O Que Fazer em Lugano, na Suíça, em 1 ou 2 dias

Por

Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas e diversas atrações naturais, a cidade pode ser explorada em um ou dois dias sem pressa.

Se você está planejando uma viagem pelo norte da Itália ou pela Suíça, essa é uma parada que vale a pena incluir no roteiro. Neste guia, veja o que fazer em Lugano em 1 ou 2 dias, como se locomover, onde comer e se hospedar durante a sua visita.

Leia também:
Roteiro no Lago di Como: o que fazer em 3 a 5 dias
O que fazer em Milão, Itália: 10 pontos turísticos e outras dicas imperdíveis
O que fazer em Genebra, Suíça: atrações e roteiro de 2 dias

rua de lugano na suica com vista para monte bre

A cidade tem uma longa história ligada ao comércio e às rotas que conectavam o norte e o sul da Europa. Durante séculos, Lugano esteve sob influência tanto da Suíça quanto dos ducados italianos de Milão e Como, até se tornar definitivamente parte da Confederação Suíça em 1798. Hoje, traz uma boa mistura das culturas dos dois países.

Principais Atrações de Lugano e Lago Lugano, na Suíça

Lugano está localizada no cantão de Ticino – a porção italiana da Suíça, fazendo na fronteira com a região da Lombardia, na Itália. Está rodeada pelas montanhas dos Alpes e à beira do Lago Lugano, uma região habitada desde 724.

Abaixo, listamos as principais atrações turísticas de Lugano para você colocar no seu roteiro.

piazza della riforma em lugano

Centro de Lugano

Afrescos da Igreja de Santa Maria degli Angioli em Lugano
Afrescos na Igreja de Santa Maria degli Angioli
pontos turisticos de lugano vista do lago no parque ciani

Às margens do Lago de Lugano

vista do monte bre e barcos no lago lugano

Montanhas e mirantes

O que fazer em Lugano em 1 dia

Esse é um roteiro de 1 dia em Lugano que cobre as principais atrações da cidade. É possível condensar esse passeio num bate-volta se você chegar em Lugano cedinho. Se você só tem algumas horas, pode ver essa opção de passeio de Milão, que te leva a Como, Bellagio e Lugano.

vista de lugano chegando na rodoviaria

Um jeito diferente de conhecer o centro histórico é fazendo um tour guiado com um habitante da cidade.

Uma forma de otimizar essa tarde é contratando um passeio que te leva de barco até Cassarate e já incluí a subida de funicolare ao topo do Monte.

Se você está fazendo bate-volta, se organize para voltar a tempo para pegar seu ônibus ou trem.

onde comer em lugano deli d gabbani
Melhor lugar em Lugano para comer barato

O que fazer em Lugano em 2 dias

Se você decidiu passar a noite em Lugano, pode fazer o roteiro do primeiro dia com tranquilidade e aproveitar o dia seguinte para:

Onde Se Hospedar em Lugano

Abaixo, listamos 4 opções de hospedagem em Lugano para diferentes perfis de viajantes:

Se você for fazer um bate-volta do Lago di Como, eu recomendo fazer sua base em Menaggio, que é a cidade mais próxima de Lugano. Como explico abaixo, também dá para ir de Milão. Nesse caso, leia os nossos guia de desses destinos italianos:

Como Chegar a Lugano

Lugano é bem conectada por trem, carro e ônibus, sendo facilmente acessível a partir de Milão e Lago di Como e também Zurique e outras cidades suíças.

rua de lugano com escadas

De Trem

O trem é a forma mais prática e confortável de chegar a Lugano, especialmente se você estiver vindo de outras cidades da Suíça ou da Itália.

Os bilhetes podem ser comprados online, em empresas de transporte ou no site da SBB (Swiss Federal Railways). Também dá para comprar em estações de trem. Para economizar, considere passes como o Swiss Travel Pass se for explorar várias cidades na Suíça.

De Carro

Se você estiver dirigindo, Lugano é acessível por rodovias bem estruturadas, mas é importante considerar as regras de trânsito suíças, incluindo a necessidade de um vinheta para circular nas autoestradas.

O estacionamento em Lugano pode ser limitado no centro da cidade. Se estiver de carro, vale considerar estacionar em áreas mais afastadas, no esquema Park & Ride, e usar transporte público para se locomover até o centro da cidade.

De Ônibus

A opção mais econômica para chegar em Lugano é de ônibus.

Algumas empresas operam rotas entre Milão e Lugano, com passagens geralmente mais baratas do que o trem, mas com tempos de viagem um pouco mais longos (cerca de 1h30 a 2 horas). Empresas como FlixBus e Eurolines oferecem trajetos frequentes.

Já para quem está no Lago di Como e quer ir para Lugano, o trajeto mais acessível é por Menaggio, usando a linha de transporte público local: C12, operada pela ASF Autolinee, que conecta as duas cidades em cerca de 50 minutos.

luiza caminhando pelo lungolago de lugano
Eu passeando pelo Lungolago de Lugano. Fizemos um bate-volta a partir de Menaggio

O ônibus sai da estação central de Menaggio e segue por um trajeto panorâmico, passando pela fronteira entre Itália e Suíça. O bilhete custa cerca de €7 por trecho e deve ser comprado com antecedência em tabacarias ou diretamente com o motorista.

Os horários variam ao longo do dia, então vale conferir a tabela no site oficial da ASF Autolinee antes de viajar.

Dicas Práticas para Visitar Lugano

Qual a Melhor Época para Visitar Lugano?

Lugano pode ser visitada o ano todo, mas a melhor época para conhecer a cidade depende do tipo de experiência que você busca.

Como é Lugano no Inverno?

No inverno, algumas atrações podem ter funcionamento reduzido em Lugano. Os passeios de barco no Lago de Lugano continuam operando, mas com horários mais limitados. Os funiculares para o Monte Brè e Monte San Salvatore também funcionam, mas é sempre bom verificar os horários, pois podem operar com menos frequência e até fechar temporariamente em caso de mau tempo.

O inverno em Lugano é mais ameno do que no resto da Suíça, já que a cidade está localizada no cantão de Ticino, uma das regiões mais quentes do país. No entanto, os Alpes ao redor ficam cobertos de neve, e há várias opções de passeios:

Tem Fábrica de Chocolate em Lugano?

Sim! Dá para uma fábrica de chocolate nos arredores de Lugano: a Chocolat Alprose, que fica em Caslano, a cerca de 20 minutos de Lugano.

No museu da Alprose, você aprende sobre a história do chocolate suíço e vê parte do processo de produção. O ponto alto, claro, são as degustações.

Como chegar? Pegue um trem de Lugano para Caslano (viagem de 20 minutos) e caminhe cerca de 10 minutos até a fábrica.

Se você não quiser sair da cidade, também pode provar alguns dos melhores chocolates suíços em lojas tradicionais no centro de Lugano, como:

Dicas Gerais: Moeda, Idioma e Outras Informações

Quanto Custa Viajar para Lugano?

Lugano é uma cidade suíça e, como toda a Suíça, não é um destino barato. No entanto, é menos cara do que algumas das cidades vizinhas. Considerando hospedagem, transporte, alimentação e passeios, esses são gastos médios por dia, por pessoa:

5/5 - (2 votos)
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Confira todos os posts escritos por