ao Tony’s. É um restaurante simples, mas que sempre costuma ter o cozido disponível. O prato individual custou 11 euros.

Peixes e mariscos

Claro que, em um arquipélago, boa parte da comida típica envolveria peixes e frutos do mar. Mas são tantos mariscos que eu nunca tinha provado no Brasil, que vale a pena comentar. Por exemplo, eles comem cracas. Vocês devem estar se perguntando, o quê? Isso:

Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez – CC BY-SA 3.0

Foto: Adriao – CC BY-SA 2.5

Sim, esse trequinho que gruda na pedra da praia ou em navios naufragados. Dizem que as cracas (que são uma colônia de animais, ok) dos Açores são mais desenvolvidas, tem mais carne e mais sabor. Eles comem de entrada, cozidas. Também comem lapas grelhadas, que lembram um pouco as ostras no aspecto, mas só existem no noroeste do Atlântico e no Mar Mediterrâneo (foto acima).

Além disso, lagostas, caranguejos, camarões, mais comuns ao nosso paladar, também são encontrados por lá. Quanto aos peixes, há diversas espécies marinhas, consumidas bem frescas. São comuns os grelhados, as caldeiradas (cozidos) e sopas. E, como no resto de Portugal, diversos pratos com polvo (eu não costumava gostar muito até me mudar para cá!).

Carne de Vaca e Queijo

Se você for a qualquer supermercado português, verá uma grande quantidade de laticínios vindos dos Açores: leite, manteiga, queijos. É que não tem canto que você dirija nas ilhas sem ver belas vaquinhas (sério, elas são muito lindinhas) pastando. Tem gente que dá aos Açores a alcunha de Terra das Vacas Felizes – mas claro que ninguém perguntou para elas se curtiam fazer parte da indústria alimentícia #ironia.

Foto: Feliciano Guimarães – CC BY 2.0

Enfim, vale a pena provar o Queijo de São Jorge, que tem um sabor bem forte e diversas texturas. É comum vir em entradas, principalmente sua versão fresca, servida com pimenta. Há diversos pratos de carne, o mais famoso deles é o ensopado de alcatra da Ilha Terceira.

Foto: MOs810 –  GFDL

Frutas

O clima e o regime de chuvas nos Açores favorecem a plantação de diversos tipos de frutas. O principal cultivo, motivo de orgulho e que ainda atrai turistas para visitar as estufas, é o ananás. Antes que você pergunte qual é a diferença entre o ananás açoriano e o abacaxi comum, eu te conto: na textura e sabor, o ananás é mais azedo e mais amarelo que o abacaxi. Algumas pesquisas mostram que ele tem uma enzima a mais. O ananás está em praticamente todas as sobremesas açorianas. Mas eu não provei, porque sou alérgica.

Eles também produzem outras frutas consideradas exóticas na Europa, como maracujá, anona (a nossa fruta do conde ou prinhã) e o araça, além de bananas e maças, mais comuns.

Bebidas

Das frutas acima são feitos licores. Há fábricas de licores e aguardente abertas para visitação, com degustação de produtos. Também existe produção de vinho por lá. Mas a bebida mais famosa produzida nos Açores não é alcoólica – é o chá. Há uma enorme produção de chá por lá, que é exportado para o todo o continente. É possível visitar as fábricas Gorreana e Porto Formoso, que são também uma espécie de museu sobre o cultivo e a história do chá na região.

Dicas de restaurante em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel.

Dos lugares que fui durante a minha estadia em Ponta Delgada, sem dúvida A Tasca foi meu favorito. O lugar é legal, está sempre cheio e a comida é deliciosa (além de barata). Tão bom que fomos lá duas vezes. Se você estiver na dúvida do que pedir, observe no quadro quais são as opções de prato do dia e escolha sem medo. À noite, eles costumam ter eventos e música ao vivo.

Outra dica legal é a Forneria São Dinis. Eles não servem pratos típicos, mas, ainda assim, tudo é muito gostoso, especialmente o pão de alho, na entrada, e o bolo de chocolate, de sobremesa. Aliás, tem dias que eu sonho com comer esse bolo novamente, de tão maravilhoso.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

  • Gostei de todas as informações, por favor poderia em informar qual é a melhor época do ano para visitar os Açores?. E além de São Miguel qual outra ilha que eu poderia incluir no roteiro que você considera bem giro.

    • Oi Joel,

      Acredito que primavera ou verão são as melhores épocas. Eu não cheguei a conhecer outra ilha, mas falam muito bem do Pico e da Terceira.

    • Oi Sérgio,

      Não sei te informar ao certo, depende da temporada. Na época em que estive lá não vi nos restaurantes que fui!

  • Adorei as dicas, vou conhecer POrtugual e estou a procura de dicas.
    Como que eu faço para fazer a reserva do restaurante que você come no vulcão? qual o nome? não entendi direito.
    Guardo
    um beijo
    Tatiana

  • Fui aos Açores algumas semanas atrás, ilha de São Miguel. Fiquei encantada, o lugar é lindo e curioso pelas histórias dos baleeiros. Achei tudo muito diferente de Portugal continental, inclusive, acho que Portugal nos surpreende por tanta coisa interessante e diversa. Com certeza visitarei outras ilhas dos Açores numa próxima viagem a Portugal. Indico os Açores a todos os turistas com destino a Portugal!

    • Eu também quero muito conhecer as outras ilhas. É um lugar mágico e bem diferente do resto de Portugal, certamente!

Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

1 mês atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás