Barcelona se move sobre pranchas. Na capital catalã, metrô e bicicleta tem o seu lugar, mas o skate é o meio de transporte oficial. Com ruas planas, calçadas largas, calçadão à beira-mar, inúmeras praças, arquitetura que parece ter sido pensada para receber os skatistas e clima que te convida a estar ao ar livre, a atividade deixa de ser apenas o esporte radical dos skate parks para tornar-se uma poderosa ferramenta de locomoção e de ocupação da cidade. Dos adeptos do longboard ou do penny (um mini skate para usar em um pé só), em Barcelona o skate é democrático: não tem gênero ou idade e nem está restrito a uma tribo urbana obscura.
Mas isso não quer dizer que a cidade não atraia também gente que leva o esporte a sério. Pelo contrário, talvez por estar tão entrelaçado com o cotidiano local e ser considerada uma cidade ideal para o desenvolvimento do esporte, Barcelona também possui algumas das principais pistas de skate da Europa e já foi sede de importantes eventos que reuniram os melhores skatistas do mundo, como os X Games e o Nike SB European Series.
Se Barcelona é a capital europeia do Skate, a Praça do MACBA é o epicentro do esporte. Todos os dias, a qualquer hora, o espaço em frente ao Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, em pleno Raval, está cheio de praticantes do esporte treinando manobras nas escadas, bancos e corrimãos – que, diga-se de passagem, só podem ter sido projetados por algum skatista. O lugar se tornou uma espécie de ponto do encontro entre amantes do esporte e admiradores. Não é raro ver gravações de vídeos com as manobras por ali ou que algum olheiro passe buscando talentos perdidos nas ruas de Barcelona.
Carrer dels Tallers, 68
As redondezas da Praça do MACBA estão cheias de bares com atmosfera alegre e descolada, mas o Nevermind é o que a gente pode chamar de bar do skate. Com decoração inspirada no rock e trilha sonora que faz qualquer adolescente dos anos 1990/2000 cantar junto – o lugar possui uma pista de skate no interior que tanto serve de “mesa” quanto para que os visitantes possam arriscar alguma manobra.
Quem não consegue se equilibrar sobre a prancha, mas morre de vontade de aprender, pode pegar umas aulinhas na escola de skate Ungravity. O local ainda oferece acampamentos e viagens para skatistas, eventos especiais e aulas de esportes aquáticos e de neve.
O Parque del Fórum é um grande espaço de eventos que recebe shows e festivais. Quando não há nada na programação, no entanto, é um parque público perto do mar e outro ponto de encontro para a prática de skate de rua e outros esportes.
Com mais de 1000 metros quadrados, esse skate park localizado em Badalona (Carretera de Mataró, 2-20) conta com pistas para todos os níveis. A pista é uma das mais novas da região de Barcelona e possui qualidade internacional: foi ali que foram disputados os X Games da cidade.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…