Checklist de organização para viagem internacional

Faltam menos de três dias para eu partir para Portugal. Com isso, esta semana tem sido uma correria sem fim para organizar os últimos detalhes – são tantas coisas para resolver antes de uma viagem internacional que acabamos esquecendo de uma ou outra coisa.

Ontem vi uma notícia de um casal que foi deportado da França na lua de mel porque comprou um pacote via CVC e o hotel não confirmou a reserva. Felizmente a justiça garantiu ao casal uma indenização pelo transtorno. Mas, se eles estivessem seguindo minha checklist de organização de viagem internacional, quem sabe poderiam ter evitado tamanho perrengue.

Parta do princípio de que seus documentos são seus bens mais preciosos e são necessários para comprovar quem você é no exterior. Ou seja, é preciso tomar todas as precauções para o caso de perda ou roubo. Depois, lembre-se da importância do seu dinheiro, seja em espécie ou no cartão, para pagar suas contas e te salvar em imprevistos. Você precisa mostrar para a imigração que tem esse dinheiro e também precisa saber o que fazer caso ele suma.

Por fim, lembre-se que confusões acontecem, informações são perdidas e é necessário que você confirme que realmente tem um cama para dormir e transporte para levá-lo aos lugares. Então, vamos ao checklist de organização pré-viagem internacional, seja você marinheiro de primeira viagem ou viajante experiente.

Veja também: Como funciona a imigração na Espanha

O que você precisa fazer antes de viajar

– Libere os seus cartões de débito e crédito para uso no exterior. Alguns bancos só permitem que você deixe o cartão desbloqueado por um certo período de tempo, então anote o número que você vai precisar ligar e salve na agenda a data que vai ter que desbloquear novamente.

– Habilite todas as funções do internet banking no celular e computador (caso você ainda viva na idade da pedra não tenha feito isso).

– Se for uma viagem mais longa, tipo intercâmbio ou uma volta ao mundo, vá ao cartório e deixe uma procuração para alguém de confiança autorizando essa pessoa a te representar em todas as situações (custa caro, cerca de 100 reais). Pergunte a seu banco se eles exigem alguma procuração específica e peça para eles te enviarem o modelo. No meu caso, o Banco do Brasil tem um modelo de procuração particular que só precisa do reconhecimento de firma.

– Também no cartório, tire uma cópia autenticada do seu passaporte (e deixe guardada num lugar diferente do que fica seu documento original).

– Uma semana antes de partir, envie um email ao hotel confirmando a hora da sua chegada e checando se está tudo certo com a sua reserva. SEMPRE faça isso, principalmente se você reservou via internet ou agência.

– Tire uma foto da mala que será despachada, aberta e fechada (caso a bagagem seja perdida, isso ajuda na localização). Leia nosso post sobre o tema.

– Não esqueça de fazer o seguro de viagem internacional. Saiba mais sobre a importância disso e veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício.

Tire cópia dos seguintes documentos e leve com você:

Minhas pastas com documentos de viagem, sempre comigo na bagagem de mão

– Passaporte (de preferência, uma cópia autenticada em cartório)

– Identidade e CPF

– Carteira de Motorista

– Página com visto do seu passaporte (se tiver)

– Certificado Internacional da Vacina de Febre Amarela

Tenha impresso e guardado numa pasta na mala de mão (não despache!):

Imigração nos Estados Unidos. Crédito: CBP Photography (CC BY-SA 2.0)

– Declaração do imposto de renda (se tiver)

– Extrato bancário recente

– Comprovante de endereço no Brasil

– Extrato do cartão de crédito

– Extrato do cartão de viagem pré-pago

– Comprovante de compra de moeda estrangeira (entregue pela Casa de Câmbio)

– Comprovantes de reserva em hotéis (pode ser do email mesmo – aproveite e imprima também informações de como chegar no hotel)

Carta-convite (no caso de não ter reservas de hotéis)

– Comprovantes de itinerários de vôos

– Tickets de ônibus ou trem comprados via internet (também servem como passagem)

– Certificado da apólice do seguro internacional de viagem

– Certificado de estudo ou contrato de trabalho, caso você vá fazer intercâmbio

– Receita médica de medicamentos que estiver levando

– Nota fiscal de objetos de valor que estiver levando (como computador, câmera, tablet, etc)

Tenha uma cópia digitalizada (foto ou scanner) e salve no email e pendrive:

– Passaporte

– Frente de todos os seus cartões. Assim você terá salvo os números de seus cartões, caso seja roubado ou perca (não tire a foto do verso, porque lá tem o código de segurança do cartão).

