As 7 livrarias mais bonitas do mundo e como visitá-las

Quem disse que as livrarias estão fora de moda? Por mais que o mundo esteja cada vez mais cheio de adeptos da literatura em tablets e e-readers – entre eles a equipe do 360 -, também são muitos os que não perdem o gosto pelo cheiro, pela cara e pelos sonhos escondidos nas páginas dos livros tradicionais. E quem ama um livro ama também uma livraria, não é mesmo? Já imaginou visitar algumas das livrarias mais bonitas do mundo nas suas viagens?

Os leitores do 360, tudo gente digital e conectada, parecem também gostar de uma bom livro de papel. Prova disso é que dois textos que escrevemos este ano, sobre livrarias fantásticas que visitamos mundo afora, bombaram aqui no blog. Por isso, resolvemos fazer esta lista com 7 livrarias que você, amante da literatura, deveria conhecer. Vamos lá?

Leia também: 6 livrarias para conhecer em Barcelona

Quais são as livrarias mais bonitas do mundo?

  • Ateneu Grand Splendid

Uma livraria que apareceu recentemente aqui no blog, a Ateneu Grand Splendid, em Buenos Aires, costuma abrir as listas de livrarias mais bonitas do mundo em muitas ocasiões. E a Natália Becattini, que já morou na cidade portenha, esteve lá e garante: o lugar é de cair o queixo.

Construído em 1919, o Teatro Grand Splendid era famoso no cenário cultural argentino por conta das apresentações de tango que rolavam por ali, além de ter funcionado como cinema. Em 2000, o espaço foi convertido em livraria – e numa das mais bonitas do mundo. Conheça essa livraria aqui.

  • Lello e Irmão, no Porto

A Lu esteve na livraria mais famosa de Portugal este ano. E a fama não é por acaso. Além da beleza do lugar, que foi inaugurado no início do século 20, num prédio de arquitetura neogótica com uma escadaria lindona e cheio de vitrais e bustos de autores portugueses, a Lello foi frequentada por J.K. Rowling, a autora de Harry Potter.

J.K. morou em Portugal entre 1991 e 1993 e se inspirou nessa livraria para criar a Floreios e Borrões, livraria que fica no Beco Diagonal, além de alguns cenários que conhecemos em Hogwarts. Saiba mais sobre a Lello e Irmão nesse texto.

  • Selexyz Dominicanen Boekhandel

O que fazer com uma igreja gótica de 800 anos que estava abandonada? A resposta é simples: transformá-la numa livraria. Isso aconteceu em Maastricht, no sul da Holanda. E funcionou tão bem que essa livraria já recebeu o título de “a mais bonita do mundo”, segundo o site britânico The Guardian. E, julgando pela foto, o título é mais que justo.

Foto: Geüpload door BotMultichillT, Wikimedia Commons

  • Livraria El Péndulo, Cidade do México

Outra livraria que apareceu na seleção do The Guardian das mais bonitas do mundo, a El Péndulo fica na Cidade do México. Ao contrário das anteriores, tem um estilo moderno e despojado. Também é muito utilizada como café, uma ótima dica para quem pretende passar pela Cidade do México. A livraria tem seis lojas, mas a mais bonitona fica na região de Polanco.

Foto: Cortesia Tripadvisor

  • Shakespeare & Company, Paris

Imagine Paris nos anos 1920. Se você estivesse lá nessa época, poderia encontrar escritores como Ernest Hemingway e James Joyce na livraria Shakespeare & Company, que funcionava na rue de l’Odéon. A livraria foi fechada durante a Segunda Guerra e nunca mais reabriu.

No entanto, em 1964, outra livraria foi rebatizada com esse nome, numa homenagem ao antigo reduto de escritores. E que livraria! Logo a nova Shakespeare & Company se tornou point de escritores, intelectuais, e, claro, turistas. A atual loja fica na rue de la Bûcherie. Leia mais sobre a Shakespeare & Co., em Paris!

Foto: Alexandre Duret-Lutz, Wikimedia Commons

  • Ler Devagar, Lisboa

Nossa lista já teve igreja e teatro que viraram livrarias. A Ler Devagar, segunda representante portuguesa da lista, fica num prédio onde antes funcionava uma fábrica, em Lisboa. É outro estabelecimento que aparece frequentemente em listas de livrarias mais interessantes do globo. Vale conferir o site oficial.

Foto: Divulgação

  • Livraria Acqua Alta, Veneza

O termo Acqua Alta é famoso em Veneza e merece até verbete na Wikipédia. São as cheias que afetam aquela região e que costumam deixar partes da cidade submersas.

Além disso, Acqua Alta é também o nome de uma das livrarias mais bonitas do planeta e um importante ponto turístico de Veneza: a livraria é uma das 20 atrações mais importantes da cidade, segundo o ranking do Tripadvisor. Gôndolas e canoas fazem parte da decoração, assim como alguns livros antigos, como enciclopédias, que foram transformadas em escadaria.

Foto: Cortesia / Tripadvisor

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

Ver Comentários

  • Oi Rafael! Faltou falar da Bertrand Livreiros do Chiado! Alem de linda é a livraria mais antiga do mundo. Ela resistiu a 1 terremoto, 2 guerras mundias e tantas outras intepéries. Vale a pena visitar: tem uma sessão especia de Fernando Pessoa e um café em homenagem a ele. Conheço a Lello, Ler devagar, Sheakspeare and Co e outras tantas...Fiquei mt triste, qd a Saraiva fechou!
    É isso aí! Viva os livros de papel que nos enche de histórias e memórias!!! Estou lendo atualmente Casados com Paris de Paula Mclain. Abraços

  • O site é maravilhoso. Adorei o artigo falando sobre Paris. Adorei, ainda mais que eu já li o livro Paris é uma festa e, também, já visitei Paris.E sobre as livrarias, então, maravilhoso. Eu só conheço a livraria de Buenos Aires, que por sinal, é lindíssima. E, como adoro ler, adoro uma livraria. Vocês estão de parabéns pelo site. Adorei!

  • Já fui na Selexys Dominicanen, na Shakespeare & Co. e na El Ateneu. Fiquei muito encantada. Vou na Acqua Alta esse mês, tô morando em Bologna e quero ir a Veneza em um fim de semana. Outra que acho ótima é a Daunt Books, uma livraria em Marylebone conhecida por organizar os livros por país. Se você for em Brasil, por exemplo, vai achar livros de história, guias de viagem, romances de autores brasileiros, de autores estrangeiros que se passam no Brasil, poesia e por aí vai. Se você quer planejar uma viagem, fica doido.

      • Hahaha, acho que a Selexys Dominicanen defende bem o posto de mais bonita. Fui para Maastricht só para conhecer e valeu a pena. E você, tem uma preferida?

        • Dessas, a do Harry Potter, ops, do Porto, que eu só conheço por fotos - a Luíza que esteve lá.

          Mas acho que a história da JK lá zera o jogo das bibliotecas. haha

          Abraço.

  • Cheguei de Buenos Aires há poucos dias e fiquei encantada com a quantidade de livrarias que existem lá. Na Av. de Mayo, a cada 3 lojas havia 1 livraria... E quando fui na El Ateneo, que espetáculo! Apesar dos preços salgados, acabei comprando alguns livros. Muita gente fica lá sentada lendo os livros nos antigos camarotes, é bem interessante de se ver. A maioria das pessoas são turistas, vão tiram fotos, tomam café e saem... Acho que a população mesmo não vai :/
    A única parte ruim é que o prédio estava com a fachada em reforma, cheio de andaime. Não aguentei e acabei voltando lá antes de ir pro aeroporto, simplesmente pra ficar andando entre os livros e observando as pinturas do antigo teatro.

Compartilhar
Publicado por
Rafael Sette Câmara
Tags: Listas

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

1 mês atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás