Domingo é dia de feira em Berlim. Ou melhor: é dia de mercado de pulgas no Mauerpark. Localizado na Bernauer Strasse 63-64, pertinho do memorial do Muro de Berlim, essa enorme área verde se enche de barracas que vendem desde roupas feitas à mão por estilistas moderninhos a todo tipo de antiguidades que você conseguir imaginar. São livros, discos de vinil, brinquedos, bijuterias, roupas militares de guerra, telefones antigos e todas essas velharias fascinantes que a gente encontra em mercados dos tipo.
O Mauerpark sozinho já rende uma visita. O lugar foi construído na chamada “Zona da Morte” do muro de Berlim. Isso significa que, antigamente, aquela zona era uma terra de ninguém – bem entre os dois muros que separavam o lado soviético do capitalista. Qualquer um que pisasse naquela área estava sujeito a levar bala. Com esse passado tão trágico, transformar o espaço em um lugar de convivência parece bem apropriado, não acham?
Planeje sua viagem: Saiba onde ficar em Berlim
Hoje, a área é frequentada pela juventude alternativa de Berlim, seja qual for o dia da semana. Nem de longe tão bonito quanto o Tiergarten, o Mauerpark conquista pela aura criativa, moderna e transgressora. Aos domingos, quando fica lotado, essa atmosfera se intensifica.
A feira é enorme. Passear por entre as barracas é uma atividade interessante mesmo para quem, como eu, não tinha intenção de comprar nada, mas saiu de lá com camisetas legais para dar de presente. A sessão de comidas é bem servida de opções bem alemãs, como a famosa salsicha, mas também tem representares das várias nacionalidades que fazem de Berlim essa cidade multicultural.
Pensa que é só isso? No anfiteatro que fica perto das barraquinhas, a galera se reúne a partir das 15h para fazer um super karaokê, também aos domingos. Essa história começou de forma modesta, quando um irlandês maluco resolveu levar um microfone e uma caixa de som para o parque e ver quem se animava a soltar a voz.
A ideia agradou as pessoas que frequentavam o local e hoje uma multidão se reúne para assistir ao “show de calouros”. A cantoria só não rola quando o frio começa a apertar, geralmente por volta do fim de outubro. Quem quiser é só subir no palco e dar o show. Ninguém se importa com a afinação ou com a qualidade do cantor. As pessoas estão ali pela diversão.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
legal , estou indo em junho , e quero vender meus produtos por lá, é possivel?
Anne, acredito que não...
Abraços
Amei a dica e já esta anotada, só tenho uma dúvida, estarei em Berlim de 05 a 08 de novembro, essa feira continua nessa época? Pergunto por causa do frio ne... Enfim, aguardo resposta (obs: to amando o site!!!!!)
Ei Juliana, eu fui no final de outubro e ainda estava rolando. Então acredito que na primeira semana de novembro esteja sim. Tudo depende de quando começa a nevar ou as temperaturas fiquem negativas.
Abraços!