Guia das Monções asiáticas: como enfrentar

As monções asiáticas podem influenciar diretamente o planejamento de viagem pelo continente. Afinal, ninguém quer viajar para o outro lado do mundo e ficar preso dentro do hotel por causa daquele chuvão, não é mesmo?

Só que, para saber direitinho quando você deve marcar sua viagem para fugir das chuvas, é preciso entender o que são as monções e como elas afetam cada país do sudeste asiático. Por isso, para ajudar a vida de quem está planejando uma viagem pela região, montamos um guia completo para enfrentar as monções asiáticas em cada país.

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que são as monções asiáticas?

Monções asiáticas no Nepal

As monções são um fenômeno climático típico do sul e sudeste asiático. Elas ocorrem porque o clima da região é afetado pelas massas de ar que chegam do interior do continente em direção à costa e, em outro momento, pelas massas de ar que chegam da costa para o interior do continente.

Esses fortes ventos, que mudam de direção a cada época do ano, acabam levando o ar úmido do oceano Índico para o continente e vice-versa. Essa movimentação influencia diretamente no regime de chuvas dos países afetados e cria duas estações com climas bem definidos: um inverno marcado pela seca extrema e um verão muito chuvoso.

Estima-se que cerca de 25% da área tropical do planeta sofra em alguma medida com o regime de monções. Mas nessa região da Ásia que as consequências são mais sentidas.

As consequências do clima de monções na Ásia

As monções asiáticas têm consequências naturais, sociais e econômicas para todos os países afetados por elas. Nos países onde o regime é mais intenso, as enchentes podem fechar estradas, destruir pontes e causar mortes e desalojamentos. Em outros casos, as chuvas podem causar queda de energia em áreas extensas.

Regiões nas quais as chuvas não são tão intensas, no entanto, se aproveitam da época das monções para alavancar algumas atividades econômicas, em especial o cultivo do arroz, que atinge sua capacidade máxima no período.

Durante o inverno, a produção agrícola é afetada e o clima extremamente seco pode ajudar na disseminação de doenças e alergias respiratórias.

Em qual período do ano ocorrem as monções asiáticas?

As monções asiáticas ocorrem em períodos diferentes em cada país, dependendo da sua posição geográfica e do mar pelo qual é banhado. Em alguns casos, quando o país tem duas costas em mares diferentes, por exemplo, ocorrem dois regimes de monções anuais, em épocas diferentes. É o caso da Tailândia e Malásia, entre outros.

Alguns países, como as Filipinas e o Vietnã, enfrentam, além das monções, a temporada de tufões.

Veja informações sobre o calendário de monções de cada país logo abaixo. Para acompanhar o clima diário em cada destino, recomendamos o site weather.com.

É possível viajar para a Ásia na época das monções?

Depende do país. Em alguns deles, as monções não são muito piores que as nossas já conhecidas chuvas de verão. Podem ser inconvenientes e, algumas vezes, causar alguns estragos, mas não chegam a ser alarmantes. Em outros, as chuvas podem ser intensas e durar dias, causando enchentes e estados de calamidade pública.

Quais são os países mais afetados pelas monções asiáticas?

Índia, Paquistão e Bangladesh. Nesses lugares, é comum que fortes inundações afetem a vida dos moradores locais, causando a interdição de ruas e estradas e desabamentos.

Quais são os países menos afetados pelas monções asiáticas?

Indonésia, Camboja, Laos e China.

As monções Asiáticas em cada país

Monções na Índia

As monções na Índia vão de junho a setembro. É uma época extremamente quente e úmida, com riscos de enchentes devido às chuvas torrenciais.

Uma boa época para visitar a Índia é de novembro a abril, quando as temperaturas estão um pouco menos elevadas – no norte, de dezembro a fevereiro o inverno é rigoroso, já mais ao Sul, em Mumbai, a temperatura fica na casa dos 30 graus. Foi exatamente nessa época que estivemos lá, quando não tivemos problemas.

Leia também: Qual a melhor época para viajar para a Índia?

Monções no Nepal

O Nepal segue o mesmo regime de monções que a Índia, ou seja, junho a setembro. Como é um país que muita gente vai fazer caminhadas, o ideal é viajar para lá numa época não tão quente, nem tão fria, e principalmente seca. Outubro é o mês ideal. Nós estivemos lá em maio e o clima estava ótimo, mas nós não fizemos nenhuma caminhada.

Monções na Tailândia

As monções na Tailândia são meio confusas, porque o país tem duas costas em mares diferentes. Na costa oeste (Mar de Andaman, onde ficam Phuket e Phi Phi), a temporada de chuvas vai de abril a outubro.

Já costa leste (Do Golfo da Tailândia, onde ficam as ilhas Ko Samui e Ko Tao), as monções vão de setembro a dezembro. A melhor época para viajar para lá é de novembro a fevereiro, porque não chove e não é tão quente

Nós estivemos na Tailândia em maio, quando tiramos a foto ao lado, numa rua de Phuket.

Leia também: Qual a melhor época para viajar para a Tailândia?

Monções no Vietnã

O Vietnã também tem um clima bem variado. No Norte e no Sul, a temporada de calor e chuvas vai de abril a outubro – sendo junho, julho e agosto os meses mais molhados. Na região central, de setembro a dezembro as monções atacam – de agosto a novembro há grande risco de tufões.

Monções no Camboja

Apesar de também ser afetado pelas monções, no Camboja elas chegam bem mais de leve, geralmente com uma chuva forte que acaba após algumas horas – ou seja, não é destruidora de viagens. Para quem não quer correr o risco, evite o país de maio a outubro – especialmente os meses de julho, agosto e setembro, que são mais úmidos.

Monções no Laos

As monções por ali não são tão fortes, mas podem gerar problemas estruturais bem chatos, como estradas fechadas. Os meses a se evitar então são de maio a outubro, sendo agosto o pior deles. A melhor época para ir ao Laos é de novembro a fevereiro.

Monções na Indonésia

As monções na Indonésia vão de outubro a março, mas elas são bem leves e não costumam atrapalhar muito quem vai ao país curtir sol e água fresca, com chuvas curtas no final do dia. Nossa passagem por lá, em junho, foi assim:

Monções no Sri Lanka

As monções no Sri Lanka se dividem entre as do sudoeste do país, que ocorrem de maio a agosto; e as no nordeste, de outubro a janeiro. Apesar de chover bastante, não é nada fora do normal e dá para viajar para lá nesse período, sem tantos inconvenientes.

Monções na China

Como a China é um país enorme, não é todo o território que sofre com as monções. Elas afetam principalmente o sul do país, num período que vai de abril a setembro. Nessa época fica muito quente e úmido, com chuvas fortes. Melhor evitar.

Monções nas Filipinas

As monções nas Filipinas costumam vir de maio a outubro, trazendo chuvas. Além disso, a temporada de tufões é de junho ao início de dezembro. Ou seja, evite as Filipinas nessa época do ano a todo custo, porque as consequências podem ser bem sérias. Janeiro a abril costumam ser os meses ideais para visitar o país.

Monções na Malásia

Chove bastante de novembro a março na costa leste da Malásia. É bom evitar essa região na época, porque os resorts e restaurantes ficam todos fechados, ou seja, não tem a menor estrutura turística. Já na costa oeste, o período de monções vai de maio a outubro, mas por ali os efeitos são bem leves, com chuvas fortes e rápidas no final do dia.

Imagem Destacada: Harsh Mangal, via Wikimedia Commons

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 voto)
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

  • Olá Luiza..
    Estou planeajando viajar para Tailândia no mês de Setembro, maais ou menos pelo di 8 ou 10, para ficar uns 15 dias. Eu e meu marido estamos planejando ir primeiro a Bangkok ficar uns 3 dias e depois ir para uma das praias (ou Koh Phi Phi ou koh Samui). Gostaria de saber se pode me ajudar com relação as monções nesta época.
    Desde já obrigada.bjs

    • Oi Giselle,

      Setembro é um mês de monções, mas isso varia ao redor do país. Uma boa região para ir nessa época é o a costa leste, onde fica Koh Samui, não chove tanto nessa época. Você provavelmente vai pegar chuva forte em Bangkok e em Koh Phi Phi também. Minha dica, vá para Bangkok 3 dias e depois parta para as praias da costa leste (golfo da Tailândia), no caso, Koh Samui, Ko Pha Ngan e Ko Tao.

      bjs

  • Oi Luiza! Estou planejando uma viagem para a Tailândia também em Maio, mas para o início. Quando eu li que você foi em Maio eu fiquei preocupada. Você foi em que período do mês? E você acha que seria mais seguro escolher a costa de Koh Samui?
    O blog me ajudou muito!!!!
    Muito obrigada!!!!

    • Oi Monique,

      Sem dúvida, é mais seguro você ir para a costa que não tem monções em maio, já que o período de chuvas na costa oeste começa em abril. Eu fui no final de maio/início de junho.

      bjs

      • Luiza, eu vou em maio desse ano (2016), no início do mês. Tenho muita vontade de conhecer Phi Phi, porém, sei que nessa época é período dos monçoes na costa Oeste, vc acha que eu deveria mudar? Obrigada. Bjs

        • Oi mayara,

          Olha, eu fui em maio e peguei muita chuva. Se você conseguir mudar a data da viagem, melhor. Se não, pode tentar contar com a sorte!

  • Olá, Luíza, tudo bem?
    Passei o fim de semana inteiro mergulhada no site de vocês, lendo todas as matérias sobre a Índia pra me ajudar a montar um roteiro. Estava tão, tão feliz em ter tantas informações detalhadas que foi quase um balde de água fria ler esse post aqui. Eu também não sabia da época das monções e acabei comprando passagens pra fim de maio/começo de junho deste ano. Li algumas matérias meio desesperadoras sobre as enchentes que assolaram a Índia ano passado e fiquei bem preocupada. Pela sua experiência lá e pelo que já ouviu sobre o tema, acha que começo de junho é muito arriscado? Obrigada!

    • Oi Valeuska, desculpe a demora para responder.

      Olha, isso depende muito desse clima louco do mundo. Pode ser que você dê sorte no no início de junho não esteja chovendo tanto. As monções na Índia são mais chatas do que perigosas. Claro, podem ter enchentes e a sua viagem para Rishkesh, por exemplo, ser impossível. Mas conheço uma menina que foi em Julho do ano passado e conseguiu aproveitar. Segundo ela, as chuvas eram sempre no mesmo horários, o problema é o calor - com isso ela desistiu de ir para o Rajastão, que é no deserto, e comprou uma passagem para a Caxemira - e amou!

      espero que tenha ajudado!

      bjs

  • Oi, Luiza!! Adorei o post! Acompanho vocês diariamente e acho as dicas sensacionais! Estive na Tailândia, no Laos e no Camboja ano passado e justamente no período de monções. Queria porque queria conhecer esses lugares e, como jornalista, não tinha muitas opções de férias. O mês que me deram era agosto e fui na cara e na coragem para a Indochina. Peguei chuva na Tailândia, mas nada desesperador. Ela logo passava e o mormaço chegava com tudo. No Laos, a chuva tinha hora pra cair. Vinha sempre às quatro da tarde. Ali ela era um pouco mais forte e foi preciso ter um guarda-chuva em mãos. Pros que eram de "açúcar", a viagem foi um caos. Pra mim, que estava lá pra me molhar, foi fantástica! Andar de elefante com um toró e levar um tombo na rua molhada foram duas coisas que ficarão marcadas pra sempre na minha memória e das pessoas que estavam comigo. Já no Camboja, não peguei uma gota de chuva nesse período, apenas um calor básico. É claro que o período de monções não é o mais indicado, principalmente por causa do perigo de enchentes em alguns cantos (e aí a coisa complica mesmo), mas gostei do mês de agosto porque a chuva não chega a ser uma tempestade forte e porque o calor não é de lascar!
    Um beijo!!

    • Oi Fernanda,

      Valeu! Realmente, monções são tipo loteria, para a gente, acabaram estragando a viagem na Tailândia. Mas também são mais leves no Camboja e no Laos. O importante, como você disse, é estar disposto a enfrentá-las e aproveitar a viagem independente desses pequenos perrengues =)

      bjs

1 3 4 5
Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

1 mês atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás