O que fazer na Cidade do Panamá: roteiro de dois dias

Muitas das pessoas que passam pela Cidade do Panamá estão, na verdade, em busca de outros destinos: pode ser uma parada para aproveitar um stop over de um dos muitos voos da Copa Airlines que fazem conexão na cidade. Pode ser o ponto de partida ou chegada de algum cruzeiro pelo Caribe ou ainda uma passagem obrigatória antes de seguir para San Blás ou Bocas del Toro, dois paraísos caribenhos desse pequeno país.

Seja qual for o motivo que vai te levar até ali, o importante é não perder a viagem. Essa pequena Miami centro-americana (porque latina a outra também é, não é mesmo?) tem muito mais a oferecer que outlets e arranha-céus. Veja agora algumas dicas de atrações na Cidade do Panamá que vão te ajudar a montar um roteiro de um, dois ou até mais dias na pela cidade.

Para saber onde se hospedar, leia nossas dicas no post Onde ficar na Cidade do Panamá. E para seguro de viagem na América Latina com desconto não deixe de conferir aqui.

Cidade do Panamá: o que fazer em dois dias

Dia 1

Aproveite o primeiro dia para conhecer o centro histórico, a região mais charmosa da cidade. O casco antiguo, como é chamado por ali, é um bairro pequeno, mas cheio de casarões coloniais e ruas de pedra. Não deixe de passar pela Plaza de la Independencia, Basilica Santa Maria, Plaza Bolivar e no Convento Santo Domingo, que são os principais pontos de interesse dali. A região é repleta de bares e restaurantes nos quais você pode provar a gastronomia local. No centro histórico também fica o Museu do Canal do Panamá.

Depois, vá caminhando até a Cinta Costera, um belo parque com muita área verde e um extenso calçadão. Nos fins de semana, o lugar fica cheio de gente andando de patins e bicicleta – ou apenas tomando sol em um dos bancos. Dali você também ganha de presente uma ótima vista da parte moderna da cidade.

Outra boa opção para almoçar é parar no Mercado de Mariscos, que fica no caminho entre o casco antiguo e a Cinta Costera. Ao contrário dos restaurantes do centro histórico, o mercado não é nem um pouco turistão. Ali você poderá comer pratos preparados com peixes frescos e frutos do mar. Mesmo se você já tiver almoçado, vale a pena passar por ali para ver a atmosfera festiva do lugar.

À noite, a dica é se perder no bares da Calle Uruguay.

Dia 2

Pela manhã, faça uma vista às ruínas de Panamá Viejo, a antiga capital do país que sucumbiu sob os ataques de piratas em 1671. Durante o episódio, uma depósito de pólvora explodiu e a cidade inteira queimou em um grande incêndio. O lugar foi evacuado e uma nova capital foi construída no local que conhecemos hoje. As ruínas ainda permanecem nos arredores da Cidade do Panamá, e são consideradas Património Mundial da Unesco desde 1997. Mas atenção: o lugar fechas às segundas-feiras. Veja aqui mais informações para a visita.

De lá, aproveite para visitar a grande atração do país: o Canal do Panamá. Essa obra monumental de engenharia, que reduziu as distâncias do planeta ao trazer dois hemisférios para mais perto, atrai estudantes e curiosos do mundo inteiro para ver as águas passando de um oceano para o outro pelo Mar do Caribe. A visita à Eclusa de Miraflores está do lado do Pacífico – é a mais visitada por turistas por estar perto da capital e do aeroporto. É bastante técnica e inclui também um museu e um centro de visitantes com um filme explicativo.

Leia também: Como é a visita ao Canal do Panamá

Termine o dia com um passeio pela Causeway Amador, uma avenida que liga a Cidade do Panamá com três ilhotas no Pacífico. O legal é fazer o percurso de bicicleta: tem um ponto de aluguel de bikes por ali. Na Causeway também fica o Biomuseum, que conta sobre a biodiversidade do país e explica como esse pequeno pedaço de terra influenciou a vida em todo o planeta. Se você é das compras, há um free shop na Isla Flaminco.

Outros bons lugares para comprar na Cidade do Panamá são o Albrook Mall e o Multiplazas Pacific Mall.

Dica: a melhor forma de fazer esse roteiro é pegando Ubers ou táxis de um ponto a outro. A Causeway também pode ser combinada com a vista à Cintra Costeira.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones e no Youtube. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

O que fazer em Túnis, Tunísia: roteiro de 2, 3 ou 4 dias

Túnis foi um acidente de percurso pra mim, mas foi uma boa surpresa. Eu precisava…

3 horas atrás

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

1 mês atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

1 mês atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

2 meses atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

2 meses atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás