Como viajar de trem na Europa: todas as dicas para economizar

Nesse texto você encontra todas as dicas sobre viagem de trem na Europa: quais as vantagens e desvantagens, como comprar as passagens pela internet, como economizar, se vale a pena comprar um passe e quando é melhor optar pelo avião, carro ou ônibus?

Leia também:
5 ideias de roteiro de viagem de trem pela Europa
Roteiros de Viagem pela Europa: 10, 15, 20 e 30 dias prontos para usar
Roteiros na Europa: quantos dias ficar em cada cidade?

Viajar de trem na Europa: quando vale a pena?

Viajar de trem na Europa vale a pena principalmente para trechos curtos ou médios, ou para viagens noturnas, caso você não encontre uma passagem de avião num horário ou preço decente.

Já para viagens mais longas durante o dia, viajar de trem é uma desvantagem, uma vez que você vai gastar muito tempo dentro dele.

Trem ou Ônibus na Europa

No quesito trem x ônibus na Europa, o ônibus costuma sempre ganhar no preço, ainda mais com as empresas low cost, como Flixbus. 

Porém, é uma opção que pode ser desconfortável e mais longa – muitas vezes até mais do que o transporte rodoviário no Brasil. Então, se você fizer uma viagem noturna, prefira o trem – mesmo que isso envolva um gasto de 10 ou 20 euros a mais.

Leia mais: Como viajar de ônibus pela Europa

Trem ou Aluguel de Carro na Europa

Quando o assunto é a relação trem ou carro na Europa, é preciso pensar seu roteiro como um todo. Se você for viajar apenas entre cidades maiores, o carro não compensa muito.

Mas em viagens dentro um único país, por exemplo a Itália ou Portugal, muita gente sonha em alugar um carro, porque essa opção te possibilita conhecer cidades menores e ver a paisagem. De fato, nesses casos, o carro é imbatível: chega em vilas e passeios pitorescos, onde o transporte público não alcança.

Cuidado, porém, com taxas extras: o deslocamento de carro entre países ou tentar pegar o carro numa cidade e devolver em outra pode sair muito caro.

Nesse texto, explicamos todas as pegadinhas e complexidades: Aluguel de carro na Europa: todas as dicas de viagem.

Trem ou Avião na Europa

Com as companhias aéreas low cost, viajar de avião na Europa pode ser muito mais barato do que fazer o mesmo deslocamento de trem. Mas caso você encontre os trechos mais ou menos pelo mesmo preço, como decidir?

Saiba mais: Como funcionam as low costs na Europa

Se você quiser economizar tempo, escolha trechos de trem que demorem até quatro horas. Nesses casos, ir de trem é sempre melhore do que a mesma viagem de avião, por conta do tempo de deslocamento até o aeroporto, check in, embarque, etc.

Documentos para entrar Europa

Temos um texto bem completo sobre o que você precisa levar para passar pela imigração na Europa.

Não custa lembrar que seguro de viagem é obrigatório para entrar na Europa. A apólice deve cobrir pelo menos 30 mil euros. Nós recomendamos que você use um buscador para comparar entre as diferentes opções de seguradoras e escolha a opção que melhor se adeque ao seu perfil. Por isso, recomendamos a Seguros Promo, um buscador que você consegue obter descontos de até 25% no seu seguro viagem para Europa.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Passes de trem na Europa: vale a pena?

Olha, vou ser bem sincera: eu não vejo motivos para comprar um passe de trem na Europa (tipo Eurail ou Raileurope). Por quê? Bom, é MUITO mais caro do que comprar os trechos avulsos.

Além disso, é necessário pagar uma taxa extra pela reserva do assento em cada trem que você for pegar. Ah, e se você for maior de 26 anos é obrigado a comprar as passagens na primeira classe (o dobro do preço!).

Enfim, comprar passe de trem só vale pena se você tiver até 25 anos e realmente quiser ter flexibilidade de decidir para onde vai durante a viagem.

Para todas as outras pessoas, incluindo mochileiros menores de 25 anos que não ligam de planejar a viagem com certa antecedência, vale a pena reservar os bilhetes avulsos. Vou explicar como fazer isso nos próximos tópicos.

Passagem de trem para viajar pela Europa: quando comprar?

A maioria das passagens de trem na Europa fica disponível no sistema com cerca de 90 dias de antecedência (no Leste Europeu são 60 dias).

As empresas que administram os trens adotaram a mesma política das companhias aéreas, ou seja, o preço do assento varia de acordo com a disponibilidade, hora e dia da viagem.

Por isso, o quanto antes você comprar, maiores são as chances de encontrar descontos. Já vi uma passagem de Roma para Florença ir de 19 para 49 euros, com a diferença de um mês.

Os descontos para quem compra antecipado podem chegar a 50% dependendo do país. Vale muito a pena.

Compre aqui suas passagens de trem na Europa com desconto

Quando você não precisa comprar as passagens de trem com antecedência?

Existem alguma passagens de trem que você não precisa, ou não deve comprar com antecedência:

Não há necessidade de comprar com antecedência trechos curtos e regionais dentro dos países. Essas passagens têm preços fixos e dá para comprar na hora numa boa. Ou seja, se você quer viajar na Itália de trem dentro da Toscana. Ou ir do Porto ao Douro em Portugal, é perfeitamente possível comprar os trens urbanos / regionais na hora, direto na bilheteria da estação.

Também não recomendamos comprar a passagem com antecedência – a não seja que seja uma tarifa com flexibilidade de horário – se você precisar de uma passagem de trem logo após a chegada de um voo – principalmente um voo internacional.

Por exemplo, eu decidi não comprar com antecedência a passagem citada acima (Roma para Florença) porque meu voo chegaria às 17h em Roma, mas como voo internacional atrasa e a retirada da mala pode demorar, eu não quis arriscar perder o trem. Dito e feito. Minha mala foi perdida na chegada e eu gastei umas duas horas no processo de resolver esse problema. Tive que comprar a passagem do trem na hora e acabei pagando 49 euros. Moral da história? Não compre passagens de trem com antecedência se seu horário estiver apertado ou a possibilidade de imprevistos for muito grande.

Crédito: Maxim75/wikimedia commons

Também não recomendo comprar as passagem com antecedência se você vai viajar para países do Leste Europeu, porque muita vezes não vale a pena viajar de trem nesses países. Explicamos melhor aqui como planejar o transporte para esses lugares: 11 dicas de viagem para os países do Leste Europeu

Como comprar passagens de trem na Europa online?

Como eu expliquei no tópico anterior, para conseguir promoções de mais de 50% do valor do bilhete, é necessário comprá-las com antecedência. Com isso, provavelmente você terá que comprar suas passagens de trem na Europa online.

Uma das formas de fazer isso é entrar no site nacional da empresa de trem para pesquisar lá, diretamente o trem que você precisa comprar. Para isso você precisa ficar atento à algumas coisas:

  1. Todos os sites estão na língua local, mas em geral tem a opção de tradução em inglês.
  2. Fique atento à pegadinhas, porque existem diferentes tipos de trem, tempo de duração da viagem e as vezes a busca não te mostra as opções mais baratas de cara.
  3. Confira se você precisa pagar alguma taxa extra para reservar o número do assento.
  4. Veja com atenção se eles irão enviar o bilhete pelo email para você imprimir / mostrar no celular, ou se você tem que retirar o bilhete na bilheteria, com o cartão que usou na compra.
  5. Alguns países – como a Itália e a Inglaterra – tem mais de uma empresa de trem, pode ser necessário buscar em mais de um site.

Clique nos links para ir para o site principal de Trem de cada país europeu:

Se você tiver dificuldade com outros idiomas e quiser ter a facilidade de comprar num site de fácil navegação e em português, mais uma vez vou recomendar buscar diretamente no site da Omio. No buscador, você consegue pesquisar os valores na moeda local e em real, como também compara entre diferentes empresas, oferece opções com bons descontos e deixa bem claro os alertas sobre como você vai receber seu bilhete e o que deve fazer no dia da viagem.

Comparação entre passagens de trem no site da Omio

Trem na Europa: entenda como funcionam

Crédito: Kabelleger/wikimedia Commons

Tipos de trem na Europa

Na Europa, em geral, existem 5 tipos de trem:

• Os trens de alta velocidade, que cobrem grandes distâncias em pouco tempo, por exemplo os trem Freccia na Itália ou Alfa Pendular em Portugal. Em geral, essas são as viagens mais caras, mas também as mais confortáveis e rápidas.

• Os trens intercidades ou interregionais, que fazem o transporte entre regiões de um mesmo país, mas não são tão rápidos como as opções de alta velocidade. Em geral, tem um custo menor.

• Os trens urbanos ou regionais, que circulam dentro de uma mesma região ou área urbana. São trens mais lentos, mas que chegam em cidades pequenas e no interior. Esses trens devem ser comprados diretamente na bilheteria, não tendo necessidade de adquirir o bilhete com antecedência.

• Os trens noturnos são comboios para viagens longas. Em geral contam com cabines fechadas com assentos que se transformam em camas. Contamos melhor aqui como funcionam: Viagem de Trem Noturno: tudo o que você precisa saber

• Os trens internacionais, que podem ser de alta velocidade como o EuroStar Londres / Paris ou noturnos como o Lusitano Lisboa / Madrid. Nesses trens, poderá haver uma parada na fronteira entre os países (mesmo que no meio da madrugada).

Tipos de cabines e classes de trem na Europa

Em geral, os trens na Europa são vendidos com a Primeira e a Segunda classe. A Primeira conta com assentos mais confortáveis e alguns mimos extras.

Isso não quer dizer que a Segunda Classe – que é a que eu sempre viajei – seja desconfortável: a grande maioria das pessoas viaja ali. Você também tem acesso ao carrinho de comida / vagão restaurante, se precisar.

Além disso, alguns trens tem a diferença de cabines: assentos ou cabines fechadas. Isso em geral acontece em viagens mais longas e ou noturnas. Nesses casos, cabe a você avaliar se prefere ter um espaço mais confortável dividido entre menos pessoas ou ficar na área comum, com cadeiras enfileiradas.

Conexões entre trens na Europa

Quando você estiver comprando seu bilhete, vai perceber que existem opções com paradas em estações e trocas de trem.

Em geral, o tempo de conexão previsto é curto mesmo, questão de minutos. Isso é planejado pela própria empresa, afinal, você só precisa sair do trem e entrar no outro, sem nenhuma barreira de imigração, check in, ou qualquer coisa do tipo.

Mesmo que o próximo trem não esteja na mesma plataforma que você vai descer, é uma troca rápida. Sim, atrasos acontecem, mas não são tão comuns. Além disso, grandes são as chances de, em caso de atraso, ter outra opção do trem que você perdeu passando nos próximos 30 minutos.

Agora, a verdade é que quanto mais conexões, mais complicada vai ser sua viagem, principalmente se ela for noturna. A gente caiu na burrice de comprar um trem com duas trocas (ao invés da opção direta, 20 euros mais cara), indo de Munique pós-Oktoberfest para Amsterdam. Imagina você morrendo de sono, tendo que acordar na hora certa para trocar de trem? Pois é, evite comprar trem com conexões, se possível.

Reserva de assentos

A reserva de assentos costuma variar de país para país. Por exemplo, em Portugal, a compra do seu bilhete de trem Intercidades ou Alfa Pendular já incluí a escolha do seu assento marcado no trem. Já na Inglaterra, mesmo em trens de longa distância, você precisa pagar uma taxa extra para ter seu lugar marcado.

Na prática, como funciona:

• Se na hora de comprar a passagem de trem online, te derem a opção de escolher o lugar imediatamente no processo da compra, isso significa que a reserva de assento está incluída na passagem. Com isso, no dia da viagem, você terá que sentar exatamente onde comprou.

• Se na hora da compra, te cobrarem uma taxa adicional para a escolha do lugar, isso significa que você pode, ou não, pagar pela reserva do assento. Se você escolher não pagar, na hora da viagem, pode sentar em qualquer lugar, mas terá que trocar de lugar caso uma pessoa com lugar marcado chegue. Não há risco de que você fique em pé, mas você pode ter que andar e trocar de lugar mais de uma vez durante a viagem.

Por fim, os trens regionais/urbanos não têm a opção de reserva: você chega e se senta onde tiver lugar. E se tiver lugar, você viaja de pé mesmo, como num ônibus comum lotado.

Eu sentada no chão num trem regional lotado na Itália

Durante a Viagem: o que fazer?

Com quanta antecedência preciso chegar na estação de trem na Europa?

Recomendo chegar cerca de 30 minutos antes da hora da partida do seu trem, para que você possa encontrar com calma sua plataforma, vagão e trem. Se você nunca viajou de trem antes ou for um país que você não fala a língua, recomendo que chegue 45 minutos antes.

É necessário chegar com certa antecedência a estação de trem, para que você possa encontrar com calma a plataforma certinha.

Os trens em geral saem exatamente na hora marcada.

Como localizar seu trem e plataforma?

Toda estação de trem na Europa costuma conta com um quadro eletrônico com os números dos trens, destinos e horários de chegadas e partidas. Nesse quadro também haverá informações sobre qual plataforma esse trem irá partir.

Siga as setas da estação para a plataforma correta. Pode ser que você tenha que cruzar um corredor subterrâneo ou uma passarela.

Uma vez que o trem chegar, verifique se esse é o trem correto para seu destino (pode ser algum outro trem que passe pela sua plataforma).

Se estiver tudo certo, veja o número do vagão que você deve entrar: costuma ficar o número perto das portas para entrar no trem.

Uma vez dentro do vagão correto, procure pelo seu assento. Qualquer coisa, com o bilhete em mãos, você pode pedir ajuda para um dos guardinhas do trem para te indicarem o local que deve se dirigir.

Se você não tiver lugar marcado, deverá apenas verificar a classe do trem e entrar em qualquer vagão da classe que comprou.

Como é o embarque no trem?

Muitas vezes, o trem para por apenas alguns minutos na estação. Então, é necessário ficar esperto para embarcar rápido. Lembre-se que você será responsável por carregar todos os seus pertences.

Durante a viagem, o fiscal passará para conferir seu bilhete, seja ele no celular ou impresso.

Dentro dos trens interregionais ou noturnos, costumam haver vagões-restaurante ou uma pessoa que passa com carrinho de comida/água/café. Os banheiros costumam ficar perto das saídas.

O que fazer com a bagagem

Você é responsável por colocar e tirar sua mala do bagageiro. Em geral, você terá espaço no início ou final do vagão para deixar lá sua mala grande e terá espaços nas prateleiras acima das poltronas.

Ou seja, malas grandes não ficarão sob sua supervisão.

Além disso, lembre-se que a maioria dos trens para por poucos minutos na estação e você que vai ter que tirar sua mala do bagageiro e carregá-la para fora. Ou seja, faça uma mala leve, para seu próprio bem.

O desembarque: como descer do trem sem sustos

Costumo verificar quais estações meu trem vai passar e também quais os nomes das duas ou três estações que ele parará antes da minha. Grandes são as chances que a sua parada não é o destino final da viagem, por isso, é bom ter uma noção geral do local que você precisará descer.

Na maioria dos casos, não há um alto falante anunciando as paradas, então cabe a você ficar atento e se dirigir para a saída uns 5 minutos antes da sua parada.

Se você estiver num trem noturno e não for descer no destino final, coloque seu celular para despertar um pouco antes do horário de chegada marcado.

Procurando passagem para a Europa com desconto? Dá uma olhada:

*Crédito Imagem Destacada: Ivanfurlanis/wikimedia commons

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 voto)
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

  • Luiza, um dos meus maiores arrependimentos com viagem de trem foi ter caído no conto do PASSE DE TREM. Falam que é uma maravilha, como se desse a maior flexibilidade, mas na verdade é uma flexibilidade parcial por conta da necessidade de reservas para os principais trechos. Como você bem disse, sai mais caro que fazer o trecho pontualmente, o que foi para mim uma surpresa. Além dos passes já serem caros, me surpreendi com os custos adicionais para as reservas. Pior, um dos trens que queria reservar, descobri depois que "não fazia parte do passe". Pois é...tem essa também, NEM TODOS TRENS FAZEM PARTE DO PASSE...ou seja, comprei passe na expectativa de fazer 6 trechos em 6 dias e um desses trechos ainda tive que comprar por fora depois... sua dica está perfeita MUITA, MUITA ATENÇÃO COM PASSES. Quando eu fui ver a Arapuca que eu tinha me metido, percebi que devolver o passe era melhor que usá-lo, então antes de usá-lo, refiz todo o planejamento com o ponto a ponto. Por fim, acredite,reduzi em uns 75% minhas despesas de descolamento, por conta dos descontos por compra com antecedência. Quanto ao passe...ainda estou na novela em busca do reembolso, pois a gente paga caro e na hora que precisa eles ainda não tem um trâmite suave para reembolso.

    • Puxa Fernando, que droga!
      Pelo menos você conseguiu reduzir as suas despesas

      Agora é insistir no reembolso, mesmo com a burocracia insuportável

  • Meu atual sonho em relação a viagens é um mochilão pela Europa, achei bem legal seu post pois li um livro onde a personagem passa por várias cidades de trem (Apenas um dia) e a experiência no livro é bem diferente da realidade que vc descreveu, mas que só me deixou com mais vontade de explorar...

    • hehe, várias cidades de trem por um dia só se: 1. for dentro do mesmo país ou 2. For um trem que dure muitas horas

  • Luiza, fiquei com duvidas..
    Irei com uma mochila cargueira.. devo deixar em compartimento?? Nao posso levar comigo?
    Obrigada

    • Oi Shirley,

      Desde que caiba perto de você, pode levá-la. O problema é que muitas vezes não há espaço.

  • Olá, Luiza!

    Estou indo de Amsterdam, junto com minha esposa, agora no final de setembro/2015 com destino Amsterdam - Munique, com destino ao oktoberfest, aí eu te pergunto: você sabe como é a questão das malas comprando os tickets de trem pela NS?

    Grato desde já!

    • Marco, o site da obb tem unas pegadinhas e a gente tem que ficar super atento, especialmente ao escolher as estações de origem e destino e se o opção é trecho direto ou com escala. Primeiro confirme qual serão suas estações de origem em Praga e de destino em Viena que serão mais convenientes pra você (atenção pois nos 2 casos tem 2 estações grandes) e simule a opçõe sem selecionar rota direta e depois selecionando a rota direta e compare. Na lista com todas as opcoes ignore os trechos parciais onde não tem a origem ou o destino que você escolheu (?), pois são opções pra conexões esquisitas que
      acho que geralmente não valem a pena. Com antecedência vale muito a pena a primeira classe porque o preço ainda é igual ao da segunda classe.

    • Oi João,

      As regras variam de acordo com o trem comprado. Nesse link eles especificam tudo direitinho: https://www.nsinternational.nl/en/before-you-go/luggage

      Na minha experiência pessoal com trens na Europa, eu sempre pude levar uma mala média/grande. Na maioria das vezes, quando você não tem uma cabine, precisa deixá-la no compartimento das bagagens, perto das entradas/saídas do trem.

      Espero que tenha ajudado!

      • Luiza eu entrei no site acima mas fiquei mais na dúvida do que esclarecida.
        As malas grandes podem ser levadas apenas nos trens noturnos? Pq to pretendendo levar 1 mala grande e 2 pequenas de bordo, para mim e meu marido, pra pegar o trem entre Itália e França. Essa mala grande já veio abarrotada de peso de Orlando pro Brasil e mesmo assim pesou apenas 23 kg. Será que ela passa se necessário for pagando um adicional de peso por ela? Pq ela vai ser para os presentinhos se precisar, rsrsrsrsrsrs

        • Oi Karina,

          Você pode levar mala no tamanho que você quiser, quantas quiser. A questão é que você quem terá que carregar, entrar com ela no trem, tirar ela do trem. E a mala grande só cabe no compartimento de bagagens que fica na entrada de cada carro. Ou seja, não tem muito onde colocar ela perto de você, para ficar de olho!

  • Olá Luiza. Como vai?
    Tenho uma dúvida específica. Olhando no site da ferrovia austríaca OBB, há uma série de horários de trens rápidos no trecho Praga-Vienna, alguns diretos, outros com conexões curtíssimas de três minutos em Breclav. Curioso é que os trens diretos também passam por Breclav e o tempo total de viagem não muda, com conexão ou não. Essas rotas são vendidas diariamente. Nas regras das passagens promocionais está escrito que a passagem só é válida nos trens especificados. Será que essa regra é mantida quando o atraso é culpa da companhia?
    Assim, é perigoso comprar a passagem num horário com conexão muito curta?
    Será que é o mesmo trem que segue adiante com outra denominação de rota e consideram uma conexão?
    Ou ainda, será que envolve aquele esquema do trem que se divide e parte dos vagões segue um caminho diferente?
    Obrigado desde já pela atenção.

    • Oi Marcos,

      Eu não sei te dizer especificamente sobre qual é o tipo de trem, mas em geral, conexões de trem curtas funcionam (é só você ficar esperto com a troca de plataforma - com três minutos, há a chance de você nem precisar trocar).

      E, no caso do primeiro trem atrasar, o segundo te espera ou você consegue trocar a passagem para o próximo.

      Abraço

  • Luiza busco informação de qual é a melhor maneira para ir do aeroporto de Londres Heathrow até Bournemouth?
    E de Frankfurt até Bournemouth ?
    Dá para fazer este trajeto de carro (alemanha para o sul da inglaterra) ?
    Quero fazer uma viagem para conhecer Bournemouth passando por Frankfurt na ida ou na volta. Agradeço as dicas - Renata

  • bom dia Luiza,

    Estou com viagem marcada para europa agora em agosto, porém estou em dúvidas quanto a compra de bilhetes de trem. Por indicação de um amigo europeu, faço as buscas pelo raileurope. Logo, tem um trecho de Paris / Amrsterdam por $35 euros. Onde quero instalar em amrsterdam, e no próximo dia fazer um bate e volta para Bruges / Bruxelas. Porém esses dois destinos saindo de amrsterdam, os preços ficam caros, e não possui essa opção de recebimento do ticket por email, logo terei que pagar a taxa de $12 euros de fedex. Será que nos guiches consigo um melhor preço? E o que me aconselha em fazer, quanto aos bilhetesd de trem. Estou na duvida, quanto esses bilhetes avulsos. Agradeço, e parabéns pelo seu blog. abs

    • Oi Marcelo,

      Para viagens internacionais, eu não sei se dá para comprar no guinche barato, provavelmente estará mais caro na hora. Eu não recomendo a busca no Raileurope, é sempre mais caro. Minha sugestão é que você busque no https://www.goeuro.com e de lá seja direcionado para a empresa local. Eles não mostram só a opção de trem, mas também ônibus, carro e avião. Eu achei lá uma opção ida e volta por 50 euros (25 euros cada trecho) que você pode imprimir em casa

      Espero que ajude!
      abraço

  • Oi Luiza!
    Estou planejamento (ou melhor, querendo planejar) um mochilão pela Europa.. meu sonho, de fato!
    Mas, não quero embarcar nessa sozinha e ao mesmo tempo não me vem na memória alguém que eu possa convidar e topar isso comigo..
    Já vi em um site uma aba para companhia de viagem, onde você posta seu roteiro e interessados entram em contato com você e se tudo der certo viajam juntos... O que você acha disso? Apesar de achar uma ideia bem legal, fico meio com medo do que vou encontrar.. hahahaha
    Já vi você falando sobre mulher viajar sozinha, e acho que vou ter que encarar isso apesar do frio na barriga..
    Beijos

  • Na Itália o Bilhete de trem pode ter validade de 2 meses caso não seja marcado o assento no momento da compra. Esses bilhetes precisam ser validados, ou seja, antes do embarque você terá que inserir em uma máquina para autenticação. Em todos os lados tem essas máquinas. Caso esqueça de autenticar e se o fiscal pegar você pagará uma multa.
    Bilhetes que tenha sido marcados os assentos só valem para aquela data escolhida.

Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

O Que Fazer em Lugano, na Suíça, em 1 ou 2 dias

Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…

4 semanas atrás

Holafly é confiável? Como funciona o chip virtual ilimitado para viagens

A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…

4 semanas atrás

7 documentos para viajar para os Estados Unidos em 2025

Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…

1 mês atrás

Documentos para Viajar para Europa: O Que Levar para a Imigração

Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…

1 mês atrás

O que fazer em Belo Horizonte: 24 pontos turísticos e passeios imperdíveis

Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…

1 mês atrás

Como planejar uma viagem pra Cuba: tudo que você precisa saber

Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…

1 mês atrás