A Igreja dos Reis Magos, no Espírito Santo

A Igreja dos Reis Magos é a prova de que o Espírito Santo ainda é um mistério a ser conhecido pelo turista brasileiro. Pense no seguinte cenário: uma igreja construída por jesuítas está instalada num morro, a 40 metros de altura e com vista panorâmica para o mar. Parece a descrição de Trancoso, na Bahia, certo? Sim, lembra mesmo. Mas com uma diferença: a Igreja capixaba é muito mais legal.

Com ajuda dos índios tupiniquins, os jesuítas ergueram uma pequena igreja de barro e palha no alto de um morro que hoje fica em Nova Almeida, um distrito do município de Serra, no Espírito Santo. O objetivo daquela construção era servir de centro de catequização de índios. O nome – uma homenagem aos Reis Magos da Bíblia – veio do município, que na época também era chamado assim.  Depois da construção original, inaugurada na segunda metade do século 16, veio a atual, de pedra. E bonitona.

Veja também: Onde ficar em Vitória, no Espírito Santo

Um segredo chamado Espírito Santo

O local virou residência dos jesuítas, um povo que podia até ser polêmico, mas certamente sabia escolher bons lugares para construir empreendimentos religiosos.  Dá uma olhada no visual que é possível ter lá de cima.

Apesar de toda essa beleza, o número de visitantes poderia ser melhor: segundo a prefeitura de Serra, em 2012, menos de 20 mil pessoas passaram pelo monumento. Se você pensar na multidão de mineiros e cariocas que invadem o estado todo verão, logo conclui que muitos turistas poderiam dar uma pausa no programa praia cerveja e mais praia para dar uma passadinha na Igreja. Alguns viajantes ilustres já encararam o programa, entre eles o Imperador Dom Pedro II.

Lá dentro fica a tela Adoração dos Reis Magos, a primeira pintura de óleo sobre painel do país. A Igreja foi tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, em 1943.  No século 21, o templo passou pela maior restauração até agora, encerrada em 2003.

Assim como em Trancoso, em frente ao templo fica um quadrado, ou uma praça enorme. Esse gramado é outro dos atrativos do lugar. Pode até não ser famoso quanto o da cidade baiana, mas passa longe de ser desinteressante.

Igreja dos Reis Magos: como chegar

Quer conhecer a Igreja e Residência Reis Magos? Então anote o horário de funcionamento: de terça a domingo, entre 9h e 17h. Para chegar lá, pegue a rodovia ES 010, a partir de Vitória, que está pertinho, só a 35 quilômetros.

E uma dica esperta: combine essa visita com um dia na praia. Foi isso que nós fizemos. De lá seguimos para Manguinhos, uma praia com ruas de terra, casinhas simpáticas e cheia de restaurantes legais. Vale a pena.

Os blogueiros viajaram a convite da Secretaria de Turismo do Espírito Santo e do Sebrae.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

Compartilhar
Publicado por
Rafael Sette Câmara

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

2 meses atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás