Agra é uma das cidades mais visitadas da Índia. A razão é um monumento que todo mundo conhece: o Taj Mahal. Mas há mais muito mais o que fazer em Agra, afinal, a cidade foi capital do Império Mogol, que dominou praticamente toda a Índia entre os séculos 16 e 19.
Por lá você vai encontrar uma mistura entre arquitetura islâmica e hindu, e, claro, bastante história.
Dá para visitar os principais pontos turísticos, incluindo o Taj Mahal, em um dia, fazendo um bate-volta partindo de Délhi. Nesse caso, você pode contratar um traslado aqui.
Essa alternativa no entanto é um pouco corrida. Para quem quer correr menos, uma estadia de dois a três dias permite ver a cidade com mais calma e ainda visitar a fortaleza de Fatehpur Sikri, nos arredores.
A melhor forma de chegar e sair de Agra é de trem, que tem conexões partindo das principais cidades turísticas indianas.
De Delhi, por exemplo, o trem leva de duas a três horas até o destino. Há uma opção executiva para bate-volta que inclui refeições, chamada Shatabdi Express.
Ele sai de Delhi às 6h e retorna de Agra às 20h35. Leia mais sobre como viajar de trem na Índia.
O Aeroporto de Agra (AGR) é o aeroporto mais próximo da cidade, no entanto, não recebe muitos voos internacionais. Geralmente, os viajantes internacionais voam para Delhi ou Mumbai e, em seguida, pegam um voo doméstico para Agra. A companhia aérea Air India oferece voos diretos de Delhi para Agra.
Se você está vindo de Délhi, uma opção conveniente é contratar um transfer ou combinar o trajeto com uma motorista de táxi. Aqui há uma opção segura para isso.
A distância entre Delhi e Agra é de cerca de 200 km, e a viagem leva aproximadamente 3-4 horas por estrada, dependendo do tráfego. A estrada Yamuna Expressway é uma rota popular e bem conservada.
Há também serviços regulares de ônibus para Agra a partir de várias cidades indianas. Ônibus de luxo ou com ar-condicionado geralmente são a opção mais confortável, especialmente para viagens mais longas.
Lembre-se de que a disponibilidade e os horários dos transportes podem variar, portanto é sempre uma boa ideia verificar e reservar com antecedência.
As principais atrações para ver em Agra são:
O Taj Mahal é o principal Patrimônio Cultural da Índia e um dos monumentos mais emblemáticos de todo o mundo, sendo até mesmo considerado uma maravilha do mundo moderno.
O lugar é um belo mausoléu de mármore branco localizado na margem sul do rio Yamuna, em Agra. Construído como um monumento ao amor do imperador Shah Jahan em memória de sua esposa Mumtaz Mahal, o lugar atrai milhões de turistas todos os anos devido a sua história e beleza arquitetônica.
O Taj Mahal abre todos os dias, exceto às sextas-feiras, das 6h ao pôr do sol.
Há também visitas noturnas disponíveis em cinco noites do mês: lua cheia e dois dias antes e depois da lua cheia, sujeito às condições meteorológicas.
Os bilhetes podem ser comprados online ou nos balcões de bilhetes do Taj Mahal. A entrada de estrangeiros custa 1100 rúpias indianas e há um adicional de 200 rúpias para visitar o mausoléu principal, o que pelo preço, vale a pena.
Considere contratar um guia oficial ou um serviço de áudio-guia para saber mais sobre a história e a arquitetura. Aqui há uma opção que permite que você pule as filas de entrada.
Se preferir, você pode também optar por essa que inclui a entrada e guia para o Taj e para o Fort Agra.
Existem algumas regras a serem seguidas ao visitar o Taj Mahal para preservar a integridade do site:
O ideal é programar sua visita para a hora de abertura do Taj, ao amanhecer, quando a multidão é menor e a luz do sol ilumina a estrutura de mármore branco de um jeito muito bonito.
Se você acha que deveria ser contra a lei estar de pé tão cedo, as visitas ao pôr do sol também são populares para ver a mudança de cores do Taj com a luz do sol poente.
Uma vez lá dentro, não deixe de ver:
Leia nosso post completo sobre como visitar o Taj Mahal
Apesar de menor famoso, o Agra Fort é um dos monumentos mais importantes da cidade. Mesmo num bate-volta, é um dos lugares que devem ser visitados. Também conhecido como “Lal Qila”, a construção é uma fortaleza enorme, toda feita de arenito vermelho, localizada na margem direita do rio Yamuna.
Era ali que os governantes do Império Mogol viviam e foi ali que o idealizador do Taj Mahal, o imperador Shah Jahan, ficou preso pouco depois que o mausoléu para sua amada, a Mumtaz Mahal, ficou pronto.
Dois de seus filhos o prenderam e tomaram o poder. Do forte, Jahan podia observar sua obra. Hoje você também tem uma vista legal do Taj Mahal a partir do Agra Fort, que é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O local é enorme, com várias alas, salões decorados, palácios e jardins.
O Forte de Agra está aberto todos os dias das 6h ao pôr do sol. Assim como o Taj Mahal, os bilhetes podem ser comprados online e a entrada para estrangeiros custa 650 rúpias.
Se preferir, você pode contratar um passeio guiado para o Fort Agra e Taj Mahal no mesmo dia. Essa entrada permite que você pule a fila de entrada no Taj, o que é uma mão na roda pra quem não tem muito tempo.
As regras são semelhantes às do Taj Mahal. Fumar é proibido e alimentos e bebidas, exceto água, não são permitidos. Mochilas grandes, tripés de câmera e drones não são permitidos.
O Forte de Agra é um complexo de edifícios, incluindo:
Assim como o Taj, também há a possibilidade de contratar guias locais para a visita.
Outra construção que vale a visita em Agra é o Akbar’s Mausoleum. Esse mausoléu guarda a tumba de um dos maiores imperadores mogóis, o avô de Shah Jahan, Akbar.
Todo o monumento foi planejado por ele, ainda em vida, claro. É uma construção grandiosa, feita de tijolos vermelhos e colunas de marfim, com amplos jardins e que mistura vários estilos arquitetônicos, como o hindu, islâmico, budista, jainista e cristão.
O mausoléu fica em Sikandra, uma cidade na periferia de Agra e um pouco distante do centro, sendo necessário contratar um tuk-tuk ou táxi para chegar até lá e é preciso pelo menos umas duas horas para terminar a visita.
O Mausoléu de Akbar está aberto todos os dias, das 6h às 18h. Os bilhetes podem ser comprados na entrada e custam 310 rúpias.
O monumento é chamado oficialmente de Itmad-ud-Daula’s Tomb, mas é conhecido como Baby Taj, tudo porque a construção lembra um pouco o Taj Mahal.
Mas na verdade, é o Baby Taj que provavelmente inspirou o Big Taj, já que foi construído cinco anos antes pela imperatriz Nur Jahan para seu pai, Itimad-ud-Daulah. Este foi o primeiro monumento na Índia a ser inteiramente construído em mármore.
Tenha em mente que depois de visitar o Taj, a versão baby não tem muita graça. Mas se você estiver com tempo, é uma opção válida. O Itimad-ud-Daulah está aberto todos os dias, das 6h às 18h.
Os bilhetes podem ser adquiridos na entrada do mausoléu e custam 310 rúpias.
Do outro lado do rio e exatamente alinhado com o Taj Mahal ficam jardins chamados Mehtab Bagh.
Conhecido como “jardim da luz”, tem o formato de um quadrado perfeito e oferecem uma ótima vista do mausoléu, garantindo fotos sem ter que disputar espaço com a multidão de turistas. Experimente passar por ali ao por do sol para fotografar o Taj refletindo a luz do sol!
Nesse lugar, Shah Jahan tinha planos de construir outro Taj, de mármore negro. No entanto, seu filho o prendeu e impediu que ele começasse outra obra megalomaníaca. Mas que seria lindo, seria!
O lugar é cercado de mitos românticos, entre eles de que os casais devem dar as mãos em frente o Taj para perpetuar seu amor. E, para uma experiência diferente e criativa, que tal fazer uma aula de Yoga com vista para o Taj? Dá pra reservar seu lugar aqui.
A entrada custa 300 rúpias e o lugar funciona até as 18h.
A Jama Masjid de Agra é uma das maiores mesquitas da Índia, construída em 1648 por ninguém mais ninguém menos do que Shah Jahan, o imperador do Taj Mahal, em homenagem à sua filha favorita, Jahanara Begum.
Como se pode esperar das obras desse imperador, a mesquita é uma construção bonita e impecável, com destaque para o enorme domo de mármore. É uma das maiores mesquitas da Índia e uma das mais importantes atrações turísticas de Agra.
A entrada é gratuita e o local está aberto todos os dias das 6h às 20h, mas fecha para não-muçulmanos durante as horas de oração. Recomenda-se verificar os horários de oração no dia da visita.
Fatehpur Sikri fica a cerca de 40 km de Agra e é uma antiga cidade fundada pelo imperador Akbar em 1571. Serviu de capital do Império Mogol entre 1571 e 1585. Hoje é uma cidade histórica, com mesquita, palácios e mausoléus muito bem conservados, com estilo persa e hindu.
Agora uma cidade deserta, ela serve como um lembrete vívido da grandiosidade do império Mogol. Este Patrimônio Mundial da UNESCO é conhecido por sua arquitetura mogol bem preservada e é uma parada imperdível para quem visita Agra.
Lá dentro, não deixe de ver:
Fatehpur Sikri está aberta todos os dias, das 6h às 18h. A visita à Fatehpur Sikri rende um dia inteiro e a entrada custa 600 rúpias. Se preferir, você pode fechar um passeio guiado que inclui transporte até a cidade. Veja aqui uma opção confiável.
Localizado no centro de Agra, o Kinari Bazaar é um mercado local repleto de cores, sons e cheiros. Este é um dos principais destinos de compras da cidade, oferecendo tudo, desde joias e vestuário até decoração para casa e delícias culinárias.
O Kinari Bazaar abre todos os dias das 11h às 21h, embora algumas lojas possam abrir e fechar em horários diferentes. É mais movimentado à tarde e à noite, especialmente aos sábados.
É melhor visitar o mercado com alguém que conheça a área ou contratar um guia local, pois o mercado pode ser bastante labiríntico e lotado e você pode ficar um pouco perdido sobre onde estão as tendas interessantes. Aqui há um passeio guiado pelos bazaares de Agra que você pode contratar.
E leve dinheiro, pois muitos vendedores não aceitam cartões.
Uma exibição noturna que conta a história do Império Mogol através de uma mistura de música, narração e efeitos visuais projetados no Agra Fort.
A exibição corre diariamente e tem duas sessões, uma em hindi e outra em inglês. Verifique os horários específicos com antecedência, pois eles podem variar dependendo da época do ano.
Os bilhetes podem ser comprados no local e variam de 500 a 1000 rúpias, dependendo do assento.
O Parque Nacional de Keoladeo, também conhecido como Santuário de Pássaros de Bharatpur, é uma das principais atrações do norte da Índia para os amantes da natureza. Esse é o lar de mais de 370 espécies de aves, incluindo várias espécies migratórias que viajam do Afeganistão, China, Europa e Sibéria durante os invernos.
Além das aves, o parque também abriga uma variedade de outros animais, incluindo cervos, antílopes, macacos, e ocasionalmente, leopardo e hiena.
Localizado a cerca de 60 km de Agra, o parque está aberto todos os dias do ano, das 6h às 18h. Os melhores meses para visitar são de outubro a fevereiro, quando a maioria das espécies migratórias está presente.
O parque pode ser explorado a pé, de bicicleta, de riquixá puxado por ciclo ou em veículos elétricos. Vale a pena levar um binóculo e contratar um guia naturalista para a visita.
Os bilhetes de entrada podem ser comprados na entrada do parque e custam 400 rúpias. Há uma taxa adicional para câmeras de vídeo profissionais. Recomenda-se verificar os preços atualizados antes da visita.
A estação ferroviária mais próxima do parque é a Estação Bharatpur Junction, que está bem conectada a várias cidades importantes da Índia. De lá, você pode pegar um auto-rickshaw ou um táxi até o parque.
Veja agora um sugestão de roteiro para 2 a 3 dias em Agra. Uma boa ideia para começar é contratar um free walking tour pela cidade. O passeio permite que você tenha uma visão geral dos monumentos e lugares importantes em pouco tempo. Você só paga uma gorjeta ao guia no final do passeio.
Reserve grátis seu free walking tour em Agra aqui.
Dia 2: Excursão a Fatehpur Sikri e Akbar’s Mausoleum
Dia 3: Gastronomia e Cultura
Por ser muito turística, Agra oferece várias opções de hospedagem para todos os bolsos e estilos. Aqui estão algumas das melhores regiões para ficar em Agra:
Para saber onde escolher sua hospedagem, leia nosso guia completo sobre Onde ficar em Agra melhores regiões e dicas de hotéis.
Abaixo, separamos algumas opções de hotéis para sua estadia em Agra, todos eles localizados próximos ao Taj Mahal
Se você está viajando em modo econômico, a comida de rua é uma opção autêntica e barata em toda a Índia. Mas comer em restaurantes por ali também é uma experiência imperdível e Agra oferece diversas opções gastronômicas, desde restaurantes elegantes até os mais simples.
Para ter uma visão geral da comida da cidade, uma boa ideia é contratar um tour gastronômico que vai te apresentar as maravilhas da cozinha indiana. Você pode reservar o seu lugar aqui.
Aqui estão algumas sugestões de lugares onde você pode comer em Agra:
Não é obrigatório, mas é fundamental ter um seguro de viagem para viajar para a Índia.
O seguro viagem é fundamental para as férias de qualquer pessoa, não importa o país de destino, mas ainda mais importante para visitar lugares como a Índia, onde tudo é muito diferente do que estamos acostumados, principalmente a alimentação.
Passamos vários meses no país e utilizamos o seguro em pelo menos três ocasiões. Sobre isso, leia o texto: como escolher um seguro viagem para a Ásia.
Leitores do 360meridianos tem cupom de desconto para comprar o seguro na Seguros Promo. Basta usar o 360MERIDIANOS05 na sua compra! Pagando com Pix, o desconto é ainda maior! Clique aqui para fazer sua cotação.
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
A locomoção de trem é segura? Estou indo com um grupo de alunas e gostaríamos de conhecer Agra e Noa Delhi.
Oi Aline,
Se vocês estão em grupo eu considero seguro sim. Comprem as passagens da classe 3AC para cima. Tem um post aqui no blog falando mais sobre trem na Índia: https://www.360meridianos.com/dica/como-viajar-de-trem-na-india
Boa Noite!
Vou em Dezembro desse ano para a índia e fico 19 dias, gostaria de dividir bem o tempo! Quantos dias acha que devo ficar em cada cidade? Desembarco no aeroporto de Nova Delhi.
Desde já agradeço!
Oi Patrícia,
Quais cidades você vai?
Pensei em ir a Nova Delhi, Agra, Jaipur, Jaisalmer e Udaipur, vou me locomover de trem.