Uma pergunta muito recorrente que recebemos é “como ir do país A ao país B” na Europa? Ou ainda: “Quero ir para as cidades C, D, F e E, qual a melhor ordem?”. Infelizmente, para essas perguntas não há uma resposta pronta, mas temos sim uma dica muito boa e prática para quem quer viajar mais barato para Europa, fazer os melhores deslocamentos e ainda pesquisar e comprar passagens para diferentes países europeus, no mesmo lugar.
Estou falando do site Omio, antiga GoEuro. Você talvez caiu aqui querendo saber se o site é seguro e confiável. Nesse post explico isso e dou dicas para utilizar essa ferramenta fundamental no planejamento de quem viajar pela Europa.
Leia também:
• 10 roteiros de viagem pela Europa
• Roteiros de viagem para Itália: de 7 a 30 dias
• Roteiros para conhecer Portugal: 15, 20 e 30 dias
• Viagem pelo Leste Europeu: 4 roteiros prontos para usar
A minha resposta sempre é: a ordem mais barata. Na maioria das vezes, essa também é a ordem que faz mais sentido geograficamente, mas nem sempre.
Por exemplo, supondo que a pessoa vá fazer Paris, Roma, Madrid, Londres e Lisboa numa mesma viagem, e que vá chegar e sair por Lisboa, como pensar essa ordem de cidades?
A ordem geográfica seria: Lisboa => Madrid => Roma => Paris => Londres.
Mas é só fazendo uma busca entre esses trajetos que você vai ter certeza disso. Às vezes, vai sair muito mais barato fazer Lisboa => Madrid => Londres => Paris => Roma => Lisboa
Viagem de ônibus na Europa. Foto: Shutterstock
Para descobrir qual a rota ideal, baseada na teoria acima, é preciso escolher qual o melhor meio de transporte.
Volta e meia tem quem me pergunte como ir de Portugal a Itália por meios terrestres – ou seja, trem ou ônibus – sendo que as horas gastas nessa viagem e o custo dos transportes são inviáveis. Enquanto isso, um voo low cost entre os países será feito em duas horas e na maioria das vezes por menos de 50 euros, ida e volta.
Talvez porque no Brasil estamos tão acostumados com voos caríssimos, nos esquecemos que na Europa o avião pode ser o transporte com melhor custo/benefício. Isso, claro, depende de uma série de fatores.
Eu já fiz textos sobre como viajar de trem pela Europa e como viajar de ônibus na Europa, mas segue um pequeno resumo sobre cada transporte:
Foto: Shutterstock
Ainda, há a possibilidade de usar aplicativos de carona, que já explicamos como funcionam aqui. Enfim, com tantas alternativas, como fazer para pesquisar isso tudo?
Eu conheci a Omio há alguns anos, quando a empresa ainda se chamada GoEuro, e desde então indico para todo mundo. Esse é um dos primeiros sites que eu consulto para saber qual é o trajeto que mais vale a pena numa viagem pela Europa
A Omio faz uma busca entre as opções de trem, ônibus, avião e carona e te fala os preços, tempo de viagem e qual o melhor custo/benefício. Olha um exemplo, baseado na comparação que eu estava fazendo ali em cima. Para aquela viagem imaginária, é melhor ir de Madri para Roma ou de Madri para Londres?
De Madrid a Roma, a melhor opção é o vôo por €39. De Madrid para Londres, o voo sai por €18
Surpreso com os resultados? Bem, o site da Omio mostra também o tempo de viagem até o aeroporto e te deixa ver as opções entre recomendado, mais barato, mais rápido, hora da partida e hora da chegada.
Clique aqui para buscar e comprar seus trajetos de viagem pela Omio
Para dar um exemplo de trajeto em que o trem ou ônibus faz mais sentido, tirei um print da pesquisa entre Viena e Praga e Viena e Bratislava:
De Viena para Praga faz mais sentido ir de trem. Mas de Viena para Bratislava o ônibus fica muito barato
A Omio ainda permite achar promoções. Já encontrei passagens de ônibus por 1 euros através do site deles.
Depois que você faz a pesquisa e escolhe um trajeto específico, é direcionado para o site oficial das cias aéreas e faz a compra diretamente com elas.
Já para os percursos de trem ou ônibus, o site atua como uma agência de viagem e você compra por meio da página de vendas da Omio, sem ter que entrar no site internacional do seu país de destino. Há uma taxa de serviço de dois euros. O bilhete chega pelo seu email ou wallet do celular.
Eu já fiz compra com eles algumas vezes e nunca tive problemas. A empresa tem sede em Berlim e opera em 15 países na Europa, conta com mais de 27 milhões de utilizadores por mês, do mundo inteiro. Nas buscas, eles mostram mais de 800 empresas que chegam em mais de mil destinos no continente europeu.
Vale dizer que a Omio funciona muito bem para os destinos mais visitados, mas ainda não é tão boa para países menos tradicionais, como a região dos Bálcãs, onde não costuma ser possível comprar as passagens com antecedência na internet.
Veja também: O mundo mágico e colorido dos Diários e Cadernos de Viagem.
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…
Ver Comentários
Faço uma pergunta: como posso comprar a passagem aqui do Brasil?
Oi Janderye,
Todos esses sites vendem as passagens online, basta você usar um cartão de crédito internacional ou paypal.
Olá. Primeiramente quero elogiar o seu site e todos os posts. Cada vez que olho fico com mais vontade de sair pelo mundo haha
Mas a minha dúvida tem relação com o idioma. Falo inglês básico, estou estudando o nível basic 2 e planejo viajar para Austria, Hungria e Rep Theca. Tenho um pouco de receio por eles não usarem muitl o inglês e também porque não falo inglês avançado. Você acha que eu conseguiria me locomover / sobreviver nesses lugares ? Aaaah não sei se ajuda mas falo espanhol avançado.
Aaah eu vou sozinha !
Oi Josiane,
Obrigada pelo carinho!
Olha, você vai passar uns perrengues, mas vai conseguir se virar sim. O fato de serem países que não são de língua inglesa facilita mais a sua vida do que complica, porque também tem uma fala mais básica!
Boa tarde, queria agradecer por várias dicas de viagem. Mas principalmente por uma que acrescento. Nunca quis fazer turismo com ônibus, pois sempre acreditei que se conhece muito melhor indo a pé. Infelizmente esqueci que as vezes a chuva e algumas dores nos impedem e aí o passeio fica no sonho. Aconteceu. Fui em março/abril, 2019 para Portugal. Tive uma luxação no joelho e fiquei impossibilitada de andar. Perdi o passeio para Aveiro. Apelei para o Ônibus ( Porto e Lisboa). Além da dor a chuva. Acrescente mais estes itens aos que já possuem . Agora estou pesquisando sobe me locomover em diversos países, e como sempre estão tudo aí. Obrigada, Regina Reis
Obrigada por comentar Regina. Sinto muito pelo seu problema no joelho, espero que você esteja melhor.
Oi Luíza!
Amo esse blog e as dicas de vocês. Me tira uma dúvida. Eu consigo comprar uma passagem de Trem na Goeuro sendo EU o passageiro mas usando para pagamento o cartão de outra pessoa? É que vi um site de viagem falando que comprando passagem de trem direto no site da Deutsche Bahn , eles pedem como documento de identificação o cartão de crédito da pessoa que comprou a passagem. Comprando direto na GoEuro é assim também? Eu não tenho cartão e uso o cartão de outra pessoa, então receio ter algum problema com isso na hora do embarque no trem. Obrigada!
Oi Brenda,
Boa pergunta. Mas nunca me pediram cartão de credito como documento de identificação em trens. Então eu diria que você pode comprar pela GoEuro.
Oi Luiza, tudo bem? Achei excelente suas dicas!
A minha dúvida é referente ao GOEURO. Eu preciso comprar passagens de avião de
Praga -> Budapeste
Viena -> Varsóvia
Varsóvia -> Berlim
Achei os preços ótimos realmente, mas comprando do Brasil como funcionam as taxas? Será que existe a possibilidade de comprar quando chegar lá? O que seria mais barato?
Muito obrigada pela ajuda!!
Lorena
Oi Lorena,
Se você deixar para comprar as passagens de avião quando estiver na Europa, corre o risco delas estarem 10 vezes mais caras.
Comprando do Brasil você vai pagar o IOF de 6,38% e a cotação do dia da fatura do cartão.
Mas você já paga o IOF e a cotação para comprar os euros na casa de cambio, então não faz nenhuma diferença significativa. Até porque compra de passagem aérea é sempre por cartão de crédito.
OLá Luiza, adoro suas dicas!!! Estou pesquisando as passagens de trem e a diferença no site da GOeuro para o site da própria cia de trem é bem grande. Fiquei com receio de finalizar a compra na Goeuro pois antes de escolher os assentos e o vagão de preferência eles já solicitam o cartão para pagamento. É possível escolher os assentos antes de finalizar? O eticket enviado por email já é valido para embarcar diretamente sem necessidade de troca? Muito obrigada.
Oi Vivian,
A seleção de lugares, pelo menos nas vezes que eu comprei, vem ainda na tela de busca.
O eticket já é valido, basta seguir as instruções enviadas por email junto com ele
Oi Luiza, td bem?
Estou programando uma viagem tipo mochilao com minha filha há algum tempo e agora conseguimos emitir nossas passagens de ida com milhas.
A volta ainda não compramos, mas provavelmente voltaremos por Amsterdã
Vamos fazer Madri Lisboa Porto Barcelona Roma Paris Londres e Amsterdã
Saída em 14/08 e a volta dia 6 ou 7 de setembro
Sei q é muita coisa, mas estamos dispostas a fazer esse roteiro
Eu já conheço alguns lugares, mas minha filha não
A viagem era pra ser só nós duas, mas agora vão junto uma irmã e uma prima minha
Estamos fazendo uma viagem ecoomica e gostaria de alguma dicas sua pra esse nosso intinerário
A princípio São
2 em Madrid
3 Lisboa
2 Porto
2 Barcelona
3 Roma
4 Paris
4 Londres
2 Amsterdã
Sei q é um roteiro puxado e por isso precise de suas dicas.
Obrigada
Oi Silvana,
Temos vários posts com dicas de todas essas cidades!
https://www.360meridianos.com/atlas/portugal/lisboa
https://www.360meridianos.com/atlas/portugal/porto
https://www.360meridianos.com/atlas/espanha/barcelona
https://www.360meridianos.com/atlas/espanha/madrid
https://www.360meridianos.com/atlas/italia/roma
https://www.360meridianos.com/atlas/franca/paris
https://www.360meridianos.com/atlas/holanda/amsterdam
https://www.360meridianos.com/atlas/reino-unido/inglaterra/londres
Vocês já publicaram algo sobre a Colômbia? Estou pesquisando viagem para e México.
Oi Maria,
Já publicamos sim. E tem mais posts no forno, porque a Naty esteve lá recentemente:
https://www.360meridianos.com/atlas/colombia
https://www.360meridianos.com/atlas/mexico
Boa noite Luiza. Gostamos de suas dicas. Pretendemos viajar para Londres para o casamento de um sobrinho. Nunca saímos do Brasil. Estamos mais perdidos que cachorro em tiroteio. Se puder nos dar uma luz agradecemos. Abraços e parabéns pelo blog.
Oi Paulo,
Eu preciso saber dúvidas mais específicas para poder te indicar posts e outras dicas.
Posso sugerir alguns posts de roteiro, de Londres e outros de organização de viagens, ó:
https://www.360meridianos.com/2015/03/roteiros-de-viagem-pela-europa.html
https://www.360meridianos.com/2017/07/o-que-fazer-em-londres-roteiro.html
https://www.360meridianos.com/2013/12/onde-ficar-em-londres-bairros.html
https://www.360meridianos.com/2015/01/onde-vai-ser-sua-imigracao-na-europa.html
https://www.360meridianos.com/2015/03/como-e-a-imigracao-em-londres.html
https://www.360meridianos.com/2017/01/documentos-para-viajar-para-europa.html