Alugar um carro em Portugal costuma ser um excelente negócio. Além de permitir que o viajante chegue a vários lugares do interior do país que não são alcançáveis de transporte público, ainda tem a questão da economia: muitas vezes, é possível encontrar opções de aluguel de carro por menos de 10 euros por dia! Como? Vem comigo que eu te dou todas as dicas de como fazer o melhor negócio, evitar taxas extras e aproveitar ao máximo sua roadtrip.
Portugal tem uma rede extensa de trem e ônibus que chegam em vários lugares. O que quer dizer que nem sempre alugar um carro é a melhor opção. Vale a pena, entretanto, caso você queira ir em mais de uma cidade no mesmo dia ou queira conhecer cidades menores nos trajetos, cujo acesso pelo transporte público é mais complicado. Por exemplo, é impossível conhecer a região da Serra da Estrela sem carro. Ou visitar vinícolas e castelos no Alentejo. Então, a receita é: pesquise primeiro os trens e os ônibus. Se as opções forem poucas ou nenhuma, veja o aluguel de um carro.
Saiba mais: Como viajar de trem em Portugal
Guia para viajar de ônibus em Portugal
É possível achar diárias de carro em Portugal por volta de 10 euros e o preço pode ficar ainda mais baixo caso você alugue por mais dias. A principal dica para conseguir um valor assim é reservar com pelo menos um mês de antecedência e usar um comparador de locadoras, como a Rentcars:
Porém, é importante lembrar que o valor nunca é só esse!
O seguro incluído nessas tarifas mais baixas tem uma cobertura muito pequena e costuma exigir um cartão de crédito com limites bem altos para cobrir a franquia, as vezes de mais de mil euros. Para compensar, é preciso pagar um seguro extra, que diminui ou exclui essa exigência de franquia.
Vou contar aqui uma história. Um amigo meu alugou um carro em Lisboa, para fazer um giro até Coimbra e Serra da Estrela. Contratou o seguro, mas não o completo, exatamente com esse pensamento de que era um bom motorista. O problema? Ele estacionou o carro num local certinho, passou algum roda dura, bateu no carro alugado e fugiu! Resultado: ele teve que pagar 350 euros da franquia, por não ter contratado o seguro completo, e ainda amargar a raiva dele não ter culpa.
Eu também já bati um carro alugado e tive que pagar a franquia. Desde então, prefiro contratar o seguro completo, que é sim mais caro (costuma aumentar uns 20 euros no valor da diária), mas pelo menos não corro riscos e nem passo raiva.
Não vamos nos esquecer do combustível! Para um trajeto de 200 km, espere pagar cerca de 25 euros em combustível (que pode ser gasolina, gasóleo/diesel). Inclusive, na hora de escolher o carro para alugar, você pode pensar naquele que tenha um consumo mais barato.
O valor médio da gasolina no país é de €1,60 por litro, já o gasóleo custa no entorno de €1,40. Ah, em Portugal não é muito comum encontrar postos de combustível dentro das cidades, então não deixe a gasolina chegar na reserva para abastecer.
Fique atento ao preço das portagens (como chamam os pedágios em pt-pt), porque pode ser que não tenha sentido fazer um trajeto de carro por conta disso. Como saber como vou pagar? Em primeiro lugar, vamos entender como funciona os esquemas das estradas, que em geral são muito boas, vazias e sem buracos.
O site Via Michelin é muito bom para pesquisar o preço dos pedágios e quanto você gastaria de gasolina nos trajetos. Eles também têm a opção de pesquisar rotas alternativas, para evitar pedágios.
Eu, na primeira vez que aluguei carro em Portugal, passei um mega aperto por falta de informação. Atualmente, os pedágios, chamados portagens, são cobrados automaticamente por um sistema eletrônico, a Via Verde, sem necessidade de passar por uma cancela e atendente.
Como meu cartão de crédito estava no limite, decidi não utilizar o dispositivo que cobraria automaticamente do meu cartão – eu deveria ir depois aos Correios e pagar lá pelos os pedágios que passamos. O problema foi que o moço da locadora nos disse que deveríamos ir aos Correios depois de 5 dias. Mas o prazo para o pagamento era em até 5 dias. Quando chegamos aos Correios, na semana seguinte, descobrimos que eles não tinham mais os documentos da cobrança e que teríamos que pagar multa. Eu fiquei desesperada pesquisando na internet a respeito e descobri casos escabrosos de pessoas que tiveram que pagar 1000 vezes o valor inicial (não é exagero) por conta desses atrasos. Felizmente, uma portuguesa me mostrou onde eu poderia pagar no site dos Correios e eu pude respirar aliviada.
Use o dispositivo de pagamento automático e não passe pelo que eu passei.
É preciso pagar para estacionar em praticamente todos os lugares públicos de Portugal. Para isso, procure os parquímetros, que são umas máquinas azuis que recebem o pagamento de acordo com o tempo que você for ficar estacionado.
As máquinas só aceitam moedas, então salve algumas para a transação. Em geral, os estacionamentos são cobrados entre 8h e 20h durante a semana. Se você estacionar às 21h, mas só for pegar o carro no dia seguinte às 10h, é só pagar o suficiente para dez horas que a máquina já identifica a mudança de dia e imprime o ticket para o horário certo.
Uma dica: não deixe seu carro sequer um minuto sem pagar o estacionamento, porque os portugueses multam mesmo!
Ao invés de indicar uma locadora específica, sugerimos que para alugar um carro em Portugal você faça uma comparação entre as empresas na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países – assim você pode garantir valores até 30% mais baixos, sem IOF e em até 12 vezes sem juros.
A Rentcars é parceira do 360, então reservando por aqui você ainda ajuda o blog (e a gente agradece). ?
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Boa Noite Luiza! Estava pesquisando locação de carro pela Interrent que você mencionou no post mas não encontrei nenhuma informação se podemos ir com ele até a Espanha. Não encontrei também nenhuma informações sobre os depósitos de caução. Você poderia tirar essas minhas dúvidas? ficarei imensamente agradecida. Estou vendo todas as suas dicas e estou adorando.
Oi Maria Goretti,
Pode sim ir com o carro para a Espanha, só tem que informar a empresa antes e verficar com eles as condições.
Em relação ao calção, varia muito de empresa para empresa.
abs
Olá Luiza! Estou adorando as suas dicas. Estou meio perdida organizando a nossa viagem a Portugal em março de 2017. Estamos pensando em alugar um carro para ir até o Porto (conhecendo algumas cidades pelo caminho) e de lá até Santiago de Compostela. Consultando os preços de aluguel de carro fiquei chocada com um depósito que eles exigem e fica bloqueado no cartão de crédito , vi alguns que chegam a 1.400 euros. Pelo que entendi é se não comprarmos o seguro completo deles. Como vou pagar com o Mastercard e ele oferece um seguro nesses casos. Você sabe me dizer se nesse caso não vai ser preciso esse depósito de valor tão alto? Três dias entre Lisboa e Porto dá para conhecer Óbidos, Fátima, Batalha, Tomar e vale a pena mesmo dormir em Coimbra? Ou você sugere demorar mais em outras dessas cidades, ou acrescenta outra que não me referi? Obrigada
Oi Maria,
Já respondi suas outras dúvidas nos outros comentários. Em relação ao seguro, para diminuir o caução de fato vocês comprar, independente já terem seguro do cartão de crédito. Para empresa de aluguel isso é irrelevante.
Abraço
Luiza, tudo bem?
Irei para Protugal no próximo ano e ainda não decidi se farei o roteiro por trem ou se alugarei um carro. Saberia me dizer o valor atualizado do litro de gasolina em Portugal? OBRIGADA.
Oi Ana,
Fica complicado te dizer isso, porque eu não tenho carro e aqui tem diferentes tipos de gasolina de acordo com os carros, além de carros a diesel. Ou seja, depende do carro que você alugar.
O que eu posso te dizer é que o valor que costumo pagar para um dia viajando costuma ser de 20 a 30 euros.
Oi Luisa,
A pouco mandei-te um mail. Já encontrei os teus posts da Serra da Estrela (mencionas Piódão e Manteigas).
