Chip de celular na Itália: como comprar e dicas de planos

Já se foi o tempo em que era simples viajar sem internet no bolso: num mundo em que usamos os smartphones para pedir por transporte, comida, movimentar dinheiro e até para traduzir outros idiomas, estar sempre conectado é um grande facilitador de viagens. Neste texto você vai ver dicas de como escolher um chip de celular na Itália. Vamos lá?

Chip de celular na Itália: como escolher

Há três opções:

  • Usar o seu chip de telefone brasileiro mesmo, pagando as taxas da operadora para uso no exterior
  • Comprar no Brasil um chip internacional, também pré-pago
  • Adquirir um chip pré-pago ao chegar na Itália

Milão, na Itália

Posso usar meu chip brasileiro no exterior?

Pode! Mas entre em contato com sua operadora antes de fazer isso, para saber o custo e entender as condições. Há operadoras que cobram um valor fixo por dia de uso, outras que vendem pacotes específicos para o roaming internacional. E há diferenças mesmo entre planos da mesma operadora: algumas delas oferecem o uso no exterior gratuitamente para seus clientes, mas isso só funciona nos planos mais, digamos, encorpados.

Se resolver usar o serviço da sua operadora, verifique também como é o passo a passo para uso no exterior. Pode ser necessário apenas ligar o telefone em outro país, mas também é possível que algum aviso de viagem seja necessário.

Veja também: Alugar carro na Itália – dicas e cuidados necessários
12 roteiros de viagem pela Itália

Adquirir no Brasil um chip internacional pré-pago

Eu usei um chip da Viaje Conectado numa viagem pela Europa, no final de 2019. Basta entrar no site, escolher o plano e fazer o pedido. Usei o pacote Europa, com direito a 12 giga de internet e válido em todo o território europeu por 30 dias. Funcionou perfeitamente. E em várias cidades italianas e também em Portugal. Custa 69 dólares americanos.

Passo a passo para comprar

  • Entre no site da Viaje Conectado
  • Forneça a data inicial e a data final da viagem
  • Escolha a quantidade de chips e aperte o botão compre agora
  • Na página seguinte você pode aplicar um cupom de desconto
  • Preencha o endereço, o tipo de frete e aperte continuar
  • Agora é hora de preencher seus dados e finalizar a compra
  • Você pode pagar com boleto, paypal ou cartão de crédito. É possível parcelar, mas há juros

Você pode pedir para o produto ser entregue em sua casa – o preço do frete varia de acordo com o prazo disponível. No mais barato a entrega é feita em até 15 dias úteis, mas há opções express, de até quatro dias úteis, ou de retirar numa agência credenciada na sua cidade.

No site é possível ver a lista de aparelhos compatíveis e também o passo a passo para colocar o produto em funcionamento – é bem simples. A vantagem desse serviço é já desembarcar no exterior com internet, sem necessidade de procurar uma loja para comprar um produto local – por isso, é uma boa saída para quem tem pouco tempo ou está numa viagem mais curta. É também uma boa escolha para quem vai passar por vários países.

Como comprar um chip pré-pago na Itália

Várias operadoras oferecem serviços na Itália, entre elas Vodafone, Wind, e, claro, a TIM, nome que é um acrônimo para Telecom Italia Mobile. Saiu do Brasil sem um chip e precisa de internet? Essa é uma solução para você. Quem vai usar muito pouco – bem menos que os 12 giga da Viaje Conectado – também pode preferir economizar, comprando um chip local. Na Itália, chip + plano pré-pago de 3 giga saem por algo em torno de 30 euros. Perceba que quem usa mais, com consumo acima de 6 giga, já pode achar que o chip internacional comprado no Brasil tem um custo/benefício melhor.

Para comprar o chip você precisa ir até uma loja das operadoras. Não se esqueça do seu passaporte! As empresas têm lojas nos grandes aeroportos, caso do Fiumicino, em Roma. Algumas estações de trem também oferecem o serviço – vi uma loja da TIM na Milano Centrale, a principal estação de Milão.

Pode ser que você e a pessoa que estiver te atendendo não falem a mesma língua, literalmente. Para prevenir isso, uma saída é ter a versão offline do Google Translate, do português para o italiano. Aí é só escrever no seu celular e deixar o aparelho fazer o resto.

Em junho de 2017 foi encerrado o roaming entre países da União Europeia. Isso significa que um chip comprado num país funciona em outros, sem custo adicional.

Você sabia? O seguro de viagem é obrigatório para entrar na Europa e pode ser pedido na imigração. Saiba como escolher um seguro dentro das regras do Tratado de Schengen.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
O 360meridianos faz parte do programa de afiliados da Viaje Conectado

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

Compartilhar
Publicado por
Rafael Sette Câmara

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

1 mês atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás