Há mais de 6 anos já vivo em Portugal e o Porto é o local que elegi como casa. Nesse texto conto sobre a minha experiência de como é morar no Porto em questões de segurança, acesso a lazer, clima, trabalho etc. Conto quais as vantagens e desvantagens em relação à Lisboa e outras cidades portuguesas; quanto custa viver no Porto, em quais bairros morar e como alugar ou comprar uma casa/ apartamento.
Não deixe de ler todos os nossos textos sobre morar em Portugal:
• Como morar em Portugal legalmente: tipos de visto e dicas para 2020
• Imigração em Portugal e por que você não deveria vir sem o visto adequado
• Estudar em Portugal: candidatura, visto, custos e moradia
• Como conseguir o PB4 ou Certificado de Direito à Assistência Médica no Exterior (CDAM)
• Estatuto de Igualdade de Direitos e Cartão do Cidadão em Portugal: como conseguir e por que
O Porto fica no norte de Portugal e é a segunda maior cidade do país, com cerca de 215 mil habitantes na área central e quase 2 milhões em toda a área metropolitana.
Pode parecer pequeno em termos brasileiros, se pensarmos em área urbana ou número de habitantes. Mas não dá para comparar Brasil e Portugal nesses parâmetros, porque, obviamente, as dimensões são completamente diferentes.
Leia também: Como ir de Lisboa a Porto: as 6 opções de transporte
O Porto está cerca de 300 km de distância de Lisboa (4 horas), 120 km de Coimbra (1h30) e 55 km de Braga (40 minutos).
A cidade conta com um Aeroporto Internacional, com conexões para todas as grandes cidades européias, além de alguns voos para o Brasil. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro está a 30 minutos do centro de metrô ou cerca de 15 minutos de carro.
Em termos de transporte público, o Porto conta com seis linhas de metrô, um bom sistema de ônibus, além de linhas de trem/comboio urbanos e regionais para as cidades nos arredores. É possível comprar um passe mensal para dentro da cidade por 30 euros por mês ou 40 euros para toda a área metropolitana.
Saiba mais: Transporte em Portugal: dicas de como se locomover no país
Vantagens de morar no Porto
Porto é sim uma cidade grande, com tudo o que tem uma cidade grande: vida cultural bastante animada, restaurantes de todos os tipos, programações para toda a semana, transporte público abrangente, muitos turistas, trânsito, etc. Mas também é uma cidade com alma de cidade pequena – é possível caminhar para os lugares, é muito segura e tranquila.
Dizem que as pessoas do Norte de Portugal são muito mais simpáticas e sorridentes do que as do sul e da capital.
Uma coisa que eu gosto muito por aqui é como é uma cidade de pequenos segredos que vão se revelando. Aquela casa com uma fachada bonita é um bar com um jardim incrível nos fundos. Aquele cheiro bom que você sente quando passa na rua vem de um restaurante com o melhor franguinho de Portugal, sempre com fila. Toda rua tem seu charme de azulejos, árvores, flores ou algum encanto do gênero.
E basta você conversar com alguém nascido e crescido na cidade, ou que já mora aqui há algum tempo, para descobrir mais uma novidade que nenhuma dica na internet vai te dar. Foi assim que outro dia fui parar numa gelateria artesanal que fica aberta até meia-noite. Ou descobri um bar no terceiro andar de um prédio que, mesmo sendo na zona turística, só é conhecido e frequentado por locais.
Isso sem contar que o Porto é uma cidade com mar, rio e montanha à disposição. A vista é sempre bonita e não faltam espaços ao ar livre para aproveitar os dias ensolarados.
Desvantagens de morar no Porto
Comparado à Lisboa, o Porto tem bem menos oferta de trabalho e por ser uma cidade menor, menos variedade de opções culturais. A cidade também é bem mais fria e chuvosa. Fora isso, não há outras grandes diferenças.
Em relação à outras cidades portuguesas, como Coimbra ou Braga, por exemplo, o Porto tem a desvantagem de ser mais caro.
Clima do Porto
O Norte é a região mais fria de Portugal. Os invernos no Porto são bem gelados e chuvosos, mais do que no resto do país. As temperaturas ficam na casa dos 5º a 14º graus, mas a sensação térmica dentro de casa, por conta da humidade, pode ser bem menos do que isso.
Leia também: Em Portugal, morre-se de frio dentro de casa no inverno
No verão, o calor é grande: costuma chegar a uns 30º a 35º nos dias mais quentes, mas a média é uns 27º. É mais ameno que no sul e Lisboa. Pelo que já reparei, a temperatura em média é uns 5 graus abaixo do sul, sempre.
O custo de vida no Porto, para um casal econômico, fica em torno de 1200 euros por mês.
Eu fiz um texto detalhado sobre o custo de vida em Portugal, incluindo aluguel, contas da casa, supermercado, transporte, lazer, saúde, etc. Leia: Custo de Vida em Portugal 2020: quanto custa morar no país?
Muita gente me pergunta onde alugar um apartamento barato no Porto e quais são os melhores lugares para isso. Veja bem, essa é a pergunta de um milhão de dólares. Apesar do Porto não ser Lisboa em termos de pesadelos do aluguel, a cidade tem ficado cada vez mais popular e com isso os preços de aluguel têm subido vertiginosamente.
Média de preços de aluguel no Porto (com ou sem as contas da casa incluídas):
Esses valores são para a região central do Porto. Se você estiver disposto a morar nas cidadezinhas vizinhas, o valor cai por volta de 20%.
Onde buscar casas para viver em Porto?
Recomendo deixar para realmente fechar o aluguel quando já estiver na cidade, para evitar pegadinhas desagradáveis. Portanto, vale a pena, por exemplo, fechar um Airbnb para o primeiro mês e nesse tempo, procurar daqui: Clique aqui para ver ofertas de apartamentos com desconto.
Existe também uma plataforma chamada Uniplaces, que reúne diversas opções de apartamento focada em estudantes e profissionais para médio a longo prazo. Leitores do 360meridianos tem um desconto de 10% na taxa de serviço É só, ao final da reserva, digitar o nosso código: 360MERIDIANOS
Boas opções de sites para buscar moradia a longo prazo são: OLX, Idealista, Bquarto, EasyQuarto. Também vale a pena procurar grupos no Facebook sobre aluguel de apartamento na cidade ou brasileiros no Porto.
Você pode filtrar por preços, por bairro, por tamanho do apartamento ou tipo do quarto (T0 é um estúdio sem divisão de quarto, T1 de um quarto, T2 dois quartos, etc). Para quem quer ver quartos, vale a pena verificar se a cama é de casal ou solteiro, se tem ou não banheiro no quarto, se o local permite receber visitantes, se é mobiliado ou equipado, se as contas estão incluídas ou não no valor.
Esses sites podem ter ofertas particulares e de imobiliárias. A diferença é que a imobiliária costuma requerer bem mais burocracias, mas também oferece mais garantias de segurança aos moradores: como contrato certinho, menos possibilidade de subir o aluguel ao longo do tempo, etc. Ao mesmo tempo, nos meus 6 anos em Portugal só aluguei apartamento diretamente com o proprietário e nunca tive um grande problema.
Em geral, a segurança é a preocupação de muitos brasileiros para decidir onde morar. Tenha em mente que essa é uma cidade segura e a taxa de crimes é muito baixa. Portugal é um dos países mais seguros de todo o mundo.
Abaixo, listei diversos bairros legais para morar, de acordo com diferentes critérios. Coloquei também alguns “bairros” que na verdade são cidades, mas com acesso ao transporte público do Porto, como Gaia e Matosinhos.
Para quem gosta de morar na área mais central da cidade, no miolo mesmo onde tudo acontece, os melhores bairros são:
Para quem quer morar bem perto do centro, mas prefere mais tranquilidade, os melhores bairros são:
Para quem quer morar nas áreas mais nobres da cidade (perto do mar, do Douro e do parque da cidade):
Regiões fora do centro:
Cidades nos arredores (em geral, é necessário ter carro):
Em termos de saúde, o sistema público atende bem aos moradores, lembrando que é preciso se inscrever no centro de saúde e pagar uma taxa moderadora toda vez que usar o serviço. Recomendo demais contratar um seguro privado para pelo menos o primeiro mês e garantir a cobertura. Saiba como: Qual o melhor seguro viagem para Portugal? É obrigatório? E o PB4?
Falando em educação, o Porto conta com duas universidade públicas (Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto) e outras universidades privadas como a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Lusíada, a Universidade Fernando Pessoa. Mesmo o ensino público não é gratuito, e os estudantes brasileiros pagam mais caro do que alunos com cidadania européia.
Já as escolas e creches públicas são acessíveis a todos alunos em idade escolar. Tenha em mente que o ingresso nas escolas da rede pública é feito com base na área de residência.
Sobre trabalho, não posso dizer sobre como são as vagas em nenhuma área específica, apenas que os salários no Porto são baixos. O salário mínimo é de 635 euros (2020) e praticamente todas as profissões de serviços pagam isso mesmo. É bastante difícil que estrangeiros trabalhem na própria área. Ainda assim, a média de salários para profissionais qualificados dificilmente passa dos 850 euros, com excessão de áreas específicas como TI (para profissionais sênior).
Turismo no Porto? Então leia:
• O que fazer no Porto: roteiro de 3 dias
• Onde ficar em Porto: dicas de hospedagem
• Onde comer em Porto, Portugal: dicas de +20 restaurantes
• 7 ideias de bate-volta a partir do Porto
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Boa noite, Luiza!
Desse último ano e meio, em quanto aumentou suas despesas?
Estou me mudando para Portugal em julho e Porto tem sido a cidade que mais se destaca pelos meus interesses. Saber o custo, para mim, tem sido essencial.
Obrigada!!
Oi Patricia,
O único custo que eu vi subir é o valor do aluguel.
O resto é a mesma coisa.
Ola Luiza
Minha filha vai fazer Doutorado na fac.de Porto vai alugar um apartamento para morar por 2 anos.
Poderia passar nome de alguns bairros ao redor,pois ouvi dizer que sao mais baratos e tbm nome de algumas imobiliarias.
No aguardo
Zelia
OI Zelia,
Os sites para buscar apartamentos eu indico no post. Sobre os bairros, ela pode dar uma olhada aqui: https://www.360meridianos.com/2015/04/onde-ficar-porto-portugal.html
Olá Luiza, sou professor de História, com especialização em educação de jovens e adultos, tenho companheira e 3 filhos, pensamos em sair do Brasil a algum tempo e de preferência para Espanha, Portugal ou Chile, um aluguel de um aparteamento com 3 quartos fica em torno de quanto? casa seria mais barato ou mais caro. obrigado.
Oi Cesar,
Desculpe nao responder antes.
Os preços em Portugal tem subido muito. Acredito que você encontre um apartamento de 3 quarto entre 550 e 1000 euros
Oi Luiza!Sou casada e tenho uma filha de 2 ano e 7 meses. Meu marido e eu temos muita vontade de morar fora um tempo. Não temos muita grana, mas a vontade é grande! Teríamos por volta de 30 mil reais para largar tudo e irmos. Você acha uma ideia maluca? Eu sou professora,ele é jornalista e advogado. Andei vendo o seu blog e fiquei com mais vontade ainda. Porto me pareceu uma boa cidade. Emprego aí é muito difícil? O que você poderia me aconselhar?!
Um abraço!!!
Mariana.
Oi Mariana,
Eu não costumo aconselhar as pessoas nem que sim, nem que não. Só digo para elas não virem de forma ilegal e nem esperarem ficar ricas em Portugal ou ter emprego fácil, porque nada disso vai acontecer.
Dá uma olhada nesse post aqui: https://www.360meridianos.com/2017/03/tipos-de-visto-para-portugal-e-como-morar-legalmente-no-pais.html
bpa tarde
me chamo Nilce sou de sao paulo e estou pensando em vender td e ir morar em coibra comm minha filha que ira fazer faculdade de direito. qual a media de preco de uma apartamento em coibra vc poderia me informar
obrigada e parabens
Oi Nilce,
Veja aqui: https://www.360meridianos.com/2014/12/como-e-ser-estudante-em-coimbra.html e https://www.360meridianos.com/2015/04/como-alugar-apartamento-coimbra-portugal.html
Ola Luiza,
Estou indo com meu marido morar em Portugal. Estamos indo com uma margem de 1300 euros por mês. Qual lugar você indica que os alugueis são mais baratos no norte de Portugal para morarmos?
Oi Flavia,
Não sei dizer. Você tem que dar uma olhada nos valores pela internet mesmo, eu nunca pesquisei nenhum lugar no norte além do Porto.
Bom dia Luiza
Eu e minha esposa ja somos aposentados e moramos nos EUA onde também somo cidadãos naturalizados.
Por este motivo tencionamos morar no Porto para desfrutarmos de uma vida mais sossegada e com qualidade. Optamos pelo Porto, por ser um pouco menor que Lisboa e obviamente bem mais barata.
Estou querendo comprar um apartamento T3 que seja confortável e receba com um certo conforto meus filhos quando forem nos visitar. Tenho visto muitos dentro do sitio urbano no Porto, mas percebo que são mais caros.
Vejo bairros ao redor como Vila Nova de Gaia, Maia, Matosinhos, Valongo e Gondomar. O que você sugere? vi um bom apartamento T3+1 em Valongo, por 140 mil Euros e achei excelente. O bairro é bom?
Parabéns pelo seu Blog... muito bom. Quando estiver no Porto com minha esposa, quero conhecê-la pessoalmente.
super obrigado por todas as suas dicas.
Hamilton Bezerra
Oi Hamilton,
Olha, essa região mais a leste de Porto, depois de Campanhã, não é muito boa.
Eu daria preferência para Matosinhos ou Vila Nova de Gaia
Oi Luiza,
Vou me candidatar para o mesmo mestrado que você fez em Coimbra (surpresa muito legal, quando comecei a ler os posts) e estou pensando em morar em Porto, pois as aulas serão só nas sextas e nos sábados, estou pensando nisto pela questão de oportunidades de trabalho, que acredito que em Porto terá mais chances de rolar algo e também pela questão de opções de escolhas do que fazer que Porto oferece.
Estou com dúvida na questão de locomoção, será muito dispendioso e complexo esse vai e vem? Gostaria da sua opinião.
Obrigada.
Oi Bruna,
Vc já viu a resposta. Então, eu acho bem caro fazer isso! Seriam quase 130 euros por mês.
Luiza, li suas respostas em outro post sobre essa mesma dúvida! hehehe! Valeu!
Oi Luiza eu e meu marido estamos de viagem marcada para visita Portugal quero ir buscar trabalhando na minha área de Estéticista como Turista você acha que posso conseguir um emprego com contrato de poder ficar.
Oi Monica,
Escrevi minha opinião sobre isso nesse post aqui: https://www.360meridianos.com/2017/08/imigracao-em-portugal-visto.html
Bom dia Luisa!
Estou indo com meus dois filhos ,16 é 8 anos e estou indo com o D7.Minha renda vai tirar em torno de 3.000 euros e temos uma enorme vontade de morar no Porto.
Porém não quero cometer nenhum responsabilidade com relação aos meus pequenos.
Vc acha q com essa renda teremos uma vida com o básico?
Muito obrigada
Grande beijo e felicidades
Oi Luciana,
Levando em conta que o salário mínimo em Portugal é de menos de 600 euros e tem muita gente que vive com essa grana, 3 mil euros é bastante dinheiro para viver lá, mesmo contando três pessoas.
Só tenha atenção quanto aos impostos que terá que pegar, porque na Europa são mais altos do que no Brasil.
No mais, lembre-se que educação e saúde serão gratuitas em Portugal.
*corrigindo
Minha renda deve girar em torno de 3.ooo euros.
Não quero cometer nenhuma irresponsabilidade com relação aos pequenos ou passarmos alguma necessidade.
Me desculpe o erro
Grande beijo
Oi Luciana, como vai? estou querendo morar no Porto também. Como conseguiu emprego?