Os vendedores falam português perfeito e o preço dos produtos é baixo comparado com o Brasil. Fazer compras no Paraguai, principalmente de eletrônicos, perfumes e outros importados, pode valer muito a pena, uma vez que o país cobra poucos impostos sobre produtos. Neste texto, damos todas as dicas para quem pretende cruzar a ponte da Amizade e ir até a Cidade do Leste gastar alguns reais ou dólares no país vizinho.
No guia, explicamos o que vale a pena comprar no Paraguai, como pesquisar os preços antes, como economizar nas compras, dicas de segurança e cuidados com possíveis golpes. Ainda: como ir de Foz do Iguaçu para Cidade do Leste, onde se hospedar e todas as informações sobre turismo na região.
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu fica a 20 minutos do centro e 30 minutos da fronteira com o Paraguai. Essa é a forma mais fácil e rápida de chegar na região. No aeroporto operam as companhias aéreas Gol, Azul e Latam.
Também é possível chegar na cidade de ônibus, pela Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu, que recebe ônibus de vários destinos no Brasil e também da Argentina e do Paraguai.
Oura opção é o Aeroporto de Cascavel, cidade que fica a 2 horas de Foz do Iguaçu e da Cidade do Leste. Cascavel também está a cerca de duas horas de Salto del Guairá, a outra cidade para quem quer comprar no Paraguai. Nesse aeroporto operam a Azul e a Gol, com voos diários para São Paulo e conexões para todo o Brasil.
Precisa alugar um carro nessa região? Então faça sua reserva na RentCars, pesquisando entre todas as locadoras disponíveis e garantindo o melhor preço e condições de pagamento!
Se você está indo fazer turismo na região de Foz, veja algumas opções de hotéis e pousadas bons e seguros em Foz do Iguaçu, todos com estacionamento. Quer mais dicas? Não deixe de ler: Onde ficar em Foz do Iguaçu: 12 hotéis nos melhores bairros
Para quem está indo só para comprar, pode fazer sentido ficar uma noite (ou mais) em Cidade do Leste. Nesse caso, veja alguns hotéis recomendados:
Ainda, para quem está indo fazer um rolê mais turístico, pode ficar na adorável Porto Iguazu, na Argentina. Veja aqui belas casas e apês para aluguel de temporada lá!
Você precisa ter Carteira de Identidade ou Passaporte para cruzar a fronteira com o Paraguai.
Apesar da carteira de motorista ser um documento oficial brasileiro, o agente de imigração pode sim implicar e não aceitar a CNH
A questão é que na prática a história é outra… o fluxo de pessoas é tão grande, principalmente nos feriados, que centenas de turistas cruzam a fronteira sem passar pela imigração (mas nem por isso deixe de levar o documento de identidade!!).
A Ponte da Amizade, construída nos anos 50 e 60 sobre o rio Paraná, liga o Brasil ao Paraguai. Foz do Iguaçu e Cidade do Leste são duas irmãs que cresceram divididas por um rio – poucos minutos separam o centro de Foz da Ponte da Amizade. Veja como cruzar a ponte:
De Carro Próprio
Não é recomendável circular pela Cidade do Leste com seu carro brasileiro. Isso porque, ao cruzar a fronteira, você fica bastante vulnerável à cobrança de propinas por motivos diversos, como pequenos acidentes ou infrações. Me contaram até uma história de um homem que foi preso ao se recusar a pagar a quantia.
Caso você ainda assim prefira ir com seu carro, estacione-o num dos estacionamentos dos shoppings mais famosos (veja aqui quais) e evite seguir as sugestões de quem te aborda na rua tentando te direcionar para algum local mais barato (e distante).
A pé
Pode parecer estranho, mas muita gente garante que cruzar a ponte a pé é uma forma segura – e até divertida – de chegar a Cidade do Leste. Segundo minha sogra, que mora na região, o que eles costumam fazer é: parar o carro num dos estacionamentos que ficam em Foz e cruzar a ponte caminhando.
Na volta, se estiverem cansados ou com muitas sacolas, pegam um táxi ou van de volta para o Brasil. Se não, voltam a pé também.
Para quem vai de ônibus, esse também é um bom jeito: pegue o ônibus de linha comum em Foz que te deixa perto da ponte, cruze a pé e na volta você pode seguir uma das duas opções citadas acima.
Dica extra: Evite pegar ônibus internacionais para o Paraguai porque você vai perder horas na fila da imigração / alfândega.
Táxi ou Van
Minha sogra também tem dicas de segurança para quem vai pegar táxis ou vans. Segundo ela, existem vários casos de assaltos mesmo a grupos grandes. A forma de evitar isso é exigindo um táxi ou van apenas para o seu grupo. Além disso, nunca pegue um transporte que tenha mais de um motorista. Pode exigir isso na hora da negociação, que eles já estão acostumados.
E se estiver muito apreensivo, pode pedir para algum vendedor legal de uma loja para te indicar um táxi seguro.
Contratando uma agência local
E tem quem contrate uma agência de turismo local, que faz o traslado, sem dúvida a forma que dá menos dor de cabeça. Nós também já fomos assim, com a Loumar Turismo, agência de Foz do Iguaçu. O trajeto custa a partir de 30 reais.
Você encontra praticamente de tudo no Paraguai: eletrônicos, perfumes, vinhos, artigos de beleza, produtos de decoração, instrumentos musicais… Isso tudo de marcas originais e com um preço mais próximo ao dos países onde o produto é produzido. Então, em geral é mais barato do que no Brasil. E sim, vale a pena comprar no Paraguai.
Por exemplo, um Iphone 12 mini custa 729 dólares nos EUA e 789 dólares no Paraguai. Já no Brasil, a média de preço é de 5000 reais (cerca de 970 dólares na cotação atual).
Entretanto, alguns produtos como roupas, tênis ou mesmo eletrônicos que são produzidos no BR não são tão vantajosos assim. Até porque, quando o dólar está alto, o valor dos produtos sobe muito e várias coisas ficam mais caras na conversão das moedas. Isso vai variar de produto para produto, mas vale lembrar que comprando no Paraguai você não terá a facilidade de trocar um produto. E nem acesso às regras do código de defesa do consumidor.
Vale lembrar que existem as lojinhas pequenas, de rua, e os camelôs. Nesses, você encontra todo tipo de coisinhas e cacarecos. Ali, os preços são bem baixos, mas não espere encontrar nada original.
Em quais lojas comprar no Paraguai?
Se seu objetivo é comprar coisas de marca e com qualidade, então os grandes shoppings ou lojas tradicionais são os locais recomendados no Paraguai. Muitas vezes, também é dentro desses centros comerciais que você vai conseguir comer na praça de alimentação, ir ao banheiro, estacionar o carro, etc.
Abaixo, uma lista de algumas lojas e shoppings confiáveis, onde você vai ter uma experiência de compra bastante semelhante a do Brasil.
Dias e horários de funcionamento: Se você puder, evite ir nos finais de semana, porque no sábado é tudo muito mais cheio e no domingo muitas lojas fecham. Normalmente, o horário de funcionamento do comércio é de 7h às 16h.
Para ter certeza do que vale a pena ou não comprar, o jeito é pesquisar o preço antes, tanto no Brasil, quanto no Paraguai.
Aqui, use seu comparador de preço favorito. Já para as lojas do Paraguai, você pode dar uma olhada no site “Compras Paraguai” ou diretamente no site de lojas maiores.
E uma vez que estiver no Paraguai, pesquise o preço entre diferentes lojas lá.
Tanto faz se você vai levar reais ou dólares para fazer compras no Paraguai, as duas moedas são amplamente aceitas nas lojas, mas tudo vai depender da casa de câmbio que você fizer a conversão no Brasil. Definitivamente, não deixe para trocar dinheiro no Paraguai!
A maioria das lojas já vai apresentar o preço em reais ou em dólares.
Mais importante de qual moeda você vai levar para o Paraguai: tenha dinheiro em espécie.
Eu não acreditei nessa informação e quebrei a cara. Basicamente: não tem onde sacar lá e as taxas do cartão são bem altas: além dos 6,38% de IOF do Brasil, também há uma taxa de 10% do Banco Central do Paraguai. Mesmo que uma loja diga que não cobra essa taxa, estará mentindo para você, a taxa é automática quando você passa o cartão.
Vale dizer que alguns vendedores têm uma máquina de cartão brasileira (encontrei só um, que vendia capinhas de celular).
Uma das perguntas que você deve fazer quando estiver pesquisando preços é sobre a cotação do dólar na loja (se você não estiver levando dólares para fazer as compras, obviamente).
A diferença de cotação do dólar pode fazer a diferença no preço final do produto em reais, então o jeito é pesquisar e perguntar em diferentes lugares.
Mesmo nos shoppings grandes, não aceite o primeiro valor informado pelos vendedores.
É necessário negociar e dizer que outra loja ofereceu um valor abaixo. Na maioria das vezes, o primeiro valor que o vendedor te passar será mais alto do que o produto realmente custa, e por isso é tão importante pesquisar os preços na internet antes.
Essa dica é bem interessante: nos folhetos que são entregues para você na entrada do Paraguai há promoções especiais que só são ativadas se você apresentar o folheto na hora da compra! Foi assim que consegui comprar o celular com um bom desconto.
Para evitar cair em golpes, verifique o produto escolhido e comprado ainda no balcão de vendas. Não aceite sair da loja sem abrir e testar o que comprou: inclusive, existe um balcão nas lojas só para isso!
Também exija nota fiscal no seu nome e com o nome da loja impresso. Isso já é pratica comum das lojas mais confiáveis, mas não custa conferir.
No mais, desconfie de produtos com preço muito abaixo da média. Enormes são as chances de ser um produto falsificado ou inexistente. Um golpe comum é o vendedor oferecer algo por um preço fantástico e quando você pede para ver, ele te enrola e enrola, para no final te empurrar (depois que você já pagou) alguma coisa genérica.
Além disso, sempre tome cuidado com seus pertences e não dê bobeira nas ruas, com um monte de sacolas nas mãos. Só compre dos vendedores ambulantes se seu objetivo for achar produtos sem grande valor, não importa o quanto eles garantam que a mercadoria é original.
Desde janeiro de 2020 há novas regras alfandegárias para brasileiros que fazem compras no Paraguai. O limite de compras por via aérea e terrestre agora é o mesmo: US$ 500.
Existem alguns itens que são isentos do limite de compras. É aqui que a Receita Federal chama de “bens de uso ou consumo pessoal”, o que inclui celular, câmera e relógio de pulso. Detalhe: só é considerado uso pessoal um produto por pessoa, fora da caixa e que seja compatível com as circunstâncias da viagem.
Todos os demais bens adquiridos estão sujeitos a tributação.
Passou do limite de US$ 500? Você deve fazer uma Declaração Eletrônica de Bens do Viajante. Será cobrado 50% em impostos do valor excedente. Ou seja, se você comprou U$ 600, então há um excedente de US$ 100, por isso terá que pagar US$ 50 em impostos, totalizando US$ 650 pelas compras, tudo devidamente legalizado.
E lembre-se que essa regra é por mês. Por isso, nada de fazer compras dois dias seguidos para tentar driblar a lei. Mais uma prova de que é preciso pensar muito antes de comprar, caso contrário você pode ter uma surpresa desagradável quando voltar ao Brasil.
Vale lembrar também que até para a cota de US$ 500 existem regras: você só pode comprar itens de caráter pessoal, nunca comercial. Ainda, há limites quantitativos:
Ainda, é obrigatório declarar bens que não são considerados “bagagem”, como qualquer veículo automotor ou suas peças; e dinheiro em espécie (nacional ou estrangeiro) que ultrapasse 10 mil reais.
Você também não pode comprar produtos de importação proibida, sob risco de ir preso. Veja aqui a lista completa de proibições, que vai de medicamentos a armas de fogo.
Além da fronteira com Foz do Iguaçu, o Brasil também faz fronteira com Salto del Guairá, lá no Mato Grosso do Sul. Essa também é uma cidade sem taxas de aduana, de forma que funciona da mesma forma que Foz no quesito compras.
A cidade mais perto da fronteira é Guaíra no Paraná e o aeroporto mais perto é o de Cascavel.
Em termos de vantagens, Salto del Guairá é bem menos cheio e bagunçado do que a Cidade do Leste. Ou seja, não tem confusão de camelôs e sacoleiros. Dá para entrar de carro tranquilamente e tem até como parar o veículo na rua.
Em Salto, há alguns shoppings grandes e excelentes para compras, como o Shopping China e o LG Importados.
A desvantagem é que essa não é uma região turística. Então, a não ser que você esteja indo visitar alguém nessa área (meu caso), ou for de lá, não faz muito sentido o deslocamento. A única coisa interessante será cruzar a ponte de 3 km sobre o Rio Paraná e imaginar que ali um dia existiu a maior cachoeira do mundo, o Salto das Sete Quedas.
Por fim, a dica mais importante para quem vai fazer compras no Paraguai é: não troque bons preços pela experiência de conhecer as Cataratas brasileiras e as quedas argentinas. Também não deixe de conhecer Puerto Iguazú por conta das compras. Isso seria um péssimo negócio.
Todas as dicas de viagem para Foz do Iguaçu:
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
Boa noite. Vou para Foz dia 23 agora e pretendo dar uma passada no Paraguai e no duty da Argentina. Porém, o RG do meu marido venceu em março deste ano(totalizou 10 anos), e segundo as informações, o RG tem q ser atualizado (máximo de 10 anos). Será que vão barra-lo? Quem já foi sabe dizer se eles olham mesmo o RG, tanto na ida quanto na volta? Obrigada
Olá Karen, boa noite. Na regra, se o RG estiver vencido vc terá problemas na entrada na Argentina, e eles são bem chatinhos com isso pra ser sincero, provavelmente irão barrar. Vc pode até por sorte tentar e conseguir entrar, não custa tentar, porém para ir ao Duty Free, a boa notícia é que a entrada fica antes da Aduana Argentina, uns 500 metros antes, então caso vc queira ir apenas até o Duty Free, não precisará fazer entrada no país, é como se vc ainda estivesse no Brasil, vc irá entender lá. No Duty Free vc precisa apresentar o RG na hora do pagamento apenas, mas acredito que para este fim eles não olham a data, apenas anotam o RG no seu cupom de compra mesmo, bem tranquilo. Resumindo, vcs conseguirão ir ao Duty Free sem problema algum, porém se quiserem tocar mais e entrar em Puerto Iguazu/AR, somente com RG válido ou Passaporte mesmo.
Espero ter ajudado. Boa viagem.
Karen, outra coisa que esqueci de dizer. Se vcs quiserem tentar entrar em Purto Iguazu por exemplo, não custa tentar dar uma de João sem braço, se passar na entrada, não terá problemas em sair não.
Boa noite pessoal,
Estou querendo viajar para Foz de carro e dar um pulo no Paraguai e fazer umas comprinhas de roupa, perfume, bebidas, e etc., além de eletrônicos (um video game e uma central multimidia).
Minha maior preocupação são com os eletrônicos.
Pensei em tentar passar pela ponte sem declará-los e enviar um dos dois pra minha casa por correio ainda em foz para não ter problema nas fiscalizações nas rodovias. Enviando pelo menos um por correio eu poderia passar nos postos de fiscalização sem tanto medo do policial encrencar.
É viável?
Alguém já fez isso?
Obrigado.
Olá Fernando, boa noite. Vou tentar ajuda-lo, pelo que percebi será sua primeira vez em Foz/PY. Sobre enviar por correios, pode esquecer, isto é mais do que controlado por lá. A opinião que vou lhe dar abaixo é particular, e não é a Lei/Regra ok?
Estive no PY por voltas de umas 12 vezes pelo que consigo lembrar, hehehehe, e nunca perdi absolutamente nada, apenas 1 vez fui parado e o guardinha pediu uns trocados pro café bem na cara de pau mesmo. Outras vezes ja fui parado, mas apenas pediram documentos e não olharam nd, até porque o foco deles é pegar sacoleiro, e não gente de bem que está passeando e fazendo alguns comprinhas, hehehe.
Antigamente, quando era a Aduana antiga, era mais fácil passar na ponte, porém mais dificil na estrada por conta das fiscalizações. Hj o foco da receita mudou, e no meu ver, existe apenas mais controle na ponte, porém na estrada está mt mais tranquilo.
Sempre quando vou pra lá, até compro bastante (td particular, não sou sacoleiro), sempre compro por volta de uns 6 a 8 mil reais, geralmente em eletrônicos em geral. Eu sempre deixo meu carro nos estacionamentos do lado brasileiros e minha regra é sempre passar de pouco a pouco, seja de taxi, moto ou van e ir deixando as coisas no carro. Na hr sempre da um frio na barriga mas nunca fui parado em todas essas vezes. Depois só coloco as coisas no porta malas, tento mesclar um pouco com as malas e td mais e venho embora na fé.
Tb vale lembrar que vc pode pagar nas lojas para os atravessadores, ja utilizei esta técnica tb e não tive problemas, porém fique sempre de olho.
Boa sorte e boa viagem.
Ola Fernando.
Cheguei semana passada de Foz.
Fui e voltei de aviao.
Mais sobre ir de carro,ja fui tambem e deixei um comentario mais embaixo sobre isso.
Tambem tem comentarios e dicas de lojas boas e ruins.
Na sua duvida sobre mandar por via Correios,eu tambem achei que daria certo,mais fui informado que la eles so mandam mercadorias se a pessoa estiver com notas pagas da receita federal em maos. Ou seja se estiverem legalizadas(declaradas).
Se nao pedissem estas notas,ficaria muito facil compra e ficar mandando pelos correios.
Leia este blog inteiro e te ajudara a entender um pouco mais como fuciona o comercio la,ok.
Bom tambem e passar de Moto,cobram em media 10,00 a corrida ate o hotel que voce estiver.
Resumindo tudo, e como uma loteria. Voce tem que estar em dia de sorte.
Se voce for declarar alguma coisa na receita,deixe para fazer isso no ultimo dia de compras. Ate us$300,voce pode declara sem pagar nada. Voce so pode fazer uma declaraçao,portanto nao declare nada inferior a este valor. Procure saber sobre o posto da receita federal(medianeira) se esta aberto ou liberado,antes de voce pegar a estrada de volta. Declare pelo menos alguma compra que for alem dos us$300. Tipo se seu video game for us$400, voce declara ele e paga us$50 alem,que dara uns R$115,00 e voce ficara tranquilo.
Um abraço e boas compras e sorte.
Bom dia Fernando, vou dar minha opinião e pra quem está pensando em ir. Fui em dezembro passado com a esposa, escolhi ir de ônibus de turismo por ser menos chamativo(ou seja não é de sacoleiro). Ficamos três dias em foz, visitamos as cataratas, alguns parques, argentina(free shop). Fomos no Paraguai logo que chegamos, levei 5 mil na cueca(sim na cueca por medo de roubo, vai saber rss), chegando lá pensei em trocara por dólar ou pesos, mas pelo preço que tava em 2,50 +- e ainda que não tenho prática, era melhor chorar desconto. Depois fui pra via sacra, não tem outra forma, tudo é muito cheio, muito feio de certa forma, lixo no chão, pessoas, etc. O mais importante não é o momento lá, mas sim, a preparação antes.
Sim, isso mesmo, as dicas na net, de forum, blogs ajudam muito, comparativo de preços, nomes de lojas, lista de compras, preços anotados, tudo isso facilita e muito, pois lá é muita informação na mesma hora e dificil pensar em tudo.
1º Pense o que quer comprar
2º pesquise no pai de todos(google) o preço e as lojas.
3º Separe o que quer comprar anotado e as lojas.
4º Vá preparado para andar e controle o tempo, pois o horário de pico é das 9 as 14 +-.
5º Não adianta pesquisar tanto, a menos que você vá revender, compre em lojas de renome e que tenha um preço satisfatório, não vá querer ser mais esperto.
6º Quando chegou o horário de ir embora, perguntei ao motorista da van da excursão para passar pela alfândega sem problemas, ele me indicou uma van paraguaia, pagamos 60,00 pela corrida até o hotel, abri o sorriso com a patroa e passamos com as compras até o hotel sem problemas.
Espero ter sido claro e objetivo, essa é a realidade, segue isso e se dará bem. Abraços
Vou para o Paraguai daqui uns dias e vou trazer bem mais que a cota, porem não muitas coisas, exemplo um notebook...
alguem q foi recentemente pode dar alguma dica de como driblar a fiscalização?
Ola Pessoal.
Quem quiser ir ao Paraguai em compras ai vai uma dica de uma Loja pra Nao Passar nem na Porta.
DIGITAL CENTER ,primeiro piso, loja 123 no shoppping Vendome.
So tem PICARETAS nesta loja. Mercadorias falsificadas e sem nenhuma garantia,pois nem te recebem no dia seguinte a compra se sua mercadoria der defeito e voce levar pra trocar.
Os preços desta loja tambem sao muitos mais caros que no comercio local paraguaio.
Outra dica e nao aceitar ajuda de pessoas que te perguntam o que voce quer comprar,pois estas pessoas vao te levar sempre em lojas PICARETAS e algum golpe vao te aplicar,Cuidado.
Dinheiro e documentos sempre no bolso da frente.
Abraço,Betinho.
Estou indo agora em julho. Alguém sabe onde comprar brinquedos com bom preço?
Dica : Nao compre NADA na loja DIGITAL CENTER(1 piso,loja 123) no shopping Vendome.
So tem Picaretas nesta loja e as coisas bem mais caras e falsificadas.
Tambem nao aceite que niguem te pergunte o que voce esta precisando e te leve pra comprar em lojas baratas. Mentira e tudo armaçao,Cuidado. Carteira de dinheiro e documentos sempre no bolso da frente e segura.
Abraço
Boa noite,Claudia.
Cheguei hoje de Foz.
Tem uma loja bacana,com muitos brinquedos e bons preços.
Fica na primeira rua a esquerda depois do shopping del este.
Me esqueci do nome desta loja. Assim que eu lembrar te mando o nome,mais nao e dificil de achar se voce for nesta direçao,ficca no meio do quarteirao do lado direito de quem desce.
Abraço e boa sorte.
Obrigada Betinho, vou tentar encontrá-la, deve ser fácil.
Olá! Por favor alguém sabe me informar aonde posso comprar perfumes: Gabriela Sabatini, Tommy Hilfiger, Calvin Klein, Ricci Ricci, 5th Avenue entre outros originais no Paraguai? Obrigado!
Ola Edson.
Comprei esta semana alguns para mim.
Achei o melhor preço e originais,na Galeria Jebai.
O nome da loja e "Amadeus", da uma conferida tambem na loja "La Petisqueira" que tem bons preços em perfumes e bebidas. Dica : nao aceite que ninguem( tipo guia) te pergunte o que voce esta procurando e te fala que sabe de uma loja boa e barata. E tudo sacanagem e te levam em lojas ruins e caloteiras,Cuidado.
Nao compre NADA na loja DIGITAL CENTER(primeiro piso,loja 23)que fica dentro do shopping Vendome. Alem de bem mais caro e mercadorias falsificadas,eles te enganam e te levam na conversa.
Abraço e boa sorte.
Betinho.
Olá Betinho.
Faz em média 20 dias que eu estive no Paraguai. Eu fui na Galeria Jebai e realmente lá foi o lugar que encontrei os melhores preços. Porém, não me recordo das lojas sugeridas por você: " Amadeus" e "La Petisqueira". Estou pretendendo voltar ao Paraguai no mês de Agosto e com certeza vou procurar por tais lojas.
Obrigado pelas dicas e também pelas sugestões.
Abraço!!
Edson.
Ola Carlos.
Na galeria Jebai,tem uma loja de perfumes com melhores preços e originais.
A loja se chama " Amadeus".Comprei alguns pra mim la ,esta semana.
De uma conferida tambem na loja "Petisqueira",alguns tem preços bons tambem.
Tem uma dica pra te passar. Nao aceite ninguem(tipo Guia) pra te levar em lojas baratas,pois os menos te levam pra furadas. Ande sozinho e nao fala pra ninguem o que voce quer comprar,ok. Carteira no bolso da frente sempre.
Boa sorte,Betinho.
Ola para todos.
Eu estava pensando em ir pela primeira vez ao paraguaí para fazer comprar de equipamentos de informatica, exemplo, placas mae processador memoria gabinetes, placas de video e ate mesmo celular original para minha loja.
Sou de SP eu iria para casa de umamigo meu la no PArana e de la faria uma excursão com van para a cidade.
Pergunta consigo fazer estas compras la? compensa fazer isso? sera que eu conseguiria passar sem a fiscalização parar?
Luis Carlos.
O shopping Lai- Lai, tem muitas lojas so de informatica dentro dele. Veja no Google comentarios sobre algumas e qual as melhores pra comprar.
Cuidado com o fiscalizaçao,pois a cota e 300 dolares(nao da pra muita coisa).
Celulares ja e na galeria Jebai com varias lojas de celulares.
Compras e preços,algumas coisas valem a pena. Quanto a fiscalizaçao,ai e na sorte e nao posso te afirmar.
abraço e boa sorte.
Abraço.
Olá! Por favor alguém sabe me informar aonde posso comprar pratas (correntes , anéis, brincos etc) no Paraguai? Obrigado!
Pessoal quero comprar um filtro pro meu aquario que aqui no Brasil está por volta de 1400 reais ..quero comprar mídias filtrantes para filtragem tipo purigen siporax matrix ou seja produtos para aquariofilia vcs conhecem alguma loja confiavel esse filtro caro e grande teria como eu passar sem ser taxado? Vou de caro do Rio de Janeiro até foz atravessadores são certo passarem? Vou com dez mil reais e o meu amigo com cinco mil quero comprar rações bastante CONDICIONADORES para a água meu carro e bem grande (sprinter ) então poderei voltar pesado ..quero dar mais de uma viagem além de vários presentes família grande pessoal galera me ajudemmmmmm lojas do ramo de aquario ..abracos
Ola Anderson. Nao posso te ajudar sobre lojas para estes fins. So sei que fui uma vez de carro,saindo de onde moro(belo Horizonte) e na volta e foda. Qualquer barreira voce ja fica com medo de perder as mercadorias. E muito estressante mesmo. Toda Policia de Foz pra ca,sabem que a gente esta trazendo coisas do paraguai,portanto se nao for mercadorias declaradas o risco de perde-las e grande. Ainda mais o veiculo que voce vai(Sprinter) e muito visado. Nao quero te desanimar,mais e muito tenso mesmo a volta.
A aduana da receita federal em Medianeira na saida de Foz,quando esta aberta,pra quem nao quer se arriscar,as vezes ficamos o dia inteiro parado em algum lugar esperando ela fechar pra podermos passar e nao sermos pegos. Depois disto e muita barreira de policias federal e estadual pelo caminho. Fique mais atentos a este detalhe,pois e mutio mais dificil do que passar as mercadorias ,vindas do Paraguai pra Foz,ok.
Um abraço e boa sorte.
Na volta vc conseguiu passar pelas as barreiras ? Chegou bem em bhte sem perder grana pelo o caminho? Vc acha melhor eu não arriscar? Carro menor ajuda?minha irmã mora aí e. Bhte e Luxemburgo eu acho q e o bairro dela..me ajude aeeee abcs
Anderson,cada caso e um caso.
Eu e um amigo fomos em um carro pequeno de paseeio e fomos parados ainda no Parana.
Ja estava no começo da noite e fomos parados por uma viatura que estava fazenda Blits na estrada. O FDP do guarda que nos parou,mandou descer tudo que estava no carro ,nos humilhou e falando que a gente tnha perdido tudo e fez a gente ficar umas 4 horas ou mais na estrada com todas as coisas no acostamento. Depois de muita tortura o chefe dele liberou a gente. Depois ainda paramos mais uma vez em uma barreira ja entrando em sao paulo. Ai toda vez que ea gente via uma placa informando a aproximaçao de alguma barreira de policia ja ficavamos tensos. Paramos em Arcos(MG) e meu amigo pegou as coisas mais caras ,embalou e acabou de chegar a BH de onibus interurbano.E muito ruim,acho que e muito arriscado. Mais se voce der sorte,pode nao acontecer essas coisas.
Eu estou indo agora no começo de julho de aviao. Mais vou a passeio com minha namorada. Depois quero ir novamente,mais vou de onibus de turismo(os caras que fazer este turismo ja tem as manhas de como passar tranquilo.
Abraço e boa sorte.
Olá Anderson, boa noite. Cara, tb tenho aquário grander e já fui dezenas de vezes pra Foz, salvo engano nunca vi nada para este ramo por lá, e olha que já rodei muito aquilo td lá. Outra coisa é sobre o valor que vc quer comprar de uma vez só, como vc tb ainda não conhece nada lá, deveria comprar mais aos poucos, talvez uma viagem de carro mesmo pra identificar o local e trazer uns R$ 10000,00 no máximo. Sobre pessoal pra levar pra vc não posso ajudar pois não tenho conhecimento nisto. Vlw
Olha vai sem medo amigo, pare no posto pitstop antes do barracão e se informe se está aberto ou não, vá de carro pequeno e caso queira mais segurança se informe nos hoteis que te fala sobre as três parreiras perigosas que é o Mosquiteiro na saída de foz, o barracão e céu azul, tem quem informe das três...
Desisti vou de ebay,,ali,,dx..amazon..alibaba ou qq outro..grato a todos abracos
Poxa me assustou ...quero muito comprar produtos pros meus aquários e presentes pros amigos e familiares mais confesso me caguei de medo gastar vinte e cinco mil e perder eu morreria sem falar q chegar lá e não ter certeza onde e como comprar mercadodiria para aquariofilia e phoda ..poxa um sprinter chama msm a atenção ainda mais com insulfilm minha intenção seria comprar tudo pro meu hobby pois aqui no rio e tudo muito caro ...queria saber se tem alguém que já comprou essas mercadorias lá..quero saber se tem alguém que traga pra mim esse paiz e uma piada..taxar ou se compra afim de proteger seus interesses e florida ..compro pelo ali..dx..ebay..amazon..newegg..msm assim ainda sai mais barato..
Ola Rafael.
Gostaria muito de receber alguma informaçao sobre como voltar de aviao de Foz do Iguaçu para outra cidade brasileira. Estou de viagem marcada agora para junho e quero comprar algumas coisas no Paraguai. Uma destas coisas e um Helicoptero T-rex 650 eletrico,alem de mais algumas coisas. Sendo um Voo domestico,posso passar estas mercadorias sem problemas? O que devo fazer para passar tranquilo ? Desde ja agradeço e fico no aguardo da resposta o mais breve,ok.
Abraço,Betinho.
Oi, Alberto.
Desculpa, só vi sua pergunta hoje. Não sei se você ainda precisa da resposta, mas vou deixar aqui de qualquer forma:
Você vai passar por dois pontos da Receita. O primeiro é na Ponte da Amizade. Lá você tem a chance de declarar suas compras e pagar os impostos. Quem não faz isso e é pego ainda lá paga o imposto sobre o excedente e uma multa.
No aeroporto há outro ponto de checagem. Nesse caso, quem é pego precisa comprovar que a mercadoria foi regularizada ou está isenta. Caso contrário, ocorre a perda da mercadoria.
Veja mais detalhes aqui: https://www.360meridianos.com/2013/12/compras-paraguai-regras-limites-isencao.html
Abraço.
Agradeço pela dica,Rafael. Estarei indo no final de junho agora.
So nao sabia que no aeroporto tinha outro ponto de checagem.
Como sera um voo domestico(dentro do pais),pensei que teria so o lance do peso da bagagem por pessoa. Alem do raio x da esteira.
Vou ficar esperto e consultar mais detalhes atraves de sua dica.
Abraço e fique com DEUS
aonde compro prata no paraguai tipo correntes