Visitar o Museu Van Gogh, em Amsterdam, é uma ótima oportunidade para compreender um pouco de um gênio transtornado. Em vida, Vincent Van Gogh jamais sonhou que um museu que levasse seu nome seria, um dia, uma das atrações mais visitadas da Holanda.
Incompreendido em seu tempo, ele se matou em 1890, afogado em loucura, depressão e miséria.
Por uma ironia amarga, foi apenas anos mais tarde que ele foi descoberto e valorizado no meio artístico, se tornando um dos maiores ícones da Holanda e um dos pintores mais famosos de seu tempo.
Leia também:
• O que fazer em Amsterdam em 3 ou 4 dias
• Dicas de hospedagem em Amsterdam, Holanda
O museu Van Gogh refaz o percurso da vida do artista, passando por todas as suas fases.
O acervo, o maior do mundo dedicado ao pintor, está organizado cronologicamente e é dividido em cinco períodos que representam as diferentes etapas da vida e viagens de Van Gogh: Países Baixos, Paris, Arles, Saint-Remy e Auvers-sur-Oise.
Entre as preciosidades que você vai ver ali estão alguns dos principais quadros do artista, como Os Girassóis, Auto-retrato de Paul Gauguin e Os Comedores de Batatas. Outro quadro famoso, o Noite Estrelada, não está ali, mas sim no MoMA de Nova York.
Viajando para Amsterdam? Leia também:
• Como é a visita ao Rijksmuseum?
• Quais museus de Amsterdam visitar?
• O IAmsterdam Card vale a pena?
Além das obras de Van Gogh, o museu também conta com obras de outros impressionistas e com uma coleção de arte japonesa que pertencia ao pintor e pela qual ele era apaixonado.
É possível alugar um guia multimídia (em 10 línguas, incluindo português brasileiro) para te conduzir pelo museu e acrescentar informações interessantes.
Quem vai com crianças pode pegar o guia multimídia familiar, que ajuda a não deixar os pequenos entediados. O museu ainda conta com uma lojinha que vende cadernos, canecas e outros produtos inspirados nas obras de Van Gogh.
Os ingressos estão disponíveis apenas para compra online e costumam esgotar com facilidade. Clique aqui para comprar o seu.
O ingresso custa 22 euros para adultos, meia entrada para estudantes e gratuito para menores de 18 anos. O bilhete inclui todas as exposições (temporárias e permanentes).
O museu abre todos os dias da semana, das 9h às 18h no verão e até as 17h no inverno. Esses horários podem ser alterados a qualquer momento! Lembre-se de conferir no site oficial antes da sua visita.
O Museu Van Gogh está localizado na Praça dos Museus, em Amsterdam. Mais exatamente, na Rua Paulus Potterstraat, 7.
Você pode chegar pelo tram (os bondinhos) 2, 5, 16 e 24. Se preferir ir de ônibus, pegue o 145, o 170 ou o 172.
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…