Este texto é um guia com os documentos necessários para viajar para o México e passar pela imigração do país. Também explicamos como tirar o visto para brasileiros.
O México é o destino dos sonhos de muita gente: reúne história milenar, gastronomia riquíssima, muita força cultural e praias lindas em Cancún e cia. Some isso com a Cidade do México – uma das metrópoles mais interessantes do mundo – e já estão dados os motivos para tanta gente desembarcar no país.
Vai ao México? Acompanhe o passo a passo abaixo para organizar sua viagem.
Abaixo, explicamos direitinho cada um desses tópicos:
Para entrar no México você precisa de um passaporte válido. O Itamaraty recomenda que o passaporte tenha pelo seis meses de validade a partir da data de sua entrada no país.
Algumas pessoas confundem essa informação porque em quase toda a América do Sul o turista brasileiro não precisa de passaporte: é possível viajar apenas com o documento de identidade brasileiro. Isso não vale para o México.
Desde dezembro de 2021, turistas brasileiros e viajantes de negócios precisam de visto para entrar no México e lá permanecer por até 180 dias.
O visto para o México voltou a ser exigido por pressão dos Estados Unidos, já que o país latino vinha sendo usado como porta de entrada para a imigração ilegal de brasileiros nos EUA.
A resposta é a mesma, afinal Cancun faz parte do México. Sim, brasileiros precisam de passaporte válido e de visto para conhecer Cancun.
Também é prudente contratar um seguro viagem, assim como para o restante do país, e levar todo o restante da documentação informada neste texto.
Atenção para esse detalhe: vai fazer apenas trânsito no México? Eu passei por isso quando fui para a China. Peguei um voo da Aeroméaxico e fiz conexão na Cidade do México e em Tijuana.
Fiquei horas no país – isso é o chamado trânsito. E sim, atualmente é necessário ter o visto mexicano mesmo que você pretenda apenas fazer conexão no país.
Essa medida entrou em vigor em outubro de 2023. Segundo o Itamaraty, só estão isentos:
O visto para o México não é necessário para quem tem visto válido, cidadania ou residência permanente no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen na Europa, Chile, Colômbia e Peru.
O visto deve ser de papel, anexado ao passaporte, e tirado num consulado do México no Brasil.
Para pedir o visto presencialmente, é necessário agendar no consulado mexicano mais próximo de sua residência (Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília) e solicitar um visto em seu passaporte.
A cada 15 dias, na primeira e terceira segunda-feira do mês, são liberadas novas datas para agendamento.
Não é possível fazer o agendamento por email ou telefone, não é possível ser atendido sem agendamento e, não existe mais a possibilidade de solicitar o visto com urgência.
Se você tiver dúvidas, consulte o site da embaixada do México ou entre em contato por e-mail: tramitesrio@sre.gob.mx (RJ), faleconoscosp@sre.gob.mx (SP) ou consuladomexbra@sre.gob.mx (Brasilia).
Para solicitar o visto mexicano, é necessário preencher o formulário e fornecer uma foto 3×4 com fundo branco, além de apresentar o passaporte original e uma cópia. O pagamento da taxa de 48 dólares deve ser feito convertido reais brasileiros por meio de PIX. Vale lembrar que isso não garante a aprovação do visto.
Para atender aos critérios de elegibilidade, você precisa cumprir apenas um dos seguintes requisitos:
Turistas que viajam por mar em navios de cruzeiro, podem ficar até 7 dias sem visto no porto de chegada. Faça seu agendamento no link indicado acima.
E atenção: quem vai ao México para estudar, fazer trabalho voluntário, trabalhar ou morar precisa de outro visto para entrar no país. Não vale o de turismo! Saiba mais sobre os tipos de vistos mexicanos aqui.
Obrigatório não é, mas é fortemente aconselhável.
É fundamental não só contratar um seguro de viagem, como também escolher um bom seguro, um produto que garanta cobertura em caso de covid ou outras doenças. E também, claro, que cubra outras emergências médicas, extravio de bagagem, cancelamento de voo, etc.
Para fazer sua busca, nossa recomendação é que você use um comparador como a Seguros Promo:
Por conta de uma parceria do 360meridianos com a Seguros Promo, tem cupom de desconto para nossos leitores: 360meridianos05, que dá 5% off. Pague com boleto e garanta outros 5% de desconto.
Pouco antes de desembarcar, você receberá dois formulários dos comissários de voo:
Quem preferir acelerar o processo pode preencher o Mexico Tourist Card online. Mas atenção: você ainda assim precisa imprimir o documento.
Na imigração, esse formulário será carimbado, assim como seu passaporte. Guarde com cuidado a parte do formulário que ficará com você, chamada Exit Part, porque será necessário apresentá-la na saída do país.
Cidade do México
Por que imprimir toda a documentação listada neste texto?
Veja o que diz o Ministério das Relações Exteriores do Brasil: “As salas de controle migratórios dos principais aeroportos mexicanos não permitem a conexão de celulares à Internet, razão pela qual nenhum dos documentos comprobatórios mencionados anteriormente deverá ser armazenado apenas em correios eletrônicos ou em “nuvens”.
Recorda-se que os agentes migratórios poderão ainda solicitar o confisco temporário de aparelhos celulares, pelo que se reitera a necessidade de qualquer documento comprobatório ser providenciado em cópia impressa
Para entrar no México é necessário ter a passagem de volta impressa. Muita atenção nisso, porque há casos de brasileiros que tiveram a entrada negada ao não apresentaram a documentação em papel. O documento apenas no celular ou em outro dispositivo digital não é suficiente.
Vai do México para outro país? Então você deve apresentar essa passagem. .
Passagens baratas para o México
Atualmente, você pode esperar pagar entre R$ 2500 e R$ 3500 por um voo de ida e volta para o México.
Passagens internas no México
Vai viajar pelo país? Segundo o Itamaraty, também é fundamental que você tenha todas essas passagens, seja de avião ou ônibus, impressas. Elas podem ser solicitadas pela imigração.
Todo país exige que o visitante comprove meios de bancar a viagem. Em alguns casos a quantia é definida previamente – é o caso de muitos países da Europa, que exigem 60 euros por dia de viagem.
Na grande maioria, porém, não há um número mágico definido. É o caso do México, que exige apenas comprovação financeira compatível com a quantidade de dias que você vai ficar no país.
Esse dinheiro pode ser em espécie, como pesos mexicanos, euros ou dólares americanos, mas também pode ser um comprovante de limite de cartão de crédito ou de saldo bancário. Levar reais não é indicado, até mesmo pelo câmbio, que é muito ruim. O ideal, do ponto de vista da conversão, é comprar dólares no Brasil e levar com você.
Não é prudente ir sem nenhum dinheiro em espécie. E contracheques e carteiras profissionais não são obrigatórias, mas aconselhadas pelo Itamaraty.
Saiba mais: Quanto custa viajar para o México?
Atenção nesse item! Em 2020, quando começou a crise dos brasileiros que tiveram a entrada no México negada, a comprovação da hospedagem foi o maior problema.
Você precisa ter (impresso, não se esqueça) comprovante de hotel com nome, endereço e telefone do estabelecimento. Isso é necessário para todos os dias que você vai passar no país. Por isso, é fundamental reservar sua hospedagem com antecedência.
Vai ficar na casa de alguém? Então você precisa de uma carta-convite. Ela é necessária mesmo que seu anfitrião vá até o aeroporto te receber.
Nesse link você encontra um modelo aceito pela imigração mexicana. E também não deixe de ler nosso guia de como fazer uma carta-convite.
Vai a negócios? Além de todos os documentos listados acima, você precisará de um comprovante (também impresso) com o nome, telefone, endereço e outros dados da empresa que motiva a sua viagem. Essa documentação também precisa ter o nome do funcionário dessa empresa.
Não é necessária a vacina contra febre amarela para entrar no México. No momento também não há nenhuma obrigatoriedade de comprovação de outras vacinas, inclusive a de covid.
San Cristóbal de las Casas
Não é preciso ter carteira de motorista internacional para dirigir no México. Apenas sua carteira brasileira, válida e com uma foto em que você possa ser reconhecido, já vale. Leve também seu passaporte. Além disso, nenhuma locadora fecha negócio com quem não tem um cartão de crédito.
Não vale cartão em nome de outra pessoa, tem que ser do motorista, com um bom limite, afinal será passado o caução e o valor do aluguel.
Puebla, casarões coloniais e o melhor da comida mexicana
Túnis foi um acidente de percurso pra mim, mas foi uma boa surpresa. Eu precisava…
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
Ver Comentários
Quem vai sair pela primeira vez para o México que é para casar é preciso visto? Se sim qual?
Sim, o México atualmente exige visto, como está descrito no texto.
Abraço.
Quem vai para casar é preciso visto? Se sim qual?
Gostei das dicas foram muito instrutivas más sirgiram algunas dúvidas
Quando fala que Brasileiros que possuam vistos válidos e vigentes para Canadá; Estados Unidos; Japão; Reino Unido; Irlanda do Norte; ou país integrante do Espaço Schengen.
Que tipo de vistos específicamente
Por exemplo Portugal tem visto de estudante, visto de saúde e visto de turista.
Qual dele m permite visitar o México ?
Eufrasia, tudo bem? Todo esse texto é pensado para o caso de turismo. Para outras situações, melhor consultar o Consulado ou buscar um texto específico. Mas nossa experiência no México foi sempre como turistas, por isso o foco aqui.
Boa tarde. Eu e mais um grupo, estamos indo disputar um mundial de futebol de salão em Novembro próximo, pela seleção brasileira. Existe um processo mais rápido, diferente do exposto aqui, para conseguir esse visto? Outra coisa: estive na Espanha em Maio de 2023, ainda assim, preciso ir tirar o visto para o México?
MUITO CUIDADO! Fui para o Japão com conexão no México. Eu tinha o visto eletrônico para entrada no Japão e não foi aceito no México. Fiquei detida como uma bandida em uma sala até o horário do meu vôo.
Pois é Vanessa, infelizmente mesmo com vistos válidos, a decisão se vamos entrar em qualquer país é do agente de imigração e eles podem impedir a entrada de qqr pessoa sem precisar se explicar. Sinto muito que tenha acontecido com você... deve ser uma situação muito frustrante.
Tenho uma pergunta, eu vou viajar para o méxico para ficar com meu namorado, mas vou trabalhar lá também (visto trabalhista que eu preciso tirar), e meu namorado vai ser o responsável legal por mim. Preciso ainda confirmar financeiramente o meu lado mesmo meu namorado tomando essa responsabilidade ??
Nao consigo imprimir a comprovação de agendamento; Não aparece mais como agendado... mas quando tento "reagendar" diz que ja tenho; Alguem com esse problema?
Porque ninguem comenta sobre tirar visto Japones que é simples, barato e tem vários consulado pelo Brasil afora e depois utilizar pra ir para o México? Vi que existe essa possibilidade e estou me perguntando se tem algum problema que eu nao tenha percebido.
Oi Luciano, o problema é que para pedir o visto para o Japão você precisa ter uma passagem de ida e volta para o país, além de todo o cronograma da sua viagem, incluindo passeios e hospedagem.
Olá, apenas com o passaporte italino eu consigo entrar no México sem o visto? Ou preciso tem o passaporte + visto? Obg!!
Sim, com o passaporte italiano você entra sem visto.
Como faço para solicitar o visto eletrônico ? E quais são os critérios para ser aprovado ?