Como alugar um apartamento em Coimbra

O número de leitores que me perguntam sobre aluguel em Coimbra tem crescido bastante. Eles querem saber quanto custa um quarto, um apê, como encontrar um lugar e outras dúvidas do tipo. Essas foram as questões que também me assombraram quando fui aprovada no mestrado e comecei a me preocupar com onde iria morar na cidade.

Morei por dois anos em Coimbra e tive duas casas, então posso falar com propriedade sobre os processos de encontrar e alugar (ou arrendar, como dizem os portugueses) um cantinho para chamar de seu em Coimbra. E acho que as dicas se aplicam mais ou menos a qualquer cidade em Portugal. Também fiz um post específico sobre morar no Porto. 

Quer estudar em Portugal? Então leia todos os posts que já escrevi sobre o tema:

Estudar em Portugal: tudo o que você precisa saber

Como conseguir uma Bolsa de Estudos no exterior

Como transferir dinheiro para o exterior pagando menos taxas

Como é ser estudante em Coimbra

Onde ficar em Coimbra

Todos os posts sobre Portugal

1. Quanto custa o aluguel em Coimbra?

Meu apartamento grande, com dois quartos e completamente mobiliado, custou 375 euros por mês. Eu dividia a casa com uma amiga, então pago 187,50 euros. As contas de água, luz, gás e internet ficavam em torno de 40 euros por mês. Ou seja, no total, meu gasto com a casa era entre 220 e 230 euros mensais.

Eu poderia morar em um lugar mais barato, se quisesse. No entanto, decidi ter uma casa mesmo, com minhas coisas do meu jeito. Foi meu plano desde o princípio: morei os primeiros seis meses numa espécie de república para poder me ambientar e encontrar alguém que topasse dividir um apê comigo.

Meu apê

Nessa república, eu pagava 230 euros de aluguel, com todas as contas incluídas e dividia a casa com outras seis pessoas. A casa era legal, assim como as pessoas que moravam comigo, mas eram todas muito mais novas: a maioria estudantes do Erasmus que só ficam na cidade por seis meses. Como eu não só estudo, mas também trabalho com o blog em casa, é complicado não ter um espaço tranquilo para viver.

Um apê de dois quartos custa a partir de €350, mas é muito difícil de estrangeiros encontrarem por esse valor. €450 é a média de preço que vão te falar e você vai ter que negociar.

Quanto mais tempo você for morar na cidade, mais barato pode ficar o aluguel. E veja bem: tem que negociar mesmo, chorar o preço, usar todo o poder de argumentação.

2. Onde procurar boas opções de moradia em Coimbra?

Avenida Sá Bandeira, em Coimbra

Antes de vir para cá, eu usei o site da Universidade como base. Descobri que o preço das moradias oficiais era muito maior para estrangeiros. Pesquisando, encontrei essa “república” privada que aparentemente cobrava um preço razoável.

Seis meses depois, já morando aqui, fui mais esperta na procura, e agora vocês podem ser também. Em primeiro lugar, temos uma parceria com uma plataforma de busca de apartamento para estudantes chamada Uniplaces. Eles oferecem desconto de 10% no primeiro aluguel para leitores aqui do blog. A Uniplaces apresenta opções de apartamentos, quartos privados e compartilhados e tem a garantia de só ter anúncios verificados pela equipe do site. Saiba mais sobre a plataforma e o desconto aqui. 

Também tem outras opções na internet: entre nos sites OLX, EasyQuarto e BQuarto (apesar do nome, também tem opção de apês, além dos quartos, claro) e Imovirtual.

Claro, você vai precisar saber uns truques. A começar as tipologias: T0 é uma quitinete; T1 é um apartamento de um quarto, T2 de dois quartos e assim por diante. Além disso, você vai precisar sempre filtrar pelas opções mobiliado e equipado. E, por fim, saber a localização. Ou seja, verificar com cuidado onde é a sua faculdade, porque a principal forma de locomoção na cidade é a pé.

Outro jeito de procurar casa em Coimbra é sair andando pela rua e ver os anúncios espalhados, os telefones pregados nos posts e quadros de aviso, conversar com as pessoas e checar nos grupos de Brasileiros da cidade no Facebook (apesar de que grupo Brasileiros em Coimbra nunca me aceitou #fail).

3. Vale a pena alugar com antecedência ou é melhor deixar para quando chegar na cidade?

É bem fácil encontrar moradia em Coimbra, então, se você for chegar algumas semanas antes do início das aulas, eu recomendo que você controle a ansiedade e deixe para procurar quando estiver aqui, independente se vai morar seis meses ou quatro anos.

Isso vai te poupar de problemas como descobrir que a localização é ruim, pagar mais caro do que deveria, se deparar com um lugar caindo aos pedaços, lidar com propaganda enganosa ou ter que conviver com um senhorio picareta.

Outra opção é usar a Uniplaces, como eu indiquei ali em cima, porque eles garantem que o senhorio é confiável e devolvem todo o seu dinheiro se, ao chegar no apartamento, ele não for como era anunciado.

Baixa de Coimbra

O que mais tem em Coimbra, além de prédios muito velhos e mofados, é senhorio picareta tentando se aproveitar dos estrangeiros. A começar pelo fato deles não pagarem nenhum imposto, não te darem recibo ou assinarem contrato e sempre tentarem encontrar uma maneira de te extorquir dinheiro.

O dono da minha primeira casa arrumou uma confusão tremenda com o pessoal. Ele queria cobrar uma taxa extra porque as meninas iam embora no final do semestre letivo, que só tem cinco meses, e ele queria receber o sexto mês de qualquer jeito, mesmo sabendo desde o princípio a data em que elas iam embora. Ah, ele também cobrava 7 euros para você receber visitas em casa. Se você deixar para alugar aqui, não vai pagar o depósito com antecedência e ficar preso a uma situação como essas, que eventualmente pode acontecer.

É isso. Se vocês tiverem alguma dica extra ou quiserem aproveitar o espaço dos comentários para trocar opções de endereço e informações sobre os lugares que acharem, fiquem a vontade. 😉

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 voto)
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

  • Olá luiza,
    se tudo der certo, estarei indo em fevereiro de 2016 passar 2 meses em coimbra fazendo uma parte da faculdade ai.
    para alugar 2 meses você recomenda alugar mesmo um apartamento ou pegar um desses dormitórios que a faculdade coloca no site? vi alguns lugares por até 77 euros, ai fiquei com medo de serem muito ruins...
    mas ao mesmo tempo que sei que vai ser difícil alugar por só 2 meses
    alguma dica?

    • Oi Anelisa,

      Olha, esses preços que a universidade coloca no site são a maior furada. Na verdade, o valor quase triplica para estrangeiros, não vale a pena!

      Dá uma olhada no Airbnb! Conheci uma menina belga que ficou só 2 meses também, alugou a mesma casa que eu morava pelo Airbnb e pagou menos do que eu, na soma geral! hahaah

  • Oi :)
    Pretendo fazer minha faculdade em Portugal , e gostaria de saber se é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo ? ´Pois meus pai acho que só iram pode mandar uns 230 a 260 euros por mes para mim . Eu perguntei a uma mulher que morar em Coimbra e ela falou que Universidade não oferece bolsas isso procede ? , E tipo a bolsa era uma ajuda muito grande para mim pois tenho 0 condições de pagar a mensalidade , e possivel viver somente com 730 euros em Coimbra ?
    Desde de já meus agradecimentos

    • Oi Emanuelle,

      Realmente, a universidade não oferece bolsas. Você teria que tentar com algum organismo internacional, como o banco Santander ou outras instituições assim.

      Não entendi muito bem sua dúvida, porque os valores não estão batendo. Meu custo de vida em Coimbra, sem a mensalidade, gira em torno de 500 euros por mês.

      Abraço

  • Oi, Luiza!

    Eu estudo Jornalismo aqui em SP, mas vou cursar o próximo semestre na Universidade de Coimbra :)

    Gostei muito do seu post! Eu também estou um pouco apreensiva com a questão da moradia... Você acha que se eu chegar duas semanas antes das aulas começarem eu tenho tempo suficiente para encontrar uma moradia? Vale a pena pesquisar nas imobiliárias de Coimbra?

    Beijos

    • Oi Giovana,

      Em primeiro lugar, não vale a pena pesquisar nas imobiliárias, já que você vai ficar só por um semestre e elas obrigam um contrato de pelo menos um ano.

      Eu acho que você consegue encontrar um lugar sim em duas semanas. Tem muita oferta e muitos estudantes saindo e outros chegando.

      bjs

  • Excelente post. Claro e objetivo. Fiquei chocada com a taxa de visitas, como assim??

    Esse histórico de senhorios aproveitadores é relativamente recente, sabia? Quando cheguei aí em 2006 não ouvia muito sobre isso, mas infelizmente foram os próprios estrangeiros que cavaram esse problema (sem generalizar, claro). O programa Erasmus cresceu demais (acho que dobrou ou mais) nos últimos anos e vários programas de bolsas também "injetaram" muitos estudantes de fora na cidade. Um aumento absurdo desde 2010 mais ou menos. Daí comecei a ouvir histórias de moradores que saiam sem avisar e levando objetos da casa, festas sem noção (jovens imaturos emancipados + pais em outro país = problemas), conflitos com vizinhos etc. Lógico que os portugueses não são santos, mas os maiores problemas são com estrangeiros mesmo.

    Isso acabou "criando" uma geração de senhorios beeem desconfiada e alguns espertinhos. Enfim, uma situação que me entristece muito, porque (agora sim generalizando) é tudo culpa de uns filhinhos de papai ridículos que nunca saíram de casa e se acham os donos do mundo.

    Que a universidade e a convivência amadureçam essas cabecinhas de melão. Amém.

    • Oi Bia,

      Concordo demais com o que você falou, acho que é essa mesmo a fonte do problema!

      Mas então, o cara era desse nível, cobrava taxa de visitas, entrava na casa qualquer hora, dia e noite, sem avisar antes e outras picaretagens mais...

      bjs

      • Bizarro. Mesmo com o histórico de inquilinos problemáticos, ainda é possível encontrar bons senhorios. Se precisar de ajuda futuramente pode contar comigo. :)

        Boa sorte na casa nova. É um apê lindinho hein...

        bjs

        P.S.: Deixei um inbox no facebook pra vc, depois dá uma olhadinha. rs

        • Oi Bia,

          Eu não recebi! Chega tanta mensagem de gente que não conheço naquele "outros" que eu acabo não vendo!
          Você pode me mandar uma solicitação de amizade e a msg de novo, por favor?

          bjs

  • Coincidencia, nosso ultimo post também foi sobre Coimbra!
    O Marcus ficou uns meses lá, quando a irmã dele estudava na cidade!
    Quero muito conhecer!

    Beijos!
    Aline

1 8 9 10
Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

O Que Fazer em Lugano, na Suíça, em 1 ou 2 dias

Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…

4 semanas atrás

Holafly é confiável? Como funciona o chip virtual ilimitado para viagens

A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…

1 mês atrás

7 documentos para viajar para os Estados Unidos em 2025

Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…

1 mês atrás

Documentos para Viajar para Europa: O Que Levar para a Imigração

Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…

1 mês atrás

O que fazer em Belo Horizonte: 24 pontos turísticos e passeios imperdíveis

Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…

1 mês atrás

Como planejar uma viagem pra Cuba: tudo que você precisa saber

Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…

1 mês atrás