O número de leitores que me perguntam sobre aluguel em Coimbra tem crescido bastante. Eles querem saber quanto custa um quarto, um apê, como encontrar um lugar e outras dúvidas do tipo. Essas foram as questões que também me assombraram quando fui aprovada no mestrado e comecei a me preocupar com onde iria morar na cidade.
Morei por dois anos em Coimbra e tive duas casas, então posso falar com propriedade sobre os processos de encontrar e alugar (ou arrendar, como dizem os portugueses) um cantinho para chamar de seu em Coimbra. E acho que as dicas se aplicam mais ou menos a qualquer cidade em Portugal. Também fiz um post específico sobre morar no Porto.
Quer estudar em Portugal? Então leia todos os posts que já escrevi sobre o tema:
Estudar em Portugal: tudo o que você precisa saber
Como conseguir uma Bolsa de Estudos no exterior
Como transferir dinheiro para o exterior pagando menos taxas
Como é ser estudante em Coimbra
Meu apartamento grande, com dois quartos e completamente mobiliado, custou 375 euros por mês. Eu dividia a casa com uma amiga, então pago 187,50 euros. As contas de água, luz, gás e internet ficavam em torno de 40 euros por mês. Ou seja, no total, meu gasto com a casa era entre 220 e 230 euros mensais.
Eu poderia morar em um lugar mais barato, se quisesse. No entanto, decidi ter uma casa mesmo, com minhas coisas do meu jeito. Foi meu plano desde o princípio: morei os primeiros seis meses numa espécie de república para poder me ambientar e encontrar alguém que topasse dividir um apê comigo.
Meu apê
Nessa república, eu pagava 230 euros de aluguel, com todas as contas incluídas e dividia a casa com outras seis pessoas. A casa era legal, assim como as pessoas que moravam comigo, mas eram todas muito mais novas: a maioria estudantes do Erasmus que só ficam na cidade por seis meses. Como eu não só estudo, mas também trabalho com o blog em casa, é complicado não ter um espaço tranquilo para viver.
Um apê de dois quartos custa a partir de €350, mas é muito difícil de estrangeiros encontrarem por esse valor. €450 é a média de preço que vão te falar e você vai ter que negociar.
Quanto mais tempo você for morar na cidade, mais barato pode ficar o aluguel. E veja bem: tem que negociar mesmo, chorar o preço, usar todo o poder de argumentação.
Avenida Sá Bandeira, em Coimbra
Antes de vir para cá, eu usei o site da Universidade como base. Descobri que o preço das moradias oficiais era muito maior para estrangeiros. Pesquisando, encontrei essa “república” privada que aparentemente cobrava um preço razoável.
Seis meses depois, já morando aqui, fui mais esperta na procura, e agora vocês podem ser também. Em primeiro lugar, temos uma parceria com uma plataforma de busca de apartamento para estudantes chamada Uniplaces. Eles oferecem desconto de 10% no primeiro aluguel para leitores aqui do blog. A Uniplaces apresenta opções de apartamentos, quartos privados e compartilhados e tem a garantia de só ter anúncios verificados pela equipe do site. Saiba mais sobre a plataforma e o desconto aqui.
Também tem outras opções na internet: entre nos sites OLX, EasyQuarto e BQuarto (apesar do nome, também tem opção de apês, além dos quartos, claro) e Imovirtual.
Claro, você vai precisar saber uns truques. A começar as tipologias: T0 é uma quitinete; T1 é um apartamento de um quarto, T2 de dois quartos e assim por diante. Além disso, você vai precisar sempre filtrar pelas opções mobiliado e equipado. E, por fim, saber a localização. Ou seja, verificar com cuidado onde é a sua faculdade, porque a principal forma de locomoção na cidade é a pé.
Outro jeito de procurar casa em Coimbra é sair andando pela rua e ver os anúncios espalhados, os telefones pregados nos posts e quadros de aviso, conversar com as pessoas e checar nos grupos de Brasileiros da cidade no Facebook (apesar de que grupo Brasileiros em Coimbra nunca me aceitou #fail).
É bem fácil encontrar moradia em Coimbra, então, se você for chegar algumas semanas antes do início das aulas, eu recomendo que você controle a ansiedade e deixe para procurar quando estiver aqui, independente se vai morar seis meses ou quatro anos.
Isso vai te poupar de problemas como descobrir que a localização é ruim, pagar mais caro do que deveria, se deparar com um lugar caindo aos pedaços, lidar com propaganda enganosa ou ter que conviver com um senhorio picareta.
Outra opção é usar a Uniplaces, como eu indiquei ali em cima, porque eles garantem que o senhorio é confiável e devolvem todo o seu dinheiro se, ao chegar no apartamento, ele não for como era anunciado.
Baixa de Coimbra
O que mais tem em Coimbra, além de prédios muito velhos e mofados, é senhorio picareta tentando se aproveitar dos estrangeiros. A começar pelo fato deles não pagarem nenhum imposto, não te darem recibo ou assinarem contrato e sempre tentarem encontrar uma maneira de te extorquir dinheiro.
O dono da minha primeira casa arrumou uma confusão tremenda com o pessoal. Ele queria cobrar uma taxa extra porque as meninas iam embora no final do semestre letivo, que só tem cinco meses, e ele queria receber o sexto mês de qualquer jeito, mesmo sabendo desde o princípio a data em que elas iam embora. Ah, ele também cobrava 7 euros para você receber visitas em casa. Se você deixar para alugar aqui, não vai pagar o depósito com antecedência e ficar preso a uma situação como essas, que eventualmente pode acontecer.
É isso. Se vocês tiverem alguma dica extra ou quiserem aproveitar o espaço dos comentários para trocar opções de endereço e informações sobre os lugares que acharem, fiquem a vontade. 😉
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
Ola, você me ajudou e muito. Eu e meu namorado estamos pretendendo em se mudar para Portugal, e estávamos vendo algumas cidades que nos chamou a atenção e uma delas foi Coimbra. Eu amei!!!!!. Mas a minha ansiedade e chegar no local em que pretendo alugar, e me decepcionar, mas com suas dicas eu já estou quais decidida de que e Coimbra que irei morar, estudar e trabalhar.
Obrigada por ajudar muitos brasileiros a conseguir o que deseja...
Oi Liz,
Se você não gostar de Coimbra, sempre é possível se mudar para outra cidade
A uniplaces cobra uma taxa ao proprietário, o que leva a que o valor final fique mais elevado o que acaba por mexer no mercado e acabar por subir os preços em geral. Não usem essa empresa. Melhor procurar em plataformas imobiliárias como o idealista.
Oi Mariana,
Eu só indico a Uniplaces para quem quer alugar a distância, sem ter visitado o apartamento. Eu acho mais barato deixar para alugar quando já estiver na cidade, mas tem muita gente que se sente insegura de chegar na cidade sem ter um local para morar e nesses casos, acredito que a Uniplaces é uma opção melhor do que simplesmente alugar no idealista.
Oi Luiza, tudo bem? Gostaria de esclarecer uma dúvida contigo... Eu vi vários estúdios que me interessaram no Uniplaces. Mas a maioria dos comentários que leio em grupo de facebook é que o melhor seria alugar quando estiver em Coimbra. Porém, minhas aulas começam em uma segunda e eu só poderei chegar no sábado ou domingo. Então estou na duvida entre: deixar para ver durante a primeira semana de aula ali (correndo o risco de sobrar estúdios velhos) ou tu indicarias eu alugar pelo Uniplaces (os que vi tem a verificação deles da acomodação) ?
Obrigada pela atenção! E parabéns pelo blog/site, é muito esclarecedor e bem organizado.
Beijão
Muriel
Oi Muriel,
É uma decisão que depende do tamanho da sua ansiedade. O que você pode fazer é: alugar pelo Uniplaces pelo tempo mínimo, que é de um mês, e nesse período procurar com calma um lugar para você em Coimbra. =)
Oi Luisa, minha filha passou para o Instituto Politécnico de Coimbra, e o campus dela é o da Faculdade Agrária, que pelo mapa é do outro lado do rio. Vc sabe de alguma República lá próximo? Pelo que vi no mapa as repúblicas estão concentradas perto do Penedo da Saudade. Outro questionamento é que no site da Universidade de Coimbra tem indicações de repúblicas e estão marcadas com UC e privado, então as marcadas com UC somente os alunos da Universidade de Coimbra podem se hospedar? Obrigada pela atenção e adorei o site :)
Oi Karla,
Não indico repúblicas para estudantes brasileiros porque saem muito mais caras.
Acho que é muito mais negócio procurar uma opção de hospedagem privada, tem muitos apartamentos divididos por estudantes na cidade.
Mas se deixar para alugar aí, onde ficar quando chegar?
Oi Rose,
Um hotel, hostel ou airbnb. Aqui nesse post tem dicas de onde ficar em Coimbra, dá uma olhada: https://www.360meridianos.com/dica/onde-ficar-em-coimbra
Acho que faltou quais os BONS LOCAIS para se morar em coimbra. Ruas Bairros etc.
Oi Lala,
Isso demora muito de onde a pessoa vai trabalhar ou estudar.
De qualquer forma, temos um post que responde várias dessas dúvidas: https://www.360meridianos.com/dica/onde-ficar-em-coimbra
Olá Luiza, gostaria de saber quais são os bairros mais próximos e mais baratos para alugar um t1 no entorno da Universidade de Coimbra, perto ou do departamento de direito e/ou do departamento de engenharia eletrotécnica e de computadores.
E comum ter apartamento com as despesas de água, luz, gás, internet e tv já inclusas no aluguel?
Vi um imóvel em Celas que tinha todas as despesas inclusas e até uma limpeza semanal, mas na olx não encontrei nenhum imóvel com essas especificações.
Beijos e obrigada pelas dicas.
Flávia Procopio
OI Flávia,
Existem sim muitas opções voltadas para estudantes que incluem as despesas no valor. Mas os imóveis com aluguel tradicional, para qualquer pessoa, não incluem isso.
Sobre os bairros: baixa, alta (polo II), região da praça da república.
Oi Luiza, tudo bem?
Meu nome é Máyra e estou em Minas Gerais, Brasil.
Primeiro gostaria de te parabenizar pelo site.
Se possível gostaria de uma ajudazinha.
Meu filho está indo estudar em Portugal agora em fevereiro e não conseguimos um local para morar ainda.
Ele vai com mais duas amigas e gostarìamos que ficassem juntos.
Achei no bquarto, uma tal casa 60 e nos encantamos, porém ninguém responde email nem atende o telefone que está no anúncio. Você tem alguma informação sobre esse lugar? Está no anúncio que fica na Rua Sá Bandeira, 60.
Se vc tiver alguma sugestão, estamos abertos a qualquer ajuda e completamente perdidos. Sâo muitas opções, mas com poucas informações. Como vc mesma disse, estamos longe e tem que ser na base da confiança.
Espero um retorno seu.
Obrigada pela atenção
Abçs
Máyra
Oi Mayra,
Não moro mais em Coimbra, não tenho como ter informação sobre o lugar. Só sei que a Rua Sá Bandeira é uma excelente localização, mas um pouco barulhenta.
A minha sugestão, tal como digo no post, é eles deixarem para alugar quando estiverem lá. Em uma semana já terão achado um lugar. Vale muito mais a pena visitar os lugares pessoalmente, não só por conta do preço, mas também pela confiança.
Olá, Luiza!
O que seria equipado?
Obrigada desde já!
Oi Adriadna,
Já vem com todos os móveis e a cozinha montada
Ola Luiza,
antes de tudo parabens pelo site muito informativo. Eu queria uma opiniao sua. Eu sou nativo de Coimbra mas nunca morei ai, apenas ate aos 7 anos, de resto so morei no estrangeiro. Hoje em dia sou nomade digital e posso morar em qualquer lugar. Como tenho esposa e crianca pequena, pensei que Coimbra sendo minha terra natal fosse uma boa base para uma familia viver, minha esposa e Brasileira. O que vc aconselha? Temos uma renda mensal variando entre 1300-1700 euros.
Obrigado
Oi Miguel,
Coimbra é sim uma boa cidade para uma família e é mais barata do que Lisboa ou Porto, de forma que a renda de vocês dá e sobra. Porém, tenha em mente que é uma cidade relativamente pequena. Isso me incomodava: a falta de programações e lugares diferentes para ir. Aí vai muito do perfil de vocês.