Se você já sonhou alguma vez com um Natal saído de contos de fadas, provavelmente tem vontade de visitar um Mercado de Natal na Europa. Essas feiras se espalham a partir do final de novembro pela região norte do continente e são uma tradição desde a Idade Média.
Logo, se você for passear em dezembro pela Europa, fizemos eset post especial para você dar um toque natalino à sua viagem: descubra a história e tradições dos Mercados de Natal, veja um roteiro natalino de 15 dias entre Alemanha e Áustria e também uma lista com feiras de Natal imperdíveis.
Pela tradição, os mercados de Natal seriam ao mesmo tempo que o calendário do Advento, que é uma tradição cristã que celebra as quatro semanas que antecedem ao Natal.
Entretanto, as feiras de natal variam sua programação e é possível encontrar eventos desde o final de Novembro até o início de Janeiro. Mas vale a pena ficar atento à programação de cada cidade – ou de cada feira, caso a cidade tenha mais de uma.
Lembre-se: nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, grandes são as chances de você encontrar tudo fechado. Confira a programação da cidade em que estiver nessas datas.
• Viagem no inverno na Europa: o que fazer e o que evitar
• Como viajar para o Inverno com uma mala de mão?
• 7 dicas para enfrentar o frio e a neve numa viagem
Foto: © WienTourismus / Christian Stemper
Não se esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa. Confira nossas dicas para comparar entre as principais seguradoras e escolher a opção com melhor custo/benefício para você e ainda garantir até 25% de desconto!
Alemanha a Áustria em 15 dias em Dezembro
Nesse roteiro, se preferir, ainda dá para incluir Budapeste e Bratislava. Além disso, tem muitas chances dessa viagem te garantir um Natal com neve.
Berlim, Alemanha
Berlim conta com cerca de 70 mercados de Natal espalhados pela cidade. Tanto nas áreas mais turísticas quanto nos bairros mais residenciais você encontra feirinhas com Glühwein e temática natalina. A minha favorita é a feira de Gendarmenmarkt, mas você pode conferir todas as opções no site oficial da cidade.
Recomendo que você fique pelo menos 5 dias em Berlim, para ter tempo de visitar as inúmeras atrações. Veja: O que fazer em Berlim: roteiro de 4 ou 5 dias na cidade.
Como chegar? Berlim recebe voos vindos do Brasil pela Lufthansa. Quem chegar na Europa por outra cidade consegue facilmente um voo até Berlim, porque todas as cias aéreas voam até lá.
Onde se hospedar em Berlim durante o Natal?
Dresden, Alemanha
Dresden tem um centro histórico lindíssimo e muita história. Parte dessa história é um dos mercados de Natal mais antigos da Europa, o Striezelmarkt, que toma conta da cidade no mês de dezembro.
Foto: Sylvio Dittrich (DML-BY)
O mercado de Natal em Dresden conta com 240 barraquinhas, programação diária de shows, patinação no gelo, roda-gigante e muito mais. Clique aqui para ver o site oficial do Striezelmarkt.
Além de sua enorme feira de natal, Dresden tem outras atrações muito legais. Fique lá dois dias: o que fazer em Dresden em 1 ou 2 dias
Como chegar: O aeroporto de Dresden recebe diversos voos. Além disso, a cidade está entre Praga e Berlim, de forma que você pode circular entre elas de trem ou ônibus. Clique aqui para pesquisar a melhor opção de transporte.
Onde se hospedar em Dresden no Natal?
Praga leva a celebração do Natal a sério e a cidade também conta com mais de um mercado de Natal.
Eles ficam espalhados entre alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade, como a Wenceslas Square, a Charles Square, a náměstí Míru e no Castelo de Praga.
Foto: Travis Wise / CC BY 2.0
Mas a maior feira da cidade fica na Old Town Square, à sombra da Torre do Relógio. É lá que fica a enorme árvore de natal e a maior quantidade de barraquinhas, sem contar a programação de shows. Confira mais informações no site oficial.
Fique pelo menos três dias na cidade: O que fazer em Praga: roteiro de 1 a 3 dias
Como chegar: Praga está conectada ao resto da Europa por avião, trem ou ônibus. Clique aqui para pesquisar a melhor opção de transporte até a cidade.
