O Carnaval de BH não é feriado, é um compromisso. Todo mundo que vem pra cá é unânime em dizer que esse é um dos melhores carnavais do Brasil. A cidade, que há uns dez anos, costumava morrer na data, hoje proporciona uma das maiores (e melhores) folias do país.
De acordo com a Empresa de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), em 2025 a capital mineira deve colocar 568 blocos na rua e 624 desfiles, número 7% maior do que os 530 blocos de 2024.
E ainda são esperados 6 milhões de foliões na cidade esse ano! Isso é o dobro da população local!
E nessa conta só entram os que fazem parte da programação oficial da prefeitura. Quem vive por aqui já sabe: o carnaval começa logo depois do ano novo e o que não faltam são bloquinhos secretos que saem de ruas discretas para evitar as multidões.
Esse ano, a festa vai oficialmente dos dias 15 de fevereiro a 9 de março.
O que começou despretensiosamente, como uma provocação política contra a prefeitura, acabou se tornando um importante evento no calendário da cidade, que movimenta a economia e atrai gente do país inteiro.
Leia também:
• O que fazer em Belo Horizonte
• Onde ficar em Belo Horizonte
• Catuçaí, o drink das ruas de BH
Carnaval de BH em 2013 (Foto: Ismael dos Anjos)
O carnaval de Belo Horizonte renasceu como um movimento que contestava políticas da prefeitura, como a proibição do uso de espaços públicos sem autorização prévia. Os primeiro blocos surgiram da mobilização de grupos que uniam a música e a festa à defesa de determinadas pautas políticas. P
Por mais que o carnaval tenha crescido e se expandido para além dessas pautas, grande parte dos blocos e organizadores da folia fazem questão de manter a essência militante, como os famosos Então, Brilha!, Alô, Abacaxi, Angola Janga e Volta, Belchior, que arrastam multidões e defendem um carnaval democrático e cheio de diversidade e respeito.
É uma lembrança de que o carnaval de BH não é só feito de catuçaí e glitter biodegradável, mas também de força e luta por direitos.
É por isso que você vai ver, em muitas das esquinas da cidade, gritos de guerra e discursos em meio às marchinhas. Marchinhas, que, aliás, também não fogem à luta. Não é raro ver os foliões esbravejando letras que contestam, lembram ou fazem piada com escândalos, temas e personagens políticos. É o caso, por exemplo, da marchinha do Pula Catraca, bloco que defende a tarifa zero no transporte público.
“O pó rela no pé, o pé rela no pó (…) “Esse pó é de quem tô pensando?? Ah é sim”.
– Marchinha em referência ao escândalo do Helicoca, popularizada no Carnaval de 2014
Se você vem de fora para curtir o carnaval, convém encontrar hospedagem dentro do circuito dos blocos, que se concentram no centro e zonas sul e leste. É claro que há folia em quase todos os bairros e regiões da cidade, mas ficando por ali você vai reduzir o tempo e dinheiro gastos nos ônibus e ubers, vai por mim.
Bairros como Santa Tereza, Floresta, Santa Efigênia, Lourdes e Barro Preto são alguns que vão te colocar no meio do burburinho. Quem preferir tranquilidade, fuja para as colinas, ou melhor, pra Lagoa da Pampulha.
Veja abaixo alguns hotéis recomendados para passar o carnaval de BH
Encontre mais hotéis para o Carnaval de BH
Praia da Estação meets Então, Brilha! (Foto: Ismael dos Anjos)
Quem é velho de guerra no carnaval de BH já tem seus blocos de estimação e um lugar todo especial reservado para eles na agenda da festa, cercado de muito glitter e serpentina.
Eu sei que já tenho os meus, mas a medida em que o Carnaval cresce, novos blocos aparecem e é sempre bom a gente dar uma renovada na programação, tanto para evitar aqueles que ficaram grandes demais quanto para conhecer novas propostas.
Veja aqui a agenda com os principais blocos de Belo Horizonte.
*Alguns locais e horários ainda podem sofrer alteração e só serão divulgados pela produção dos blocos na véspera.
Quando o carnaval de BH te cansar, aproveite para conhecer outras atrações da cidade e dos arredores. Você pode gastar um dos quatro dias de folia em Inhotim, um dos mais importantes centros de arte contemporânea do mundo. Outro programa interessante é alugar um carro ou ir de ônibus até Ouro Preto, numa viagem de bate-volta. Além de conhecer uma cidade histórica linda, lá vai ter mais folia te esperando.
E por perto ainda tem as cachoeiras da Serra do Cipó, algumas das famosas grutas de Minas Gerais e outras cidades históricas, tipo Congonhas e Sabará. Por fim, há as atrações da própria capital: a Praça da Liberdade, a Lagoa da Pampulha, o Mercado Central, os museus e muito mais. O bom é que você já vai passar por muitos desses lugares enquanto segue os blocos.
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
marchinha clássica do carnaval de bh: https://soundcloud.com/dib-iglesias/imaginanacopa
Marchinha Pula catraca!
https://www.youtube.com/watch?v=AsSPuN5KdZQ
Oi, Bárbara. Não conhecia essa, obrigado!
Segue o link descrito acima "AQUI BABÁ E OS 41 VEREADORES"
https://soundcloud.com/fl-vio-henrique/aqui-bab-e-os-41-vereadores
Oi, Virginia.
Vou acrescentar ao texto. Obrigado!
Rapaz, eu sou testemunha desse movimento. Os blocos realmente despertaram nas pessoas aquele carnavalesco adormecido. Na minha opinião, um dos momentos épicos do CarnavalizaBH 2013 foi o bloco das Baianas Ozadas. Ele arrastou aproximadamente 15 mil pelas ruas do centro da cidade.
Ouvi dizer que o Baianas Ozadas foi incrível mesmo, Diego.
Tomara que este ano seja ainda melhor.
Abraço.
Faltou a marchinha da Alcova.
https://www.youtube.com/watch?v=VmIbjrU7TZA
Alcova é ótimo! Meu ultimo Carnaval foi com eles!!! Esse Alcoviteiro ae por acaso é o Bruno Leal? abraço!!
Acho que a gente deve ficar em BH esse ano. Espero que continue assim.
Abraço.
Obrigado! Também não conhecia essa. =)
Para quem se cansar da folia,tirar um dia para visitar o Inhotim ou almoçar em Macacos são boas opções. Foi o que fiz no ano passado sempre que a namorada queria desacelerar.
Boa! Inhotim já é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Compensa mesmo aproveitar uma passagem por BH e ir lá.