Dá para fazer uma volta ao mundo só explorando lugares onde comer em Bogotá: tem culinária colombiana, tailandesa, francesa, italiana, mediterrânea e claro, fusion, porque a cidade é moderna e hipster até a alma. Para realmente aproveitar uma viagem à capital colombiana, é preciso não só conhecer seus principais pontos turísticos, como também colocar bons restaurantes no roteiro.
Isso porque já faz um tempinho que a cidade vem tentando se estabelecer como a capital da gastronomia na América do Sul. Para isso, nos últimos anos, foram criadas zonas gastronômicas em diferentes bairros da cidade, que concentram restaurantes de culinária colombiana e de muitas partes do mundo. Conheça agora as principais zonas gastronômicas e dicas de restaurantes onde comer em Bogotá.
Este post contou com a colaboração da amiga colombiana Maria Antonieta, do blog Baraja de Viajes, que tem um monte de dicas legais sobre Bogotá.
calles 68 e 71 e carreras 7 e 4
O “G” que dá nome a essa zona tem duas explicações possíveis: o fato de que as ruas têm juntas o formato da letra e o de que essa é a região mais gourmet da cidade. Há um pouco de tudo por ali: de hamburguerias modernas a comida tradicional, de culinária internacional a lugares para café da manhã.
Comandado pela renomada chef Leonor Espinosa, o Restaurante Leo é considerado um dos melhores da cidade. Reconhecido internacionalmente, o Leo se destaca por combinar ingredientes nativos com técnicas contemporâneas em seus pratos, refletindo a biodiversidade e a rica herança cultural da Colômbia.
O lugar oferece um menu degustação que leva você por uma jornada sensorial através das diferentes regiões do país.
Localizado no andar superior do Restaurante Leo, La Sala de Laura oferece uma experiência mais intimista. O espaço foi criado por Laura Hernández Espinosa, sommelière e filha da chef Leonor Espinosa. Aqui, a ênfase está nos vinhos e nos coquetéis artesanais, selecionados para harmonizar perfeitamente com os pratos.
Há filiais dessa rede especializada em crepes e waffles salgados e doces em toda a cidade, mas a da Zona G é especial: é a única do país que serve comida artesanal, com experimentações gastronômicas e cardápio exclusivo. As sobremesas são simplesmente uma delícia.
Uma curiosidade interessante é que a rede começou com uma portinha pequena gerida por uma senhora e se expandiu por todo o país. Hoje, todas as pessoas trabalhando nas filiais da Crepes and Waffles são mães solteiras.
Candelária
Além de charmosa e animada, a região histórica da Candelária, no centro da cidade, é uma das zonas gastronômicas de Bogotá. Por ser uma região boêmia famosa entre os bogotanos, cheia de estudantes e trabalhadores que buscam um lugar de descanso nas redondezas, por ali proliferam os restaurantes e bares das mais diversas tradições e estilos. Essa é uma excelente zona para provar a autêntica comida colombiana, o famoso café nacional e os quitutes típicos do país. Há também ampla oferta de cozinha internacional e vegetariana.
Calle 11 No. 6-50
Uma tradicional padaria da cidade, famosa pelo chá da tarde típico dos bogotanos: o chocolate com queijo e pão. Costuma ter fila para entrar.
Cra. 9a # 10-31
Restaurante de comida colombiana com roupagem moderna e descolada. Fica em uma galeria que vende produtos típicos e tem decoração industrial. É provavelmente o segundo melhor restaurante colombiano que eu fui nos meus 4 meses no país!
Mas prepare-se para ficar na fila ou vá em grupos pequenos, pois assim é mais fácil conseguir mesa. Mostro bastante dele no vídeo que coloquei ali em cima!
Calle 11 No 2-26
O La Roma é o lugar para quando bate aquela vontade de comer uma massa gostosa. Tem dois salões, um deles ao ar livre, e é um dos restaurantes italianos mais famosos da cidade.
Carrera 10, No 26 – 40, segundo piso
Colorido como o México, o Frida é um conhecido restaurante no centro da cidade. Serve os pratos tradicionais mexicanos e conta com bons preços e serviço.
Cl. 12, No 3-45
Esse café-restaurante brinca com o paranormal. Diz a lenda que funciona no local onde antes havia um antigo calabouço e uma mulher que passava por ali todos os dias perguntando por seu filho perdido ainda assombra o ambiente, assim como outras almas penadas. Essa atmosfera fantasmagórica está presente na decoração. O cardápio tem ótimas opções de comida colombiana e de outras partes da América do Sul.
Calle 11, No 2-78 (site oficial)
Hambúrgueres suculentos, carnes, saladas e outras delícias esperam nessa hamburgueria artesanal no centro da cidade. Tem apresentações de música ao vivo de bandas de rock, jazz e blues.
Carrera 4, No 11-94 (site oficial)
Com a proposta de oferecer comida de rua asiática, o Bao tem um cardápio moderno e inovador, com ramen noodles, sopas, sushis e algumas novidades, como o cheesecake de lichia.
