O Mercado de la Boquería, em Barcelona

O nome é Mercat de Sant Josep de Barcelona, mas quase todo mundo o conhece apenas como Mercado de la Boquería, muito prazer. Localizado bem no centro das Ramblas, o lugar, que antes era uma boa opção para que os locais comprassem suas frutas e vegetais frescos de todos os dias, se converteu em um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, sendo classificado como um dos mercados mais conhecidos da Europa e até mesmo um dos melhores do mundo, segundo a CNN.

Com tantos holofotes voltados para ele, você já viu: fica abarrotado de gente praticamente o ano inteiro, na maioria “guiris”, como os espanhóis chamam os turistas estrangeiros. Ainda assim, o La Boquería merece a visita. Eu, que amo mercados de paixão, já passei por lá algumas vezes, seja para ver as cores e sentir os cheiros dali, para comprar frutas geladinhas ou um suco natural.

Tanto por sua natureza turística quanto multicultural, no La Boquería é possível encontrar alguns produtos que são difíceis de ver em outras partes de Barcelona, como frutas tropicais, coxinha e outros produtos típicos de países sul-americanos. Eu já mencionei que lá vende coxinha?

A História do Mercado de la Boquería

Inaugurado em 1870, acredita-se que o La Boquería foi construído no lugar onde funcionava um antigo mercado a céu aberto desde, pelo menos, 1217. Caso as datas estejam corretas, isso o colocaria entre os mercados mais antigos do mundo que ainda seguem em funcionamento, como o Grande Bazar de Istambul.

Suas origens, no entanto, podem ser cavadas ainda mais profundamente no passado. É que, antes de tudo isso, funcionava bem ali nas ramblas um pequeno mercado ambulante de carnes que foi crescendo em número de vendedores e variedade de produtos.

Com a construção da estrutura física, em 1870, a existência do mercado foi oficializada e sua continuação garantida. Hoje, ele conta com diferentes áreas, como a parte de peixes, de embutidos, de frutas e castanhas, de lanchinhos e até mesmo uma zona com restaurantes ao redor da estrutura central.

O que ver no Mercado de la Boquería

São 250 barraquinhas com os mais variados tipos de produtos. Em geral, a visita começa pelo corredor central onde se encontram as barraquinhas de frutas coloridas, sucos e sorvetes. Ali também estão algumas lojas de castanhas dos mais diferentes tipos. O corredor central leva para a ala dos peixes.

Seguindo à esquerda, há lojas do famoso jamón e outros embutidos, que não podem faltar em um mercado espanhol. À direita, há mais frutas e uma loja com lanches, como empanadas e coxinhas, além de bares e restaurantes, que também estão presentes nas margens do mercado.

Se você quiser parar para uma cerveja e para comer algum coisa, um lugar sempre recomendado é o bar Pinotxo, o mais famoso em toda a Boquería, mas há outras opções por ali que servem desde pizza a especialidades catalãs. O mercado conta ainda com um serviço de informação ao visitante, onde dá para pegar um mapa com todas as lojas e zonas do local, além da indicação de barracas selecionadas.

Mercado de la Boquería: Serviço

La Rambla, nº91
Metrô: Linha 3 Verde (parada Liceu) ou Linha 1 Vermelha (parada Plaça Catalunya)
Ônibus 14, 38, 59 e 91
Site/Facebook oficial: www.boqueria.info / Facebook La Boquería
Funcionamento: de segunda a sábado de 08:00h a 20:30h.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones e no Youtube. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Ver Comentários

  • As cores desse Mercado me encantaram!
    Estive em Barcelona em Março e fui tomar café no Mercado de la Boqueria. Quando vi uma barraquinha com coxinha, fiquei assustada! hahaha Se não me engano, foi lá que parei para comprar um salgado e o vendedor pelo meu sotaque viu que eu era brasileira. Eles eram do Rio, como eu.

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

O Que Fazer em Lugano, na Suíça, em 1 ou 2 dias

Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…

4 semanas atrás

Holafly é confiável? Como funciona o chip virtual ilimitado para viagens

A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…

4 semanas atrás

7 documentos para viajar para os Estados Unidos em 2025

Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…

1 mês atrás

Documentos para Viajar para Europa: O Que Levar para a Imigração

Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…

1 mês atrás

O que fazer em Belo Horizonte: 24 pontos turísticos e passeios imperdíveis

Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…

1 mês atrás

Como planejar uma viagem pra Cuba: tudo que você precisa saber

Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…

1 mês atrás