Quer saber o que fazer em San Sebastián? Essa bela cidade da Espanha é conhecida como Donóstia entre os Bascos. Sua fama, no entanto, excede as fronteiras invisíveis da região. É considerada por muitos uma das cidades mais bonitas da Espanha e um polo gastronômico de primeira – vide a constelação de Michelins distribuída entre os restaurantes locais e seus tradicionais bares de pintxos, as famosas tapas bascas.
Para ajudar você a não perder nadinha dessa cidade, preparamos esse guia completo com atrações, passeios e muito mais o que fazer em San Sebastián.
Para curtir todas as atrações de San Sebastián e ainda conseguir aproveitar a cena gastronômica local e curtir bem a vida noturna e boêmia da cidade, o melhor é ficar entre três e cinco dias.
Muita gente está por ali apenas de passagem, explorando várias partes da Espanha. Se esse for o seu caso, tente ficar ao menos dois dias em San Sebastián.
Seja qual for seu tempo na cidade, temos sugestões de roteiros completos em San Sebastián ali embaixo.
A catedral de San Sebastián se destaca por seu estilo gótico
O centro histórico, ou Parte Vieja, é um ótimo lugar para começar seu roteiro por San Sebastián. A região é formada por ruas estreitas, muitas delas exclusivas para pedestres e fica no sopé do Monte Urgull e atrás do porto da cidade. Ali ficam lojas de artesanato e os tradicionais bares de pintxos do País Basco.
Entre os principais pontos para se visitar no centro histórico de San Sebastián está a Praça da Constituição, local onde ocorrem os principais eventos públicos da cidade. Outro lugar que vale a pena visitar é a Igreja de São Vicente, o Museu San Telmo – que conta um pouco da história e da evolução da sociedade basca -, a Basílica de Santa Maria del Coro e a bela Catedral de San Sebastián.
Uma boa ideia para conhecer melhor o centro histórico e seus arredores é fazendo um free walking tour pela cidade! Assim você vê os pontos mais importantes com ajuda de um guia local. Dá para reservar seu lugar grátis aqui.
Quando você se cansar de se perder pelo labirinto de ruelas, siga para a entrada do Monte Urgull. A parte velha de San Sebastián cresceu aos pés desse monte. Lá em cima fica o Castillo de la Mota, uma fortaleza que defendeu a cidade a partir do século 12 e ainda está muito bem preservada.
Hoje, o local já perdeu o uso militar e brinda visitantes e moradores com excelentes vistas da cidade e das três principais praias: la Concha, Ondarreta e Zurriola.
Outra vez morro abaixo, aproveite a proximidade com o porto para comer em um dos restaurantes dali. Esse é um local bastante emblemático na cidade, que durante muito tempo baseou sua economia na pesca. Hoje, o porto ainda reserva um espaço para os pescadores da cidade, mas outra parte é destinada ao lazer.
Todos os dias, às 17h30, os pescadores se reunem por ali para pesar os peixes do dia. Vale a pena dar uma paradinha por lá para ver o ritual.
Para comer, alguns lugares recomendados no porto são os restaurantes La Rampa, Azark e Atari Gastroleku.
Se você pretende fazer alguma atividade aquática, pode procurar o Clube Náutico da cidade, que fica ali perto. Do porto também saem passeios de barco pela região. Há passeios de catamarã a partir de 12 euros.
A Playa de La Concha é a praia mais famosa de San Sebastián. No verão, pode ser que ela esteja cheia demais para o seu gosto, por isso, o melhor horário para passar por lá é de manhãnzinha.
Ali perto fica o Ayuntamento de San Sebastián – um bonito edifício originalmente construído para servir como cassino – e o luxuoso Hotel María Cristina, uma das construções mais icônicas da cidade.
É nele que se hospedam os artistas que todos os anos participam do Festival de Cinema de San Sebastián, que tem como sede o Teatro Victoria Eugenia, construído como uma continuação do hotel.
Quando você sentir vontade de fazer uma agradável caminhada à beira-mar, siga pelo Paseo Marítimo da Playa de la Concha em direção a Ondarreta.
No final da baía, você dará de cara com o Peine de Vento, nome dado às esculturas de ferro incrustadas na rocha pelo artista Eduardo Chillida.
O Peine de Vento está no sopé do Monte Igueldo. Pegue o charmoso funicular de madeira para chegar ao topo. Lá em cima há um bonito farol, um hotel e um parque de diversões antigo, mas o que mais chama a atenção é a vista impressionante da cidade.
Tire muitas fotos e tome a funicular de volta. Você pode caminhar novamente até o centro ou pegar um dos ônibus que passam pelo marítimo para regressar.
Se você preferir caminhar, não deixe de entrar no Parque Miramar e conhecer o Palácio que fica dentro do parque.
No fim da tarde, volte para a Parte Vieja e comece uma ronda pelos tradicionais bares de pintxos. O costume basco é tomar uma cerveja e comer um pintxo em cada bar, antes de seguir para o próximo.
Os pintxos de San Sebastián são famosos em toda a Espanha por mesclarem a tradição local com tendências modernas da gastronomia. Para não errar, a dica é fazer um tour gourmet pelos bares de pintxos. Há também uma opção que inclui degustação de vinhos locais.
Veja algumas indicações de quais bares visitar em San Sebastián:
Leia também: Roteiro pelos melhores bares de pintxos em San Sebastián
O Kursaal é um centro de congressos e auditórios bastante famoso na cidade por seu belo projeto arquitetônico, do espanhol Rafael Moneo. A noite, ele se ilumina e se transforma em um dos principais pontos turísticos da cidade.
Vale a pena relaxar um pouco no histórico spa La Perla, que fica de frente para o mar e retoma os ares da Belle Epoque em San Sebastián.
Quando foi inaugurado, em 1912, foi considerado o mais bonito do mundo e recebeu inúmeras celebridades da época. Embora tenha sido reformado e modernizado, o lugar ainda ostenta o ar retrô. O lugar é também reconhecido pelos tratamentos com água do mar.
Quando bater a fome, dê uma passada no Mercado de La Bretxa, um tradicional ponto de venda de alimentos e artesanatos, para beliscar delícias locais.
No subsolo você encontra diversas bancas de peixes que vêm diretamente dos pescadores de Donóstia e que fazem da culinária basca uma das mais apreciadas da Espanha.
A vida cultural e a boêmia também colocam San Sebastián no mapa turístico europeu. Além da animada vida noturna local, que transforma a Parte Vieja em uma grande festa, todos os anos, em setembro, a cidade hospeda seu Festival Internacional de Cinema, um dos mais importantes do mundo.
O evento já recebeu as premieres de filmes como Um Corpo que Cai (1959), Melinda e Melinda (2004) e Star Wars (1977).
Outro evento cultural que para as ruas da cidade é a Tamborada, uma celebração que lembra a invasão das tropas napoleônicas. Realizada anualmente no dia 20 de janeiro, a festa homenageia o padroeiro da cidade, São Sebastião, e atrai tanto moradores quanto turistas para uma experiência inesquecível.
O evento consiste em uma série de desfiles de grupos de tamborileros, vestidos com trajes históricos e militares, que tocam tambores e barris pelas ruas da cidade durante 24 horas ininterruptas.
A sidra é uma das bebidas tradicionais do norte da Espanha e, em especial, no País Basco. Elas são servidas nas tavernas e bares de pintxos, e o costume é que o copo seja colocado o mais longe possível da boca da garrafa na hora de despejar o líquido. Os garcons chegam a competir para ver quem consegue servir a taça mais longe sem derramar a sidra!
Em San Sebastián há algumas sidrerias, locais de producão de sidra, que você pode visitar para conhecer melhor sobre o processo de produção da bebida e degustar um pouquinho, porque ninguém é de ferro.
Depois de um passeio guiado, você poderá comer comida típica basca no restaurante da sidreria e beber sidra à vontade! Também é um costume local que sempre que alguém disser “Txotx”, todo mudo precisa virar o copo de sidra. Disso pra sidreria descambar para uma festança é um pulo!
Essas são algumas das sidrerias que você pode visitar em San Sebastián:
Agora que você já conhece as principais atrações de San Sebastián, veja nossas sugestões de roteiro para a sua passagem pela cidade.
Quando se cansar de se perder nas vielas, siga para o Monte Urgull. Termine o dia explorando os bares de Pintxos ou com um tour de Pintxos em San Sebastián.
Siga o roteiro até aqui e acrescente:
Você pode tirar o resto da tarde para descansar na Playa de La Concha ou em alguns dos parques mais lindos da cidade, como o Cristina Enea Park. Esse também é um bom dia para fazer uma visita ao Mercado de La Brexta.
Siga o roteiro até aqui e acrescente:
É possível fazer esse trajeto de carro, por conta própria, mas recomendamos contratar um tour guiado pelos vilarejos, para otimizar o seu tempo e permitir que você tenha acesso a informações sobre a história e cultura com um guia local.
Se ainda assim você preferir alugar um carro, recomendamos usar um comparador de locadoras, como a Rent Cars. Você insere o local de retirada do veículo, as suas datas e horários e o site vai te fornecer os preços e modelos de veículos disponíveis nas principais empresas que atuam naquele local.
Assim como a day trip anterior, você pode ir de carro alugado ou contratar um passeio guiado para Biarritz, saindo de San Sebastián. Tem uma outra opção mais econômica aqui também.
A viagem de um dia inteiro inclui também uma parada pela costa francesa e no vilarejo pesqueiro de Saint Jean de Luz.
San Juan de Gaztelugatxe está a 1h45 de carro de San Sebastián
Siga o roteiro até aqui e acrescente:
San Sebastián está conectada a outras cidades da Espanha e da França por trem ou ônibus. Saindo de Bilbao, o trajeto de ônibus custa apenas 6.50 euros e dura cerca de 1h30. Nesse caso, não compensa viajar de trem, já que o trecho costuma sair mais caro, 20 euros, e demora quatro horas.
Leia também: Roteiros de viagem pela Espanha
O aeroporto da cidade funciona, na verdade, em Hondarribia, um município vizinho, mas só recebe voos domésticos, em especial de Madrid. No entanto, há serviços de ônibus que conectam aos aeroportos internacionais de Bilbao (117km) e Biarritz, na parte francesa do País Basco, (32km), ambos saindo da rodoviária de San Sebastián e custando cerva de sete euros.
Há um trem saindo de Lisboa até a fronteira com a França, que para em San Sebastián. Você pode comparar preços dos trens, ônibus e voos no site da Omio.
A melhor época para visitar San Sebastián é de março a junho. Nessa época o rigoroso inverno no norte da Espanha já passou e o clima fica mais agradável, mas a cidade ainda não fica tão cheia de turistas como no verão.
Entre julho e agosto, há muitos eventos e festivais na cidade, o que é muito divertido, mas acaba atraindo muitos turistas e os preços são bem mais caros. Em setembro e outubro, o clima ainda é bom e os turistas já foram embora, o que torna esses meses uma boa opção também.
Não recomendo ir no inverno, uma vez que é bastante frio (eu peguei neve por lá) e alguns lugares ficam fechados.
San Sebastián possui excelentes opções de hospedagem, em especial no centro histórico e nas proximidades da Playa de La Concha, os melhores lugares para procurar seu hotel.
Eu fiquei no Downtown River Hostel, localizado perto da Catedral del Buen Pastor e do Mercado de la Bretxa, ao lado da rodoviária. Na época eu paguei apenas 14 euros a noite, mas os preços subiram bastante depois da pandemia. Infelizmente esse foi um padrão na cidade toda.
O local conta com cozinha equipada, banheiros limpos e recepção 24 horas.
Veja mais opções de hospedagem em San Sebastián:
Econômica:
Custo/benefício:
Conforto:
Se você ainda não tem certeza de onde se hospedar, leia nosso post Onde ficar em San Sebastián ou procure hotéis na cidade no Booking.com.
O seguro de viagem é obrigatório para entrar na Espanha, assim como todos os países da zona Schengen, e pode ser exigido na imigração. E não vale qualquer seguro, é preciso que tenha uma cobertura mínima de 30.000 euros.
Você pode conseguir seguro de viagem para a Europa, com desconto para os nossos leitores. Basta usar o cupom 360MERIDIANOS05. Dá uma olhada nas ofertas abaixo. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício.
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
gosto com meu marido.Estou pesquisando algumas cidades e uma que me interessou foi San Sebastian.Como ainda não fechei o nosso roteiro,gostaria de mais informações de como chegar na cidade.Melhor sair para Madri ou Barcelona ou outra cidade?
Agradeço sua atenção.