6 atracões para ver em Atenas
Escolher corretamente onde ficar em Atenas pode alterar e muito sua experiência de viagem. A capital da Grécia é uma das maiores cidades da Europa, mas a maior parte dos pontos turísticos estão concentrados em uma área pequena no centro. Embora tenha um bom sistema de transporte público, por uma questão de praticidade vale mais a pena ficar em bairros adjacentes a essa área.
Nesse post, compartilhamos várias as dicas de onde ficar em Atenas, com os 5 melhores bairros para se hospedar na cidade e dicas de acomodação em todos eles, para todos os orçamentos.
Atenas tem vários hotéis muito bem avaliados pelos hóspedes do Booking. Veja alguns deles:
A média de custo de uma diária de hotel em Atenas varia de acordo com o tipo de acomodação e a localização do estabelecimento.
Perto da Acrópole, por exemplo, as diárias podem ter uma média de 120 euros para o casal. Uma acomodação econômica, no entanto, vai custar em média entre 30 e 60 euros para duas pessoas. Camas em dormitórios de hostel saem por a partir de 15 euros.
Grande parte dos turistas em Atenas acabam vendo a cidade de forma bem corrida. Em muitos casos, é só uma parada antes de seguir para as ilhas e, com isso, é possível ver a Acrópole e só. Apesar da fama de ser feia, suja e insegura, basta começar a explorar as ruas dos diferentes bairros para descobrir uma cidade viva, com repleta de bares, cafés e restaurantes charmosos e criativos.
Por isso, o recomendado é que você fique ao menos três dias em Atenas. Assim, terá tempo de ver todos os pontos turísticos com calma e ainda aproveitar a vida noturna diversificada de Atenas. Quem quiser explorar com mais calma, pode reservar cinco dias. Para saber mais, leia nosso guia completo sobre o que fazer em Atenas.
Então, vamos começar do básico? É hora das dicas de onde ficar em Atenas.
Atenas é uma cidade grande. Logo, além dessas opções mais centrais, há centenas de hotéis espalhados na cidade, para agradar todos os bolsos e tipos de turista.
Você pode checar todos os hostels em Atenas. Ou procurar um hotel ou B&B que se adapte ao seu orçamento. Ainda, veja todas as opções de hotéis 4 estrelas em Atenas.
Veja aqui nossas dicas dos melhores bairros onde ficar em Atenas.
1. Plaka: melhor bairro para se hospedar perto da Acrópole
Plaka é o melhor bairro para se hospedar em Atenas. Ele fica aos pés da Acrópole — e só isso já o tornaria uma opção excelente. Mas, além disso, essa é a região mais turística da cidade. São várias ruelas com casinhas gregas típicas, que lembram as ilhas. Por isso, o bairro é muito agradável e fotogênico, cheio de casas históricas coloridas.
Ruela do bairro Plaka. A região é considerada por muitos o melhor lugar para ficar em Atenas.
O bairro fica próximo a todos os grandes pontos turísticos da cidade e tem várias ruas fechadas para pedestre. Além disso, por causa de sua localização, grande parte dos hotéis ali tem vista para a Acrópole.
Ali, você vai encontrar lojas de lembrancinhas, restaurantes e bares (mais caros) com mesas na calçada. Gaste um tempo caminhando pelas ruas de Plaka e veja como é possível esquecer que você está numa cidade grande. As principais ruas são a Kydathineon e Adrianou.
Veja todas as opções de hotéis em Plaka
Melhores hotéis em Plaka:
2. Syntagma: melhor bairro para ficar numa localização central e bem conectada
A Praça Syntagma é onde fica o parlamento grego e onde se concentram muitos dos hotéis em Atenas. É ali também que convergem dezenas de linhas de ônibus, metrô e trólebus. Ou seja, é uma região movimentada pra caramba e também a área em que os gregos se reúnem para protestar (quase semanalmente, diga-se de passagem).
Foto: Orlovic – CC BY-SA 3.0
Isso quer dizer que ficar em Syntagma é uma má ideia? De forma alguma. Essa é uma localização muito conveniente para se hospedar em Atenas, dado o fácil acesso a tudo. E a pé. Ou seja, greves de transporte público não afetam sua estadia. No caso de um protesto maior, basta ir para a área turística, praticamente outro mundo.
Nessa região também há alguns bares e restaurantes legais, quando você entra no bairro e sai de perto da praça. Porém, é bom ficar atento aos pertences de dia ou de noite, porque furtos são muito comuns.
Veja todas as opções de hotéis em Sytagma
Melhores hotéis em Syntagma
3. Monastiraki e Psiri: Melhor bairro para vida noturna
O Psiri é um dos bairros mais boêmios e agitados de Atenas. É um antigo bairro industrial que sofreu uma transformação meio hipster e hoje abriga uma das maiores concentrações de bares, cafés e galerias de arte de Atenas. O melhor é que o lugar é frequentado pelos gregos e tem preços bem mais amigáveis que Plaka.
Esse é sem dúvidas um dos melhores lugares para ficar em Atenas e é um dos nossos favoritos. Se Plaka atrai quem quer ficar na parte história, o Psiri é mais descolado e é perfeito para quem quer ver onde os locais saem para se divertir. Ali, você estará perto de tudo e poderá observar a vida da cidade. A boa notícia é que também dá para encontrar hotéis com vista para a Acrópole ali.
Ali do lado fica o Monastiraki, o famoso centrão de Atenas. O local é bem conturbado e você pode se irritar com o constante assédio de vendedores de rua e o fluxo gigantesco de pedestres. Se esse é o tipo de coisa que te incomoda, melhor evitar a hospedagem nessa área. Mas, apesar disso, preciso dizer o que a região é muito bem conectadas e é fácil se locomover estando ali.
Veja todas as opções de hotel nessa região
Melhores hotéis em Psirri:
4. Koukaki: melhor região para economizar na hospedagem em Atenas
Koukaki e a vizinha Makrianni são áreas residenciais super bonitinhas, que ficam ao sul da Acrópole. É por ali que fica o novo Museu de Acrópole e o Templo de Zeus Olímpico.
Essa área é tranquila e praticamente o oposto de Plaka. Algumas ruas são fechadas para o trânsito de carros, o que tornam os bairros ainda mais agradáveis.
Melhores hotéis em Koukaki:
Veja todas as opções de hotéis em Koukaki
5. Kolonaki: melhor bairro para ir com a família
O Leblon de Atenas. Fica ao redor do Monte Licabeto e tem aquele ar de novela do Manuel Carlos que todo bairro da riqueza possui. É uma área agradável para passear, de dia ou de noite. Apesar de ser a região onde moram os ricos de Atenas e ter uma estrutura legal de bares, lojas e restaurantes, não é uma área que fica apinhada de turistas.
O ponto negativo, porém, é que não é tão colado na Acrópole como as outras opções, apesar de ser possível ir a pé até lá.
Veja opções de hotéis em Kolonaki
Algumas vezes, a gente precisa ficar perto do aeroporto para agilizar a viagem, principalmente quando chegamos muito tarde, saímos muito cedo ou vamos passar apenas alguma horas no destino. Se esse for seu caso, considere pegar um hotel perto do Aeroporto de Atenas.
Um dos hotéis mais próximos ao terminal é o Sofitel Airport, que fica logo na entrada, a 50 metros do aeroporto. Há ainda um Holiday Inn que fica a 13 km de lá.
O Porto de Piraeus é de onde saem os barcos e catamarãs rumo às ilhas da Grécia. Assim como no caso do aeroporto, dependendo da hora da sua viagem pode valer a pena ficar em algum lugar ali perto.
O Porto Pireu é um conjunto de apartamentos a menos de 1 km dali. Já o Noufara fica a 5 minutos de caminhada.
Há vários hotéis em Atenas com ótimas vistas para a Acrópole. Eles estão localizados em bairros adjacentes às ruínas, como de Plaka, Psirri e Koukaki. Além dos já citados no post, há outros:
Vista do café do Museu da Acrópole
Você encontra dicas para visitar a Acrópole de Atenas aqui no blog também.
O Aeroporto de Atenas fica a cerca de 30 km do centro da cidade. Para fazer o trajeto por transporte público, basta pegar a Linha 3 do metrô, que liga o Terminal à estação Syntagma. A viagem dura cerca de 40 minutos e há saídas entre 6h30 e 23h30.
A estação de metrô fica do lado de fora do Terminal, em frente à entrada do Aeroporto e é bem fácil de chegar pois há placas indicando o caminho. Há terminais de autoatendimento para comprar os tickets.
Há também algumas linhas de ônibus ligando o aeroporto de Atenas ao centro:
O ponto dos ônibus é no desembarque, entre as saídas 4 e 5, mas você precisa comprar os tickets num guichê dentro do terminal.
O trajeto de Uber fica entre 40 e 60 euros, dependendo do horário e do trânsito.
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Olá! Bom dia! Vc saberia me dizer qual o bairro mais próximo ao aeroporto? Queria tentar algo bem baratinho para passar apenas algumas horas antes do voo. Vc indicaria algo?
Muito obrigada e parabéns pelo excelente blog!!!