Publicidade – O sonho de morar em Portugal ou ser o feliz dono de um passaporte português faz cada vez mais parte do imaginário dos brasileiros.
Existem algumas formas de conseguir a cidadania portuguesa e vamos explorar melhor esses trâmites, respondendo às principais perguntas que recebemos de vocês. Neste texto, o tema é como adquirir a cidadania portuguesa por meio de casamento.
Leia todos os nossos posts sobre Morar em Portugal
Em julho de 2017, a lei da nacionalidade portuguesa foi alterada e passou a facilitar o pedido de nacionalidade para cônjuges. Para fazer o pedido, é necessário:
É importante notar que tanto faz o casamento ter acontecido no Brasil ou em Portugal. Caso tenha sido no Brasil, ele precisa ser transcrito em Portugal, um processo burocrático para o reconhecimento do casamento no país, que pode ser feito num consulado ou em qualquer conservatória de registo civil em Portugal. Segundo a Horizon, o casal pode optar em casar em Portugal, mas deverá apresentar documentos e atender às regras da Conservatória que celebrará o casamento lá.
A lista de documentos para pedir a cidadania por casamento é extensa. E é preciso ficar atento aos pequenos detalhes, porque a cidadania pode ser negada caso não esteja tudo correto. Além disso, há uma diferença no tempo de processo se você fazer o pedido num consulado português ou diretamente em Portugal. A Horizon, por exemplo, não só trata detalhadamente dos seus documentos, como auxilia no processo diretamente em Portugal, o que facilita com a burocracia, com o tempo e, claro, a garantia de sucesso.
Vamos aos documentos necessários, para vocês terem noção do que precisam:
*Apostilamento é a legalização dos seus documentos brasileiros para o exterior. O processo é feito em cartórios cadastrados para o serviço.
Como vocês podem ver acima, a lista de documentos é bastante específica e detalhada, incluindo diversos processos. O pedido pode ser negado se não forem atendidos os critérios de prazo mínimo e, também, se houver alguma das causas de oposição, como a inexistência de ligação efetiva à comunidade portuguesa ou a condenação em crimes de prisão de três anos ou mais.
Uma assessoria, como a Cidadania 4 You, ajuda a montar um processo certinho e a fazer o pedido de forma adequada, o que aumenta as chances de sucesso e também do processo sair mais rápido. Além disso, eles têm consultores que oferecem um atendimento individualizado, que considera as principais necessidades de cada cliente. Ou seja, contando com uma assessoria de confiança, você tem mais chances de obter a cidadania de forma rápida e segura.
Entre em contato com a Cidadania 4 You para descobrir como pedir sua cidadania portuguesa!
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
Gostei bastante da sua publicação, deixa bem claro q morar aqui em Portugal não significa q irá ficar rico. sua explicação foi maravilhosa.pretendo em breve consegui meu título de residência.obrigada e boa sorte🙏