Se você está planejando uma viagem pela Romênia, muito provavelmente irá incluir a região da Transilvânia no roteiro. Então, nesse post, você encontra dicas de onde ficar em Brasov, a cidade que considero a melhor base para conhecer a região famosa pelo Drácula.
Mas também dou dicas de hotéis em outras cidades da Transilvânia que merecem a sua visita!
Depois de muita pesquisa, elegi Brasov (pronuncia-se Brashov) como minha base para explorar os principais castelos da Transilvânia, incluindo aquele que inspirou a história do Drácula.
A escolha por Brasov não foi aleatória: essa é uma das maiores cidades da região, com uma boa oferta de ônibus e trens (ou aluguel de carro) parar explorar os arredores. Além disso, para quem vai no inverno e pretende esquiar, estará bem perto da estação de Poiana Brasov, a mais famosa da Romênia.
A capital, Cluj Napoca, apesar de ser interessante para visitar, fica mais afastada e não funciona como uma boa base para bate-voltas.
Usando Brasov como base, eu fiquei hospedada na cidade por 5 dias / 6 noites. Nesse período, além de dedicar 2 dias a Brasov (leia nosso roteiro), você consegue conhecer vários lugares.
É que a maioria das cidades da Transilvânia fica por perto, com no máximo 2 horas de distância – de lá, dá para ir facilmente ao Castelo de Bran, Rasnov, Sighisoara, Sinaia (e o Castelo de Peles) e Sibiu.
Eu explorei Brasov por dois dias, mas fiquei hospedada lá por 6 noites. Abaixo, selecionei as melhores regiões para escolher seu hotel na Transilvânia, pensando em diferentes perfis de viajantes.
Hospedagem no Centro Histórico de Brasov
O centro histórico de Brasov é onde tudo acontece na cidade. É possível e perfeitamente aceitável não sair dessa região na sua temporada por lá.
A área do centro histórico envolve principalmente construções alemãs, um dos três povos que já dominaram partes da cidade.
Veja aqui todos os hostels e hotéis no Centro Histórico de Brasov
Por ali, a maioria das ruas é fechada para carro e há uma excelente estrutura turística. Essa área também é cercada por parques. Sem dúvida, é o melhor lugar para se hospedar em Brasov e há opções de hospedagem para todos os bolsos.
Foi lá que eu fiquei, nos hostels Centrum House (2 estrelas, nota 8.9 – €) e no JugendStube (3 estrelas, nota 9 – €). São excelentes opções para mochileiros ou viajantes econômicos, uma vez que também tem quartos privados.
Para quem prefere ter mais conforto, recomendo dar uma olhada nessas opções:
Hotéis em Brasov Fora do Centro
Se por qualquer motivo você não quiser ou não puder ficar na região do centro histórico, não se desespere. A notícia boa é que há oferta de hospedagem bem avaliada fora do miolo turístico.
Minha sugestão é que você busque na área que era de dominação romena da cidade, que também tem construções históricas bonitas e fica perto das atrações da cidade velha. O ponto de referência é a Igreja de São Nicolau (Biserica Sfântul Nicolae).
.Outra área com boa concentração de hotéis é a região do Centro Novo (Centrul Nou), que fica entre o Centro Histórico e a estação de trem. Dali, você pode tanto ir a pé para um ou outro, como pegar facilmente transporte público. Tenha em mente que a área perto da estação não é muito segura durante a noite.
Veja aqui todas as opções de hospedagem em Brasov fora do centro
Hotéis e Resorts em Poiana Brasov para quem quer esquiar
Se você pretende visitar Brasov e a Transilvânia no inverno, então pode estar considerando ir a estação de esqui de Poiana Brasov. Você pode tanto ficar num dos hotéis indicados acima, ou escolher uma hospedagem perto da estação.
Algumas dicas abaixo:
Brasov não é o único lugar para se hospedar na Transilvânia. Por exemplo, se você preferir uma vibe de vila colorida, a melhor opção é Sigshoara.
Caso goste de palácios e jardins, talvez seja uma boa ficar em Sinaia. Sibiu e Cluj Napoca são mais ou menos do mesmo tamanho de Brasov. E por fim, Bran é onde ficar o famoso castelo do Conde Drácula.
Sighisoara: para quem curte vilas medievais
Sighisoara é uma vila com o centro histórico medieval mais bem preservado da Romênia. É tudo charmoso e bem colorido.
Por lá, recomendamos:
Sinaia: pra quem gosta de castelos, trilhas, montanhas ou esqui
Em Sinaia fica o maravilhoso Castelo de Peles e Peliçor. E também as montanhas de Bucegi, quem além da bela vista para a cidade, são um ótimo local para fazer trilhas no verão, ou descer suas encostas nevadas no inverno.
Recomendamos os seguintes hotéis:
Então não deixe de ler as nossas melhores dicas sobre o país e a região dos Balcãs:
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o desconto e garanta as melhores promoções.
Lugano, na Suíça, parece um pedaço da Itália. Com um centro histórico compacto, ruas movimentadas…
A Holafly é confiável? Neste texto, vou analisar o serviço da startup espanhola que oferece…
Este texto é o guia definitivo com os documentos para viajar para os Estados Unidos,…
Este texto é um guia com todos os documentos necessários para viajar para a Europa…
Se você está planejando uma viagem para Minas, não cometa o erro de transformar Belo…
Cuba era um sonho pra mim há muitos anos, mas, por se tratar de uma…