Hotel, hostel ou apartamento? Essa dúvida passa pela cabeça de muita gente que está indo viajar e se depara com a opção de alugar um apartamento de temporada, algo que até pouco tempo não era tão comum assim em viagens, principalmente nas internacionais.
Nós já temos um post bem completo e explicativo sobre como usar os serviços do Airbnb, mas recentemente tem aparecido cada vez mais opções para alugar apartamentos via Booking.com (nosso parceiro). Eu mesma já reservei apartamentos inúmeras vezes durante viagens. Por isso, vamos falar um pouco das vantagens, desvantagens e truques na hora de alugar ou não um apê na sua próxima viagem.
Para começar, eu acho que a grande vantagem dos apartamentos em relação aos hotéis e hostels é a relação custo x benefício quanto a localização. É assim: dos três, os hotéis são a opção mais confortável, porque você tem serviço de quarto, limpeza, gente carregando sua mala, não precisa se preocupar com nada. Porém, também é a mais cara.
Hostels costumam ser mais baratos e ter um ambiente legal de interação com outros viajantes, mas têm como aspecto negativo a falta de privacidade, pelo menos nos dormitórios.
O apartamento fica no meio-termo: em geral, dá para encontrar excelentes localizações por preços muito camaradas. Você vai ter a privacidade de um espaço só para você e seus companheiros de viagem, mas também vai ter que se preocupar em coisas como arrumar a cama (ou não, rs) e fazer as próprias refeições, o que é ótimo para quem quer economizar.
Para mim, tirando o fato de eu adorar chegar de um dia de passeio e ver tudo arrumadinho no hotel, gosto muito da liberdade e da sensação de morar no lugar que o apartamento te dá.
Apartamento que alugamos em Paris. Foto: Booking
Isso tudo fora o preço. Em Paris, ficamos a exatamente um quarteirão da Champs Elysées, durante o período de Réveillon, por 37 euros a diária por pessoa (meu grupo tinha quatro pessoas). O preço para hotéis, na mesma região, saia pelo triplo.
Já em Nápoles, pagamos 25 euros por pessoa, com direito a varanda com essa vista abaixo, e ainda tinha café da manhã incluído num restaurante da esquina.
Já deu para perceber outra grande vantagem dos apartamentos? Fica bem barato se você estiver viajando em grupo.
Bem, existem sim algumas diferenças. Para começar, o sistema do Booking é aquele que todo mundo já conhece, não precisa de cadastro nem nada.
Depois de colocar o nome da cidade e as datas da estadia, no canto esquerdo existe a opção: Tipos de Propriedade. Aí, é só escolher apartamento. Outra opção é, no filtro no topo das pesquisas escolher “apartamentos e casas inteiros”
Mesmo que você não faça isso, os apartamentos disponíveis vão aparecer na busca, lado a lado com Hotéis, Hostels, Bed and Breakfast, etc.
Porém, a grande diferença entre o Booking e o Airbnb – e que fez minha família decidir pelo primeiro serviço – é o método de pagamento.
No Airbnb, você precisa pagar 100% do valor das diárias no momento da reserva. Eu acho o método do Airbnb seguro no caso da necessidade de reembolsos, mas o problema muitas vezes é que você pode não ter o dinheiro para pagar na hora, principalmente no caso de reservas com antecedência.
No Booking, existem várias condições de pagamento, dependendo do apartamento: existem lugares que funcionam como hotel, com cancelamento grátis e pagamento no momento do check-in. Outros te cobram metade do valor antecipado. Outros cobram por partes antes do momento da hospedagem. Enfim, é importante ler essas condições especiais no momento da reserva, para não ser pego de surpresa.
No final das contas, o que importa mesmo é você pesquisar bem e encontrar a opção que se adeque melhor ao estilo de viagem e orçamento. Mas se você nunca se hospedou num apartamento, sugiro que dê uma chance para eles.
Nordeste
Sudeste
Sul
Centro-Oeste
Norte
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
Muito bom o post!! Eu sou adepta do AirBnb, não sabia que o Booking oferecia o mesmo serviço!
Eu e meu marido particularmente adoramos ficar em apartamento nas nossas viagens! Sentimos sempre que estamos um pouquinho mais inseridos no cotidiano da cidade!
Boa dica mesmo essa do Booking! Vou olhar também na próxima viagem! Bjos!
Obrigada Bárbara!
abraço
Ótimo post, Luiza! :)
Só uma dúvida: pelo o que eu lembro, no Airbnb você entra em contato com o proprietário do apartamento e combina um local e hora para pegar e devolver as chaves, certo?
Como isso funciona no Booking.com? Acontece a mesma coisa?
Ótima pergunta Lívia, esqueci de explicar isso no post. Isso vai varia com cada aluguel, assim como nas condições especiais.
Por exemplo, no caso do hotel de Paris nós tivemos que ir buscar e devolver a chave num lugar, que era relativamente perto. Em Nápoles a proprietária nos recebeu na chegada e deixamos a chave dentro do apartamento na saída.
Ou seja, cada caso é um caso.