Onde ficar em Arraial d’Ajuda, Bahia? Essa vila é parte de Porto Seguro e acessível via balsa. Pra quem vem por esse caminho, é o primeiro dos famosos distritos locais: Arraial, Trancoso e Caraíva.
Por ali você encontra bons bares e restaurantes, pousadas lindas e também baratas, praias bonitas e menos badalação. Com um ar hippie-chique que agrada casais e famílias, a vila é mais barata que Trancoso e mais fácil de chegar que Caraíva.
Este texto é um guia completo de onde ficar em Arraial d’Ajuda, com dicas de hotéis e pousadas na vila e na beira da praia, inclusive opções de pousadas baratas.
Planeje sua viagem – Veja também:
• Praias e tranquilidade em Arraial d’Ajuda
• Onde ficar em Porto Seguro: Hotéis e pousadas
• Onde ficar em Trancoso: dias de pousadas boas e baratas
Existem três regiões mais importantes para se hospedar em Arraial d’Ajuda:
Cada um deles tem vantagens e desvantagens, de acordo com o perfil e o orçamento do viajante.
A forma tradicional de chegar em Arraial é de balsa, partindo de Porto Seguro. Assim que você sair da balsa é preciso subir estrada morro acima. Muitos dos hotéis de Arraial estão ao longo dessa estrada.
São hotéis bons, alguns deles localizados perto da praia, mas longe dos restaurantes e bares. É nessa área que estão algumas das opções de hospedagem mais concorridas da vila, com piscina, vista e pé na areia.
Veja aqui mais opções de hospedagem em Arraial d’Ajuda
Essa é principal rua da cidade, que sai do centro e vai até a praia de mesmo nome. Uma coisa importante de Arraial é que o centro da cidade está morro acima. As praias estão morro abaixo.
Ficar na Rua do Mucugê significa estar perto de bares e restaurantes, sempre com uma boa opção para sair durante a noite, e ao mesmo tempo estar no meio do caminho entre a praia e o centro.
Enfim, a Rua do Mucugê é uma boa localização para se hospedar em Arraial d’Ajuda.
Veja aqui mais opções de hospedagem em Arraial d’Ajuda
Foto:
Por fim, há o centro da cidade. Foi essa a região onde eu me hospedei, durante minha última passagem por Arraial, numa pousadinha que ficava atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda.
Ficando ali você estará perto da Rua do Mucugê, mas um pouco distante das praias. Descer até que é fácil, o desafio é subir as ladeiras depois de um dia de sol, cerveja e mar.
Por outro lado, ali você vai encontrar as pousadas mais baratas de Arraial d’Ajuda. Muitas delas são pousadas domiciliares – casas de moradores que foram convertidas em hospedagem para turistas. Por isso, não espere muito conforto.
Veja aqui mais opções de pousadas em Arraial d’Ajuda
Em Arraial há pelo menos oito hostels, para a alegria dos mochileiros. As opções são boas para quem busca hospedagem barata, ainda que você prefira não dividir quarto.
Na maior parte deles, há opções de quartos privativos e compartilhados, além de cozinha e áreas comuns.
Como ficou claro ao longo do texto, os preços das diárias variam de acordo com a localização, o tipo de hospedagem e também a época do ano.
Reserve seu hotel para duas ou três noites, pelo menos. Assim você vai relaxar nas praias e conhecer tudo com calma.
Além de Arraial, que vai para a região costuma reservar tempo para conhecer também Trancoso, Praia do Espelho, Porto Seguro e Caraíva.
Nesse caso, uma boa ideia é dividir a hospedagem em pelo menos duas partes: alguns dias em Arraial e outros em Trancoso ou Caraíva, por exemplo.
Se você vai ficar apenas em Arraial, não. Mas se pretende circular pela região, o carro é um grande facilitador.
Sobre isso, veja também o texto Como alugar um carro no Brasil pagando pouco.
Depende do que você quer fazer da sua viagem. Fique na vila se a busca for por pousadas baratas; escolha uma na Estrada da Balsa se você quiser ficar com o pé na areia. Já quem se hospeda na Rua do Mucugê estará perto de bares, restaurantes e da vida noturna.
Já me hospedei nas duas cidades e, pra mim, ficar em Arraial d’Ajuda é bem melhor. Mas, claro, isso é uma questão de gosto.
Aí a disputa fica séria. Se fosse você, eu dividiria a hospedagem entre as duas cidades. Apenas tenha em mente que os preços sobem mais em Trancoso – e caem em Porto Seguro. Famílias com crianças constumam preferir Arraial, que tem praias mais calmas; quem busca agito geralmente prefere Trancoso.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…