Onde se hospedar em Praga no Natal?
Saída de um conto de fadas, Cesky Krumlov, na República Tcheca conta com um castelo de torres coloridas, um rio que circula a cidade e várias ruas e becos com prédios encantadores de todas as cores.
Obviamente, o mercado de Natal, por ali conhecido como Mercado do Advento, é imperdível e acontece de novembro a janeiro. Clique para saber mais.
Fique pelo menos um dia e uma noite lá: O que fazer em Cesky Krumlov, República Tcheca
Como chegar: A partir de Praga, você pode ir até Cesky Krumlov de ônibus (3 horas).
Onde se hospedar em Cesky Krumlov no Natal?
Como tudo em Viena é bonito e clássico, a feira de Natal da cidade não poderia ser diferente. A cidade também conta com mais de 20 mercados espalhados entre suas praças, palácios, além de algumas celebrações mais alternativas.
Foto: © WienTourismus / Christian Stemper
O principal ponto de celebração natalino na capital da Áustria é na praça da prefeitura (Rathaus), mas as feiras dos Museu Belvedere e do Palácio Schönbrunn também são favoritas dos moradores e turistas. Veja as opções no site oficial.
Como chegar: De avião, trem ou ônibus!
Onde se hospedar em Viena no Natal?
Além das cidades listadas acima, separamos outras ideias de mercados de Natal consideradas imperdíveis na Europa. Assim, você consegue incorporar um pouco do espirito natalino, mesmo que não seja o foco central da sua viagem.
Fotos: Bruxelas (Visit Flandres: Jens Rufenach / CC BY-NC-SA 2.0). Colmar: (Visit Alsace)
Fotos: Tallinn (Sergei Zjuganov / CC BY-NC-SA 2.0). Riga (Kārlis Dambrāns / CC BY 2.0)
Fotos: Basel (Visit Basel). Londres (Winter Wonderland / Christine Matthews)
Fotos: Nuremberg Christkindlesmarkt (Steffen Oliver Riese). Estocolmo (Michael Caven)
Os Mercados de Natal, conhecidos como Christkindlmarkt, surgiram na região germânica, hoje Alemanha.
Segundo o jornal alemão DW, as feiras medievais duravam dias, não semanas, e eram a oportunidade dos residentes se encontraram, trocarem comida e artesanato. Nessa época ainda não existia a Alemanha e sim diversos principados, logo, cada mercado de Natal tinha uma tradição diferente
O mercado de Dresden, conhecido como Striezelmarkt, por exemplo, aconteceu a primeira vez em 1434. E há registros da feira de Natal em Viena desde 1229!
Dresden. Foto: Sylvio Dittrich (DML-BY)
Tradições Natalinas para ficar de olho
Em geral, os mercados de natal na Europa seguem algumas tradições, além da grande árvore de natal, um presépio e das luzinhas decorativas.
Você sempre vai encontrar uma barraquinha vendendo Glühwein, ou Mulled wine, que nada mais é do que vinho quente com especiarias. A mistura ajuda a aquecer as noites frias de inverno. Outra bebida típica é o Eierpunsch, que é basicamente uma gemada alcóolica.
Se você não for de álcool, uma boa opção são chocolates quentes.
Entre as comidas tradicionais nos mercados estão amêndoas ou outras castanhas tostadas, biscoito de pão de mel (Lebkuchen e Magenbrot) em formatos variados: coração, bonequinhos e muito mais. Também comidas tradicionais alemãs como salsichões (Bratwurst), pedaços de porco no espeto e batata em diversos formatos.
Em mercados de Natal mais tradicionais você encontrará diversas opções de artesanato na temática natalina, como floquinhos de neve, bolas de Natal, canecas e muito mais.
Entre as tradições mais características estão os bonequinhos em madeira do Quebra-Nozes e os Zwetschgenmännle, que são figurinhas feitas a partir de ameixas secas.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Vou passar meu natal em Dresden, Alemanha.
Sempre sonhei em um local com neve, feiras e comida de natal.
No Brasil é carnaval, natal fica meio sem graça (em minha opinião).
O artigo está ótimo!