Berlim poderia muito bem ser conhecida como a capital internacional dos mercados de pulga. Quem diz isso não sou eu, mas o site oficial de turismo da cidade. Com feiras pequenas e gigantes, hypadas e pouco conhecidas, dá para garimpar de tudo nas ruas da cidade. Nos meses em que eu vivia lá, esse era um dos meus programas favoritos nos fins de semana. Para ajudar você a descobrir quais valem a pena, montei esta lista com os cinco melhores mercados de pulga em Berlim, na minha humilde opinião.
O mais famoso mercado de pulga de Berlim é também o mais turístico. Realizado todo domingo, enquanto o tempo permite, a feira ocupa uma parte considerável do Mauer Park e as barraquinhas dividem espaço com um karaokê a céu aberto e outras apresentações musicais e de dança. Costuma ficar bastante cheio, mas ainda assim é um programa interessante para quem passa pela cidade no fim de semana.
Além de peças de segunda mão, antiguidades e comidas de vários países, ali também dá para encontrar roupas e arte feita por designers locais, tudo bem pequeno e autêntico. Mas há um porém: por causa da fama, os preços ali costumam ser bastante inflacionados com relação a outros mercados de pulga de Berlim.
Foto: Shutterstock, por Tumar
Essa tranquila praça no coração de Friedrichshain se transforma em um dos melhores mercados de pulga de Berlim aos domingos. Dá pra encontrar de tudo ali: livros e vinis, antiguidades para casa, decoração, roupas e artesanato. As barraquinhas ficam organizadas em torno da praça, e a região ainda conta com inúmeros restaurantes, cafés e lanchonetes na hora que você quiser fazer uma boquinha. Como está bem próxima do mercado do Raw, dá para combinar as visitas e ver os dois no mesmo dia.
De longe meu mercado favorito para comprar roupas de segunda mão com bons preços e muito estilo. Eu batia cartão por lá todo domingo, durante o verão. O Raw Market fica dentro de um espaço aberto que concentra alguns dos melhores bares e casas noturnas de Berlim, também na região de Friedrichshain. Aos domingos, o lugar recebe expositores que vendem sobretudo roupas, mas também itens de design, comidinhas (veganas e saudáveis) e algumas antiguidades. O melhor é que os expositores mudam a cada semana e são, em geral, pessoas comuns que fazem a limpa no guarda-roupa e tentam vender o que já não usam para ganhar uns trocados. Isso garante a variedade das peças e muita barraquinha para garimpar.
Localizada ao longo dos canais que cortam o bairro de Neukölln, essa feira é mais que apenas um mercado de pulga. Além das antiguidades, livros, roupas e vinis que também dão as caras em outras feiras, o lugar vira palco de apresentações de música e dança. Ocorre de abril a outubro, nos primeiros e terceiros domingos de cada mês. Em comparação com outros mercados de pulga em Berlim, o Nowkoelln costuma também apresentar preços mais em conta.
Foto: Shutterstock, por 7Horses
O mercado coberto que ocorre todos os sábados e domingos na Arena Berlin é um dos maiores da cidade. Tem de tudo em seus mais de 3000 metros quadrados, mas o forte mesmo são móveis e decoração vintage, bicicletas usadas e cacarecos mil. Mas é preciso garimpar bastante para encontrar o que procura, por isso, vá com tempo. Apesar de ser um tantinho caótico, os preços compensam bastante.
Mercados de pulga são uma grande sensação em Berlim e um programa muito comum nos fins de semana. Há diversos mercados menores. Em geral, cada bairro costuma ter o seu. Aqui você encontra uma lista completa deles.
Nuremberg é a segunda maior cidade da região da Bavária, na Alemanha. Combina charme medieval…
Planejar onde ficar em Túnis, uma cidade tão rica e diversa, pode ser um desafio…
Túnis foi um acidente de percurso pra mim, mas foi uma boa surpresa. Eu precisava…
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…