Belgrado é uma das maiores cidades dos Bálcãs e era a capital da antiga Iugoslávia. Por isso, esse é um dos principais destinos de viagem do Leste Europeu! Se você está planejando uma viagem pra lá, veja nossas dicas sobre onde ficar em Belgrado!
Com uma vida noturna e cultural dinâmica, várias ruas fofas fechadas para carro, muitos parques, praças e belos prédios, nossa sugestão é que você reserve três dias para a capital da Sérvia.
E como a cidade é bem grande, vale a pena escolher um bom lugar para se hospedar, para que você possa aproveitar ao máximo tudo que a cidade tem para oferecer. Vamos lá?
Leia também:
• O que fazer em Belgrado, Servia: roteiro completo
• Mochilão no Leste Europeu: antiga Iugoslávia
Caso você não tenha encontrado sua opção favorita, dê uma olhada em todas as opções de hospedagem por lá.
As melhores regiões para se hospedar em Belgrado são:
Esses são bairros centrais e muito bem localizados para você explorar todas as atrações da cidade.
Abaixo, falamos mais sobre cada um deles e damos dicas de hotéis para se hospedar em Belgrado.
Porém, é preciso dizer que a capital da Sérvia é muito maior do que três os bairros citados aqui. Por isso, deixamos também a dica de uma busca ampliada por todas as opções de onde ficar em Belgrado, segundo os visitantes da cidade.
Tenha em mente que nos meses de verão, julho e agosto, os preços sobem um pouco porque é alta temporada e Belgrado recebe muitos turistas. Por isso, o melhor é fazer sua reserva com antecedência.
Como é comum na maioria das cidades europeias, o centro histórico é o local onde tudo acontece.
Ao ficar hospedado por ali você não só economiza no transporte público e nas pernas, como terá muita facilidade para acessar tudo o que a cidade tem de melhor: pontos turísticos, bares, restaurantes e cafés.
O legal de Belgrado é que é possível achar excelentes hotéis, hostels ou apartamentos nessa região por um preço muito justo.
Veja todas as opções de hospedagem em Stari Grad, Belgrado
É importante dizer que a região de Savamala se divide em dois perfis: ao mesmo tempo em que é o distrito boêmio da cidade, concentrando vários bares e restaurantes antigos e novos, também é uma área tomada pela construção de prédios novos e chiques a beira do rio.
É uma região excelente para quem vai a Belgrado com o plano de aproveitar bem a noite da cidade.
Outra característica dessa região, pelo formato que abrange é a proximidade com a estação de trem. Ao mesmo tempo em que é uma mão na roda para quem vai estar em trânsito, eu recomendaria evitar os arredores da estação por não ter uma aparência muito convidativa.
Foque nas opções de hospedagem que ficam mais próximas ao rio.
Veja todas as opções de hospedagem na região de Savamala
Vracar é outro bairro que fica do lado do centro histórico e é considerado a área mais rica da cidade. Porém, não necessariamente é a mais cara onde ficar em Belgrado.
Vracar é uma região alta, é preciso subir um morro para chegar lá. Não é nada impossível, eu fiz todos os trajetos a pé e tem opção de transporte público.
Mas se você for um pouco mais preguiçoso, é bom evitar. O lado positivo é que as ruas ali são lindas e tem cara de bairro com vida local, onde as pessoas dali realmente moram e fazem suas coisas.
Nessa região você encontra algumas atrações turísticas, como o Nicola Tesla Museum e a enorme igreja de São Sava (foto acima).
Tem algumas opções boas de restaurantes e cafés, mas para quem quer sair a noite, vale mais a pena se hospedar no Centro Histórico ou Savamala.
Veja todas as opções de hospedagem em Vracar
Você sabe que Belgrado também tem vários hotéis que funcionam em casas flutuantes no Danúbio? Essa é uma opção de hospedagem diferente e criativa, se você estiver a procura de algo inesquecível.
A maior parte deles fica na região de Novi Belgrade, um bairro do lado oposto do rio ao centro da cidade.
Além dos hotéis, diversos bares e boates são localizados ali, o que torna essa uma boa área também para quem curte vida noturna.
Veja algumas sugestões:
O centro da cidade, conhecido como Stari Grad, é a melhor área para se hospedar em Belgrado, por sua localização e comodidade.
Recomenda-se que os visitantes reservem pelo menos dois dias inteiros para explorar a cidade e aproveitar algumas das principais atrações turísticas.
Durante esse tempo, é possível visitar o centro histórico de Belgrado, a Fortaleza de Kalemegdan, o Templo de São Sava, o Museu Nacional da Sérvia, o Bairro de Skadarlija, entre outros pontos turísticos.
Se você tiver mais tempo disponível, pode considerar passar alguns dias extras em Belgrado para visitar outros lugares próximos, como a cidade de Novi Sad ou as Montanhas de Zlatibor. Saiba mais no nosso guia completo sobre o que fazer em Belgrado.
A melhor época para visitar Belgrado é durante a primavera (abril a junho) e o outono (setembro a novembro), quando as temperaturas são amenas e a cidade não está tão lotada de turistas.
Em ambas as estações, os preços de hospedagem e atrações turísticas costumam ser mais acessíveis também.
O verão é a alta temporada na cidade. Assim como ocorre em outras capitais da Europa, há muitos eventos e festivais acontecendo por ali nessa época.
No entanto, a cidade pode ficar muito quente, com temperaturas que ultrapassam os 30°C. Além disso, os preços também sobem e a cidade fica lotada de turistas.
Já o inverno pode ser bastante frio, com temperaturas abaixo de zero grau, e com neve, o que pode dificultar a locomoção pela cidade.
Belgrado é uma cidade relativamente segura, mas como em qualquer lugar, é importante tomar algumas precauções para evitar situações desagradáveis.
Em geral, as áreas centrais da cidade são tranquilas e você pode caminhar entre as atrações sem medo.
Além disso, como em qualquer cidade turística, é preciso estar atento a furtos e golpes, como carteiristas em locais movimentados e golpes em caixas eletrônicos.
É importante tomar precauções básicas, como não deixar objetos de valor à vista no carro ou na rua, não deixar bolsas ou carteiras abertas e evitar carregar grandes quantias de dinheiro.
Não se esqueça de contratar um seguro de viagem para sua estadia na Sérvia. O país não faz parte da zona Schengen e, por isso, a contratação não é obrigatória, mas viajar sem um pode te dar uma dor de cabeça danada!
O seguro te protege contra acidentes e doenças e evita gastar uma grana não planejada. Além disso, ele também cobre eventuais imprevistos na viagem, como cancelamento de voos e perda de bagagem.
Você pode conseguir seguro de viagem para a Sérvia com desconto de até 25% para os nossos leitores. Basta usar o cupom 360MERIDIANOS05.
Clique aqui para fazer sua cotação!
Poucas regiões do mundo combinam tanto com uma viagem de carro como a Toscana. Habitada…
Kashan foi uma das cidades que mais me surpreendeu no Irã. Pequena, charmosa e repleta…
Fussen é um bate-volta comum para quem visita Munique e uma parada estratégica para quem…
Se você gosta de história e curte cidades com muitas atrações de graça, você vai…
Alguns lugares que a gente visita parecem nem pertencer a esse planeta. Foi bem assim…
O que fazer em Hong Kong? A metrópole asiática é um daqueles umbigos do mundo…
Ver Comentários
Dicas excelentes! Parabéns! Irei utilizá-las na minha viagem, em março, para a região. Tem informação de como viajar de carro pelos balcãs ou onde poderia consegui-la? Pelo que já pesquisei, há comentários sobre restrições em fronteiras, mas não dizem de que tipo e onde?