“Almoçamos no primeiro andar do Botín. É um dos melhores restaurantes do mundo. Comemos leitão assado e bebemos Rioja Alta.” A frase é do escritor americano Ernest Hemingway, em O Sol Também Se Levanta, de 1927, mas bem que poderia ser de qualquer turista em Madrid, na Espanha. É que o Botín não é fictício: ele existe e tem um baita orgulho próprio: o de ser o restaurante mais antigo do mundo, em funcionamento desde de 1725.
Hemingway nasceu nos Estados Unidos, em 1899. O autor dos clássicos “O velho e o mar” e “Por quem os sinos dobram” tem ligação com várias cidades – ele fez parte do grupo dos expatriados de Paris e viveu em Cuba, mas tinha afeição especial por Madrid.
Hemingway, também jornalista, trabalhou como correspondente durante a guerra civil da Espanha. Durante o tempo em que viveu na cidade – e também nas várias visitas seguintes, décadas mais tarde – Hemingway frequentou muitos lugares e fez seus personagens passarem por outros tantos, agora transformados numa espécie de via sacra para os fãs do escritor. O Botín é apenas um deles.
Planeje sua viagem: Onde ficar em Madrid
Tendo mais para o Fitzgerald que para o Hemingway, mas nem por isso iria deixar passar a oportunidade de trilhar os passos de um escritor da geração perdida. Por isso resolvemos procurar o Botín – e também outros lugares que fazem parte do Hemingway tour.
O restaurante fica perto da Plaza Mayor, um dos mais importantes pontos turísticos de Madrid. Após uma curta caminhada chegamos ao endereço indicado: A rua Calle Cuchilleros, número 17. Reza a lenda que fãs do escritor costumavam até chegar na rua certa, mas erravam de restaurante, o que levou um outro estabelecimento a colocar um enorme aviso na porta: “Hemingway nunca comeu aqui”. Nós não tivemos dificuldades para achar o restaurante: é um lugar concorrido e até com fila de espera. Entramos na primeira sala, um lugar pequeno, com algumas mesas e decoração antiga.
Depois de alguns minutos de espera, fomos levados para dentro da cozinha. Após uma parada rápida para tirar fotos dos cozinheiros – afinal não é sempre que você vai a um restaurante de 286 anos, seguimos até uma sala lateral, onde havia mais mesas. A especialidade da casa é o o leitão assado, citado no livro de Hemingway. Uma rápida olhada no cardápio nos mostrou que o salário do Hemingway jornalista devia ser um pouco maior que a verba de três jornalistas brasileiros em viagem de volta ao mundo (#pobres). Mas pelo menos aproveitamos para conhecer o local.
Plaza Mayor, Madrid, Espanha
Outros lugares que Hemingway gostava e costumava frequentar em Madrid também são obrigatórios para os fãs do escritor. Fica aqui o roteiro. Basta começar a peregrinação.
Plaza Mayor, um dos pontos turísticos mais importantes de Madrid.
Cervejaria Alemana, na Plaza de Santa Ana. A mesa favorita de Hemingway ainda continua no local.
Museu do Prado, um dos mais importantes da Europa.
Plaza de Toros Las Ventas (o escritor adorava touradas).
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Olá Rafael,
Mto bom o post, como todos do 360. Me diga quanto custou esse espetacular jantar no Botín?com bebidas?
abç
obrigada
jantar uns 50€ por cabeça, incluído vinho., o almoço é mais barato...l
Isso já tem tanto tempo que não me lembro os preços, Mariana. Esse foi um dos primeiros textos do blog, lá de 2011. :)
Mas o Botín tem um site. E com cardápio.
https://www.botin.es/?q=pt
Abraço.
não tem como não sentir inveja de vocês. Mas ainda voltamos ae com mais tempo e juntos