Águas de São Pedro: por dentro de um hotel-escola

Para o garçom que nos atendia, aquele era mais do que um dia de trabalho: ele estava também em sala de aula, dando mais um passo na formação educacional da carreira que tinha escolhido. Assim funciona num hotel-escola, onde hospitalidade é a palavra de ordem, mas também vale nota no diário de classe. Vivemos essa experiência durante uma visita ao Grande Hotel Águas de São Pedro, do Senac.

Além do jornalismo, nosso ramo de atuação, trabalhos na área de turismo também facilitam um estilo de vida mais viajante. Essa foi a maior razão para aceitarmos o convite para passar um fim de semana no hotel-escola do Senac, em Águas de São Pedro, interior de São Paulo. Muitos dos nossos leitores frequentemente perguntam o que fazer para viajar e trabalhar ao mesmo tempo. Existem várias formas, mas escolher uma profissão que se adeque a esse modelo ajuda bastante.

Um bom exemplo é o da Flávia, gerente do Águas de São Pedro e que nos acompanhou durante um tour pelas instalações do hotel. Formada em hotelaria pelo Senac, ela rodou o mundo trabalhando em hotéis, incluindo na lista lugares que fazem parte dos sonhos de muita gente, tipo Maldivas e Marrocos. Depois de se aventurar pelo planeta, a Flávia voltou para o Águas de São Pedro, dessa vez como profissional. O caso dela é somente um exemplo bem sucedido de como certas carreiras permitem viajar e trabalhar – uma boa formação na área de hotelaria ou gastronomia pode te ajudar a abrir portas ao redor do globo, se esse for o seu objetivo. Com os brasileiros viajando cada vez mais ( e gastando rios de dinheiro por onde passam), também há demanda para trabalhar com turismo em outros países, atendendo a multidão de brazucas que viaja todos os anos.

A Escola

Um hotel-escola não é apenas um local de hospedagem e lazer: é um Centro de Educação. No caso do Grande Hotel Águas de São Pedro, no mesmo local onde hóspedes se divertem com suas famílias funciona um Campus Universitário, com cursos de graduação nas áreas de turismo, hotelaria, gastronomia, lazer e meio ambiente. Dali, o estudante sai pronto para trabalhar nessas áreas, seja um emprego fixo numa cidade ou mesmo de forma itinerante, num cruzeiro, por exemplo.

O Grande Hotel Águas de São Pedro tem também funcionários já formados. Logo de cara, o hóspede aprende a diferenciar quem é funcionário e quem é aluno pelo uniforme. O Campus Águas de São Pedro tem também coisas que muitos hóspedes não se dão conta, como uma Cozinha Pedagógica, um Laboratório de Hospedagem, um Laboratório de informática e uma Biblioteca Universitária. Ali os alunos vivem o dia a dia de um hotel de grande porte, aprendendo cada detalhe na prática. Já na década de 1980 o Governo estadual doou definitivamente o local para o Senac, que se comprometeu a manter o estabelecimento como um hotel-escola de forma permanente.

O Grande Hotel  existe desde o começo do século 20. Surgiu mais ou menos na mesma época em que foram encontradas águas termais e ricas em minerais na região, causando também o desenvolvimento da cidade. A escola veio só mais tarde, no fim da década de 60, tornando o que era somente um hotel de luxo também um local de aprendizado.

O Hotel

O Grande Hotel Águas de São Pedro é aquele tipo de lugar para passar um fim de semana ou uma data especial. Embora a cidade também tenha coisas interessantes (como  águas termais) o hotel é o atrativo principal. Ficar de bobeira na piscina, fazer esportes nas quadras ou até no campo de golfe ou usar o spa são algumas das possibilidades. No nosso caso, a atividade favorita foi a de sempre: comer. E bem.

O hotel funciona no esquema todas as refeições inclusas (exceto bebidas). Do café da manhã ao jantar, os alunos se esforçam mesmo para tirar boas notas e agradar aos professores e hóspedes.

Além do restaurante principal, hóspedes que queiram comida ainda mais sofisticada podem reservar uma mesa no Restaurante Engenho das Águas, estrelado há oito anos seguidos pelo Guia 4 Rodas, da Editora Abril.

*Fizemos essa viagem à convite do Grande Hotel Águas de São Pedro, em julho de 2013. 

 

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 voto)
Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

Ver Comentários

  • Bom dia
    Sou do Recife e formado em gastronomia, gostaria de saber como faço p o processo seletivo p estudar no hotel escola em tempo integral, já q sou de outro estado.
    Grato e aguardo

  • BOM DIA TENHO UNS AMIGOS MAIS ESPOSAS,E GOSTARIAMOS DE SABER, MAIS SOBRE O HOTEL E PONTOS TURISTICOS MAIS INTERESSANTES QUE VOCES TEM AGUAS DE SAO PEDRO.A FAIXA DE IDADE E DE 50 A 60 ANOS,TEMOS UM CLUBE DE BUGGYS E VIAJAMOS PARA ALGUMAS CIDADES DO INTERIOR,TAMBEM ALEM DA HOSPEDAGEM LUGAR SEGURO PARA GUARDAR NOSSO BUGGYS.MEU NOME LUIGI

    • Oi, Luigi.

      Quando fomos nós ficamos só no hotel, não conhecemos a cidade. Mas parece ser interessante.

      Abraço.

  • Trabalho como garçom, mais meu sonho é ser cozinheiro chef.
    Como eu poderia ser chef de cozinha se não tenho condições financeiro.
    Gostaria muito de aprender muito nas Águas de São Pedro..
    Quero resposta obrigado!

Compartilhar
Publicado por
Rafael Sette Câmara

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

2 meses atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás