A Igreja dos Reis Magos é a prova de que o Espírito Santo ainda é um mistério a ser conhecido pelo turista brasileiro. Pense no seguinte cenário: uma igreja construída por jesuítas está instalada num morro, a 40 metros de altura e com vista panorâmica para o mar. Parece a descrição de Trancoso, na Bahia, certo? Sim, lembra mesmo. Mas com uma diferença: a Igreja capixaba é muito mais legal.
Com ajuda dos índios tupiniquins, os jesuítas ergueram uma pequena igreja de barro e palha no alto de um morro que hoje fica em Nova Almeida, um distrito do município de Serra, no Espírito Santo. O objetivo daquela construção era servir de centro de catequização de índios. O nome – uma homenagem aos Reis Magos da Bíblia – veio do município, que na época também era chamado assim. Depois da construção original, inaugurada na segunda metade do século 16, veio a atual, de pedra. E bonitona.
Veja também: Onde ficar em Vitória, no Espírito Santo
Um segredo chamado Espírito Santo
O local virou residência dos jesuítas, um povo que podia até ser polêmico, mas certamente sabia escolher bons lugares para construir empreendimentos religiosos. Dá uma olhada no visual que é possível ter lá de cima.
Apesar de toda essa beleza, o número de visitantes poderia ser melhor: segundo a prefeitura de Serra, em 2012, menos de 20 mil pessoas passaram pelo monumento. Se você pensar na multidão de mineiros e cariocas que invadem o estado todo verão, logo conclui que muitos turistas poderiam dar uma pausa no programa praia cerveja e mais praia para dar uma passadinha na Igreja. Alguns viajantes ilustres já encararam o programa, entre eles o Imperador Dom Pedro II.
Lá dentro fica a tela Adoração dos Reis Magos, a primeira pintura de óleo sobre painel do país. A Igreja foi tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, em 1943. No século 21, o templo passou pela maior restauração até agora, encerrada em 2003.
Assim como em Trancoso, em frente ao templo fica um quadrado, ou uma praça enorme. Esse gramado é outro dos atrativos do lugar. Pode até não ser famoso quanto o da cidade baiana, mas passa longe de ser desinteressante.
Quer conhecer a Igreja e Residência Reis Magos? Então anote o horário de funcionamento: de terça a domingo, entre 9h e 17h. Para chegar lá, pegue a rodovia ES 010, a partir de Vitória, que está pertinho, só a 35 quilômetros.
E uma dica esperta: combine essa visita com um dia na praia. Foi isso que nós fizemos. De lá seguimos para Manguinhos, uma praia com ruas de terra, casinhas simpáticas e cheia de restaurantes legais. Vale a pena.
Os blogueiros viajaram a convite da Secretaria de Turismo do Espírito Santo e do Sebrae.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…