Neste post de agora vi que alugaste carro em Coimbra. É tranquilo dirigir de Coimbra até a Covilhã? Pelo que já consultei pode-se ir por Viseu e descer pela Guarda ou ir por Castelo Branco. Foste por estes caminhos ou outro?
Obrigado.
Oi Caio,
Eu achei tranquilo, só tem que tomar cuidado nos períodos mais frios, quando a risco de formar gelo na estrada.
Eu não cheguei a ir até a Covilhã exatamente, mas as duas vezes fiz a estrada que passa perto de Viseu.
Luiza, estou indo com a família (somos 4 adultos e 2 crianças) para Portugal no final de janeiro/início de fevereiro 2016. Ficaremos de 01 a 03/02 no Porto e de lá gostaríamos de alugar um carro para irmos até a estação de esqui da Serra da Estrela de 03 a 06/02. A intenção é seguir com o carro alugado até Madri, mas não consegui essa possibilidade no site das locadoras que você indicou. Sabe me dizer se é possível fazer a devolução lá? Desde já muito obrigada pela ajuda. :)
Oi Patrícia,
Isso depende da locadora que você encontrar. Você pode tentar negociar numa dessas locadoras internacionais, mas eu não conheço nenhuma para te indicar, infelizmente!
Uma outra opção para vocês é devolver o carro em Portugal e seguir de trem até Madrid: https://www.360meridianos.com/2015/05/viagem-de-trem-de-portugal-para-espanha.html
O trem para em Guarda, na Serra.
Ola pessoal, alguem poderia me informar por favor, se posso dirigir em Portugal com a carteira provisória inglesa? Obrigada
Oi Luiza, boa tarde.
Eu nao sabia sobre esse tipo de pagamento do pedagio (via Correio) e meus pais nao estao conseguindo pagar essa conta antes de voltar para o Brasil. Por favor voce poderia informar qual site voce usou para fazer o pagamento online? Sera que eles conseguem fazer esse pagamento do Brasil?
Muito Obrigada
Abraco
Oi Thaisa,
No proprio site dos correios: https://www.ctt.pt/financas-e-pagamentos/portagens/portagens-em-divida/index.html
abraço
Oi Luiza, sou uma admiradora das viagens de vocês. Obrigada por compartilhar tantas dicas legais (Adoro as histórias engraçadas(rs)). Bom, estou indo agora em março para Europa, e vou ficar uns dias em Lisboa e Porto. Estou procurando alguma agencia que alugue o carro em Porto para entrega em Lisboa. Se você souber de alguma para recomendar, me passa os nomes. Beijos :)
Oi Mayra,
Eu conheço a Interrent, que está linkada no post, é bem barata. Eu sei que o pessoal do https://www.viajesim.com/ achou uma empresa mega barata no Porto. Dá uma olhada com eles essa dica =)
Ei Luiza, estava agorinha pesquisando pra pegarmos um carro na quinta e caí aqui. Excelente post. Já estou alerta sobre os pedágios! rs
bjs,
Que ótimo Jackie!
Temos que marcar o nosso fino! Vocês vieram a Coimbra já?
Luiza, boa tarde. Estive recentemente em Portugal (novembro), aluguei carro e pude pagar os pedágios normalmente em dinheiro. Ao chegar à rodovia (trafeguei tanto pela A1 quanto pela A8), na primeira praça de pedágio apenas se retira um ticket (também havia a opção de passar "direto", como o Sem Parar, do Brasil). Bem mais à frente, ou quando se sai da rodovia, certamente haverá uma outra praça, onde se insere o mencionado ticket, a maquina calcula a tarifa e diz quanto foi, podendo pagar em dinheiro ou cartão de crédito. Não tive problema algum, recebia comprovante de pagamento e tudo mais. Abraços!
Rafael tudo bem? Me esclareça isso por favor, como funciona? Entrando na estrada existe uma praça de pedagio onde pagamos antecipado é isso? Estou esse mês para lá fiquei com essa dúvida nem sei se vale a pena.
Ei Rafael,
Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente!
Abraço