O nome é Mercat de Sant Josep de Barcelona, mas quase todo mundo o conhece apenas como Mercado de la Boquería, muito prazer. Localizado bem no centro das Ramblas, o lugar, que antes era uma boa opção para que os locais comprassem suas frutas e vegetais frescos de todos os dias, se converteu em um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, sendo classificado como um dos mercados mais conhecidos da Europa e até mesmo um dos melhores do mundo, segundo a CNN.
Com tantos holofotes voltados para ele, você já viu: fica abarrotado de gente praticamente o ano inteiro, na maioria “guiris”, como os espanhóis chamam os turistas estrangeiros. Ainda assim, o La Boquería merece a visita. Eu, que amo mercados de paixão, já passei por lá algumas vezes, seja para ver as cores e sentir os cheiros dali, para comprar frutas geladinhas ou um suco natural.
Tanto por sua natureza turística quanto multicultural, no La Boquería é possível encontrar alguns produtos que são difíceis de ver em outras partes de Barcelona, como frutas tropicais, coxinha e outros produtos típicos de países sul-americanos. Eu já mencionei que lá vende coxinha?
Inaugurado em 1870, acredita-se que o La Boquería foi construído no lugar onde funcionava um antigo mercado a céu aberto desde, pelo menos, 1217. Caso as datas estejam corretas, isso o colocaria entre os mercados mais antigos do mundo que ainda seguem em funcionamento, como o Grande Bazar de Istambul.
Suas origens, no entanto, podem ser cavadas ainda mais profundamente no passado. É que, antes de tudo isso, funcionava bem ali nas ramblas um pequeno mercado ambulante de carnes que foi crescendo em número de vendedores e variedade de produtos.
Com a construção da estrutura física, em 1870, a existência do mercado foi oficializada e sua continuação garantida. Hoje, ele conta com diferentes áreas, como a parte de peixes, de embutidos, de frutas e castanhas, de lanchinhos e até mesmo uma zona com restaurantes ao redor da estrutura central.
São 250 barraquinhas com os mais variados tipos de produtos. Em geral, a visita começa pelo corredor central onde se encontram as barraquinhas de frutas coloridas, sucos e sorvetes. Ali também estão algumas lojas de castanhas dos mais diferentes tipos. O corredor central leva para a ala dos peixes.
Seguindo à esquerda, há lojas do famoso jamón e outros embutidos, que não podem faltar em um mercado espanhol. À direita, há mais frutas e uma loja com lanches, como empanadas e coxinhas, além de bares e restaurantes, que também estão presentes nas margens do mercado.
Se você quiser parar para uma cerveja e para comer algum coisa, um lugar sempre recomendado é o bar Pinotxo, o mais famoso em toda a Boquería, mas há outras opções por ali que servem desde pizza a especialidades catalãs. O mercado conta ainda com um serviço de informação ao visitante, onde dá para pegar um mapa com todas as lojas e zonas do local, além da indicação de barracas selecionadas.
La Rambla, nº91
Metrô: Linha 3 Verde (parada Liceu) ou Linha 1 Vermelha (parada Plaça Catalunya)
Ônibus 14, 38, 59 e 91
Site/Facebook oficial: www.boqueria.info / Facebook La Boquería
Funcionamento: de segunda a sábado de 08:00h a 20:30h.
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
As cores desse Mercado me encantaram!
Estive em Barcelona em Março e fui tomar café no Mercado de la Boqueria. Quando vi uma barraquinha com coxinha, fiquei assustada! hahaha Se não me engano, foi lá que parei para comprar um salgado e o vendedor pelo meu sotaque viu que eu era brasileira. Eles eram do Rio, como eu.
Não sabia que eram brasileiros. Da próxima vez vou falar com eles.
Abraços!