“Vejo que você já viajou bastante. Qual sua profissão?” A minha resposta deixou o norte-americano curioso. “Sou jornalista”, respondi. Na época eu trabalhava na Editora Abril, em São Paulo, e meu salário certamente não era proporcional ao número de carimbos que eu tinha no passaporte. Observando o documento atentamente, ele disse: “então você usa todo o seu dinheiro para viajar, hein!”
Esse foi um dos diálogos que tive durante minha entrevista do visto americano, em 2013. Já te contamos aqui no blog o passo a passo para solicitar o visto. Mesmo depois de superar o complicado processo de preencher todos os formulários exigidos pelo Tio Sam, outra coisa costuma dar um ataque de nervos em quem planeja passar as férias na Disney: o que diabos eu vou responder durante a entrevista do visto? Quais serão as perguntas? Enfim, como ser aprovado na sabatina.
Atenção: Não é uma boa ideia viajar para os Estados Unidos sem um seguro de saúde internacional, já que os custos hospitalares lá são altíssimos. Leia aqui como achar um seguro com bom custo/benefício.
Acredite, se você já está com a entrevista marcada, então você passou pela parte mais chata do processo. Portanto, antes de ir ao consulado na data escolhida, lembre-se do básico: fique calmo. O turismo é uma tremenda indústria e os brasileiros, tão consumistas, estão entre os turistas mais desejados por qualquer país. Não é diferente nos Estados Unidos – eles querem que você vá a Nova York (ou qualquer cidade do país) e gaste seus precisos dólares lá.
A entrevista do visto americano só tem o objetivo de garantir que você quer ir aos Estados Unidos para passar as férias, e não para virar um imigrante ilegal ou para exercer qualquer atividade que afete negativamente o país. Se esse não for o seu caso, pode ficar tranquilo. Você só tem que mostrar ao funcionário do Obama que suas intenções são legítimas. E para te acalmar ainda mais, um número: o índice de aprovação do visto gira em torno de 96%.
Para não virar estatística negativa, esteja preparado. Os documentos obrigatórios são:
– Passaporte válido e com no mínimo seis meses de validade
– Página de confirmação do DS-160 (aquele formulário enorme que você preencheu para pedir o visto)
– Passaporte com visto antigo (se for o caso)
Além disso, vale levar toda documentação que possa ser útil para você comprovar algum fato durante a entrevista (tipo seu salário) e os seus laços com o Brasil. Alguns exemplos:
– Extrato bancário dos últimos três meses
– Comprovantes de renda (seu ou de quem vai pagar sua viagem, com uma carta que prove isso)
– Carta da empresa em que você trabalha, Carteira de Trabalho, crachá de funcionário (se for o seu caso)
– Provas de que você tem posses no Brasil (documento do carro, contrato da casa onde você mora)
– Provas de que você pretende voltar ao Brasil (matrícula numa escola ou faculdade, por exemplo)
Repito: esses documentos não são obrigatórios e essa não é uma lista definitiva. A ideia é que você tenha como provar que vai só fazer turismo nos Estados Unidos. Se você for autônomo, por exemplo, não terá como levar os comprovantes de uma empresa. Nesse caso, reforce seus comprovantes de renda e leve seus contratos, documentos da sua empresa e coisas do tipo.
Leve todos os documentos organizados numa pastinha e saiba como encontrar algum deles rapidamente, caso necessário. É muito provável que você não tenha que mostrar nada durante a entrevista – eu não mostrei – mas ter essa papelada com você vai te dar segurança.
Além dos itens que você deve levar, lembre-se do que você não pode levar: mochilas, aparelhos eletrônicos (sim, isso inclui celular) e objetos cortantes não entram. Portanto, deixe tudo isso em casa, ou então você terá que pagar para guardar esses itens no comércio ao redor do Consulado. E os preços são abusivos.
Isso depende do seu entrevistador e, claro, do seu estilo de vida. Mas dá para prever algumas perguntas:
– Quando você pretende viajar?
– Quais lugares pretende visitar nos Estados Unidos?
– Quantos dias pretende ficar?
– Você já esteve no exterior?
– Você tem algum parente ou conhece alguém nos Estados Unidos?
– Qual sua profissão?
– Quanto você ganha?
– Como vai pagar a viagem?
Normalmente as entrevistas são em português, então não se preocupe se seu inglês não for bom. E tudo é muito rápido – você vai ficar menos de cinco minutos na entrevista. Use bem esse tempo e não se esqueça da sua tarefa – mostrar ao entrevistador que seus interesses nos Estados Unidos são corretos.
Depois de aguardar um tempo na fila, você será direcionado para a entrevista. Fique calmo e tente ignorar toda aquela espera chata. E a regra principal é muito simples: Não minta. Nunca. Se você mentir ou cair em contradição, é muito provável que seu visto seja negado. Esse é, inclusive, o objetivo da entrevista – verificar se o que você declarou no formulário é verdade. Então funciona assim:
Se ele te perguntar quais lugares você quer conhecer, seja direto e diga a verdade. Se você pretende ir à Disney, essa é sua resposta. Se sua parada for Nova York, fale isso. Se um parente estiver pagando por sua viagem, deixe isso claro (nesse caso, não se esqueça de ter uma carta com a declaração dessa pessoa, dizendo que vai arcar com seus custos).
Além de não mentir, tome cuidado para não cair em contradição com o que você mesmo disse no formulário. Eu cometi esse erro. No formulário DS-160 eu disse que minha irmã estava morando temporariamente nos Estados Unidos, mas na hora da entrevista eu me esqueci completamente que ela estava lá. Tipo, esqueci mesmo. Ela já estava com a volta marcada, então esse fato sumiu da minha cabeça. Então o entrevistador falou o nome dela e me perguntou quem era. Eu tremi e achei que teria o visto negado por uma tremenda burrice, mas resolvi adotar o caminho correto: dizer a verdade.
“Ela é minha irmã. Desculpa, me esqueci que ela ainda está lá, afinal já está voltando para o Brasil”.
E eu consegui o visto, o que mais uma vez prova a necessidade de falar a verdade, principalmente se você responder alguma coisa errada durante a entrevista.
Além de tudo isso, seja natural. Esteja bem vestido, seja educado, simpático, mas não passe dos limites. E lembra daquele monte de papel que você preparou? Só mostre se o entrevistador pedir. Caso contrário, mantenha toda a papelada dentro do envelope.
Se você for parte dos 4% e tiver seu visto recusado, bem, acontece. Lembre-se que eles nem precisam te dizer o motivo para terem recusado seu visto, portanto mantenha a calma e tente entender o que você fez de errado. Você pode começar todo o processo de novo e tentar novamente o visto até mesmo na semana seguinte. Será preciso pagar a taxa outra vez, claro.
Mas, antes de tentar o visto de novo, faça uma análise e veja qual foi o erro que você cometeu. Faltaram documentos? Você não tem comprovação de renda? Caiu em contradição durante a entrevista? Mentiu? Descubra e resolva o problema. Se tudo persistir em dar errado, bem, a Europa é logo ali. E os países europeus não exigem visto de brasileiros, assim como vários países da América do Sul, da África e da Ásia. Veja a lista completa desses países aqui.
Parabéns! Seu passaporte ficará uns dias com o Consulado. Depois disso, será devolvido para o endereço que você indicou ou ficará disponível no CASV (você escolhe isso durante o processo de solicitação do visto). Se você tiver que buscá-lo, lembre-se que a proibição de entrada de mochilas e eletrônicos permanece.
No mais, faça suas malas. Não deixe de ler tudo que já publicamos sobre os Estados Unidos para planejar os detalhes da sua viagem.
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
Ola
Adorei as dicas do post
tenho uma duvida? Eu e meu marido iremos para Disney e vamos tirar o passaporte
Eu tenho emprego registrado e ele, autonomo.
devemos marcar a entrevista juntos? as chances de aprovacao serao maiores
?
Não sei dizer se isso altera as chances, mas em geral fica mais barato né? Vocês irem juntos ao consulado e tal.
Eu optaria pela marcação em conjunto sim.
Estou grávida de 4 meses e vou marcar de tirar o visto americano. Se eles perguntarem se tenho filhos devo falar da gravidez? Estar grávida atrapalha a conseguir ?
Não sei dizer se atrapalha, Sthefanie. Mas meu conselho é que você não minta, até porque eles podem perceber a gravidez, né. Melhor apostar na verdade.
Abraço.
Olá, ano passado tive meu visto negado!
Planejamos tantas coisas, tínhamos certeza da aprovação....e não deu certo!
Eu, marido, e nosso casal de filhos.
Destino - DISNEY
Eu com 20 anos de carteira assinada, marido com 10.
Imposto de Renda
Doc do Carro
Contrato da nossa casa
Holerites
Carta de matrícula da escola das crianças
Carta das empresas
Extratos bancários
E nenhum documento foi solicitado.
NÃO MENTIMOS EM NADA!
TÍNHAMOS TUDO PARA COMPROVAR.
E as perguntas????? Adivinhem!!!!!
Para onde vão?
O que vc faz? (Para o marido, depois pra mim).
digita, digita, digita
INFELIZMENTE SEU VISTO FOI NEGADO! (falta de vínculos)
Assim, sem dó, destruindo o sonho de uma família inteira.
Gastamos quase R$ 5000,00 entre documentação/aéreo/hotel. E o que eles fazem...O QUE QUEREM!
Não fosse pela Disney de Orlando (que é a maior de todas) eu realmente desistiria de entrar nesse País.
Agora fomos pra Paris e Londres, e vamos tentar novamente o bendito do visto. Espero que consigamos.
Que coisa chata, para dizer o mínimo, Patrícia. :(
Obrigado pelo relato e boa sorte nessa próxima tentativa.
Abraço.
Ola Rafael, gostaria muito de uma opinião sua! Nunca tive interesse em visitar os Estados Unidos. Tenho 24 anos e já morei na Holanda como Aupair, e voltei há dois meses da Italia, onde fiquei por 5 meses estudando, mas como não era o curso que eu queria desisti. A questão é que meu namorado foi estudar nos EUA e a ideia era visitá-lo por uma ou duas semanas nas férias do meu cursinho. O problema é que o unico documento que tenho desses que voces mencionam sempre é um carro no meu nome. Eu fiz faculdade de 2014 a 2016 até desistir para tentar med. Meu unico trabalho desde os 19 é dar aulas de ingles em escolas de idioma ou particular. Porém no momento não estou trabalhando, nunca trabalhei com carteira assinada, fiz dois anos de cursinho pra prestar vestibular pra Medicina, mas desde que voltei da Italia decidi fazer um cursinho online, então minha vida é ESTUDAR. Ou seja, não tenho como provar que minha intenção é voltar ao Brasil. Só tenho as viagens que fiz pela Europa, que por sinal estão no passaporte antigo. Como estou tentando Medicina aqui, que é meu maior sonho, não tenho intenção nenhuma de ficar por lá, até por nunca ter sido um dos meus países preferidos. Então realmente nao sei o que fazer! Minha dúvida é se devo inventar algo e mentir, ou falar a verdade mesmo. Sou pessima com mentiras, o problema é que só analisando esses fatos já parece que meu visto será negado. E só quero poder visitar o meu namorado o mais rápido possivel =/ o que eu faço???!
Oi, Patrícia. Olha, realmente não sei dizer. O problema de mentir é que é fácil eles fazerem você cair em contradição, o que piora as coisas. Se for tentar, dizer que você está estudando pra Medicina, que é seu grande sonho, etc. E levar o passaporte antigo também, por via das dúvidas. O único jeito é tentar.
Boa sorte. :)
É... estou pensando nisso mesmo. Outra coisa que passou pela minha cabeça é levar meu pai pra tirar o visto junto e 'criar' uma viagem. Mas realmente, cair em contradição é um risco =/
Ola Rafael... Boa tarde!
Um help por favor...Eu e meu marido vamos tentar o visto de turismo, faríamos a viajem de ferias por 20 dias, temos condições de comprovar o vínculo com Brasil e renda, ele é graduado, funcionário público e eu estarei me formando em Julho, também tenho emprego fixo ha 7 anos, porém tenho um irmão morando nos EUA ha 10 meses, no momento ele está sem status, aguardando resposta do pedido de extensão de visto. O fato do meu irmão estar sem status poderia me prejudicar a conseguir o visto?
Acho que não, Gisele. Só não caia em contradição nessa questão. Eu tinha uma irmã morando lá também, de forma irregular, e consegui o visto.
Abraço.
Eles não perguntam?
Perguntam se tem parente, inclusive no próprio formulário. E pra mim me perguntaram na entrevista também.
Bom dia Rafael!
Estou querendo tirar o visto para viajar com marido e filha de 2 anos, que também não tem o visto ainda, vamos para Orlando!
A dúvida é a seguinte, tenho um imóvel próprio em financiamento em BH, o qual aluguei e atualmente moro em Divinópolis (em imóvel alugado).
Eu e meu marido somos empresários e trabalhamos home office, nosso principal cliente é em BH.
Você acha que devo responder que moro em BH no meu imóvel próprio e trabalho em BH?
Home office pode não demonstrar muita confiança de retorno ao Brasil, não sei !
Obrigada!!
Em geral meu conselho é não mentir, Sabrina. Agora, acho difícil que eles perguntem se é home office. Levem os documentos da empresa, do imóvel, mesmo com vocês não morando nele, financeiros, etc.
E boa sorte. :)
Abraço.
Oi Rafael boa noite!
Fiz todo o processo para mim, meu esposo e minha família, ja estamos com agendamento no casv é consulado. Creio que temos boas chances pois nos dois temos emprego em uma mesma empresa e também imóvel e carro em nosso nome. Porém fiquei lendo vários e vários posts e agora estou com receio.. no formulário dele na parte de educação não coloquei a escola de ensino médio, somente a do curso técnico (por algum motivo entendi que deveria incluir a maior formação) é também ele já começou faculdade nas esta trancada há algum tempo e sem previsão de retomar. Isso é grave? Explico no casv? Levo comprovantes de toda a vida acadêmica, incluindo a faculdade trancada? Que medo de dar tudo errado só por causa disso..
Oi, Daiana.
Acho que são coisas que não importam, francamente. Não me preocuparia com isso. :)
Abraço.
Olá boa tarde, eu já acho meio cômico, pois muitos vão com a intenção de trabalhar e morar lá, daí não tem como ser sincero em uma entrevista dessas, se o cara chega lá e diz que tem a intenção de ir para morar e trabalhar pro resto da vida lá vai ter o visto negado, agora se o cidadão diz que vai a turismo e fica por lá mesmo como acontece em uma grande parte dos casos, daí até consegue o visto, ou seja, dependendo da sua vontade de ir para os EUA, infelizmente o cara tem que mentir, sou contra isso, sempre fui de fazer o correto, mas quem quer ir pra lá esse seria o melhor caminho? Mentir? Obrigado pelo texto, muito bom.
Oi, Marco.
O texto é focado em quem realmente quer ir pra lá para turismo (o 360 é um blog de viagem).
Pra quem vai morar ilegalmente é outra história. E, francamente, é um conselho que eu não posso dar. :)
Abraço e obrigado pelo comentário.
Ótimo post, tirou muitas dúvidas que eu tinha.
Ando procurando sobre o tempo que demora para marcar a entrevista, saberia dizer mais ou menos?
Vou viajar para Europa em setembro e queria viajar no carnaval de 2019(março) para NY.
Mas como estou focado na Europa não disponho da grana para pagar o visto e fazer logo.
Deixaria para fazer logo após voltar da Europa em outubro, meu medo é que precise de meses para marcar e não consiga o visto para Março/2019.
Acho que se você fizer no segundo semestre dá tempo sim, Natan.
Abraço.
Boa noite!
Tenho uma duvida em relacao a preencher o formulario do visto de turismo.
Me formei na faculdade recentemente e meus pais me deram uma viagem de presente e pretendo ir pra disney sozinha ate o final do ano, a unica comprovacao de vinculo que tenho com o brasil é a pos graduacao que estou fazendo, ja que no momento nao estou trabalhando. Porem tenho dois tios que tem visto e viajam anualmente para os eua. Minha duvida é a seguinte: é melhor colocar no formulario que viajarei com meus tios( que ja tem visto) ou que vou sozinha?
Você deve colocar a verdade, Mile. Se for sozinha, coloque isso. Se for com seus tios, escreva isso.
Abraço.