– Certificado da apólice do seguro de viagem

– Reservas de hotéis ou carta convite

– Itinerários de voo, trem ou ônibus

Durante a viagem

– Guarde todos os comprovantes de check-in e de despacho de bagagem. Também tire uma foto deles.

– Não mantenha todo o seu dinheiro e cartões no mesmo lugar. Guarde uma parte na doleira e outra na carteira, por exemplo.

– Cuide bem do seu passaporte. Evite deixar fora do cofre no hotel ou esquecê-lo em algum lugar (um amigo uma vez deixou o passaporte cair no vaso sanitário quando foi tirar da doleira).

– Guarde com MUITO cuidado o documento de imigração que é entregue no avião. Você precisará devolvê-lo quando for sair do país.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

  • Oi Luiza, tenho que ir com todas as reservas feitas? É que vamos fucar, eu e meu marido, por 25 dias, mas so fiz reserva em Lisboa por 3 noites e mais 3 em Porto, , gostaríamos de resolver os demais dias lá. Você vê problema?
    Bj
    Obrigada

    • Oi Alcionis,

      A imigração pode implicar com isso sim, mas em Portugal costuma ser mais tranquilo e acho difícil que eles reclamem.

      Porém, posso ser sincera? Bem mais fácil e até barato reservar tudo pela internet antes!

      bj

  • Ei Luiza!

    Tem ocorrido algum problema na questão do aluguel por temporada pela AirBNB ou particulares? Para comprovar, basta imprimir o voucher do aluguel? Vou para Roma, Paris e Amsterdam.

    Obrigada! Adorei o checklist!

  • Oi Luíza. Preciso do certificado da vacina de febre amarela mesmo sendo de uma área sem a doença ?
    Viajarei pra Londres e Paris.
    Clovis

  • Boa tarde

    No final desse mês vou viajar para Londres e também vou a Paris com meu marido e minha irmã...Gostaria de saber quanto devo levar para poder passar na imigração uma média que vou gastar por dia. As passagens para Paris eu comprei pela internet e as imprimi...Eu levo como "passeio" para apresentação na hr da imigração?

    Obrigada e no aguardo

    Lais

  • Oi Luiza, tudo bem?
    Você poderia me ajudar? Vou viajar para a Itália e gostaria de saber se os e-mails de confirmação de reserva de hotéis da booking.com são suficientes para apresentar, ou se preciso de e-mails dos próprios hotéis.

    Obrigada!

    • Oi Tatiane,

      O email de confirmação do Booking é suficiente. Em geral, na página da reserva, eles também tem a confirmação na língua do país.

      Abraço

    • Tatiane e Aida.

      Eu estive na Europa (Espanha, itália e Portugal) em janeiro de 2015 e fiz todas as reservas pelo booking.com. Apresentei nos hoteis apenas os emails de confirmação do booking.com e não tive nenhum problema.

  • Oi pessoal do blog!
    Preciso tirar uma dúvida urgente, já que estou viajando na quinta!
    Meu pai comprou as moedas pra mim, assim, no comprovante entregue pela casa de câmbio consta o nome dele, não o meu.
    Causaria algum problema levar esse recibo em nome dele, ou seria melhor levar uma declaração assinada por ele, dizendo que comprou as moedas pra mim?

    Obrigada!!

    • Oi Cris,

      Não tem problema. Se ele é seu pai, dá para ver nos seus documentos. Além disso, esse comprovante da compra de moedas não é tão necessário, tendo em vista que você estará com o dinheiro em si.

      Abraço

  • Boa noite...adoreio checklist...semana que vem viajo para portugal para casa de meus sogros e gostaria de saber se è necessario carta convite e dinheiro em especie. Abs

    • Conseguiu receber a carta convite a tempo? Ou teve que ir sem ? Se foi sem teve algum problema em entrar sem a carta ?

    • Oi Dulce,

      Se você vai ficar hospedada na casa deles precisa da carta convite para comprovar onde estará.
      O dinheiro não precisa ser em espécie, mas o funcionário da imigração pode te pedir para comprovar que tem a grana (são 75 euros para a entrada e mais 40 para cada dia que estiver no país).

Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

1 mês atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás