Neste post você vai encontrar todas as informações necessárias para quem pretende montar um roteiro de viagem pela Costa Amalfitana e Ilha de Capri. Descubra o que fazer lá de 4 a 7 dias e quais cidades visitar nessa região colorida e romântica no Sul da Itália.
Veja quais são as principais cidades da Costa Amalfitana no mapa, como chegar e como se locomover, quanto custa a viagem, onde se hospedar para ficar bem localizado e, ainda, os passeios nos arredores, como Nápoles, Pompeia e outros destinos.
Vai viajar pela Itália? Então leia também:
12 roteiros de viagem pela Itália: de 7 a 30 dias
Seguro viagem para Itália é obrigatório? Cupom de desconto 25% OFF
Quanto custa viajar para a Itália?
A Costa Amalfitana fica no Sul da Itália, na região da Campânia. As vilas da costa de estendem entre Sorrento e Salerno.
São 13 vilas num trecho de cerca de 50 quilômetros pelas encostas montanhosas do litoral. As cidades mais famosas da Costa Amalfitana são Positano, Praiano, Amalfi, Ravello, além claro da Ilha de Capri, que fica nessa mesma área.
A estrada SS163 conecta todas as cidades e oferece vistas lindíssimas para quem circula pela região.
No mapa da Costa Amalfitana acima, você vê todo o trajeto da estrada, as treze cidades da Costa, além de Sorrento, Salerno e Capri.
Eu dedicaria de 4 dias apenas para a Costa Amalfitana, que permitem que que você conheça todas as vilas com calma, e ainda estique um dia de passeio à Ilha de Capri.
Caso tenha 7 dias, dá para incluir Nápoles (2 ou 3 dias), as ruínas de Pompeia (1 dia), ou os templos gregos em Paestum (1 dia).
Além disso, também conta a sua disposição e estilo de viagem. Quem quer só ver as vilas coloridas, tirar fotos da paisagem e comer bem consegue fazer tudo de mais importante em até dois dias. Mas para aqueles que curtem um estilo de viagem mais lento, o melhor é ficar quatro dias, no mínimo.
A quantidade de dias que você vai fica na Costa está também intimamente ligada com a possibilidade de alugar ou não um carro. É que se o seu deslocamento for todo de transporte público (ônibus Sita ou ferry) serão gastas muitas horas nos trajetos e baldeações.
Não recomendo de forma alguma fazer um bate-volta de Roma à Costa Amalfitana. Acredito que seja uma correria sem propósito e grandes são as chances de você não gostar do passeio, que não te permite ter tempo de apreciar as belezas da costa.
Se for para fazer um bate-volta, faz mais sentido ir de Roma a Pompeia: veja aqui um tour de um dia com transfer.
Se você estiver em Nápoles ou na região do Sul da Itália, pode sim fazer um passeio rápido pela Costa Amalfitana. Tenha em mente que será só um gostinho do que a região tem a oferecer.
Uma opção para quem está sem carro é fazer uma excursão num grupo pequeno, que te leva a Amalfi, Ravello e Positano no mesmo dia. O tour com as melhores reviews incluí trajetos de ônibus e lancha, almoço e tour guiado. Veja aqui a disponibilidade nas datas da sua viagem. O passeio parte de Nápoles ou Sorrento.
Minha sugestão é que você chegue por Salerno a partir de uma das grandes cidades italianas e siga direto para Ravello ou Amalfi, onde sugiro que faça sua base.
Na manhã seguinte do primeiro dia, comece explorando as duas cidades, Amalfi e Ravello.
No 2º dia na Costa Amalfitana, dedique a explorar Positano e, se sobrar tempo, vá também a outras vilas como Praiano e Fiordo di Furore.
Para o terceiro dia, faça um passeio de barco de um dia até a Ilha de Capri. Veja aqui a disponibilidade de um passeio de um dia que te permite 6 horas para explorar a ilha como quiser.
No quarto dia, siga para Salerno ou Sorrento, explore a cidade de manhã e depois do almoço siga para um passeio até as Ruínas de Paestum.
Comece a viagem por Nápoles: fique dois dias inteiros na cidade, há muito o que explorar! Veja as dicas de hospedagem na cidade.
No terceiro dia, embarque na Circumvesuviana em direção às ruínas da explosão do Vesúvio. Terminado o passeio, siga para Sorrento por uma noite.
Na manhã do quarto dia, embarque para passar o dia na Ilha de Capri. Você pode optar por pernoitar lá, ou voltar para Sorrento.
No quinto dia, escolha uma base entre as principais vilas para o seu roteiro na Costa Amalfitana e de lá use os três dias seguintes para explorar a costa: visite Positano, Amalfi e Ravello. Quem estiver de carro consegue facilmente acrescentar vilas como Maiori, Minori, Vietri Sul Mare, Cetara, Atrani, Tramonti, Scala e Furori.
Também sugiro que você dedique um dia para conhecer um pouco de Salerno e explorar as ruínas gregas em Paestum.
Se seu plano é uma lua de Mel na Costa Amalfitana, nossa sugestão é que você fique na região por 5 dias (seguindo o nosso roteiro acima de 4 dias, mas acrescentando um dia na Ilha de Capri).
De lá, você pode seguir ainda mais ao Sul da Itália. Por exemplo, de Salerno dá para seguir de trem para a região de Basilicata e Puglia, onde você encontra destinos como:
Outra sugestão para continuar o passeio é seguir ainda mais ao sul da “bota italiana”. Na Calábria, nós já visitamos as praias de Tropea.
Leia também: 12 roteiros de viagem pela Itália: de 7 a 30 dias
Para entender melhor as regiões onde se hospedar, não deixe de ler esse post completíssimo com dicas de onde ficar na Costa Amalfitana, explicando, cidade a cidade, qual é a melhor opção para cada tipo de viajante.
Eu usei Salerno de base: Fiquei num apartamento por 60 euros a diária para duas pessoas e nota 9 no Booking.
Se voltasse à Costa, minha opção de hospedagem seria em Ravello, porque me encantei demais com aquela cidade e a vista lá de cima. Por ali, vale a pena conferir a pousada econômica La Casa di Vania, ou o hotel Villa Piedimonte, 4 estrelas, com piscina e vista para o mar.
Ravello
A melhor época para visitar é de abril a outubro, quando todas as ferries estão funcionando, restaurantes e hotéis estão abertos.
No entanto, tenha em mente de apesar de teoricamente esse ser um destino de praia, as praias em si não são as maiores atrações da Costa Amalfitana. Isso faz com que a Costa Amalfitana não seja necessariamente um destino de verão.
A areia é escura e de pedrinha, com pouco espaço para banhistas. O mar é sim calmo e limpo, mas nada se compara com as belezas do Nordeste Brasileiro ou do Algarve. Por isso, o melhor da Costa Amalfitana está nas paisagens, nas comidas, nos passeios, e não em sentar na areia de biquíni.
Amalfi vista do porto
Eu, por exemplo, fui em outubro, já no outono, e gostei bastante, como você pode ver pelas fotos. Por outro lado, choveu o suficiente para impossibilitar conhecer a Ilha de Capri. Mas é uma questão de sorte. Em dezembro de 2015 eu estive em Nápoles por quatro dias e não choveu em nenhum deles.
Trem
Para quem está de trem, partindo de qualquer cidade italiana, será necessário ter como destino Nápoles ou Salerno. Há trens rápidos saindo de Roma para as duas cidades. A viagem demora cerca de 1 a 2 horas (dependendo do tipo de trem).
Vale a pena comprar sua passagem de trem com antecedência para garantir o desconto de até 50% no valor da passagem. Pesquise aqui!
Saiba mais: Como se locomover mais barato pela Europa
Amafi
Chegando por Nápoles, você consegue seguir de trem regional Circunvesiana até Sorrento (1 hora – €3,10) e de lá ir para Positano de um ônibus (45 minutos, 4 euros) ou ferry (45 minutos, 15 euros)
Chegando por Salerno, dá para ir direto para Amalfi de ônibus (50 minutos – 2,20 euros) ou ferry (30 minutos – 9 euros)
Das duas cidades há ferries diretamente para Capri, que levam a partir de 20 minutos, e custam a partir de 20 euros.
Carro
Amalfi está a cerca de 275 quilômetros distante de Roma e a uns 60 quilômetros de Nápoles. Você pode tanto alugar o carro em Roma e fazer a viagem de 3 horas ou deixar para alugar o carro já na Costa, em Nápoles, Salerno ou Sorrento, chegando primeiro nesses destinos de trem.
Saiba tudo sobre como alugar carro mais barato na Itália e evitar as multas e pegadinhas.
Outra opção é contratar um tour em grupo ou privado para passear pela Costa Amalfitana. Veja opções:
Dirigindo pela Costa Amalfitana
A pergunta mais frequente entre quem vai dirigir na Costa Amalfitana é: é seguro? E a minha resposta: depende do motorista.
Imagine uma estrada cheia de curvas, bastante estreita e que em vários momentos só dá para circular um carro. E tem vários ônibus fazendo esse trajeto durante o dia. Isso quer dizer que dirigir bem devagar é obrigatório, porque várias vezes não dá para saber o que vem depois da curva. Prepare-se também para, às vezes, ter que dar ré em trechos bizarros para dar passagem para veículos maiores. E também em ficar de olho nos espelhos ao longo da rodovia. Quem está dirigindo não vai conseguir apreciar com calma a paisagem.
Se resolver alugar um carro, recomendamos que faça a comparação na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países – assim você pode garantir valores abaixo dos oferecidos no balcão. A Rentcars é parceira do 360, então reservando por aqui você ainda ajuda o blog (e a gente agradece).
Fora isso, de carro é sem dúvida a forma mais confortável e rápida de se deslocar. Eu não gostaria de dirigir naquela estrada, mas se tivesse alguém para viajar comigo e bancar o motorista, investiria certamente no aluguel do carro.
Salerno
Trajetos de ônibus
Quem vai de ônibus tem a vantagem deles circularem para todas as vilas em muitos horários, serem baratos – a média de preço das passagens entre as cidades é €2,40 – e não precisar comprar com antecedência: basta ir a uma Tabbacheria e comprar o bilhete.
Além disso, as paisagens são lindas. Tente, se possível, ficar num lugar na janela do lado do motorista, se você estiver no sentido Salerno -> Positano, e do outro lado, caso faça o trajeto contrário. A vista do lado do mar é sempre a mais bonita.
Ao mesmo tempo, para quem enjoa pode ser meio difícil aguentar as curvas. Na alta temporada, o agravante é que os ônibus ficam tão lotados que é preciso ir em pé esmagado naquele calorão.
Para mim, que fui em outubro, a pior parte era a demora. Por exemplo, de Amalfi para Positano gastamos uma hora. De Salerno, onde estava hospedada, até Positano, contando que era preciso fazer baldeação em Amalfi, foram duas horas gastas. Se não estivesse chovendo e eu quisesse ir até Sorrento, por exemplo, seriam quase três horas de viagem.
Barco ou ferry
Fazer o trajeto de barco ou ferry é a opção com as melhores paisagens. Vale não só como transporte de uma vila para outra, mas como um passeio em si, para ver toda a costa de um ângulo diferente.
Tenha em mente que em dias de mar bravo esse meio de transporte torna-se inviável. Além disso, o sistema de balsas só funciona entre abril e outubro. Quem enjoa com facilidade também pode ter dificuldades, apesar de que, na minha experiência, enjoei mais nos ônibus, porque eles demoravam mais do que o barco para chegar no destino.
O trajeto entre Amalfi e Salerno levou 20 minutos e custou 8 euros por pessoa. De Positano para Salerno foram 30 minutos e 12 euros por pessoa. Ou seja, a locomoção somente de barco talvez seja a mais cara das três opções.
A ferry é o único jeito de chegar em Capri: o passeio saindo de Sorrento (cidade mais perto da Ilha) leva uns 20 minutos.
A Costa Amalfitana definitivamente não é o destino mais barato da Itália, porém é perfeitamente possível fazer uma viagem econômica e confortável: gastei uma média de 60 euros por dia, incluindo hospedagem, transporte, passeios e alimentação.
Quem estiver indo de lua de mel ou numa viagem mais romântica vai gastar mais, principalmente com hospedagem. Nesse caso, acredito que gastos de 80 a 100 euros por dia, para uma viagem confortável, são uma boa média.
Positano
Os valores são baseados na minha viagem feita em outubro (ou seja, na “média” temporada) com a minha mãe: ficamos num apartamento em Salerno, só usamos transporte público e só comemos fora no almoço.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Oi Luiza,
Vou passar 4 dias na Costa Amalfitana em agosto, hospedada em Salerno. Gostaria de saber qual servico de barco/ferry voce usou.
Voce mencionou no post que "O trajeto entre Amalfi e Salerno levou 20 minutos e custou 8 euros por pessoa. De Positano para Salerno foram 30 minutos e 12 euros por pessoa.", o que e mais rapido do que eu estava esperando, por isso seria otimo saber qual empresa voce usou.
Obrigada :)
Oi N,
Eu nem sei o nome da empresa. Lá do porto de Salerno aparentemente só saia uma empresa.
parabéns pelo post, chegaremos em Nápoles no dia 24/09/17 e estamos pensando em locar uma vespa para conhecer a região de Nápoles, pompeia e costa, você acha que 3 dias é o suficiente, grato por nos ajudar:
Oi Wilson,
Acho um pouco corrido, porque Nápoles rende mais do que um dia. Mas dá para ter um gostinho da região em 3 dias!
Ola, Luiza
Refiz meu roteiro, mais sera ainda muito tempo? Fico perdida pois vou utilizar onibus e fico imaginando as distancias. Pode dar pitaco novamente por favor?
26/9 - Brasil / Roma / Napoles
27/9 - Napoles / Capri
28/9 - Capri
29/9 - Capri / Amalfi (barco)
30/9 - Amalfi + Atrani
01/10 - Amalfi + Ravelo (onibus)
02/10 - Amalfi + Furore (onibus)
02/10 - Amalfi / Sorrento (onibus ou barco?)
03/10 - Sorrento
04/10 - Sorrento / Positano
05/10 - Sorrento / Positano (fazer um passeio de barco)
06/10 - Sorrento / Napoles (onibus)
07/10 - Napoles
08/10 - Napoles / Roma
Oi Tania,
Eu ainda acho muitos dias, mas acho que vocês vão aproveitar de qq forma. Até porque, se vocês verem que tá "sobrando" dias, tem bastante coisas em volta, como Pompeia ou Paestum, que são incríveis.
Olá Luíza! Adorei todo o site, está me ajudando demais, principalmente esse post. Gostaria de saber o roteiro mais detalhado das cidades da costa, se possível. Muito obrigada!
Oi Rebecca,
Aqui nesse link tem a indicação de todos os posts que eu fiz sobre cada cidade da costa: https://www.360meridianos.com/italia/costa-amalfitana
Oi Luiza,
Parabéns pelo Post. Vou de Sorrento para Salerno, de barco, parando em Amalfi. Pretendo conhecer Amalfi nessa parada de 5 ou 6 horas. Como vou estar com as malas, gostaria de saber se tem onde deixa-las em algum guarda-volumes no porto ou imediações.
Oi Regina,
Desculpe, não sei te dizer. Realmente não me lembro de ter visto nenhum lugar para deixar malas!
Olá Luiza,
Suas informações estão sendo preciosas para mim. Eu e mais três amigos estamos planejando uma viagem à Grécia na segunda semana de setembro, passando pela Costa Amalfitana. Vou analisar com mais atenção as suas dicas que, de início, achei as melhores que encontrei até agora. Muito obrigado pela generosidade de compartilhar suas experiências de viagem. É bem possível que precise de algumas informações e sugestões para planejar esta viagem. Você certamente irá no nosso pensamento. Obrigado.
Oi Julio!
Obrigada.
Qualquer dúvida, só dizer por aqui
Olá Luiza, tudo bem? Adorei suas dicas!!!!
Vou com meu namorado passar 10 dias em Agosto, quantos dias e cidades na costa norte vc nos recomenda ?
Oi Rapha, tudo bem?
Essas informações já estão no post. Dá uma olhada a partir do tópido "Costa Amalfitana: roteiro de viagem"
Bom Dia!!
Pode dar uns pitacos nesse meu roteiro por favor?
Seremos 3 adultos solteiros em viagem de férias e não vamos alugar carro.
1º. Dia - Brasil / Roma
2º. Dia - Roma / Napoles / Capri (Trem/Ferry)
3º. Dia - Capri
4º. Dia - Capri
5. dia - Capri / Sorrento (Ferry)
6º. Dia - Sorrento
7º dia - Sorrento
8º. Dia - Sorrento / Positano (Ferry)
9. Dia - Positano
10. Dia - Positano
11º. Dia - Positano / Praiano (Taxi ou Ferry)
12º. Dia - Praiano
13º. Dia - Praiano / Amalfi / Atrani - hospedagem em Atrani - (Taxi ou Ferry)
14º Dia - Amalfi / Atrani
15º Dia - Amalfi / Atrani
16º Dia - Amalfi / Ravello ( Taxi ou Onibus)
17º Dia - Ravello
18º Dia - Ravello/ Minori / Maiori - bate e volta de taxi
19º. Dia - Ravello / Salerno (Taxi)
20º. Dia - Salerno
21º. Dia - Salerno / Roma / Brasil
Oi Tania,
Eu pessoalmente acho que é muito tempo para ficar na Costa. A maior parte da cidades se esgota com 1 ou 2 dias de passeio. Daria para incluir Nápoles e Pompeia com tranquilidade no seu roteiro
Cetara é uma gracinha também, além de ser a "pátria" das anchovas marinadas.
=D
Adorei o post, conhecer esta parte da Itália é um dos meus maiores sonhos! Estradas estreitinhas já estou habituada, faz-me lembrar algumas estradas da ilha da Madeira (estrada entre Sao Vicente e o Porto Moniz, que entretanto já caiu)
Obrigada Sofia!