Segredos, rituais e magia no maior mercado de bruxaria e esoterismo do México

De trás de lenços que pendiam do teto e de uma estante de ervas, colares de contas e uma enorme estátua da Santa Morte, uma mulher de cabelos artificialmente ruivos e roupa azul vibrante lê a sorte de um senhor de meia idade nas cartas. Sua pequena loja no Mercado Sonora oferece, entre prateleiras abarrotadas, uma variada seleção de objetos que vão de pés de coelho a imitações de crânios humanos.

Os corredores estreitos e escuros do mercado parecem guardar a solução para qualquer problema, dos corações sofridos aos bolsos endividados. A depender da gravidade, a cura pode ser uma vela, um sabão especialmente preparado com os ingredientes corretos, um vudu ou algum tipo de amuleto inusitado. Ali, é possível solicitar aos deuses, espíritos e outras entidades sobrenaturais um novo emprego, conquistar ou esquecer um amor, encomendar uma vingança a algum inimigo, curar-se de algum mal e até mesmo conseguir ajuda com tarefas mais cotidianas, como destravar ações judiciais. Situações complexas, no entanto, podem exigir encantamentos e feitiçarias mais elaboradas, que serão preparadas pelos bruxos e feiticeiras ao gosto do freguês.

Inaugurado em 1957, o Mercado Sonora faz parte de um enorme complexo de mercados populares no centro da Cidade do México, conhecido como Mercado Merced. Ali, é possível encontrar de tudo: brinquedos, produtos falsificados, corredores inteiros de barraquinhas de comida, animais vivos para venda, roupas, eletrônicos, artigos de sex shop, bugingangas da china e o que mais a imaginação pedir. Mas foi debaixo da estrutura amarelo-vibrante deste mercado em particular que bruxos das mais diversas artes se reuniram para criar o maior centro comercial esotérico do país.

Ao todo, são mais de 400 comerciantes – muitos deles se denominam xamãs, bruxos ou feiticeiros – a venderem seus produtos por ali. As lojas montadas no Mercado Sonora contemplam uma larga gama de crenças esotéricas. Do Vudu à Santa Morte – um culto mexicano com raízes pré-hispâncias -, passando pela Santeria – uma religião afro-americana muito comum no México e em partes do Caribe. Ao lado das estátuas de entidades pertencentes a esses cultos, santos católicos completam a decoração. Uma evidência do enorme sincretismo religioso que permeia a espiritualidade dos mexicanos.

“Que buscas, chica?” – pergunta uma jovem ao me ver passar por um corredor atulhado de ervas. “Uma limpeza para a alma?”, ela pergunta. A limpeza é um dos serviços mais oferecidos no mercado. Por cerca de US$8, seu espírito é purificado com uma mistura de fumaça de ervas, tabaco e mezcal, um destilado comum no país. O ritual é associado aos indígenas náhuatl, os descendentes dos astecas, e é realizado diariamente na Praça do Zócalo por xamãs com roupas típicas.

Mercado Sonora na Cidade do México – Informações para visita

Endereço: Av. Fray Servando Teresa de Mier 419, Venustiano Carranza, Merced Balbuena, Cidade do México.

Como chegar: Os metrôs mais próximos são o Merced, da linha 1 (rosa), e o Fray Servando, da linha 4 (turquesa).

Funcionamento: De segunda a sábado, das 9h às 19h. Domingos e feriados das 9h às 17h.

Site oficial

Leia também: Zócalo: Roteiro pelo centro da Cidade do México e Roteiro de quatro dias na Cidade do México.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones e no Youtube. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Ver Comentários

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

1 mês atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás