Onde comer em Tiradentes, MG: dicas de restaurantes

Este texto é um guia de onde comer em Tiradentes (MG), com dicas de restaurantes. Até porque, como todo mundo sabe, comer bem é uma das partes mais importantes de qualquer viagem por Minas Gerais.

Em Tiradentes, espere gastar entre R$ 50 e 80 pela refeição, com bebida. Mas, claro, dá para gastar bem mais e bem menos – depende de você.

Em agosto, a cidade recebe o nacionalmente famoso Festival de Gastronomia de Tiradentes. Se viajar nessa época, lembre-se de reservar sua hospedagem com antecedência.

Restaurantes em Tiradentes, MG

Templário Restaurante e Choperia

Cruzei a ponte pelo Ribeirão Santo Antônio e dei de cara com o Templário Restaurante e Choperia, já pertinho do Largo das Forras, a Praça Central de Tiradentes. Confesso que o nome não me agradou e ignorei o bar num primeiro momento. Depois de dar uma volta pela cidade, resolvemos jantar por lá. Valeu a pena.

Além do ambiente legal, o Templário tem porções enormes – serviriam quatro pessoas com tranquilidade – e com preços bem camaradas. Essa foi uma das melhores opções para beber cervejas artesanais, pensando na relação custo/benefício, em especial de marcas produzidas por cervejarias da Grande Belo Horizonte.

Eu não provei, mas dizem que o pastel de angu com queijo é fantástico. Costuma ter música ao vivo nos finais de semana.

Endereço: R. Silvio Vasconcelos, 115-137. Site oficial.

Conto de Réis Biritaria

Esse aí já me conquista pelo nome – tá bom, pelo “Biritaria”. Fica perto do Templário, na esquina do Largo das Forras. O melhor de lá é a música: jazz e blues todo final de semana. Peça petiscos e curta a noite.

Para beber, o Conto de Réis oferece diversas cervejas e cachaças. Foi lá que provei a Libertas, uma cerveja artesanal do interior de Minas. Dica esperta: se não quiser petiscos, vale jantar em outro lugar e terminar a noite no Conto de Réis, curtindo a boa música e os drinks da casa.

Endereço: Largo das Forras, 62. Site oficial

Restaurante Nossa Terra

Fica no meio do Largo das Forras, num casarão colonial branco com umbrais azuis – a localização não poderia ser melhor. O cardápio tem grelhados e massas e a carta de vinhos é boa, embora não seja baratinha. Resolvemos almoçar lá por conta das cervejas – a Backer estava com um preço bom. Fique do lado de fora, que é mais agradável.

Endereço: Praça Largo das Forras 60E. Página oficial

Gourmeco

Esse restaurante ítalo-brasileiro fica num casarão de esquina da Rua Direita, pertinho da Igreja de Santo Antônio. Risotos e massas são as especialidades da casa. Eu pedi o Risotto Três Queijos Mineiros, com queijo do Serro, de ovelha e o premiado Queijo da Lúcia, um produto artesanal que é de Tiradentes.

O prato leva ainda leva pernil confitado no mel. Foi de longe a melhor refeição que fiz em Tiradentes. Os preços são um pouco acima dos encontrados em outros restaurantes desta lista, mas vale a pena.

Endereço: Rua Direita, 10B. Site oficial.

Atrás da Matriz

Descoberta da minha última passagem por Tiradentes, o Atrás da Matriz está exatamente onde o nome indica. Vá até a Matriz de Santo Antônio e depois siga pela rua da Santíssima Trindade – é uma caminhada de 10 minutos a partir do Largo das Forras.

O restaurante é ótimo e tem de tudo um pouco, começando por pizzas. Mas o que faz a fama da casa são os pratos com bacalhau, que são ótimos. O ambiente, que inclui paredes decoradas com milhares de rolhas de vinho, ajuda.

Endereço: Rua Santíssima Trindade, 201. Site oficial.

Tempero da Ângela, em Bichinhos

Bichinho é o distrito de uma cidade vizinha chamada Prados e que fica a apenas oito quilômetros do centro histórico de Tiradentes. E é famoso pelo artesanato, então aproveite a passagem no povoado para comprar e depois comer no Tempero da Ângela, um restaurante simples, de fogão a lenha e especializado em comida caseira, feita há anos pela Ângela.

Outro ponto positivo parece ser o custo/benefício, já que os preços cobrados pela Ângela são ótimos. O restaurante funciona no esquema pague um preço fixo e coma quanto quiser, incluindo na conta a sobremesa. Se passar por Bichinho, já sabe onde comer.

Endereço: Rua Deputado Jose Bonifacio Filho 64, Bichinho

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

Ver Comentários

Compartilhar
Publicado por
Rafael Sette Câmara
Tags: Estrada Real

Posts Recentes

Viagem de carro na Toscana, Itália: como alugar o veículo

Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…

3 semanas atrás

Kashan, Irã: o que fazer e onde ficar na cidade do deserto

Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…

4 semanas atrás

O Que Fazer em Füssen, Alemanha: 1 ou 2 dias na Vila dos Castelos

Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…

1 mês atrás

O que fazer em Washington DC em 1 ou 2 dias

Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…

1 mês atrás

Qeshm e Hormuz: as fantásticas ilhas do golfo pérsico no Irã

Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…

2 meses atrás

O que fazer em Hong Kong: roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…

2 meses atrás