A Ilha da Madeira está entre os locais mais lindos deste planeta, pelo menos na minha experiência de viagem. Nesse texto, você descobre o que fazer na Madeira, com um roteiro de quais cidades visitar na ilha e quais pontos turísticos e passeios são imperdíveis.
Você também encontra dicas sobre passagens para Ilha, quanto custa a viagem, qual a melhor época para visitar e quantos dias ficar na Madeira.
Ponta de São Lourenço
Para começar, um pouquinho de história e geografia: a Madeira é uma região autônoma de Portugal cuja capital é Funchal. Trata-se de um arquipélago de ilhas vulcânicas, com duas ilhas habitadas: a Ilha da Madeira (que tem 740 km²) e Porto Santo (42km²).
Também há dois grupos de ilhas desabitadas, que são área de proteção ambiental: as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens. Os portugueses chegaram lá em 1418.
Pôr do Sol em Funchal
A Região Autónoma da Madeira (RAM) conseguiu controlar bem a pandemia, com baixa taxa de infecções e controle de quem entra lá. Portanto, para visitar a ilha é necessário apresentar:
Confira todas as informações atualizadas no site oficial do Visit Madeira.
Hoje, a ilha é uma das regiões com melhor qualidade de vida em Portugal. Atrai muitos turistas das regiões mais ricas da Europa, por isso, várias companhias aéreas voam para lá: TAP, EasyJet, Transavia, Lufthansa, Azores Airlines.
Você consegue voar para Funchal diretamente, partindo de Lisboa ou do Porto, em Portugal.
Outras cidades europeias têm voos diretos para a Ilha na alta temporada, como Londres, Paris, Berlim e várias cidades alemãs. Lembre-se de verificar as restrições de voos na Europa devido à Covid-19, que variam bastante.
O Aeroporto de Funchal
Mesmo sendo uma região relativamente mais cara do que as cidades do continente, um viajante econômico consegue gastar uma média de 60 euros por dia na Ilha da Madeira (foi o quanto eu gastei, incluindo hostel, aluguel de carro dividido num grupo de 4 pessoas, alimentação e passeios gratuitos).
Já um turista numa viagem mais confortável, ficando num hotel 4 estrelas, comendo mais vezes em restaurantes e fazendo alguns passeios pagos, pode esperar gastar uma média de 80 euros por dia.
Se você vai alugar carro, não deixe de ver as nossas dicas: Como se locomover pela Ilha da Madeira
Além disso, se quiser economizar no aluguel de carro, nós recomendamos que faça a comparação na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países – assim você pode garantir valores abaixo dos oferecidos no balcão.
A Ilha da Madeira segue as estações do hemisfério norte, com o verão entre junho e setembro e o inverno entre dezembro e março. Os meses de julho e agosto são considerados alta temporada e podem ter preços mais altos e muito mais turistas.
Entretanto, por estar no oceano e perto da costa da África, a ilha, ao contrário dos Açores, tem um clima ameno o ano inteiro. Mesmo no inverno, a temperatura nunca fica abaixo dos 17ºC. E a água, por conta de uma corrente marítima, também sempre é mais quente – por volta de 20ºC.
A Festa de Ano-Novo lá é bem famosa, com um show de fogos que já até entrou para o Guinness. Outras festas que atraem muitos turistas são o Carnaval, a Festa das Flores e a Festa dos Vinhos. Confira o calendário certinho para cada ano no site oficial, o Visit Madeira.
Se você quiser visitar todas as cidades da lista abaixo, fazer alguma trilha/caminhada ou passeio de barco, o ideal para uma viagem sem correria seria de 5 dias na Ilha da Madeira.
No entanto, em 3 dias você consegue visitar Funchal e fazer passeios mais rápidos pela Ilha, dependendo da sua disponibilidade para correr de um ponto ao outro.
Funchal, a capital da Ilha
A capital da ilha certamente rende um dia inteiro de viagem. Na verdade, se você tiver mais tempo, melhor. O centro histórico de Funchal é super charmoso, com vários restaurantes, bares legais e portas que foram transformadas em arte. Lá você também encontra igrejas, fortes e museus. A vista da beira-mar, ao pôr do sol, é linda.
Leia também: O que fazer em Funchal
Um teleférico faz um caminho de quase 3km até a Freguesia do Monte, que fica no alto de uma montanha. Lá você encontra o Jardim do Palácio do Monte, uma espécie de museu a céu aberto organizado pela Fundação Berardo.
A forma mais tradicional de descer ladeira abaixo é num carrinho de cesto, empurrado pelos tradicionais Carreiros do Monte. Também dá para pegar outro teleférico, cruzar uma floresta e chegar até o Jardim Botânico da Madeira. Outro ponto turístico interessante em Funchal é o Mercado Municipal, onde são vendidas frutas e peixes frescos.
Dica extra: Funchal é a melhor cidade para ficar hospedado na Ilha, devido à grande variedade de hotéis para todos os bolsos. Para viajantes econômicos, sugerimos o incrível Santa Maria Boutique Hostel – não se assuste com o nome hostel, uma vez que, além dos quartos compartilhados, oferecem suítes privativas com a qualidade de uma boa pousada estilo brasileira. Já para quem prefere conforto, uma sugestão é o Pestana Cassino Park, que foi desenhado por ninguém menos que Oscar Niemayer. Você pode ver mais dicas de acomodações: leia onde ficar na Ilha da Madeira – hotéis em Funchal e outras cidades
Porto Moniz e as piscinas naturais
Porto Moniz fica na costa oeste da ilha. O grande atrativo ali são as piscinas naturais de água salgada, formadas por rochas. Há um grupo de piscinas públicas, também conhecidas como Piscinas Naturais do Cachalote, que são infinitamente mais bonitas do que o grupo das privadas, apesar dessas oferecerem mais estrutura.
Saiba mais: Porto Moniz e arredores: como chegar e o que fazer
No trajeto entre Porto Muniz e Funchal ficam as grutas de São Vicente, que foram formadas a partir de erupções vulcânicas há 890 mil anos.
Recomendo planejar pelo menos uma manhã – ou tarde – inteira lá!
Ponta de São Lourenço: uma opção de trilha/ caminhada
A Ponta de São Lourenço é uma reserva natural que fica no ponto mais oriental da Ilha da Madeira. Dali é possível fazer uma caminhada de dificuldade fácil/média, com uma das vistas mais bonitas que eu já vi na minha vida inteira. Sério, poucos lugares no mundo têm um cenário tão perfeito:
Saiba mais: Ponta de São Lourenço, a trilha mais bonita da Ilha da Madeira
A caminhada começa na Baia d’ Abra, que é o último ponto onde os carros chegam. Dali, são 4 km – cerca de 2h – até o Cais da Sardinha, uma espécie de centro turístico muito mequetrefe. No meio do caminho tem uma prainha de areia preta. E eu já falei da vista, né? Não custa repetir.
Veja aqui um passeio de um dia na Ponta de São Lourenço com snorkel, caiaque e passeio de barco.
Câmara de Lobos e Cabo Girão
Essa é uma cidade bem pequena, pertinho de Funchal, de onde é possível ter algumas vistas incríveis, especialmente do pôr do sol. Em Câmara de Lobos fica o Miradouro do Salão Ideal, de onde se vê parte da costa íngreme da ilha e o seu encontro com o mar. Também é no município que fica o Cabo Girão, o cabo mais alto da Europa, que fica a 580 metros acima do mar, com uma plataforma de vidro para você ter uma vista vertiginosa.
Pico Ruivo e Pico do Areeiro
São os picos mais altos da Ilha da Madeira. É possível fazer uma caminhada (nível hard) entre eles. Ou subir até o alto. Ou ir de carro até o miradouro no topo. Ou ir até uma das montanhas para ver a vista.
Veja aqui uma caminhada com guia do Pico Arieiro ao Pico Ruivo.
Eu escolhi a última opção, por conta do tempo chuvoso e da neblina no dia do passeio. Assim, fiz uma caminhada muito curta e simples, de 1,5 km, pela levada da Serra do Faial, até a Vereda dos Balcões, um miradouro onde se tem uma vista panorâmica das montanhas da Ilha da Madeira. Como já disse, o tempo não colaborou com as minhas fotos, já que os picos ficaram escondidos pela neblina.
Levadas: os trilhos da Madeira
Se você leu quando eu contei que caminhei por uma levada e se perguntou o que diabos é isso, explico: levadas são canais de irrigação. Elas começaram a ser construídas no período da colonização da ilha, levando a água das montanhas para as fazendas. Hoje essas levadas se tornaram trilhas de caminhadas com níveis de dificuldade e tamanho de percursos variados.
Saiba mais: As trilhas e levadas da Ilha da Madeira
Elas passam no meio de florestas, parques e cachoeiras. Recomendo muito que você faça pelo menos uma levada durante sua estadia na Madeira. Para escolher a mais apropriada para seu nível físico e também saber quais estarão abertas no período da sua visita, basta conferir os Percursos Pedonais Recomendados, no site da Visit Madeira.
Veja aqui uma caminhada com guia pela Levada no Vale do Rabaçal.
O legal é que dá para baixar um PDF mostrando os pontos de início e fim do caminho e mais informações a respeito. É recomendável, nas levadas mais difíceis, ir com um guia.
Santana e as famosas casinhas da Madeira
Você vai ver muitos cartões-postais com casinhas típicas da Madeira, em formato de triângulo e com telhado de palha. Essas casas ficam em Santana, uma cidade que também abriga uma área que é Reserva Mundial da Biosfera, segundo a UNESCO. Afinal, os maiores picos da Ilha ficam na área do Concelho (sim, com c, o nome dos distritos portugueses) de Santana.
Porto Santo: a segunda ilha
Porto Santo é outra ilha do arquipélago. É ali que você encontra uma praia no estilo mais tradicional, com uma longa faixa de areia branca e mar azul turquesa. Claro, nessa ilha também há picos e levadas. O único defeito, na verdade, é que costuma sair bem caro ir da Ilha da Madeira a Porto Santo: 47 euros ida e volta. Isso na baixa temporada. Na alta os valores chegam a 65 euros.
Ilhas Desertas e Selvagens: passeio de barco
Há inúmeras opções de passeios de barco, principalmente saindo de Funchal. Esses passeios costumam incluir uma voltinha até as Ilhas Desertas e/ou uma pausa em alto mar para observar golfinhos e baleias (muitos passeios oferecem até reembolso se você não ver os animais) – ao redor do arquipélago existem 28 espécies diferentes de cetáceos. Um passeio desse custa a partir de 25 euros.
Degustação de Vinho da Madeira e outros passeios gastronômicos
O Vinho da Madeira é tão tradicional quanto o Vinho do Porto. Quando na Ilha, é possível visitar uma cave de Vinho da Madeira e degustar diferentes tipos. Além disso, a gastronomia da ilha é bastante rica. Não deixe de visitar o mercado municipal em Funchal, tomar uma poncha de maracujá, comer peixe fresco e o bolo do caco da madeira.
Veja na lista abaixo de passeios:
Prática de esportes
Além da caminhada, é possível praticar vários esportes na Ilha da Madeira, principalmente os relacionados com água. Mergulho, surf, stand up paddle, mountain biking, asa delta e parapente são algumas das atividades comuns disponíveis na ilha tanto para profissionais quanto para aprendizes.
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
Oi, Luiza, bom dia
Ficaremos na Madeira de 5 a 9 de fevereiro de 2017, ou seja, cinco dias inteiros. Já fiz a reserva de um hostel no Centro Histórico, estou com o mapinha do Hop on Hop off pra dois dias inteiros e outras informações colhidas aqui e em outros sites. Duvidas: preciso ou devo alugar carro pra ir a outros lugares? Onde mais você sugere? O ônibus que sai do aeroporto deixa a gente nos hostels do centro histórico ou é longe pra ir com mala? Estarei no Hostel Santa Maria.
Acho que é isso. Muito obrigada e parabéns pelo seu excelente blog
Oi Eliane,
Sim, o ônibus para perto do local onde fica o hostel, são só alguns quarteirões de caminhada.
Eu explico em outro post como se locomover na Ilha: https://www.360meridianos.com/2015/02/como-se-locomover-pela-ilha-da-madeira.html
Sobre os lugares onde ir, basicamente onde listei no post são boas opções.
Olá Luiza! Primeiramente parabéns!
Será a minha primeira viagem à Portugal.
Estou com uma quota de 10 dias na Rede Pestana,na Ilha da Madeira e preciso de dicas para formatar um roteiro, contemplando as localidades mais interessantes, e não tenho noção de distãncia, tempo e deslocamento viáveis para incluir na rota de visitação possível pernoites - Lisboa - Porto - Coimbra.
Os Hoteis disponíveis da cota orientado perpassar: Madeira Calton, Pestana Palms, Pestana Grand, Pestana Promedade, Pestana Village/Miramar.(Ou possíveis pousadinhas da rede deles - Pousadas de Portugal). Conhece?
Você tem algum email para trocarmos conversa, ou mesmo whatsapp?
Pretendido o mês de Abril/2017 , mas tenho necessidade de fechar programação ainda este mês de Outubro.
E dicas de translado, transportes públicos, aluguel de carro, etc.
Fico no aguardo.
Sds
Oi Kelly,
Eu não entendi qual é a sua dúvida, exatamente. Mas sobre a programação e transporte, temos diversos posts aqui no blog explicando direitinho, dá uma olhada: https://www.360meridianos.com/portugal
ps. Pousadas em Portugal não são pousadinhas, como no Brasil. Costumam ser hotéis bem luxuosos e em localidades diferenciadas, como num castelo ou numa quinta antiga.
oi Luisa suas informações são preciosas. meu roteiro é Lisboa Ilha da Madeira e Porto. É melhor voar da Ilha direto pra Porto ou Lisboa /Porto? Muito obrigada
Há todos os dias voos da ilha para Lisboa por várias companhias. Para o Porto é mais caro. Mas em Lisbo é fácil apanhar o avião da TAP e ir ao Porto. Ou então no confortável ALFA.
Estou pensando em ir em maio.Quero ficar uns dias em Lisboa,Ilha da Madeira e talvez a Cidade d Porto.Que tal?É possível?Obrigada
Oi Silvana,
É possível sim, mas lembre-se de comprar a passagem de avião para a Madeira com antecedência!
Oi Luiza!
Estou planejando minha lua de mel na Madeira e, procurando pela web, me deparei com seu blog! As melhores dicas que vi sobre a Madeira!
Queria te perguntar quantos dias você recomenda que eu passe lá para ver com calma...E quantos dias em cada região?
Muito obrigada!
Beijos!
Oi Mariane,
Obrigada! Olha, eu acho que 7 dias são o tempo ideal para conhecer a ilha com calma. Eu fiquei 5 dias e vi muita coisa, mas ficaria um pouco mais.
Ao invés de contar dias por região, eu sugiro que você se hospede em Funchal e alugue um carro para explorar as diferentes regiões, num esquema de bate-volta. É tudo bem perto e as estradas são boas.
Abraço
Oi Luiza, obrigada!!
Olá Luiza,
Parabéns pelo site e pelas dicas.
Vou neste final de semana há Ilha da Madeira e gostaria de saber se agora no inicio de Dezembro da para entrar no Mar/Piscina Natural e em qual praia.
Além disso irei ficar apenas 2 dias o que você recomenda para um passeio mais agitado a noite. E o que realmente vale a pena fazer de dia !
Obrigado.
Abraços
Oi Diogo,
Acho que você já deve ter feito sua viagem né?
O bom da Madeira é que o clima é sempre ameno. Mesmo não estando muito calor, dá para entrar na água.
Sobre a noite: não saí por lá, então não sei muitas dicas.
lindos os lugares as dicas otimas vou visitar todos os locais postados
=D
Oi, Luiza!
Obrigada por tantos relatos da ilha. Como você disse, não é tão fácil encontrar informações...
Vou a Portugal em abril do próximo ano e fiquei com vontade de conhecer Funchal e arredores. Vi em outro site que a temperatura nesta época seria entre 13 e 19, mas você disse que raramente vai abaixo de 17. É isso mesmo? De qualquer modo, acho que é meio friozinho pra praia, né? Você acha que devo ir pra explorar outras coisas (vale?) ou você aconselharia deixar pra outra oportunidade mais verão pra aproveitar mais?
Bjs
Oi Beatriz,
Olha, a temperatura média na Madeira não varia tanto ao longo do ano, então, não acho que faz diferença ir em abril ou em qualquer época. O bom de abril é que chove menos. Eu fui no início de novembro, quando já está bem frio no continente, e você pode ver pelas minhas fotos, que eu aproveitei bem e até entrei no mar.
A questão é arrumar uma mala que esteja preparada para a variação climática ao longo do dia. Por exemplo, de uma hora para outra pode começar a chover, mesmo com o céu estando azul minutos atrás. Além disso, na costa as vezes está um tempo ótimo mas nas montanhas está com chuva e neblina.
bjs
Ola Luiza tudo bem ?
Parabens pelas dicas sobre a Ilha da madeira.
Eu e meu namorado pretendemos passar uma temporada na Ilha, no proximo ano , em marco de 2016.
Voce poderia informar qual o custo de vida Para 3 meses ? Alugando um apartamento simples e qual o melhor bairro na sua opiniiao?
Muito grata pela sua atencao!
Oi Luiza,
Estou pesquisando algumas coisas sobre a ilha e gostei muito das suas informações!
Será que é uma boa encarar a ilha em março? Estou dando uma olhada em alguns sites, uns dizem q sim outros dizem q provavelmente vai chover...
Você foi em qual época do ano?
abçs
Thaís
Oi Thais,
Eu fui em novembro, que está entre os meses mais chuvosos (de outubro a março) e não tive problemas. Choveu um pouco durante algumas horas do dia, mas nada que tenha impedido meus passeios.
Ola boa noite. Em março a ilha encontra-se em bom tempo meteorológico. Mas aviso-lhe ja que esta ilha mesmo no verao ou inverno pode apanhar as 4 estaçoes do ano num passeio à ilha :) beijinhos aqui da madeira !!!