Carrera 12, entre as calles 83 e 84
Localizada dentro da descolada Zona Rosa, a Zona T é uma rua com trânsito exclusivo de pedestres que reúne os restaurantes e bares mais populares da cidade. Caminhar pela rua 12 é bastante agradável. É comum que o lugar sirva de palco para exposições de arte e fotografia a céu aberto. Ali perto também fica um shopping com lojas de grife.
É uma região moderninha, considerada o centro da vida noturna local, e os estabelecimentos ali são bem decorados e confortáveis. Tudo isso é pra dizer que não é uma região das mais baratas, mas é perfeita para sair à noite com amigos ou para um bom jantar a dois.
Calle 3 No. 11A – 56 (site oficial)
Um dos restaurantes mais famosos de Bogotá, é recomendadíssimo por qualquer guia e morador da cidade. Funciona como um bar, perfeito para reunião de amigos, e serve boa comida e tem música agradável. Conta com uma decoração peculiar e criativa, formada por antiguidades e objetos aleatórios combinados de forma original: uma antiga balança de farmácia divide espaço com um manequim de metal tamanho família e com uma estátua de leão. No segundo andar funciona uma boate ligada ao restaurante e que também figura entre as melhores da cidade.
Cra. 13, No 14 (site oficial)
Com a proposta de levar o sabor do Mar do Caribe para as mesas de Bogotá, a La Central serve ceviches de todos os tipos, além de peixes, arrozes, sopas e lagostas.
Foto: Shutterstock, Por Alejo Miranda
Localizado na parte norte de Bogotá, Usaquén é famoso por seu mercado de pulgas que ocorre todo domingo há mais de vinte anos, na praça principal do bairro. No passado, era uma área rural que acabou sendo incorporada pela cidade, mas ainda preserva o jeitão de interior e as casas de estilo colonial.
Todo esse charme é um convite para a proliferação dos bares e restaurantes na região, em especial nas ruas ao redor da praça. Muitos estabelecimentos ali oferecem música ao vivo e a variedade chama a atenção: além de comida colombiana, você encontrará opções de cozinha italiana, bistrôs franceses, asiática e espanhola. A grande vantagem é que os preços aqui costumam ser mais baratos que em outras partes da cidade, como as Zonas G e T.
Calle 119 # 6, No. 16 (site oficial)
Nasceu como um café e loja de roupa e hoje funciona como um restaurante que serve carnes e parrilladas reconhecidas em toda a cidade, além de especialidades colombianas. As paredes da loja estão repletas de murais feitos por vários artistas ao longo dos 23 anos de funcionamento. Os trabalhos são periodicamente substituídos por novos, para dar vez a outras perspectivas e um novo ar ao restaurante.
Cra. 6, No. 119b-52 (site oficial)
Um abasto é um pequeno mercado ou mercearia e é esse o conceito desse restaurante. Inspirado nos antigos mercadinhos tradicionais, é um famoso lugar para se tomar café da manhã em Bogotá. Servem café orgânico e pão artesanal e têm opções vegetarianas e veganas no cardápio. Também funciona para almoço e jantar.
Cl. 69a, No. 9-14
Esse lugar é famoso entre os bogotanos por ser a parada para tomar café da manhã depois da balada nos anos 1990. O lugar é discreto e simples, mas serve café da manhã típico de Bogotá, 24 horas por dia há mais de 30 anos.
Calle 119B, No 5 (site oficial)
Um restaurante informal e jovem, com decoração moderna e cardápio criativo que serve a autêntica comida peruana em Bogotá. O nome é inspirado nos governantes da antiga civilização que floresceu no Peru. Há também uma filial na Zona T.
Tem em várias localizações, mas a que eu fui foi em Usaquén. É um restaurante de comida asiática que serve deliciosos combinados de sushi e pratos quentes.
La Macarena
Essa é outra importante zona boêmia da cidade, repleta de bares e restaurantes para provar a típica comida colombiana. A região é frequentada por artistas, músicos e gente criativa de todos os tipos. Por isso, essa zona do distrito de Santa Fé que cresce ao redor do Museu Nacional da Colômbia também é conhecida por seus ateliês e galerias.
A região é pra lá de hipster e é conhecida por ter o conjunto mais eclético de restaurantes da cidade. Por isso, você vai encontrar ali culinária de todo o mundo, além de cafés orgânicos e cozinha vegetaria e vegana.
Cra. 4a # 26b 34
Meu lugar favorito em Bogotá! Toda semana eu dava um jeito de passar por ali para um drink. O lugar é minúsculo, tem somente umas 8 cadeiras dispostas ao redor do balcão. Mas o negroni é um dos melhores da cidade e há uma variedade de outros drinks e cervejas também.
Carrera 4a #27-03
Na mesma rua do Parvos, é um lugar bom para comidinhas de inspiração oriental, mas com um toque colombianos, e provar cervejas artesanais. Costuma ter eventos com música ao vivo.
Gostou das nossas dicas de onde comer em Bogotá? Deixe suas sugestões nos comentários e confira todos os nossos textos sobre a cidade.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…