Como funciona um seguro viagem? Como escolher o melhor seguro para a sua viagem? Pensar em perrengue nas férias é algo que ninguém quer. Mas é justamente por isso que entender a importância dos seguros de viagem é uma parte fundamental do planejamento – sem ele você fica desprotegido em qualquer emergência e pode terminar com uma conta (gigante) de hospital ou sem qualquer indenização caso sua mala seja extraviada.
É preferível contratar o seguro e não usar, a não ter para onde correr na hora da necessidade.
Existe um sem número de opções de seguradoras de viagem no mercado. Saber qual seguro e qual cobertura você precisa é tão importante quanto garantir que você estará segurado durante uma viagem ao exterior.
Nesse texto desvendamos para você como escolher um seguro que atenda suas necessidades e tenha um bom custo benefício.
O Seguro Viagem funciona como qualquer seguro: você adquire a apólice e ela te oferece uma cobertura para um número de sinistros durante sua viagem. Caso você precise acioná-lo durante o passeio, poderá ir a um hospital ou receber atendimento médico no hotel, pode ter indenização caso sua bagagem seja extraviada ou até mesmo buscar algum atendimento e ser reembolsado quando voltar para casa.
Quando você for contratar o seguro, é muito importante analisar o que ele cobre e qual o valor máximo da cobertura e reembolso.
Vale a pena ver se o seu seguro atende, além das assistência médica e odontológica, coisas como seguro de bagagem, cancelamento de viagem, assistência jurídica, repatriação, seguro de vida, entre outros.
Como analisar a cobertura de um seguro de viagem e evitar pegadinhas?
Em geral, coisas que faço questão que meu seguro viagem escolhido atenda são:
É importante pensar também se você pretende fazer algum esporte que envolva riscos (esqui, mergulho, etc) e adquirir um seguro que cubra isso.
Se você está grávida, se é maior de 70 anos, se quer cobertura contra covid, se vai estudar em outro país também são questões a se considerar ao escolher um seguro viagem.
Como escolher seguro viagem que proteja a bagagem?
Particularmente, a maioria das vezes que precisei acionar o seguro de viagem teve mais a ver com problemas com bagagem do que médicos. Logo, esse é um tópico que escolho com cuidado na hora de viajar.
Minha dica é escolher um seguro com boa indenização, tendo em vista que esse é um dos problemas mais comuns que acontecem com viajantes.
Algumas seguradoras tradicionais ou de cartão de crédito não oferecem qualquer compensação para o caso de atraso na entrega ou extravio, apenas assessoria jurídica. Ou seja, fuja dessa opção.
Em geral, num bom Seguro Viagem, a cobertura para extravio de bagagem será Suplementar – a seguradora te paga independente da indenização da cia aérea – ou Complementar – a seguradora só te paga um valor complementar do limite da indenização, que costuma ser de $1000. Logo, prefira seguros de viagem com cobertura suplementar de bagagem.
Veja abaixo a comparação da apólice entre quatro seguros de viagem em relação à bagagem.
Além disso, prefira os seguros de viagem que cobrem danos a bagagem e atraso na entrega da mala. No caso do exemplo acima, as duas últimas opções são melhores do que as duas primeiras.
Seguro de viagem: como funciona a proteção para cancelamento ou interrupção das férias?
O cancelamento ou interrupção da viagem não costuma passar pela cabeça de quem contrata seguro de viagem, tendo em vista que a maioria das pessoas só compra seguro às vésperas de embarcar.
Esse tipo de cobertura, que indeniza os valores gastos com a viagem, vale não só para quem precisa voltar no meio do passeio, no caso de uma emergência familiar em casa, mas também para quem, antes mesmo de embarcar, não pode seguir viagem.
Ao usar um comparador de seguros não deixe de revisar essa cláusula!
A melhor forma de escolher o melhor seguro de viagem com bom custo-benefício para você é comparando entre diferentes seguradoras.
Existem diversos comparadores de seguro viagem no mercado, mas nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços de seguro de viagens para o mundo todo, que garante vários descontos.
O funcionamento é simples. E com ele você consegue orçar, ao mesmo tempo, os preços em mais de 10 empresas de seguros diferentes – e garantir o melhor valor e a melhor cobertura. Veja o passo a passo:
Usando a ferramenta comparativa, você consegue comparar até 4 seguros por vez, vendo em detalhes com facilidade a cobertura de cada um deles. É bem fácil e simples de entender:
Depois que você escolher a melhor opção para você (a mais barata ou a de melhor custo/benefício). Você pode dividir o valor em até doze vezes sem juros ou pagar com desconto no boleto ou Pix.
Antes de pagar não deixe de acrescentar o nosso cupom de desconto exclusivo para leitores: 360MERIDIANOS05 e garanta 5% de desconto. O desconto pode chegar a 10% se você pagar com boleto. Fora que, ao clicar nesse link, você pode achar promoções ainda maiores, de até 25%.
O comprovante e a apólice serão enviado por e-mail. Simples e eficiente.
Qual seguro saúde viagem escolher?
Selecionamos alguns dos seguros de viagem que costumamos contratar em nossas viagens, e explicamos abaixo por quê.
Uma grande vantagem do seguro Affinity é a cobertura para covid-19 e os preços competitivos – em geral, seguros que cobrem o coronavírus são bem mais caros. Uma comparação – e com outras opções também boas:
Conheça Affinity Seguro Viagem é bom e confiável. Avaliação e cupom de desconto Saiba mais.
Na Europa, alguns países exigem que os turistas tenham um seguro com cobertura de € 30 mil. Todos os países que assinam o Acordo de Schengen solicitam a comprovação de contratação de seguro de viagem na entrada (não necessariamente vão te pedir, mas é melhor ter).
Algumas empresas possuem tarifas específicas para viagens para a Europa, com seguros que já atendem todas as exigências do bloco.
Os países do Espaço Schengen, com seguro viagem obrigatório, são:
Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Msalta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.
Veja também:
• 5 documentos obrigatórios para viajar para Europa: o que levar para a imigração
• O que é o Tratado de Schengen?
• Onde vai ser sua imigração na Europa?
Há um acordo bilateral que garante atendimento de saúde gratuitamente no exterior e vale atualmente em apenas três países: Portugal, Cabo Verde e Itália.
Trata-se de um acordo bilateral feito pelo Ministério da Saúde com esses países. Isso significa que não é preciso comprovar contribuição com a previdência para ter acesso ao atendimento.
Antes de viajar, a pessoa tem que retirar um documento chamado Certificado de Direito à Assistência Médica Durante Estadia Temporária (CDAM). Para obtê-lo, você deve procurar o posto do Ministério da Saúde no seu estado – eu explico direitinho nesse post como conseguir.
Tenha em mente que o CDAM cobre apenas o seguro saúde, ou seja, se você tiver uma emergência médica será tratado pela saúde pública de um dos países que estiver viajando. E ele vale apenas para o país em questão.
Logo, se você quiser uma cobertura que te proteja também do extravio de bagagens ou cancelamento de voo, vale a pena adquirir um seguro de viagem complementar. Outra razão para adquirir o seguro, mesmo numa viagem para Portugal ou Itália, é no caso de sua viagem incluir outros países europeus, onde o CDAM não é válido.
Dê uma olhada nas regras do seu cartão de crédito. Pode ser que ele ofereça algum tipo de cobertura. Isso obviamente depende do grau de “riqueza” do seu cartão – quanto mais cara a anuidade, mais benefícios.
O serviço pode ser um seguro de acidentes pessoais e bagagem ou pode até contar com assistência médica e soluções jurídicas.
Mas vale a pena ler as letras miúdas com muito cuidado. Pode ser que a cobertura só esteja disponível se você comprar as passagens com o cartão, ou outras regras que podem atrapalhar sua vida caso você realmente precise do seguro.
Em geral, o seguro do cartão de crédito é um bom seguro complementar, mas tem uma cobertura bem mais defasada que os comprados diretamente com as seguradoras. Por isso, leia atentamente o contrato e, se for o caso, considere viajar com os dois.
Mantenha sempre anotado com você (e também guardado junto com seus documentos) o telefone internacional que você tem que ligar e o número da sua apólice. Ou baixe o aplicativo da seguradora, que pode ser bastante útil em situações de emergência.
Muitas empresas de seguro recebem chamadas a cobrar. Ligue para eles e siga as instruções para resolver o problema.
Caso seja uma emergência, procure o médico, guarde todos os documentos do hospital e de pagamento, e depois peça um reembolso, seguindo as regras da seguradora. Também é possível pedir o reembolso quando você voltar para o Brasil – é só ficar atento aos prazos de cada empresa.
Veja aqui como ficou a cobertura dos seguros de viagem durante a pandemia de COVID-19
Tem mais alguma dúvida sobre como funciona um seguro de viagem? Deixa nos comentários que a gente te ajuda a entender!
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Eu planejo ir pro Japão e contrato um seguro de viagem mais não sei a data de volta ou ir pra tal lugar e não ter de o dia de volta terei algum problema?
Se eu precisar ir ao médico no país que eu visitar então não pagarei nada se eu contratar o seguro viagem ? Ou quando eu retornar ao Brasil eu tenho que pagar algo ?
Oi Cesa,
Se você contratar o seguro de viagem, não precisa pagar nada lá no destino caso precise de um médico. Você tem que ligar para a seguradora, onde será atendido por uma equipe brasileira que irá direcionar para qual hospital você deve ir ou solicitar que um médico vá até o hotel em que você estiver.
Luiza, me da um help? Não tenho meu itinerário definido, ou seja, tenho a passagem de ida/entrada na Europa, mas pretendo viajar por lá dura te um tempo e terminar na Oceania, após passar pela Ásia. Minha pergunta é: como fechar um seguro internacional sem saber os períodos em que estarei em cada um destes continentes? ?
Qualquer luz será muito bem vinda :)
Oi Nina,
O seguro não exige saber o cronograma certo da sua viagem. Você vai precisar mais saber é quais continentes e países irá. Uma sugestão: faz a pesquisa na Seguros Promo e peça para falar com uma das atendentes por telefone que elas podem te ajudar a encontrar o melhor custo benefício para uma viagem como a sua.
bjs
Ueba! Sensacional sua ajuda, Luiza! Falei com eles e já estou fechando! Aproveitando que o dólar deu uma derretida hoje, tudo à favor :) obrigadaaaaaaa ?
olá! gostei muito do site, desculpe a ignorância, sabe dizer se tem algum seguro que se precisar acionar não necessite usar o cartão para pagar todas as despesas e depois ser ressarcido no país de origem? Já ouvi de algumas pessoas que por faltarem documentos ou notas não foram ressarcidas na integra. Ouvi dizer que existe seguro mais caro que se precisar até o médico vai no hotel para examinar o paciente e se precisar ele mesmo encaminha pra internação( Deus me livre disso nas férias), sabe me dizer se isso procede, se é existe mesmo? ainda não comprei seguro pois estou na dúvida.
Oi Josimar,
Tem vários seguros que a cobertura não é de co-participação. Ou seja, se você precisar ir ao médico, é só ligar para eles e eles te encaminham para o hospital ou médico credenciado e você não paga nada.
Minha sugestão: coloca o seu telefone e email no cadastro da Seguros Promo que eles tem várias seguradoras cadastradas e podem te indicar uma que atenda essa necessidade.
Oi Luiza,
Vou pra Coimbra em agosto desse ano pra fazer a licenciatura integral (4 anos) na UC, e preciso do visto de residência para fins de estudo. O consulado pede que eu envie o comprovante de Seguro médico internacional de viagem, válido pelo período que vou permanecer em Portugal.
Porém, já consegui o PB-4 e também o seguro da UC. Será que preciso contratar um seguro privado? Caso afirmativo, será que posso contratar só durante alguns meses (tipo até fim de dezembro)? Tenho medo de ser barrada na imigração, ou ter o visto negado...
PS. Amo o blog de vcs, tem sido meu salvador
O PB4 é suficiente. Consegui meu visto com ele e todas as pessoas que conheço também.
Pra viajar a india eh obrigatório o seguro?
Oi Edmilson,
Não é obrigatório, mas é bastante aconselhável
boa luz
Quero saber se preciso de seguro de saude se minha universidade me abrangido. Quero estudar na universidade de coimbra e minha carta de aceitçao estipulo que tenho uma seguro escolar
Oi Luiza, estava pesquisando justamente sobre o seguro viagem porque surgiu uma dúvida na hora do preenchimento da solicitação, fiz uma pesquisa sobre o tema e encontrei seu blog.
Dúvida: Minha viagem será por 4 países, mas na hora de preencher o formulário só aparece a possibilidade de colocar um destino. O seguro cobre os demais automaticamente sendo todos signatários do mesmo tratado?
Aproveitando a oportunidade já que vi um cometário parcial sobre esses assuntos:
1 - Eu estou fazendo meu seguro através do cartão VISA. Ela não é a seguradora e sim a AIG, mas me permite emitir gratuitamente o certificado em meu nome e de meus acompanhantes, no caso minha esposa e filha que é menor de 21 anos.
As condições principais são: Cartão PLATINUM ou INFINITE e ter comprado a passagem com o cartão. Um detalhe interessante é que não precisa ter comprado diretamente na Cia aérea como meu caso que comprei em uma agência. É bom ler as condições para evitar surpresas.
2 - Esses mesmos cartões oferecem também seguro para viagem nacional e outras facilidades. Para conseguir não é difícil, a própria operadora mandou o meu, mas quem já tem o VISA basta solicitar a troca para sua operadora. Nem todos são caros, depende do que é oferecido a mais. Como o meu não tem nenhuma vantagem adicional, não é muito caro.
3 - Quem viaja pelo país e não tiver o seguro, se tiver um plano de saúde, mesmo que regional como meu caso, mas de uma operadora nacional, também é atendido nos casos de urgência e emergência normalmente. Já precisei de atendimento para minha filha em Fortaleza, liguei para o plano, o hospital deles ficava longe de onde eu estava, me deram o endereço de outro conveniado mais próximo. O ruim de não ser o hospital conveniado é que te pedem um cheque de garantia e depois você tem que ir atrás de alguns documentos e da liberação do seu plano para resgatar o cheque. Enquanto minha filha estava no hospital eu fui até o escritório local do plano, peguei a documentação e voltei ao hospital onde resgatei o cheque. Em Ponta Grossa no Paraná, em julho16 eu e minha filha pegamos uma virose, fomos atendidos no hospital do plano sem qualquer dificuldade ou burocracia.
Oi Wilson,
Desculpe a demora para responder.
Sobre o seguro: se for tudo na mesma região (Europa, por exemplo, não tem problema). Se não for, liga para o atendimento deles e pede ajuda para preencher.
No mais, obrigada pelas dicas sobre o seguro do cartão de crédito
Olá. Luiza!
Estou querendo viajar para Alemanha no próximo ano e passar 90 dia;irei com meu esposo e filho que terá mais ou menos 1 aninho. Seria obrigatório este seguro? por conta do tempo que pretendemos passar, tendo em vista que fomos no ano de 2015 e passamos 30 dias e não fizemos nenhum seguro.
Desde já agradecida!
Alguém sabe se é importante ou pelo menos interessante ter seguro para uma viagem prolongada e sem data certa para terminar, dentro do Brasil?
Vale a pena?
Oi Amanda,
Depende do seu plano de saúde ou cartão de crédito. Se você tiver um plano de saúde de cobertura nacional, talvez seria interessante só fazer um seguro para a sua bagagem, por exemplo
Oi Luiza..
Então o seguro seria mais para área saúde e para bagagem?
Como sou filha de militar, eu posso ser atendida em qualquer hospital-base no Brasil.. então fora isso, acho que a única coisa que eu poderia me preoucupar é com bagagem mesmo, neh?
Sim, seria mais para bagagem mesmo. É bom ler as regras com calma, porque são poucas as operadoras que cobrem viagem de brasileiros dentro do Brasil
Oi Luíza,
Gostaria de deixar o relato da minha experiência com o seguro do Cartão de Crédito VISA. Em 20/07/2016 sofri um acidente de carro, juntamente com meu marido, minha filha e sobrinha, em Buenos Aires. Tive múltiplas fraturas na bacia. Fomos socorridos e levados para um hospital público. A partir daí meu marido entrou em contato com a VISA para autorização de remoção para um hospital particular, sendo que esta autorização nunca foi dada. Dormi em um local de pequenas cirurgias e gesso, com fezes e urina pelo chão. No dia seguinte fomos praticamente expulsos do hospital. Meu marido conseguiu alugar uma ambulância, e me levou para o hotel em que estávamos hospedados. Tivemos que ficar mais 20 dias em Buenos Aires, até que eu pudesse sentar, para encarar um vôo para Brasília. Hoje, depois de muitos e-mails, telefonemas sem fim, disseram que vão ressarcir 1/5 do valor que gastamos. Conclusão: seguro VISA é uma furada!!!! Graças à DEUS eu contei com o apoio de médicos brasileiros, via wat zap, para meu tratamento enquanto estava na Argentina. NUNCA mais viajo sem seguro de saúde!
Oi Renata,
Você já pensou em entrar com um processo contra eles? Separa todos os documentos e conversa com um advogado. Eu acho que vale a pena.
Eu