Saiba o que fazer em Naxos, uma das principais ilhas da Grécia e a maior ilha do arquipélago das Cíclades. Aqui você encontra todas as informações necessárias para planejar sua viagem, incluindo roteiro, atrações, dicas de hotéis e restaurantes.
Se você vai viajar para a Grécia, não deixe de ler também outros posts importantes sobre o destino: Quanto custa viajar para a Grécia e Roteiros e dicas de viagem para a Grécia.
Naxos fica no mar Egeu, 180 km a sudeste de Atenas e bem no centro do arquipélago das Cíclades, um dos mais importantes da Grécia, onde também ficam as ilhas de Santorini e Mykonos.
Como 429 km² de área e cerca de 19 mil habitantes, Naxos é a maior ilha do arquipélago e um importante polo agrícola e gastronômico do país, além de sua relevância turística.
Na antiguidade, ela foi o centro cultural da Civilização Cicládica e ainda preserva alguns vestígios dessa época. Chora, a principal vila da ilha, é conhecida como Naxos Town.
Há duas formas de chegar em Naxos: de balsa ou de avião. Veja agora como é e quanto custa cada uma delas.
As balsas (ou ferries) são a principal forma de chegar em Naxos, uma vez que há diversas partidas diárias tanto de Atenas quanto de outras ilhas gregas próximas, como Creta, Mykonos, Santorini, Dounoussa e Paros.
Saindo de Atenas, a viagem dura cerca de 4h30, mas esse tempo pode variar de acordo com as condições climáticas e do mar. De Creta, a viagem dura cerca de 3h e, saindo de Mykonos, o trajeto é ainda mais curto: cerca de 2h30.
As ferries são, na verdade, navios enormes que também transportam carros e motos (caso você precise), e há diferentes classes de passagem. Por isso, se você preferir pode pegar tickets com assentos mais confortáveis.
O valor das ferries varia de acordo com a distância, a época do ano e a disponibilidade de assentos, podendo ir de 29 a 95 euros. O valor médio é de 50 euros por trecho.
Para garantir os melhores preços, portanto, é recomendável garantir seu lugar com antecedência. Você pode fazer isso através do site da Omio (antiga GoEuro).
Becos no centrinho histórico de Naxos, a maior ilha grega das Cíclades
Há um pequeno aeroporto em Naxos (JNX) que recebe 12 voos semanais saindo de Atenas, operados pela Sky Express e Olympic Air. O percurso dura 40 minutos e a passagem custa a partir de 55 euros.
É possível voar pra lá também saindo de outras ilhas e até mesmo de outras capitais da Europa, mas em geral, você precisará fazer uma conexão em Atenas.
A melhor época para visitar Naxos é de maio a outubro, quando o clima na região fica mais quente e você pode aproveitar melhor as praias.
Em julho e agosto, no entanto, é alta temporada em Naxos e também nas outras ilhas gregas. Por isso, você encontrará os locais mais cheios e os preços consideravelmente mais altos. Se quiser evitar isso, o melhor é viajar em maio, junho ou setembro.
O inverno, embora não seja tão rigoroso, é a baixa temporada e grande parte dos estabelecimentos fecham. Dessa forma, você não encontrará muito para fazer por lá, não sendo recomendável viajar nessa época.
Brasileiros não precisam de visto para viajar para a Grécia, que é parte do Espaço Schengen e tem as mesmas regras que a maior parte dos países da Europa.
O Seguro de Viagem é obrigatório para entrar na Grécia, assim como todos os países da zona Schengen, e pode ser exigido na imigração. E não vale qualquer seguro, é preciso que tenha uma cobertura mínima de 30.000 euros.
Você pode conseguir seguro de viagem para a Europa, com desconto de até 25% para os nossos leitores. Basta usar o cupom 360MERIDIANOS05. Dá uma olhada nas ofertas abaixo. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício.
Devido a sua localização central no arquipélago e pelos preços mais favoráveis das hospedagens, muita gente usa Naxos como uma base para explorar outras ilhas da região, como Mykonos e Santorini.
2 dias inteiros são suficientes para ver todas as atrações da ilha, tanto as históricas quanto os charmosos povoados do interior da ilha. Se você pretende relaxar nas praias, recomendo passar ao menos 4 dias, e se quiser fazer viagens de bate-volta para ilhas vizinhas, o ideal é passar pelo menos uma semana.
As ruínas do antigo Templo de Apolo, em Naxos, são hoje o melhor lugar da ilha para ver o por do sol
Chora em grego significa “cidade” e é o termo comumente utilizado para designar a cidade mais importante das ilhas gregas. Em Naxos, Chora, ou Naxos Town, é a cidade na qual chegam as ferries e que concentra a maior parte dos estabelecimentos da ilha.
A principal atração de Chora é o centrinho histórico (old town), um conjunto de becos, ruelas e casinhas brancas cheia de restaurantes e lojas de artesanato que são bem o que a gente espera de uma ilha grega. Esse é um lugar para se perder e se acabar nas fotos!
No centrinho fica também um Castelo Veneziano, uma construção do século 18 que hoje abriga um museu (entrada 2 euros) e um café no terraço. O café tem uma bela vista da ilha e serve pratos típicos da região, incluíndo algumas receitas desenvolvidas ali desde quando o local era um convento.
O centro histórico começa na orla de Naxos, de frente para o porto, uma avenida larga que também tem boas opções de restaurantes e é uma caminhada agradável à beira-mar.
Próximo ao porto e no fim da orla fica Portara, uma ruína do século 6 a.C de um templo dedicado ao deus Apolo e que hoje é o principal conjunto arqueológico da ilha. O local fica cheio ao por do sol e tem uma das vistas mais bonitas de Naxos.
Vou te dizer uma coisa: Naxos é um dos melhores lugares na Grécia para curtir a praia.
Apesar de não ser tão famosa quanto outras ilhas, justamente por isso ali você vai encontrar praias tão lindas quanto qualquer outra e bem mais vazias e baratas. Além disso, essa não é uma ilha festeira (como Mykonos) e é mais frequentada por famílias, sendo uma ótima opção para fugir das praias baladeiras.
O aluguel de uma espreguiçadeira com guarda-sol em Naxos custa 20 euros.
Naxos te diversas praias, algumas completamente deserta e outras com uma boa infraestrutura turística.
As melhores praias de Naxos, na minha opinião, são:
Há ainda outras praias em Naxos, a maior parte delas mais selvagens e com pouca ou nenhuma infraestrutura, como Agiassos e Pyrgaki.
Segunda maior vila de Naxos, Apiranthos é uma cidadezinha grega encravada nas encostas do Mt. Fanari.
Com cerca de 1000 habitantes, o local preserva sua história, cultura e seu próprio dialeto. Conhecida por sua gastronomia e também pelo mármore retirado dali.
O principal a fazer por lá é se perder nas vielas e becos, com casinhas de arquitetura francesa e veneziana (sim, ambos os povos já colonizaram a ilha). Depois, descansar em alguma das pequenas praças rodeadas de cafés e restaurantes.
Por estar mais distante da costa, a comida de Apiranthos leva mais elementos de fazenda: saem os frutos do mar e entra muito cordeiro e carne de vaca.
Além de passear pelos becos e se empanturrar de comida grega, há três pequenos museus que você pode visitar em Apiranthos:
Também vale a pena passar para dar uma olhadinha na Torre de Zevgolis, uma construção veneziana do século 17 que está muito bem preservada, além da igreja Panagia Aperanthitissa e Aghia Kyriaki.
A primeira tem mais de 200 anos e é dedicada a Virgem Maria. A segunda foi construída no século 8 ou 9 e é um raro exemplar da era Bizantina.
Apollonas é outra vila costeira em Naxos, distante 36 km de Chora. É uma bela vila de pescadores que no passado serviu de porto para o transporte de mármore retirado da ilha.
Hoje em dia, as casas tradicionais muito bem preservadas da vila servem para o turismo. Essa é a região mais bem preparada no norte da ilha, que tem uma vibe relaxada e praieira.
As praias ali são pequenas e vazias, boas para um banho, e os bares e restaurantes são mais simples e rústicos.
Uma boa maneira de conhecer a ilha é alugando uma moto ou quadriciclo para percorrer a ilha. Há inúmeras lojas de aluguel na ilha. Para alugar uma moto, você precisará apresentar a habilitação específica, já para quadriciclos não é exigido documentação. Se preferir, você pode, ainda alugar um carro. Considere também fazer um tour guiado pela Ilha de Naxos.
Há basicamente dois trajetos que você pode fazer lá dentro. Escolha o que mais gostar ou, se tiver tempo, alugue os veículos em dois dias diferentes para fazer os dois.
Naxos é uma boa base para explorar outras ilhas gregas ao redor, tanto por sua localização central no arquipélago das Cíclades, pelo preço e pela oferta de barcos e passeios.
Essas são algumas das ilhas que valem a pena visitar em um bate-volta a partir de Naxos:
Mykonos é uma boa opção de passeio bate-volta se você está sem ideias sobre o que fazer em Naxos
A melhor região para se hospedar em Naxos é Chora (Naxos Town).
É ali que estão a maior parte dos hotéis e pousadas de Naxos, além dos pontos turísticos de restaurantes e a praia Agios Georgios. Dali você pode contratar passeios ou pegar veículo para explorar outros cantos da ilha ou mesmo pegar as ferries que saem para outras ilhas.
Dê preferência para hotéis na parte antiga (old town) ou próximos à praia. Essas são os melhores locais onde ficar em Naxos Town.
Você pode descobrir os melhores hotéis no centro de Naxos aqui.
A melhor maneira de economizar na hospedagem é reservando com antecedência. Como a ilha tende a encher no verão, as melhores ofertas acabam se esgotando meses antes da viagem. E isso vale para qualquer ilha grega!
Outra boa ideia é pesquisar pousadas familiares, em vez de ficar em villas e resorts a beira-mar. Como não há hostels em Naxos, as pequenas propriedades acabam sendo a melhor opção para viajantes econômicos. Aqui você encontra uma lista com todas as pousadas familiares de Naxos.
Esses são os melhores hotéis em Naxos por categoria, de acordo com a curadoria do 360meridianos.
Naxos é um dos principais polos gastronômicos da Grécia: por ser a maior das Ilhas Cíclades, além de ser turística ela ainda preserva tradição gastronômica e agrícola fortes, produzindo insumos típicos, orgânicos e de qualidade para os restaurantes da região.
Isso tudo é para dizer o óbvio: vá preparado para se empanturrar. Depois de morar por um mês na ilha, elenquei aqui os melhores restaurantes de Naxos na minha opinião:
Uma boa ideia para aproveitar melhor a gastronomia da região é fazendo uma excursão gastronômica pela ilha. Saiba mais sobre esse passeio aqui.
A forma mais fácil é alugando um carro, moto ou quadriciclo. Nesse caso, sugerimos que você faça uma reserva com antecedência mínima de um mês, se possível. Isso vale principalmente se você quiser um carro, já que a disponibilidade de motos e quadriciclos na ilha é maior.
Para isso, recomendamos a RentCars. Eles são um comparador que inclui basicamente todas as opções de locadoras, das mais tradicionais como a Europcar ou Guerin às mais baratinhas, como a Firefly. Eles são parceiros aqui do blog exatamente porque oferecem excelentes condições de aluguel, com diárias muito baixas, possibilidade de pagar as reservas em reais, sem IOF e parcelamento em até 12 vezes. Clique aqui para fazer sua cotação sem compromisso.
Se preferir, é possível também utilizar os ônibus locais. Você vai ficar um pouco limitado, pois eles não passam com tanta frequência, para para se locomover, por exemplo entre Chora e as praias mais próximas e frequentadas, essa opção funciona bem.
A passagem custa entre de 1,80 e 2,50 euros. É preciso pagar em dinheiro vivo, comprando o bilhete em lojinhas ou quiosques espalhados pela ilha (em geral há algum lugar que vende perto dos pontos).
Os ônibus passam das 7h às 22h, mas na alta esse horário pode ser ampliado, e a maior parte das linhas passa a cada meia hora no verão. Você pode consultar o horário dos ônibus nos avisos fixados nos pontos.
Morar em uma ilha grega sempre foi um sonho, mas os preços sempre me desanimavam. Até que eu resolvi pesquisar direito e descobri que Naxos tem tudo o que a gente espera de uma ilha grega, por preços muito mais razoáveis que Mykonos e Santorini, por exemplo. Inclua na conta as casinhas brancas, praias lindíssimas e comida de primeira.
Depois de um mês morando na ilha, esse é o resumo de quanto você vai gastar na sua viagem:
Orçamento diário para uma viagem para Naxos:
Ainda tem dúvidas sobre como planejar sua viagem para Naxos? Deixe nos comentário!
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…