O número de leitores que me perguntam sobre aluguel em Coimbra tem crescido bastante. Eles querem saber quanto custa um quarto, um apê, como encontrar um lugar e outras dúvidas do tipo. Essas foram as questões que também me assombraram quando fui aprovada no mestrado e comecei a me preocupar com onde iria morar na cidade.
Morei por dois anos em Coimbra e tive duas casas, então posso falar com propriedade sobre os processos de encontrar e alugar (ou arrendar, como dizem os portugueses) um cantinho para chamar de seu em Coimbra. E acho que as dicas se aplicam mais ou menos a qualquer cidade em Portugal. Também fiz um post específico sobre morar no Porto.
Quer estudar em Portugal? Então leia todos os posts que já escrevi sobre o tema:
Estudar em Portugal: tudo o que você precisa saber
Como conseguir uma Bolsa de Estudos no exterior
Como transferir dinheiro para o exterior pagando menos taxas
Como é ser estudante em Coimbra
1. Quanto custa o aluguel em Coimbra?
Meu apartamento grande, com dois quartos e completamente mobiliado, custou 375 euros por mês. Eu dividia a casa com uma amiga, então pago 187,50 euros. As contas de água, luz, gás e internet ficavam em torno de 40 euros por mês. Ou seja, no total, meu gasto com a casa era entre 220 e 230 euros mensais.
Eu poderia morar em um lugar mais barato, se quisesse. No entanto, decidi ter uma casa mesmo, com minhas coisas do meu jeito. Foi meu plano desde o princípio: morei os primeiros seis meses numa espécie de república para poder me ambientar e encontrar alguém que topasse dividir um apê comigo.
Meu apê
Nessa república, eu pagava 230 euros de aluguel, com todas as contas incluídas e dividia a casa com outras seis pessoas. A casa era legal, assim como as pessoas que moravam comigo, mas eram todas muito mais novas: a maioria estudantes do Erasmus que só ficam na cidade por seis meses. Como eu não só estudo, mas também trabalho com o blog em casa, é complicado não ter um espaço tranquilo para viver.
Um apê de dois quartos custa a partir de €350, mas é muito difícil de estrangeiros encontrarem por esse valor. €450 é a média de preço que vão te falar e você vai ter que negociar.
Quanto mais tempo você for morar na cidade, mais barato pode ficar o aluguel. E veja bem: tem que negociar mesmo, chorar o preço, usar todo o poder de argumentação.
2. Onde procurar boas opções de moradia em Coimbra?
Avenida Sá Bandeira, em Coimbra
Antes de vir para cá, eu usei o site da Universidade como base. Descobri que o preço das moradias oficiais era muito maior para estrangeiros. Pesquisando, encontrei essa “república” privada que aparentemente cobrava um preço razoável.
Seis meses depois, já morando aqui, fui mais esperta na procura, e agora vocês podem ser também. Em primeiro lugar, temos uma parceria com uma plataforma de busca de apartamento para estudantes chamada Uniplaces. Eles oferecem desconto de 10% no primeiro aluguel para leitores aqui do blog. A Uniplaces apresenta opções de apartamentos, quartos privados e compartilhados e tem a garantia de só ter anúncios verificados pela equipe do site. Saiba mais sobre a plataforma e o desconto aqui.
Também tem outras opções na internet: entre nos sites OLX, EasyQuarto e BQuarto (apesar do nome, também tem opção de apês, além dos quartos, claro) e Imovirtual.
Claro, você vai precisar saber uns truques. A começar as tipologias: T0 é uma quitinete; T1 é um apartamento de um quarto, T2 de dois quartos e assim por diante. Além disso, você vai precisar sempre filtrar pelas opções mobiliado e equipado. E, por fim, saber a localização. Ou seja, verificar com cuidado onde é a sua faculdade, porque a principal forma de locomoção na cidade é a pé.
Outro jeito de procurar casa em Coimbra é sair andando pela rua e ver os anúncios espalhados, os telefones pregados nos posts e quadros de aviso, conversar com as pessoas e checar nos grupos de Brasileiros da cidade no Facebook (apesar de que grupo Brasileiros em Coimbra nunca me aceitou #fail).
3. Vale a pena alugar com antecedência ou é melhor deixar para quando chegar na cidade?
É bem fácil encontrar moradia em Coimbra, então, se você for chegar algumas semanas antes do início das aulas, eu recomendo que você controle a ansiedade e deixe para procurar quando estiver aqui, independente se vai morar seis meses ou quatro anos.
Isso vai te poupar de problemas como descobrir que a localização é ruim, pagar mais caro do que deveria, se deparar com um lugar caindo aos pedaços, lidar com propaganda enganosa ou ter que conviver com um senhorio picareta.
Outra opção é usar a Uniplaces, como eu indiquei ali em cima, porque eles garantem que o senhorio é confiável e devolvem todo o seu dinheiro se, ao chegar no apartamento, ele não for como era anunciado.
Baixa de Coimbra
O que mais tem em Coimbra, além de prédios muito velhos e mofados, é senhorio picareta tentando se aproveitar dos estrangeiros. A começar pelo fato deles não pagarem nenhum imposto, não te darem recibo ou assinarem contrato e sempre tentarem encontrar uma maneira de te extorquir dinheiro.
O dono da minha primeira casa arrumou uma confusão tremenda com o pessoal. Ele queria cobrar uma taxa extra porque as meninas iam embora no final do semestre letivo, que só tem cinco meses, e ele queria receber o sexto mês de qualquer jeito, mesmo sabendo desde o princípio a data em que elas iam embora. Ah, ele também cobrava 7 euros para você receber visitas em casa. Se você deixar para alugar aqui, não vai pagar o depósito com antecedência e ficar preso a uma situação como essas, que eventualmente pode acontecer.
É isso. Se vocês tiverem alguma dica extra ou quiserem aproveitar o espaço dos comentários para trocar opções de endereço e informações sobre os lugares que acharem, fiquem a vontade. 😉
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.
Oi Luiza!
Adoro o 360meridianos, tem sido muito útil pra mim pois estou me mudando pra Coimbra em agosto!
Eu tava olhando umas casas no site uniplaces e me apaixonei por uma no bairro de São Jeronimo. Vc conhece esse bairro? tem algo pra falar dele? e sobre o site uniplaces? o que vc acha desse anúncio (https://www.uniplaces.com/pt/accommodation/coimbra/14912?move-in=2017-09-01&move-out=2017-12-31) ??
muito obrigada pela atenção!!
Boa noite,
Até agora suas dicas foram as mais esclarecedoras e didaticas que encontrei na net, parabens. Como sugestão tambem poderia estender este post para imoveis comerciais, mesmo que superficialmente. Eu por exemplo pretendo me mudar para Odivelas mas queria saber onde posso encontrar com facilidade galpões ou areas proprias para instalar uma pequena transportadora.
rodrigo, pode falar comigo sobre galpões e ajudar no seu projecto de transportadora!! espero ser útil!
brunos77.vilas@gmail.com
Cara Luiza, por favor, vc poderia escrever um artigo sobre o processo do aluguel: documentos, exigências, facilidades e dificuldades, erros comuns, parte legal, etc. Grato.
Olá Luisa, parabéns pelo blog! Minha filha passou para Engenharia Quimica na Universidade de Coimbra. Você saberia me informar a melhor localização para alugar um apartamento? Pensamos na opção do alojamento , o que você acha? Ela têm 18 anos e talvez seria bom dividir com alguém para não ficar tão sozinha. Você tem informações do pessoal da graduação? Obrigada
Oi Márcia, tb passei para a Universidade de Coimbra mas para a faculdade de psicologia… tb tenho 18 anos e gostaria de saber se vc já fez alguma escolha pq tb estou em dúvida, tb não queria ficar sozinha. Grata
Oi Marcia e Maria Paula
Minha filha também com 18 anos,passou para Licenciatura em Design que fica no Polo II.Começamos a pesquisa sobre moradia.Seria ótimo poder dividir com alguém.Vcs são de onde?!?
Aguardo contato!
Olá Luiza, estou adorando ler seu blog e me empolgando ainda mais para ir estudar em portugal! 🙂
Meu avô era português e estou fazendo todos os tramites para tirar minha cidadania, você acha que consigo melhores oportunidades tendo a cidadania? Oportunidades que eu digo em relação ao valor dos cursos oferecidos nas universidades, e em relação a trabalho também?
Digo isso, pois eu teria quer trabalhar para ajudar a custear minha permanência em Portugal. Logicamente que estou fazendo uma reserva de dinheiro, mais nada tão significativo…
Enfim… agradeceria se me orienta-se! rs
Seu blog é ótimo!!!
Bjs!
Mariana.
Cara Luiza!
Parabéns pela gentil iniciativa de informar com leveza e humor.
Pesquisarei em Coimbra por quatro meses – março a julho. Conheço razoavelmente a cidade e o país.
Penso em um quarto e sala, para casal, não muito distante da Universidade.
Tenho 67 anos. Busco local limpo, agradável e silencioso (próximo ao Mondego?). Os preços que você aponta em 2015, ainda são os mesmos?
Grato.
Ilton
bom dia Luisa!
QUal melhor bairro (s) para residir para quem vai cursar Psicologia.
Obrigado e parabéns pelo Blog.
meu e-mail para troca de experiencias :
marcmlp@gmail.com
Luísa, tudo bem?
Eu e minha família iremos morar em Coimbra de fevereiro de 2017 até junho do mesmo ano. Todos iremos estudar. Eu farei um semestre da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Meu pai irá fazer doutorado sanduiche na Faculdade de Educação e minha mãe fará uma capacitação na Universidade de Évora. Além disso, tenho dois irmãos em idade escolar. Um com 16 e outra com 8.
Reservamos três dia em um hotel para podermos procurar um apartamento para alugar/arrendar. De qualquer modo, estou procurando na internet para verificar os preços desde já. Acredito que nos conseguimos nos acomodar em um apartamento (ou casa) T3 ou até mesmo T2.
Você tem alguma dica para mim? Algum contato? Tem alguma informação sobre escolas em Coimbra para os meus irmãos?
Suas dicas são ótimas! Desde já agradeço!
Luiza, tudo bem? Como é a aceitação de animais de estimação nos locais para alugar? Você tem alguma informação sobre isso?
Obrigada.
Olá Luiza, bom dia!
Estou interessado em estudar engenharia civil em coimbra. Tenho família em Sertã, vale a pena ir e voltar de lá ou é melhor morar em coimbra mesmo?
Outra dúvida, eu sou neto de português e tenho direito a cidadania, vale a pena tentar estudar como português? tenho mais chances de bolsas ou subsidio?
Muito Obrigado! Seu post está show!
Abraços Gabriel