Guia da comida de rua em Bangkok

Os muitos clientes se amontoavam no pequeno restaurante de paredes e mesas brancas. Do lado de fora casa 442 da rua Yaowarat, em plena Chinatown, templo da comida de rua tailandesa em Bangkok, um senhor cortava a carne de porco com um facão e separava os pedaços que seriam usados na preparação do Guay Jub, uma sopa de origem vietnamita bastante popular na Tailândia, preparada com noodles de arroz. O prato veio servido em uma tigela de plástico e uma espécie de colher específica para as sopas locais. Molhos, açúcar e pimenta eram adicionados ao gosto do freguês.

Guia completo de Bangkok, na Tailândia:
Onde ficar em Bangkok
O que fazer em Bangkok
Onde comer em Bangkok
Como se locomover em Bangkok

Longe tanto da sofisticação dos restaurantes estrelados que fazem a fama da gastronomia tailandesa, quanto do reduto 100% internacional da Khao San Road, é nos becos e barraquinhas que formam a Chinatown de Bangkok que a comida de rua se torna parte da vida na capital. Todos os fins de tarde, as mesas e cadeiras de plástico se enchem de gente em busca de uma refeição barata depois do serviço. Ali, é possível conseguir um banquete completo, da entrada à sobremesa, apenas se deslocando entre as diferentes especialidades dos carrinhos.

Principais pratos da comida de rua tailandesa

A comida de rua de Bangkok surpreende pela variedade. Na cidade, é possível encontrar representantes de todas as tradições gastronômicas do país e, inclusive, das culturas ao redor, sempre a preços módicos e porções generosas. Os famosos espetinhos de insetos, que despertam a curiosidade de muitos, no entanto, passam longe da Chinatown: a venda das iguarias se restringe aos turistas da Khao San Road.

Leia também:
As pessoas realmente comem insetos na Tailândia?
Pratos típicos da culinária tailandesa
A história por trás do Pad Thai

Um campeão de vendas nacional é o Mango Sticky Rice, ou a manga com arroz doce feito com leite de coco e servido quentinho com generosos pedaços da fruta. A sobremesa é ainda mais saborosa quando consumida na época da manga, de abril a junho. Também entra para a lista das comidas de rua favoritas dos tailandeses o arroz com curry, considerado uma espécie de fast food local.

Até mesmo o Pad Thai, prato mais famoso do país e que já ganhou versões requintadas nos melhores restaurantes, ainda é largamente consumido nas ruas e tem sua versão mais famosa na cidade preparada por uma barraquinha. É verdade que o Thip Samai possui um restaurante próprio que deixa longe a experiência de comer na rua. Os pratos, no entanto, são preparados no meio da calçada, como manda a tradição tailandesa, e só depois servidos ao clientes no interior. Como o restaurante é pequeno e a fama do lugar é grande, muita gente prefere pedir seu Pad Thai para viagem, modalidade na qual ele é servido dentro  de sacolinhas plásticas. Mais de rua impossível.

Onde comer comida de rua em Bangkok

Alguns mercados e postos de comida de rua recomendados em Bangkok:

  • Thip Samai: Melhor pad thai da Bangkok. Costuma ter fila para entrar. (313 315 Maha Chai Rd, Samran Rat, Phra Nakhon, Bangkok)
  • Feirinha da Chinatown: Variedade de opções (Rua Yaowarat e arredores)
  • Chatuchak Market: O mercado de fim de semana, está a cinco minutos de caminhada da estação Mo Chit.
  • Sampeng Market: Um dos mercados mais famosos entre os moradores da cidade. Abre todos os dias e fica a cinco minutos da doca de Ratchawong.
  • Wang Lang Market: Não é muito frequentado por estrangeiros, mas é bem famosos entre a juventude local porque fica em uma região universitária. Fica ao lado do Siriraj Hospital e a melhor forma de chegar é de barco até a doca de Wang Lang.

Há diversos tours gastronômicos que percorrem os mercados de rua em Bangkok. Você pode contratá-los agora mesmo no site do Get Your Guide ou escolhendo entre um dos listados abaixo:

*O 360meridianos viajou a convite da Embaixada da Tailândia no Brasil.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones e no Youtube. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

1 mês atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás