Bunkers del Carmel: o melhor mirante de Barcelona

Do alto do monte mais alto de Barcelona, pode-se ver a cidade inteira até o mar. O lugar, estratégico, é perfeito para ser usado com fins militares. Ou para apreciar a vista e as cores da cidade ao pôr do sol. Um tema que me interessa muito sempre que estou viajando por uma cidade grande é a apropriação dos espaços públicos pela população. É fascinante ver como velhas estruturas abandonadas ganham novos usos e se transformam em espaços de convivência, como as praças e ruas interditadas para carros integram a vida da população e se transformam em personagens vivos das metrópoles. Por isso, nenhum passeio me chamou mais a atenção nessa minha estadia em Barcelona que os Bunkers del Carmel.

A colina Turó de la Rovira, localizada no bairro Carmel, foi um importante ponto de defesa da cidade. Em 1939, durante a Guerra Civil Espanhola, foram construídos bunkers pelas tropas anti-fascistas para proteger a região de ataques aéreos do ditador Franco. Com o fim da guerra, as estruturas caíram em desuso e acabaram ocupadas por imigrantes de regiões mais pobres do país, onde se formou uma espécie de favela em um fenômeno conhecido como barraquismo. Como se pode imaginar, as condições de vida ali não eram das melhores, com acesso precário a itens básicos de sobrevivência, como água potável.


Nos anos 1980, a cidade enfrentou um processo de erradicação do barraquismo e as barracas de Carmel foram as últimas a serem extintas. A população que vivia ali ganhou novas moradias em outra área da cidade e, em 2010, o local passou por uma restauração e foi integrado ao Museu de História de Barcelona. Ainda hoje, no entanto, é possível ver as marcas dos lugares onde antes ficavam as casas dos que viviam ali.

Hoje, as estruturas de guerra que também já foram moradia servem de camarote para apreciar a cidade. A vista dali de cima é, sem dúvidas, uma das melhores que você vai ter de Barcelona. Do alto, é possível ver o desenho perfeito dos quarteirões da cidade e como o traçado muda ao passar para uma das cidades adjacentes. Dá para ver a Sagrada Família, a duvidosa Torre Agbar e o azul do Mediterrâneo ao fundo.

O lugar é perfeito para um piquenique ao pôr do sol. Ainda que ele se ponha em um ângulo estranho, atrás de uma das estruturas, dá para acompanhar como as cores da cidade vão mudando junto com o céu e o momento em que as luzes começam a se acender e logo tomam conta da cidade.

Olhando para o outro lado do monte, ainda dá para ver o outro lado da cidade e o Monte Tibidabo, uma visão completa da região. Não há muita infraestrutura no local, por isso é recomendável que você leve sua cerveja e seus petiscos. Banheiros químicos, no entanto, estão disponíveis. E lembre-se de levar um casaco, porque ali no alto pode ventar bastante.

Como chegar aos Bunkers del Carmel

O metrô não chega tão perto dos Bunkers, apesar de que dá para caminhar uns 20 minutos desde a estação El Carmel (linha 05 – azul). O melhor mesmo é pegar o ônibus V17 no centro e descer no ponto final. Dali é preciso subir o morro, mas a caminhada é tranquila.

 

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones e no Youtube. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Ver Comentários

  • Olá, Natalia! Gostei do seu texto e das informações contidas nele! Você deu um apanhado de dicas e fugiu do lugar comum do turismo pelo turismo. Irei ficar em Del Carmel e a sua narrativa sobre a história do lugar fez com que eu me aproximasse mais ainda de Barcelona, dos seus patrimônios e do seu povo! Achei o máximo a sua linha de exposição sobre o significado da existência dos Bankers Del Carmel e do uso e ocupações posteriores! Também sou adepta do estudo das grandes cidades e da apropriação dos espaços publicos, pelo público! O seu relato me deu mais vontade de absorver as essências entre muros dessa cidade!

  • Olá Natália, tudo bem? Muito bacana o post sobre o Bunkers del Carmel, parabéns!
    Já morei em Barcelona entre 2008/2009 e não conheci este lugar. Estou com muita vontade de conhecer em uma próxima viagem que farei à cidade no próximo ano. Estou indo com uma pessoa idosa que não pode caminhar por muito tempo. Você sabe me dizer se os taxis chegam próximo ao mirante pu mesmo de taxi tem que caminhar bastante para chegar ao local?
    E encontra-se taxi para voltar de lá, caso eu vá por este meio de transporte?
    Muito obrigado!

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

2 meses atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás