Se você está planejando uma viagem pela Geórgia, certamente vai querer saber o que fazer em Kazbegi. O destino combina paisagens deslumbrantes, cultura rica e aventuras emocionantes nas montanhas do Cáucaso.
O nome oficial é, na verdade, Stepantsminda, mas essa pequena vila a poucos quilômetros da fronteira com a Rússia ganhou o apelido simpático de Kazbegi graças ao imponente Monte Kazbek e ao poeta georgiano Alexander Kazbegi, que fica logo ali.
Situada ao norte do país, na região de Mtskheta-Mtianeti, Kazbegi é o lugar perfeito para os amantes da natureza e entusiastas de atividades ao ar livre, proporcionando uma experiência autêntica e inesquecível.
Neste post, vamos explorar tudo o que Kazbegi tem a oferecer, desde suas principais atrações até as melhores dicas para aproveitar ao máximo sua viagem, que, aliás, passa pela Estrada Militar da Geórgia: uma rodovia histórica que data da época da União Soviética e é cheia de atrações interessantes para ver pelo caminho.
Então vamos lá?
(No mapa, você pode ver a localização de Kazbegi, das atrações ao longo da Estrada Militar da Geórgia e sua distância a partir de Tbilisi.)
Pequenina e simpática, a vila de Kazbegi é famosa por sua localização espetacular, cercada por picos cobertos de neve e paisagens naturais de tirar o fôlego, o que a torna um paraíso para os amantes da natureza.
Além disso, o lugar ainda guarda uma rica herança cultural e histórica, que aliada à hospitalidade do povo georgiano, fazem de Kazbegi um destino único e inesquecível.
A beleza de Kazbegi não se limita apenas às suas montanhas impressionantes e paisagens deslumbrantes. A região também é um tesouro de tradições, cultura e história que remontam a séculos.
Ali, você vai encontrar igrejas antigas e mosteiros encrustrados nas montanhas, além de diversos vilarejos tradicionais onde o modo de vida tradicional da região permanece inalterado.
Muita gente acaba fazendo apenas um bate-volta de Tbilisi, indo e voltando para a capital no mesmo dia. Se você tiver mais tempo, no entanto, recomendo passar no mínimo 2 a 3 dias para aproveitar ao máximo a região e visitar as principais atrações.
Leia também: O que fazer em Tbilisi, a surpreendente capital da Geórgia
Aqui está uma sugestão de itinerário para uma estadia de 2 a 3 dias em Kazbegi:
Abaixo, explicamos em detalhes cada uma dessas atividades.
Confira também nosso roteiro completo pelo Cáucaso, que inclui Geórgia, Armênia e Azerbaijão.
A distância entre as duas cidades é de 157 km, e a viagem geralmente leva de 3 a 4 horas, dependendo do meio de transporte escolhido e da quantidade de paradas que você fizer no meio do caminho.
O acesso se dá pela Estrada Militar da Geórgia, uma das rotas mais cênicas e históricas do país, construída durante a era soviética para ligar Tbilisi a Moscou. Hoje, a estrada acabou se transformando em um percurso turístico, graças às vistas deslumbrantes da cordilheira do Cáucaso.
Aqui estão algumas das principais opções para chegar a Kazbegi a partir de Tbilisi:
1. Carro alugado
Alugar um carro em Tbilisi permite que você tenha mais flexibilidade e controle sobre seu itinerário. Você poderá parar quantas vezes quiser na Estrada Militar da Geórgia e ver com calma cada atração, ao contrário das vans e passeios guiados, que têm horários a cumprir.
Eu aluguei um carro três vezes durante minha estadia na Geórgia. Uma delas foi para fazer o trajeto até Kazbegi e não me arrependo! Minhas viagens foram sempre tranquilas e eu tinha total autonomia de quando ir e voltar.
Se você for optar pelo mesmo, recomendamos a RentCars. Eles são um comparador que inclui basicamente todas as opções de locadoras, das mais tradicionais como a Europcar ou Guerin às mais baratinhas, como a Firefly.
Eles são parceiros aqui do blog exatamente porque oferecem excelentes condições de aluguel, com diárias muito baixas, possibilidade de pagar as reservas em reais, sem IOF e parcelamento em até 12 vezes. Clique aqui para fazer sua cotação sem compromisso.
2. Vans (Marshrutkas)
As marshrutka vans que fazem o transporte de passageiros na Geórgia. São uma forma de locomoção muito utilizada no país e uma das maneiras mais baratas de se viajar por lá.
Para Kazbegi, elas partem todos os dias a partir das 7h da manhã da Estação Didube, em Tbilisi.
A viagem dura cerca de 4 horas e custa apenas 10 GEL (aprox. US$ 4), que você pode pagar diretamente ao motorista ao subir na van.
No entanto, preciso alertar que a viagem não é das mais confortáveis. O veículo pode ir lotado e não há muito espaço para colocar a bagagem.
Eles também não param nos pontos turísticos pelo caminho e só param uma vez para deixar os passageiros irem ao banheiro. Além disso, fique sabendo que os motoristas dirigem ao “estilo georgiano“, que é bastante aventureiro, se é que você me entende…
3. Passeio turístico
Para aqueles que preferem uma experiência mais confortável e sem preocupações, é possível contratar um tour a partir de Tbilisi.
Esses passeios geralmente incluem transporte, guia e paradas nos pontos turísticos ao longo da Estrada Militar da Geórgia. Os preços podem variar dependendo do pacote e da empresa de turismo escolhida.
Mas a boa notícia é que os passeios não são caros. Há opções de dia inteiro, como essa, a partir de US$ 30. A agência te pega em Tbilisi pela manhã, com retorno no mesmo dia.
Antes de chegar a Kazbegi, há várias atrações que vale a pena conferir ao longo da Estrada Militar da Geórgia. Veja só!
Mirante do Lago Zhinvali
Localizado a cerca de 60 km de Tbilisi, esse mirante é a primeira parada na Estrada Militar da Geórgia e tem uma vista incrível das águas azuis-azulíssimas do Lago Zhinvali e das montanhas ao redor.
O lago é resultado da construção da Barragem de Zhinvali, que foi concluída em 1986, e hoje é uma importante fonte de água potável e energia hidrelétrica para a região.
A parada ali rende fotos incríveis, e você pode dar uma volta pelas barracas de souvenires e lanches que vendem algumas delícias georgianas, como khachapuri e churchkhela.
Você também encontrará vários vendedores de mel, e isso é porque o mel dessa região é considerado um dos melhores do mundo.
Forte Ananuri
Mais ou menos uns 10 km depois do Mirante Zhinvali, é a vez do Forte Ananuri. A construção do século 13 serviu como uma fortaleza e residência dos duques de Aragvi, uma dinastia que governava a região naquela época.
Além de uma vista deslumbrante, lá dentro é possível caminha pelas antigas muralhas do forte e entrar na Igreja da Assunção, que abriga afrescos coloridos e detalhados do século 12. É preciso estar bem coberto para isso, mas há tecidos disponíveis para empréstimo na entrada do templo.
Monumento da Amizade Rússia-Geórgia, Goudari
Quase chegando a Kazbegi, cerca de 120 km depois de ter saído de Tbilisi, está Goudari, uma popular estação de esqui no país. Ali também fica o Monumento da Amizade Rússia-Geórgia, construído em 1983 para celebrar os 200 anos do Tratado de Georgievsk e uma celebração da cooperação entre a Geórgia e a União Soviética.
Ainda que a Rússia não seja mais considerada assim tão amiga, o monumento vale a pena ser conferido. Projetado pelo arquiteto georgiano Giorgi Chakhava, tem painéis de mosaico coloridos retratando cenas de amizade e unidade entre os dois países.
Além disso, a parada ainda proporciona mais vistas incríveis (essa viagem inteira é uma verdadeira uma overdose para os olhos).
A vila de Kazbegi, em si, não tem muito para mostrar. Ela serve de base para quem vai pernoitar na região, oferecendo uma pequena variedade de hotéis e restaurantes. No mais, toda beleza de Kazbegi está do lado de fora.
O Parque Nacional de Kazbegi conta com uma área de mais de 8.700 hectares. Por isso, fãs da natureza e de esportes de aventura vão se esbaldar em trilhas, picos, bosques, mosteiros antigos e aldeias tradicionais.
Igreja da Santíssima Trindade de Gergeti
A principal atração de Kazbegi é a Igreja da Santíssima Trindade de Gergeti, também conhecida como Gergeti Trinity Church ou Tsminda Sameba em georgiano.
Acredito que o motivo para ela ser tão visitada é que porque é uma trilha tranquila, de cerca de duas horas, que mesmo quem não tem experiência com caminhada em montanha consegue fazer.
Construída no século 14, ela está a 2.170 metros acima do nível do mar e tem como pano de fundo o imponente Monte Kazbek.
Se você não quiser ou não puder caminhar, pode também contratar um veículo 4×4 na vila para levá-los até um ponto mais próximo. Mas eu recomendo caminhar! O trajeto é tranquilo e a trilha passa por belas paisagens.
Saindo do centro da vila, há vários possíveis caminhos para chegar à Igreja.
Primeiro, você precisa atravessar o rio para o outro lado da cidade. Depois continue seguindo a estrada principal até chegar a uma intersecção em T no final. Vire à esquerda e continue até o Gergeti Summer Cafe.
Dali, você deve tomar uma decisão.
Ao chegar à igreja, você poderá ver seu interior. Aos domingos, a igreja é frequentada pelos moradores dali, que se reunem para a missa. Além disso, é possível apreciar o do Monte Kazbek e o vale logo abaixo.
Vale Truso
O Vale Truso é conhecido por sua beleza natural intocada e fica a cerca de 30 km ao sul de Stepantsminda. Ele se estende ao longo do rio Tergi e tem inúmeros desfiladeiros, rios de montanha e fontes termais ricas em minerais.
O vale é ideal para caminhadas e trekking, com várias trilhas que começam na vila de Kvemo Okrokana e levam a torres de defesa abandonadas, mosteiros em ruínas e antigas aldeias quase desertas.
Essa região ainda é habitado por pastores que vivem e trabalham na área, e levam seus rebanhos de um lado para outro, de acordo com o clima e as estações. O Vale Truso é um destino ideal para aqueles que buscam uma experiência autêntica e fora do comum na Geórgia, longe das multidões de turistas e sem dividir o espaço com nada a não ser a natureza.
Dá para fazer um tour off road para conhecer bem as belezas da região.
Vale Juta
Localizado a 22 km de Stepantsminda, este vale deslumbrante é cercado pelas montanhas Chaukhi, também conhecida como a “Dolomitas georgiana” devido à sua aparência única.
Esse é um excelente destino para caminhadas, passeios a cavalo e mountain bike, com várias trilhas bem marcadas em meio a uma paisagem marcante.
Além das atividades ao ar livre, o vale abriga a pequena aldeia de Juta, onde você poderá ver de perto a hospitalidade local e ter uma visão autêntica da vida rural georgiana.
Durante os meses de verão, também é possível encontrar acampamentos e hospedagens familiares que oferecem acomodações simples, mas confortáveis, e oportunidades para saborear a deliciosa culinária local. Aqui tem uma boa opção de passeio por essa região.
Glaciar Gergeti
Essa é só para os profissa das trilhas. A caminhada de um dia para ver o glaciar é bem difícil e não é recomendada pra quem não tem experiência com montanha.
Por outro lado, quem já fez jura que essa é uma das caminhadas mais emocionantes e desafiadoras que você pode fazer na região de Kazbegi.
O glaciar está situado na encosta sul do Monte Kazbek, a uma altitude de 3.000 metros acima do nível do mar.
A trilha passa pela icônica Igreja da Santíssima Trindade de Gergeti, mas, ao contrário do que faz a maior parte das pessoas, não para por ali. Após visitar a igreja, a rota continua a subir em direção ao glaciar.
A caminhada até o Glaciar Gergeti leva cerca de 6 a 8 horas (ida) para ser concluída, dependendo do seu ritmo e condições físicas. A trilha tem um ganho de altitude de 1000 metros em poucas horas, em terreno irregular e bastante íngreme em alguns trechos.
Há várias opções de hotéis em Kazbegi, a maior com aquele estilinho de hotel de montanha, de madeira e ambiente aconchegante, com uma vista incrível e bucólica da região.
Por praticidade, é melhor ficar próximo ao centrinho da vila, mas também há opções um pouco mais afastadas, se o que você busca é uma estadia isolada.
Independentemente de onde você escolher ficar, minha dica é que aproveite seu hotel para bater um papo com os donos e conhecer a hospitalidade georgiana. Eu ganhei vinho caseiro feita pela dona da pousada.
No verão, entre junho e setembro, o clima é mais ameno e as condições são mais favoráveis para caminhadas e outras atividades ao ar livre.
Nessa época, as temperaturas em Kazbegi são agradáveis, variando entre 15 e 25ºC, e os dias são geralmente ensolarados e mais longos, o que favorece as caminhadas ao ar livre.
Mas quem quer praticar o esqui ou snowboard, a melhor época para visitar Kazbegi é durante os meses de inverno, principalmente entre dezembro e fevereiro. A estação de esqui de Gudauri, localizada a caminho de Kazbegi, tem excelentes condições de neve e várias pistas para esquiadores e snowboarders de todos os níveis.
Mas tenha em mente que durante os meses de inverno, o clima em Kazbegi pode ser bastante frio e imprevisível, com temperaturas abaixo de zero e nevascas brutais. Algumas trilhas e estradas podem ser inacessíveis devido à neve e ao gelo, e a visibilidade pode ser limitada.
Não existe uma obrigatoriedade de se ter um seguro de viagem para entrar na Geórgia. No entanto, é altamente recomendável que você tenha um seguro de viagem para cobrir eventualidades como doenças, acidentes ou problemas de saúde enquanto estiver viajando.
Mesmo que você esteja apenas fazendo uma viagem curta, os custos médicos no exterior podem ser muito altos e um seguro de viagem pode garantir que você tenha acesso a cuidados médicos de qualidade quando precisar.
Além disso, um bom seguro de viagem também inclui cobertura para problemas de viagem, como cancelamentos de voos ou perda de bagagem.
Não arrisque a sua viagem sem um seguro de viagem. Adquira o seu agora mesmo através desse link ou das ofertas abaixo e viaje com a tranquilidade de saber que você está protegido!
Clique aqui para fazer sua cotação e use o cupom 360MERIDIANOS05 para obter até 25% de desconto nos seguros de viagem!
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…