Chiva Bus, mistura de balada e city tour em Cartagena

Já pensou andar em um ônibus que fosse, ao mesmo tempo, uma espécie de festa e passeio turístico? Em Cartagena das Índias, na Colômbia, isso é bem comum e quase uma atração turística à parte. Coloridos, chamativos e sem portas ou janelas, os Chivas são figurinhas carimbadas pelas ruas da cidade. No passado, ônibus do tipo eram usados para transportar os trabalhadores das áreas rurais, até que alguém viu um forte potencial turístico no transporte.

Durante o dia, os Chivas saem da Torre dos Relógios, a principal entrada do Centro Histórico, entre 13h30 e 14h, para um city tour em Cartagena. O passeio cobre os principais pontos da cidade, como Bocagrande, Convento de La Popa (o que é ótimo, já que não tem transporte público até lá), Castelo de San Felipe e Bóvedas. Essa pode ser uma forma simpática de conhecer as atrações mais importantes de Cartagena, ainda mais se você não tiver um guia e for fã de passeios em grupo. Mas existe uma forma mais divertida de andar nesse ônibus.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável em qualquer viagem. Não fique desprotegido na Tailândia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício com nosso código de desconto.

Rumba en Chiva

Quando o pôr do sol se aproxima, o Chiva se transforma em uma balada ambulante. Os pontos turísticos continuam no roteiro, mas, agora, são acompanhados de música típica e várias doses de Cuba Libre. É impossível passear pelas ruas de Cartagena à noite sem se deparar com esses ônibus cheios de gente animada e muita dança.

Depois de acomodados os passageiros, cada fileira recebe uma garrafa de rum, uma de coca-cola e um balde de gelo para dividir. O serviço é open bar, o que significa que você pode pedir mais se for necessário e, algumas vezes, inclui cerveja também. Uma banda tradicional, sentada ao fundo do ônibus, se encarrega da rumba e da salsa para a noite.

A festa é liderada por um guia turístico que, além de dar informações sobre os lugares visitados, assume a função de um animador. É ele quem se encarrega de colocar os passageiros para cima, incentivando-os a dançar e a aproveitar a música.

Um dos pontos altos do passeio é a parada no topo da muralha da Cidade Velha, na região de Las Bóvedas, onde a sua excursão vai se encontrar com outras para uma festa ao ar livre. Fora do ônibus, os turistas aproveitam para dançar uns com os outros e, quem sabe, aprender de verdade alguns passos das danças típicas da Colômbia.

Com duração média de 2h30, o tour termina na Plaza dos Coches, bem perto da Torre do Relógio, uma ótima localização para quem vai procurar um restaurante ou mesmo um bar para terminar a noite.

Apesar de ser um passeio original e bem famoso na cidade, o Rumba in Chiva é essencialmente turístico, o que significa que você não vai ver muitos colombianos no seu Chiva. Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, também não é apenas frequentado por jovens mochileiros universitários vivendo a vida loka.

Pessoas de todas as idades, incluindo famílias com crianças – apesar do aviso de que não é permitida a presença de menores de idade – compõem o público dessa festa diferente. O objetivo não é ter uma noitada de arromba, mas ver a cidade de uma forma inusitada e se divertir.

Serviço: O tour pode ser reservado diretamente com o seu hotel, albergue ou cruzeiro, comprado em agências de turismo (no centro histórico tem algumas) ou nesse site. Espere pagar cerca de 40.000 pesos colombianos (mais ou menos 17 dólares).

Leia também:  Hotéis em Cartagena das Índias – Onde ficar

*O passeio no Chiva Bus fez parte do Cruzeiro pelo Caribe Sul e Antilhas, feito à convite da Pullmantur Cruzeiros.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 voto)
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones e no Youtube. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Ver Comentários

  • Olá Natália!

    O passeio de chiva a noite sai de que local de Cartagena, você se recorda?
    Gostaria de pagar lá na hora e não fechar antes.

    Adorei a dica!

    Abraços

    • Nataly, não sei a melhor empresa. Procure alguma na cidade murada, os passeios são meio padronizados.

      Abraços!

  • Nossa que tour interessante,fantástico!!
    Usei onibus de turismo em Curitiba e li que existe em Funchal, mas esse em Cartagena parece diferentemente empolgante.
    Esse tipo de onibus é invenção divina(carteirinha do Hi Hostel,também)!
    As fotos estão lindas!
    Esse tipo de tour se chama City Sightseeing?(vi na internet e estou em duvida)

    • Ei Natália!

      Em várias cidades existe um tipo de ônibus (pode ser chamado de City Sightseeing, City tour ou Hop-on-Hop-off, dependendo da empresa e do lugar), mas esse de Cartagena não é a mesma coisa. Pra começar pelo tipo de ônibus, que parece mais um tremzinho sobre rodas. =)

      Abraços e obrigada por comentar ;)

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

2 meses atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás